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Direção elétrica do C3

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  • #16
    Re: Direção elétrica do C3

    O fusível MF8 é de 70A, descobri agora pelo catálogo da peugeot que usa muitas peças iguais da citroen! Já o fusível F4 é de 10A (ele vai no fio da conexão 5 da ECU)
    Além disso, o sensor hall é esse daqui:



    Possui 3 fios (como todos os sensores hall que vi até hoje), onde um fio é o" +", outro é o "-" e outro é do "sinal", provável que os dois fios que saem do módulo sejam "sinal" e "+" e provável que o outro ("-") seja aterrado, alguém que entende disso dê uma olhada no segundo link que o museu passou na primeira página do tópico, pra ver se minha conclusão esta certa.
    Vlw
    Last edited by gugui miranda; 05-10-2011, 06:40 PM.

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    • #17
      Re: Direção elétrica do C3

      Postado originalmente por Pedroavelino
      heheheh q impolgaçao do povo forum! Estao de parabens.
      Bem vc pagou 500 em tudo acho q tabom demais esse preço ai. Quando vc terminar tudo e botar as impreçoes ai tenho certeza q coloco uma no meu hehehe!
      E quanto a suspensao duplo A seria legal vc fazer um topico com um tutorialzinho basico com imagens , tenho certeza q ia abrir a mente de muitos aqui e vc ia ficar conhecido como um heroi por essas duas façanhas!
      Ha e naum esqeça de fazer um tutorial tambem da direçao eletrica!
      Abrass!
      Eu achei que não tava caro esse preço, depois que vi tudo o que tem dentro dessa caixa achei mto barato, isso sim!Nunca dirigi um carro com direção elétrica, mas não deve ser ruim!
      Esse tópico aqui ja ta sendo quase que um tutorialzinho, quanto ao duplo-A, IRS, freio a disco nas 4 e embreagem hidráulica, faço sim um "diário" da construção, podexá pedroavelino!
      To ainda estudando um servo hidrovácuo, o que quebra é o espaço, ainda mais com a duplo-A.
      Last edited by gugui miranda; 05-10-2011, 06:16 PM.

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      • #18
        Re: Direção elétrica do C3

        Por favor, alguém do fórum que entende desses carros cheio de coisa eletrônica ou que entende de circuitos mesmo me socorra, não to conseguindo saber pra que serve esse fio da saida 5 da ECU, acho eu que seja esse o fio que manda sinal pra ligar o módulo (isso porque ele tem um fusível de código +CC, ou seja, controlado pela ignição), caso for pra essa serventia mesmo, resta saber se é "+" ou "-" o sinal! Fico com dúvida com isso porque não tem o fio que mede a rotação do motor aí, algo pode estar errado! A direção só se torna assistida quando o motor passa de 500RPM, li isso não sei onde!
        Preciso ligar o fio da saida número 12 da ECU? Ele por acaso não serve só como um dos fios que manda sinal pra quando faz busca de defeito por "scaner"(aqueles aparelhos de diagnóstico do sistema eletrônico do carro que não sei o nome! ), se for usado pra isso já posso esquecer dele!
        Last edited by gugui miranda; 05-10-2011, 07:02 PM.

        Comment


        • #19
          Re: Direção elétrica do C3

          Postado originalmente por gugui miranda
          Por favor, alguém do fórum que entende desses carros cheio de coisa eletrônica ou que entende de circuitos mesmo me socorra, não to conseguindo saber pra que serve esse fio da saida 5 da ECU, acho eu que seja esse o fio que manda sinal pra ligar o módulo (isso porque ele tem um fusível de código +CC, ou seja, controlado pela ignição), caso for pra essa serventia mesmo, resta saber se é "+" ou "-" o sinal! Fico com dúvida com isso porque não tem o fio que mede a rotação do motor aí, algo pode estar errado! A direção só se torna assistida quando o motor passa de 500RPM, li isso não sei onde!
          Preciso ligar o fio da saida número 12 da ECU? Ele por acaso não serve só como um dos fios que manda sinal pra quando faz busca de defeito por "scaner"(aqueles aparelhos de diagnóstico do sistema eletrônico do carro que não sei o nome! ), se for usado pra isso já posso esquecer dele!
          Cara, parabéns pela coragem de botar as caras nessa adaptação!! É um negócio que muito me interessa também!! hehehe!
          Como corajoso na eletrônica que também sou (vide as minhas brincadeirinhas com drive-by-wire ) vou começar a dar uma estudada nesse material que o pessoal garimpou!! Heheh!
          Pelo manual que o Museu postou, a direção somente se baseia nas informações de velocidade do carro e do sensor de torque, que tem acoplado à caixa de direção. Assim, ele não utiliza informação de rotação do motor.

