Anúncio

Collapse
No announcement yet.

linha de retorno

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Antonio, boas fotos! Voce disse que passou a nova linha pricipal por dentro do carro? Isso não é perigoso? Vc disse que usou a linha antiga como retorno, e onde ela se conecta ao tanque? Se o conjunto pescador/boia ja veio com tubo de retorno tudo bem, mas se vc conectou o final do retorno na saida do pescador então vc curtocircuitou a bomba. A propósito, porque pretende instalar o sistema elétrico do kadet (muito complicado), o normal não está funcionando bem ? abraços...

Comment

Postado originalmente por JamesTKirk
      Comprei hoje o desborbulhador e vou instala-lo assim que fizer o furo no tanque. To pensando em deixar minha bomba igual a sua, com as mangueiras passando pela carcaça da ventuinha; ficou um visual mais "limpo" no motor!
      Como o Antonio disse, o melhor é furar no gargalo, ao lado do tubo do respiro e soldar um tubinho. Mas enquanto não retira o tanque para soldar vc pode usar um parafuso de sangria do freio a tambor traseiro fixando-o no furo com porca de 6 mm e vedando com borrachinhas de carrapeta de torneira, use arruelas dos 2 lados e cuidado para não deixar a porca cair no tanque durante o processo. Sequencia de montagem de fora para dentro do gargalo -> parafuso de sangria, arruela, borrachinha, parede do gargalo, borrachinha, arruela, porca. Depois continuo sobre o "T" ou o desborbulhador........
      Last edited by ricardo groetaers; 01-12-2007, 04:43 AM.

Comment

Postado originalmente por ricardo groetaers
        Antonio, boas fotos! Voce disse que passou a nova linha pricipal por dentro do carro? Isso não é perigoso?
        =>não desde que bem feita,amarrada com cintas,longe dos trilhos ,dos pés dos passageiros,e claro não deve ser esmagado pelo banco traseiro.tomando esses cuidados digo sem sombra de dúvidas é melhor que o original e fácil de fazer a manuntenção de troca.

Vc disse que usou a linha antiga como retorno, e onde ela se conecta ao tanque?
        =>O meu tanque tem dois suspiros e mais a tampa que tem a válvula.Conectei num deles e ficou suspirando por um mais a tampa e ainda por cima eliminou o cheiro forte de gasolina no carro.

Se o conjunto pescador/boia ja veio com tubo de retorno tudo bem, mas se vc conectou o final do retorno na saida do pescador então vc curtocircuitou a bomba.
        =>negativo,essa linha como eu mencionei foi aplicado conceito de engenharia,um projeto diferente e melhor que o original.como eu mencionei pro luish sobre usar curtocircuitando a linha de alimenmtação era equivocado

A propósito, porque pretende instalar o sistema elétrico do kadet (muito complicado), o normal não está funcionando bem ?

abraços...
        =>sim ele está muito bom depois de revitalizado,é que como eletricista gosto de colocar coisas modernas como alarme ,travas,farois,esguicho de água elétrico,etc.O sistema seguiria de alimentação seguiria a mesmo raciocínio e linha , eliminando a bomba mecãnica da frente do motor dará um visual bem limpo na frente dele.E visando e me preparando para o turbo em breve. abraços meu simpático e bacana amigo conterrâneo.
        Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

Comment

Como o Antonio disse, o melhor é furar no gargalo, ao lado do tubo do respiro e soldar um tubinho. Mas enquanto não retira o tanque para soldar vc pode usar um parafuso de sangria do freio a tambor traseiro fixando-o no furo com porca de 6 mm e vedando com borrachinhas de carrapeta de torneira, use arruelas dos 2 lados e cuidado para não deixar a porca cair no tanque durante o processo. Sequencia de montagem de fora para dentro do gargalo -> parafuso de sangria, arruela, borrachinha, parede do gargalo, borrachinha, arruela, porca. Depois continuo sobre o "T" ou o desborbulhador........
          ricardo com o T vc perde vazão de bomba e não elimina o ar da linha .O correto segundo a mecânica dos fluidos é usar o desborbulhador.vc vai reparar o volume de combustível que volta com o ar pelo retorno é bem pequeno e só vai aumentar com os estiletes dos carburas fechando a entrada.Um bom T custa uns 6 reais eo desborbulhador custa 9 reais.É melhor o desborbulhador não acha?abraços amigão.
          Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

Comment

Linha De Retorno

Desculpe Amigos Eu Me Enganei. A Receita Q Eu Passei, E Para Ser Usado Com Bomba Eletrica E Dosador!!!portanto O Nosso Amigo Antonio Carlos Esta Certo!!!
            "" HOT AIR FOREVER""
            KARMANN 63- 1200
            KARMANN 67-1600

Comment

Postado originalmente por Antonio carlos
              Antonio, quado escrevi acerca do curto circuito da bomba, a msg do Luish e a sua ainda não estavam na tela.

