Posso ate estar enganado mas pelo que me lembro a GM começou a instalar a linha de retorno nos seus carros lá pelos ano de 77 / 78 e usava simplesmente um " T " fazendo o retorno.
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linha de retorno
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sempre que vi foram com carburadores webber que tem retorno instalado nele.Mas isso deve ser investigado.O que impossível de ter sido feito por eles não é.abraçosSpa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios
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Postado originalmente por lubisomem01Posso ate estar enganado mas pelo que me lembro a GM começou a instalar a linha de retorno nos seus carros lá pelos ano de 77 / 78 e usava simplesmente um " T " fazendo o retorno.
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ricardo sua contribuição será sempre bem vinda nos meus tutoriais.Um abraçoSpa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios
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Srs,
As bombas são projetadas para fornecer sempre uma quantidade de combustivel um pouco maior que as necessidades do motor. Peca-se por excesso para evitar a falta. Nos sistemas com bomba elétrica o uso do retorno é obrigatório pois até o momento desconheço um sistema que opere diretamente na bomba, aumentando ou diminuindo sua vazão, o controle é feito na linha, desviando o excesso de combustivel de volta para o tanque.
Nos sistemas de bomba mecânica de sucção a vazão da bomba é proporcional a rotação do motor, o que não é problema, pois em maior rotação o motor necessita de mais combustivel. Uma coisa compensa a outra e o pequeno excesso fornecido pela bomba é regulado pelo conjunto bóia_válvula_estilete. Esse equilibio é perturbado em longos trechos em declive (descidas de serra), onde o pedal do acelerador está solto, borboleta do acelerador fechada, o combustivel só sai no carburador pelo pequeno orifício da marcha lenta e como o motor está em rotação elevada (apesar de não precisar de muito combustivel), a grande vazão fornecida pela bomba é bloqueada pelo conjunto boia_válvula_estilete. A pressão no interior da bomba, que tambem é transmitida a linha bomba_carburador, torna-se muito grande e o conjunto boia_estilete pode não aguentar e deixar passar excesso de combustivel para a cuba do carburador ocasionando transbordamento. Como o combustivel tambem não circula na bomba esta pode ter sua temperatura de funcionamento aumentada.
O fenômeno tambem pode ocorrer de forma bem tênue em longos trechos de cruzeiro, velocidades moderadamente elevadas, acelerador acionado ao mínimo para manter a velocidade desejada, válvula economizadora (econostat) fechada (se o carburador a possuir).
É nesses casos que o retorno se torna recomendável.
O que não se deve fazer é usar o retorno para compensar defeitos no sistema boia_estilete ou para esperar milagres em economia de combustivel.
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ajudem ai montei a linha de retorno .
mais estou com problema .
1º de manha quando vou dar a partida o desborbulahdor esta vasiu e demora para pegar na partida .
2º quando ando uns 10 km o desborbulahdor esvasia e o carro para por falta de gasolina .
realmente retorna muita gasolina quando esta funcionado .
tirei a junta da bomba de gasolina para ver se almenta o volume de gasolina .
meu fusca é um 1300 l caixa sp2 .
ajuda urgente .
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Postado originalmente por maisonjbersch@hotmail.comajudem ai montei a linha de retorno .
mais estou com problema .
1º de manha quando vou dar a partida o desborbulahdor esta vasiu e demora para pegar na partida .
2º quando ando uns 10 km o desborbulahdor esvasia e o carro para por falta de gasolina .
realmente retorna muita gasolina quando esta funcionado .
tirei a junta da bomba de gasolina para ver se almenta o volume de gasolina .
meu fusca é um 1300 l caixa sp2 .
ajuda urgente .Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios
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Postado originalmente por MCIOLAAiaiai... com tanto fio aí, se der um vazamentinho de gasolina nesse porta-malas.. toma cuidado aí amigão... mas ficou mto show o esqueminha.Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios
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Muito bom esse retorno.
Já tentei fazer como citaram, jogando o combustível do retorno do desborbulhador pra linha, antes do filtro, mas não funciona. A bomba vai acabar sugando o ar do desborbulhador e dá falta de combustível.
Mas voltando ao seu esquema. Meu fusca é um 1974, a linha de combustível sai por baixo do tanque. Será que teria como jogar o retorno no respiro (ali no bocal do tanque) e fazer um respiro com mangueira a partir da tampa do tanque??
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Postado originalmente por FusqueroMuito bom esse retorno.
Já tentei fazer como citaram, jogando o combustível do retorno do desborbulhador pra linha, antes do filtro, mas não funciona. A bomba vai acabar sugando o ar do desborbulhador e dá falta de combustível.
Mas voltando ao seu esquema. Meu fusca é um 1974, a linha de combustível sai por baixo do tanque. Será que teria como jogar o retorno no respiro (ali no bocal do tanque) e fazer um respiro com mangueira a partir da tampa do tanque??
não vejo nenhun impecilho nisso,não é muito estético,mas viavelmente funcional.um abraçoSpa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios
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Postado originalmente por FusqueroMuito bom esse retorno.
1) Já tentei fazer como citaram, jogando o combustível do retorno do desborbulhador pra linha, antes do filtro, mas não funciona. A bomba vai acabar sugando o ar do desborbulhador e dá falta de combustível.
2) Mas voltando ao seu esquema. Meu fusca é um 1974, a linha de combustível sai por baixo do tanque. Será que teria como jogar o retorno no respiro (ali no bocal do tanque) e fazer um respiro com mangueira a partir da tampa do tanque??
1) Não faça isso, voce estaria curtocircuitando a bomba.
2) É só fazer um furinho no gargalo do tanque e soldar um caninho para nele fixar a mangueira de retorno. Enquanto não solda pode-se colocar um parafuso de sangria de freio conforme descrito em outra mensagem deste tópico.Last edited by ricardo groetaers; 02-02-2008, 04:44 AM.
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antonio!
vc disse q aumentou o diametro da linha de combustivel???
sabe dizer qual eh o original e qual eh o q vc instalou??
to com um novo projeto ai e falta de combustivel eh o q naum pode ocorrer né!
Obrigado!Novo projeto!
1600 w140 4x2
Aguardem!!!!!!!!!!!!!!
*Estamos trabalhando para andar na sua frente*
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antes era usado o conduto de gasolina original.Com as melhorias coloquei a mangueira cristal de 10mm.o riginal tem 8mm e era de metal e tinha um trajeto mais longo e cheio de curvas e agravado pela oxidação do metal que estava adicionando mais altura manometrica a aspiração da bomba.Bom já tem varios meses que está funcionando muitissimo bem.Um abraçoSpa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios
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