          De cara, acho que tem um complicador MASTER aí (pior que acho que é complicado mesmo ): o módulo de controle da direção se comunica via CAN com a ECU da injeção. Ou seja, é uma conexão de rede.

          Qual é o problema disso? Ela troca figurinhas constantemente com a injeção e acho que uma dessas figurinhas é justamente a informação da velocidade. É só um chute, e pelo amor de deus não quero jogar um balde de água fria, mas acho que o sensor de velocidade (VSS) não vai ligado nesse módulo e sim no módulo da injeção.
          Olhando rápido, chuto que a conexão de rede CAN (que geralmente são dois fios) sejam aqueles dois fios que você supôs que fossem para o sensor de velocidade.

          Hoje em dia, os vários módulos eletrônicos dentro do carro se comunicam via CAN uns com os outros. É um protocolo de rede bem robusto e projetado pela Bosch pra aplicação automotiva mesmo. Tô começando a estudar isso pra tentar colocar em prática algumas ideias malignas ( ), tirando informações via CAN da megasquirt pra usar para outras aplicações.

          Meu conselho é o seguinte: dá uma parada nas ligações (no botar a mão na massa mesmo) e cai de cara nos esquemas... Senão, pode dar alguma cagada em alguma porta da ECU, o que vai afundar seu projeto.

          Vou tentar cair de cara nesses esquemas também!!

          Abraço!
          Last edited by fabigode; 05-10-2011, 07:39 PM.

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          • #20
            Re: Direção elétrica do C3

            Postado originalmente por fabigode
            Cara, parabéns pela coragem de botar as caras nessa adaptação!! É um negócio que muito me interessa também!! hehehe!
            Como corajoso na eletrônica que também sou (vide as minhas brincadeirinhas com drive-by-wire ) vou começar a dar uma estudada nesse material que o pessoal garimpou!! Heheh!
            Pelo manual que o Museu postou, a direção somente se baseia nas informações de velocidade do carro e do sensor de torque, que tem acoplado à caixa de direção. Assim, ele não utiliza informação de rotação do motor.

            De cara, acho que tem um complicador MASTER aí (pior que acho que é complicado mesmo ): o módulo de controle da direção se comunica via CAN com a ECU da injeção. Ou seja, é uma conexão de rede.

            Qual é o problema disso? Ela troca figurinhas constantemente com a injeção e acho que uma dessas figurinhas é justamente a informação da velocidade. É só um chute, e pelo amor de deus não quero jogar um balde de água fria, mas acho que o sensor de velocidade (VSS) não vai ligado nesse módulo e sim no módulo da injeção.
            Olhando rápido, chuto que a conexão de rede CAN (que geralmente são dois fios) sejam aqueles dois fios que você supôs que fossem para o sensor de velocidade.

            Hoje em dia, os vários módulos eletrônicos dentro do carro se comunicam via CAN uns com os outros. É um protocolo de rede bem robusto e projetado pela Bosch pra aplicação automotiva mesmo. Tô começando a estudar isso pra tentar colocar em prática algumas ideias malignas ( ), tirando informações via CAN da megasquirt pra usar para outras aplicações.

            Meu conselho é o seguinte: dá uma parada nas ligações (no botar a mão na massa mesmo) e cai de cara nos esquemas... Senão, pode dar alguma cagada em alguma porta da ECU, o que vai afundar seu projeto.

            Vou tentar cair de cara nesses esquemas também!!