....ricardo com o T vc perde vazão de bomba...
              => Não entendi, o retorno não é justamente para que o EXCESSO DE VAZÃO da bomba em relação as necessidades do motor retorne ao tanque ?

....... e não elimina o ar da linha.
              => Se o "T" for colocado no ponto mais alto da linha que vai da bomba para o carburador (isso é importante), o ar e vapores de combustível, mais leves que o líquido, tenderão a escapar pelo retorno e serem eliminados no tanque pelo sistema de respiro.

....O correto segundo a mecânica dos fluidos é usar o desborbulhador.vc vai reparar o volume de combustível que volta com o ar pelo retorno é bem pequeno e só vai aumentar com os estiletes dos carburas fechando a entrada.
              => O desborbulhador é um "T" sofisticado, nunca abri um, visto que isso é um produto novo da Solex, nem tenho um "esquema" que descreve o seu funcionamento.

....Um bom T custa uns 6 reais eo desborbulhador custa 9 reais.É melhor o desborbulhador não acha?abraços amigão
              => Um "T" custa 1 real ou menos, mas comcordo com o uso do desborbulhador, já vem pronto, e é claro, deve funcionar melhor que o "T", afinal é um solex. Quem possui um automovel não vai se preocupar com 10 reais.
              Em tudo que falamos nesse assunto, ainda não tocamos no caso da regulação do combustível a ser retornado. abraços...

Comment

Em tudo que falamos nesse assunto, ainda não tocamos no caso da regulação do combustível a ser retornado. abraços...
                bom ricardo vamos explicar por partes:
                com o T perde vazão pois é como se tivesse mais um carbura pra alimentar ou seja não fica correto.porque o fluido vai dividir a vazão dele entre a linha de alimentação e o retorno.O desborbulhador funciona como se fosse aquela vávula reguladora de combustível pra bomba elétrica como a que quero instalar.Só que é para bomba mecanica pelo motivo da pressaõ ser baixa.um quebra galho para seu T seria por um mangueira bem fina ,como a de vácuo do distribuidor,fazendo o retorno.Só que 5m dessa sairiam o preço do desborbulhador.

O desborbulhador elimina com mais eficiencia o ar por causa das galerias internas feitas para esse fim.

Não custa nada a gente abrir um desborbulhador pra ver como ele é.

O T que mencionei e´de metal e não aquele de plástico de 2 reais

Pelos meus cálculços a pressão de retorno deve estar 0,1bar com os estiletes abertos.E com certeza (não tenho manometro pra medir esa baixa pressão)devo ter pressão de trabalho 0,3bar(total 0,4) pois 0,1 vai pro retorno,porque a minha bomba é nova,a linha está melhorada,a aste que aciona a bomba é nova,e o circuito é o mais curto o possível e o combustível vem bem fresco para os carburas

abraços

Comment

Antonio, como válvula reguladora (componente sujeito a precalibragem de fábrica e falhas), cálculos de pressão e vazão são muito complicados para uma solução caseira, resolvi o problema assim. Coloquei na ponta do "T" que vai para o retorno um gigleur, esse com calibre menor que a válvula estilete e o gigleur principal, o que aliado ao fato do "T" ficar acima da entrada do carburador fez com que a linha preferencial fosse o rumo ao carburador. Devido a gravidade e ao estrangulamento (gigleur), o combustivel só fluirá pelo retorno se estiver em excesso. Quanto ao calibre do gigleur, acho que acertei de primeira, mas estando o conjunto boia-estilete em ordem assim como o nivel da cuba, e o carburador apresentar transbordamento, aumento o gigleur no retorno, se der falta, diminuo-o. Vou experimentar o desborbulhador assim que comprá-lo, apesar do sistema estar funcionando bem, mas parece que o desborbulhador deixou de ser fabricado pela brosol. Abraços meu atencioso amigo.
                  Last edited by ricardo groetaers; 03-12-2007, 01:15 AM.