            Abraço!
            Isso aew fabigode, Vlw mesmo pelas informações!
            Eu decidi colocar a cara mesmo, com medo de "queimar" 500 conto, mas faz parte.
            Não ia sair ligando que nem loco (tipo aqueles cara que saem ligando coisa sem saber,só pra testar,acho que já queimei coisa assim a uns anos atrás :P)
            Eu ja tava analisando que era em conjunto com o outro módulo, eu comprei isso sabendo que ia dar dor de cabeça, nem esquente!
            O que vc tem a me dizer sobre essas conexões CAN, da pra construir alguma interface com CI PIC, sei lá,algo do tipo???
            Se esse código CAN for muito robusto vai dar merda msm! :P
            Comente fabigode o que vc puder, cada coisa será importante!
            Vlw
            Last edited by gugui miranda; 05-10-2011, 08:59 PM.

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            • #21
              Re: Direção elétrica do C3

              Fala Gugui!!!

              Um dos links do Museu mostra certinho a pinagem... Se tiver problemas com o francês, mete no google translator que ele resolve!! heheh!

              E fica claro que, principalmente a informação do VSS (sensor de velocidade), assim como eu imaginava, vem via CAN.

              O problema do CAN não é nem o protocolo em si... é qual a sequência de informações que a ECU original trabalha. Ou seja, em qual endereço da memória da ECU da direção tem que ser colocada a informação do VSS... Infelizmente, esses endereços só a fábrica tem...
              Teria que ser feita uma engenharia reversa pesada na ECU principal do C3, usando um analisador de protocolo, pra tentar identificar em qual endereço aparece o VSS... Trampo de corno, desculpe o termo! hehehe!

              Novamente, peço desculpas por tacar gelo no seu projeto, mas estou sendo realista... Os sistemas atuais estão cada vez mais interligados, então ou se adapta a solução completa (injeção, abs, direção) ou parte-se pra um desenvolvimento, baseado em engenharia reversa pesada.

              Naquele mesmo link que o Museu sugeriu, que comentei acima, explica os detalhes da direção do Twingo... dei uma olhada rápida, e ela parece ser mais simples... sem CAN.

              Pô cara, desculpa de novo. É chato pra caramba cortar o barato da adaptação, mas na minha humilde opinião, esse caminho tá bem complicado!

              Abraço!

              Comment


              • #22
                Re: Direção elétrica do C3

                Postado originalmente por fabigode
                Fala Gugui!!!

                Um dos links do Museu mostra certinho a pinagem... Se tiver problemas com o francês, mete no google translator que ele resolve!! heheh!

                E fica claro que, principalmente a informação do VSS (sensor de velocidade), assim como eu imaginava, vem via CAN.

                O problema do CAN não é nem o protocolo em si... é qual a sequência de informações que a ECU original trabalha. Ou seja, em qual endereço da memória da ECU da direção tem que ser colocada a informação do VSS... Infelizmente, esses endereços só a fábrica tem...
                Teria que ser feita uma engenharia reversa pesada na ECU principal do C3, usando um analisador de protocolo, pra tentar identificar em qual endereço aparece o VSS... Trampo de corno, desculpe o termo! hehehe!

                Novamente, peço desculpas por tacar gelo no seu projeto, mas estou sendo realista... Os sistemas atuais estão cada vez mais interligados, então ou se adapta a solução completa (injeção, abs, direção) ou parte-se pra um desenvolvimento, baseado em engenharia reversa pesada.

                Naquele mesmo link que o Museu sugeriu, que comentei acima, explica os detalhes da direção do Twingo... dei uma olhada rápida, e ela parece ser mais simples... sem CAN.

                Pô cara, desculpa de novo. É chato pra caramba cortar o barato da adaptação, mas na minha humilde opinião, esse caminho tá bem complicado!

                Abraço!
                Faz parte fabigode, pode ver do início do tópico que eu esperava que poderia dar m*rd*!
                Eu ja tava vendo as coisas que estavam em francês pelo tradutor do google chrome!
                Sem dúvida é trampo de corno tentar engenharia reversa na ECU principal do C3, disso não tenho nem idéia como se faz, e novamente, não fique chateado por apresentar a realidade! (se é assim que posso dizer), o que resta a mim é esperar que alguem descubra isso, provável que daqui uns anos!
                Complicado é que se não conectar o fio do sensor de velocidade o módulo vai queimar ou não vai nem funcionar, ainda se ficasse sem ser progressivo já ajudava pra fazer um teste! (ia parecer um santana com direção hidráulica em altas velocidades!)
                Vou guardar e torcer pra que alguém desvende isso, porém não quero enterrar esse tópico, vai que isso possa ser resolvido algum dia, poderá sem útil!
                Continuem comentando!
                Vlw

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                • #23
                  Re: Direção elétrica do C3

                  Vou enterrar seu tópico.... rsrs

                  Todo setor que tem as articulações nas pontas (extremidades) com braços curtos muda radicalmente a geometria da suspensão do fusca.
                  Imagine que quando o carro afundar ou levantar a suspensão, as rodas vão fazer assim /-\ depois assim \-/ o que acontece em muito menor proporção em um setor de monza porque o ponto de conexão das articulações é central, lá no meio em cima do tunel com braços maiores.
                  Portanto tudo que é setor, Palio, Uno, e tantos outros que tem articulações nas pontas com braços curtos por ai nenhum deles nunca ficará bom no fusca.
                  Para ficar bom e funcionar como deve ser com esse tipo de setor de braços curtos, somente mudando a suspensão para uma duplo A ou macpherson.

                  No Brasil, para usar no fusca depois do original TRW, até o momento o melhor para tentar essa adaptação é o de monza mesmo. No exterior é o do Polo antigo pequeno que nunca veio pra cá.

                  Vejo uma legião de pessoas tentando e repetindo esse erro!

                  Sorte ai!
                  CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                  GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

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                  • #24
                    Re: Direção elétrica do C3

                    Postado originalmente por luismj
                    Vou enterrar seu tópico.... rsrs

                    Todo setor que tem as articulações nas pontas (extremidades) com braços curtos muda radicalmente a geometria da suspensão do fusca.
                    Imagine que quando o carro afundar ou levantar a suspensão, as rodas vão fazer assim /-\ depois assim \-/ o que acontece em muito menor proporção em um setor de monza porque o ponto de conexão das articulações é central, lá no meio em cima do tunel com braços maiores.
                    Portanto tudo que é setor, Palio, Uno, e tantos outros que tem articulações nas pontas com braços curtos por ai nenhum deles nunca ficará bom no fusca.
                    Para ficar bom e funcionar como deve ser com esse tipo de setor de braços curtos, somente mudando a suspensão para uma duplo A ou macpherson.

                    No Brasil, para usar no fusca depois do original TRW, até o momento o melhor para tentar essa adaptação é o de monza mesmo. No exterior é o do Polo antigo pequeno que nunca veio pra cá.

                    Vejo uma legião de pessoas tentando e repetindo esse erro!

                    Sorte ai!
                    É, a vida tá difícil mesmo, meu camarada!

                    Argumentos mecânicos e eletrônicos...

                    Abraço!

                    Comment


                    • #25
                      Re: Direção elétrica do C3

                      Pow gnt, vc's querem f*de com a minha vida! fsahjdakfjdgkafjdf (to bincando)
                      Falei na #4 mensagem do tópico que vou usar duplo-A, só por isso to usando essa geometria de caixa de direção, com articulação nas extremidades!
                      Usar esse tipo de caixa de direção pra suspensão do fusca é visto que !
                      Mas vlw aew!

                      Comment


                      • #26
                        Re: Direção elétrica do C3

                        Postado originalmente por gugui miranda
                        Pow gnt, vc's querem f*de com a minha vida! fsahjdakfjdgkafjdf (to bincando)
                        Falei na #4 mensagem do tópico que vou usar duplo-A, só por isso to usando essa geometria de caixa de direção, com articulação nas extremidades!
                        Usar esse tipo de caixa de direção pra suspensão do fusca é visto que !
                        Mas vlw aew!
                        Se quiser, de toda forma, tentar ligar ela, mesmo sem o CAN, o sistema deverá entrar em um modo de emergência. Provavelmente, só pela falta do CAN, a direção vai ficar pouco "assistida", ou seja, quase mecânica mesmo. Fora o fato de que não terá a progressividade, óbvio.