Comment

o sistema do T é bem parecido com o desborbulhador, principalmente se o retorno do combustível ficar virado para cima, as bolhas por serem menos densas ficam na parte de cima da mangueira e vão voltar, em sua maioria, com o combustível para o tanque... Funciona parecido com o desborbulhador, mudando que o desborbulhardor possui um depósito que evita que qualquer ar passe para os carburadores...
                    VW GOL BX 1600 Alcool

Comment

Pessoal, não se esqueçam que não dá pra comparar um Desborbulhador e um T, ambos fazendo o papel de tirar bolhas de ar do combustivel que chega aos carburadores.

O uso do T para esse fim, mesmo com um gicle limitando o retorno, pode fazer com que falte combustivel em altas rotações já que esse sistema não separa bem o ar do combustível, pois mesmo que virado para cima, a velocidade com que o combustivel passa, vai fazer chegar muitas bolhas nos carburadores e vai retornar mais combustivel do que usando um desborbulhador, e como o antônio falou, é tão barato, paguei R$5,00 no meu!!!

Comment

Srs, em momento algum afirmei que o "T" é melhor que o desborbulhador, afinal vou colocar o desborbulhador. A questão que eu levantei foi a regulação da quantidade de combustivel que vai para o retorno, justamente para evitar excessos ou falta. O desborbulhador faz isso? Como? Nada impede de colocar um gigleur na saida do desborbulhador para o retorno,caso necessário. No meu veículo nunca observei a ocorrência dessas bolhas. Acredito tambem que o desborbulhador, para funcionar corretamente, deva ser instalado acima da entrada de combustível do carburador. Essa troca de dúvidas e informações estão sendo muito valiosas para mim.

Comment

te entendo ricardo vc é como eu contesta e tem curiosidade dos detalhes.Fica frio que a gente chega lá .abraços

Comment

Antonio, como válvula reguladora (componente sujeito a precalibragem de fábrica e falhas), cálculos de pressão e vazão são muito complicados para uma solução caseira, resolvi o problema assim. Coloquei na ponta do "T" que vai para o retorno um gigleur, esse com calibre menor que a válvula estilete e o gigleur principal, o que aliado ao fato do "T" ficar acima da entrada do carburador fez com que a linha preferencial fosse o rumo ao carburador. Devido a gravidade e ao estrangulamento (gigleur), o combustivel só fluirá pelo retorno se estiver em excesso. Quanto ao calibre do gigleur, acho que acertei de primeira, mas estando o conjunto boia-estilete em ordem assim como o nivel da cuba, e o carburador apresentar transbordamento, aumento o gigleur no retorno, se der falta, diminuo-o. Vou experimentar o desborbulhador assim que comprá-lo, apesar do sistema estar funcionando bem, mas parece que o desborbulhador deixou de ser fabricado pela brosol. Abraços meu atencioso amigo.
                            Fiz assim tambem Ricardo num chevette 76 que tive e funcionava muito bem nuca me deu problema, é só diminuir o retorno com um gigleur ou algo parecido que funciona legal.
                            Abrços
                            Luby
                            http://pumaslubisomem.blogspot.com/

Rio de Janeiro - RJ

Comment

Srs.,
                              Consegui achar esse tópico novamente. Comprei o desborbulhador, o artefato tem todas as características para funcionar muito bem, apesar da saida para o retorno (bem fininha) não permitir regulagem. Recomendo usá-lo se o objetivo for eliminar bolhas ou só retorno do excesso de combustível para o tanque.

Observando o desborbulhador, concluí que o "T", se for usado, deve ser instalado "deitado" -| (bomba à esquerda, carburador embaixo, retorno encima) e não de "cabeça para baixo" | (bomba à esquerda, carburador à direita, retorno encima). Desculpem escrever isso mas não sei desenhar no texto.

Infelizmente não pude colocar o desborbulhador de bate pronto, a mangueira da minha linha de retorno é grossa (7 mm) e as conecções do desborbulhador exigiriam uma torção de 180º na linha desborbulhador->carburador.
                              Last edited by ricardo groetaers; 18-12-2007, 08:49 PM.

Comment

tava sumido cara .Que bom que vc apareceu.dando sempre aquela força.posta os resultados da instalação do desborbulhador.Eu estou muito satisfeito com o meu.abraços

Comment

Working...
                                X