                        Naquele link em francês tem uma tabelinha com a pinagem dos conectores. O conector azul é o comando do motor, o preto (de 2 pinos) é alimentação e o outro segue aquela pinagem (são os sinais de controle).

                        Abraço!

                        Comment


                        • #27
                          Re: Direção elétrica do C3

                          Dei uma relida naquele link: http://philippe.boursin.perso.sfr.fr/pdgdira2.htm

                          E tem uma tabela que mostra os modos de emergência. Na última linha da tabela diz isso:

                          Défaut:Problèmes de câblage
                          Modé Degradé: Si le défaut de câblage est détecté avant le démarrage
                          du moteur thermique, la direction assistée électrique
                          n'est pas opérationnelle.

                          Isso quer dizer que se o problema no cabeamento (no caso, não estar ligado) for detectado antes do motor estar funcionando, a ECU nem começa a trabalhar, ou seja, não habilita a assistência elétrica.
                          Se foi isso que eu entendi mesmo, não vai adiantar você nem tentar ligar... Infelizmente...

                          Abraço!

                          Comment


                          • #28
                            Re: Direção elétrica do C3

                            Postado originalmente por fabigode
                            Dei uma relida naquele link: http://philippe.boursin.perso.sfr.fr/pdgdira2.htm

                            E tem uma tabela que mostra os modos de emergência. Na última linha da tabela diz isso:

                            Défaut:Problèmes de câblage
                            Modé Degradé: Si le défaut de câblage est détecté avant le démarrage
                            du moteur thermique, la direction assistée électrique
                            n'est pas opérationnelle.

                            Isso quer dizer que se o problema no cabeamento (no caso, não estar ligado) for detectado antes do motor estar funcionando, a ECU nem começa a trabalhar, ou seja, não habilita a assistência elétrica.
                            Se foi isso que eu entendi mesmo, não vai adiantar você nem tentar ligar... Infelizmente...

                            Abraço!
                            Realmente não vai funcionar, testei ontem, liguei sem os fios dos sensores e nada, vou ter que acabar trocando a caixa de direção do C3 por pinças traseiras do passat e mais alguma coisa que preciso (o vendedor do ferro velho disse que posso trocar sem problema).
                            To pensando agora o que eu vou fazer, vou ter que acabar colocando caixa de direção mecânica do uno mesmo! , porque hidráulica "quebra as perna", sem condição puxar mangueira de ponta a ponta no carro e ainda adaptar a bomba de óleo no pouco espaço que tem no cofre do motor!
                            Resta agora a mais alguém aqui do F4E que não tenho "noção do perigo" tentar com a direção de algum carro que não use CAN em conjunto com a direção!(que vai ser impossível achar eu acho)

                            Comment


                            • #29
                              Re: Direção elétrica do C3

                              Alguém sabe me dizer se é possível adaptar uma direção eletrohidráulica?
                              To pesquisando se será possível com a elétohidráulica, resta a dúvida maior com a ECU, pode acontecer o mesmo que na elétrica (não ser possível por causa de comunicação entre ECU's)
                              Preciso ver isso logo pra trocar a caixa do C3!

                              Comment


                              • #30
                                Re: Direção elétrica do C3

                                Po pessoal eu ontem instalei um som em um carro de um amigo um Kia soul e ele tambem tem uma direçao eletrica, só que para minha surpresa a caixa onde faz a força é logo abaixo do painel de instrumentos entre o painel e as pedaleiras, nao sei como funciona mas ja que voces estao na parte de caixa eletrica fica uma boa ideia, e como ela fica instalada na barra acredito que possa ser utilizada qualquer caixa de direçao abaixo.

                                nao tinha nenhuma maquina para fotografar na hora mas.


                                Abraços

                                Comment

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