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Ajuda para adaptar um painel de Polo Classic 2001 no Fusca

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  • #16
    Re: Ajuda para adaptar um painel de Polo Classic 2001 no Fusca

    ficou bem feito a flange ,parabens
    Digão Osasco S.P

    Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

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    • #17
      Re: Ajuda para adaptar um painel de Polo Classic 2001 no Fusca

      Fui numa casa de velocimetros e eles calibraram o velocimetro.

      Eu fiz o mesmo esquema que o nosso amigo comentou acima com uma flange e um eixo piloto vindo do cabo do fusca.

      Eu preciso ajustar a precisao da boia do tanque..

      Mas meu fusca esta no estaleiro e so irei mexer nisto depois de terminar o projeto de injetar o motor..

      Sds

      Odair
      Projeto German Look 80% ||||||||||||...... trabalho de formiguinha
      VW Fusca 1986 2.2
      Megasquirt V2.2
      Radiador de oleo Flex´o´Lite
      Modulo Iginição MSD
      Discos Powerbrakes

      http://www.fusca4ever.com.br/showthr...-no-clã/page7

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      • #18
        Re: Ajuda para adaptar um painel de Polo Classic 2001 no Fusca

        Neste fim de semana estava testando uma maneira de pegar o sinal para o tacômetro (ou contagiros). Experimentei pegar direto do negativo da bobina, mas não ficou legal não! Ficava dando saltos. Experimentei colocar um capacitor e resistores conforme pode ser visto no link que postei mais acima sobre adaptação de painéis de Gol G3 em Gols quadrados. Também não ficou legal! Ocorria saltos aleatórios! Experimentei colocar no positivo da bobina, deu a mesma coisa! Meu Fusca possui ignição eletrônica com sonda Hall (Sistema de ignição por efeito Hall - TZH de 7 terminais). e experimentei ligar direto no sinal de tensão Hall (o fio do meio) e melhorou bastante, mas ainda estava dando alguns saltos loucos. Testei com e sem o capacitor!
        Como eu havia dito antes, eu testei o tacômetro com um gerador de sinais, e coloquei na entrada (pino 11 azul) uma onda quadrada de 2V com tensão de off set positivo de 1V, o que gera apenas pulsos positivos de 2V. E funcionou redondo! Colocando 66,6Hz deu exatamente 2000 giros. Como não tenho osciloscópio em casa, fui pesquisar na internet qual seria o sinal produzido no pino do meio do sensor hall do Fusca. E o resultado foi controverso! Alguns mostravam formas de onda (quadradas, mas) diferentes. Mas nesta pesquisa, descobri sem querer que o módulo de ignição tem um pino específico para ligar tacômetros! Hehehehe! É o pino nº 7! Vejam as fotos abaixo:


        Sistema de ignição por efeito Hall - TZH de 7 terminais


        Pinagem do módulo (Telefunken:191 905 351 B - Bosch:0 227 100 143). O módulo do meu é o Telefunken (que são iguais, só diferem no nome do fabricante e no número da peça).

        Ligando o tacômetro nesse pino (o sétimo), funciona que uma beleza! É só ligar direto! Não precisa de nenhuma adaptação!! O ponteiro fica firme no lugar, e quando se acelera, ele responde de imediato mas sem dar saltos. Perfeito gostei muito.

        Uma feliz idéia que tive a de trocar o arcaico sistema de ignição por platinado por esse com sonda Hall. E ainda tem gente que defende aquela m... de platinado!
        Um abraço a todos e até a próxima!
        Arquivos Anexos
        Last edited by glcallegari; 19-04-2014, 09:26 PM.
        São João do Polêsine - RS
        4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

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        • #19
          Re: Ajuda para adaptar um painel de Polo Classic 2001 no Fusca

          Amigo tava procurando um painel pro meu buggy e creio ser essa a soluçao! ele resume basicamente tudo o q preciso e que gostaria de ter nele! paguei um pau..

          Vou esperar um pouco mais o andar da carruagem pq manjo nada de eletrica e pelo q vi o sistema nao eh tao plug&play rsrs

          mas definitivamente gostei e dou o maior apoio!!

          Se precisar de algo pode contar comigo!
          Buggy Fercar Ratrod - In Rust We Trust

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          • #20
            Re: Ajuda para adaptar um painel de Polo Classic 2001 no Fusca

            Pois é lordvellos! Ainda não consegui fazer funcionar o VSS com o velocímetro! Vou procurar um especialista em velocímetros para ver se ele me dá alguma luz! Realmente não é Plug & Play! O Tachometro é PQ o módulo de ignição eletronica que uso tem saido para tacômetro. A maioria dos LEDs também é só ligar no lugar dos antigo, mas temperatura nível de gasolina e velocímetro estão se mostrando muito difíceis de se descobrir.
            Valeu o apoio!
            São João do Polêsine - RS
            4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

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            • #21
              Re: Ajuda para adaptar um painel de Polo Classic 2001 no Fusca

              Postado originalmente por glcallegari
              Pois é lordvellos! Ainda não consegui fazer funcionar o VSS com o velocímetro! Vou procurar um especialista em velocímetros para ver se ele me dá alguma luz! Realmente não é Plug & Play! O Tachometro é PQ o módulo de ignição eletronica que uso tem saido para tacômetro. A maioria dos LEDs também é só ligar no lugar dos antigo, mas temperatura nível de gasolina e velocímetro estão se mostrando muito difíceis de se descobrir.
              Valeu o apoio!
              Pois eh amigo acho q a minha igniçao nao tem saida pro tacometro.. ela eh de 6 fios se nao me engano, ou seja nao tem o setimo pro RPM... o resto tb parece complicado, me falta coragem pra encarar agora e tb $$$CORAGEM$$$ rsrs

              boa sorte, no q precisar estamos ai!
              Buggy Fercar Ratrod - In Rust We Trust

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              • #22
                Re: Ajuda para adaptar um painel de Polo Classic 2001 no Fusca

                Good news fellows!! Hahahahahaha!

                Depois de meses e meses tentando fazer funcionar o velocímetro e recebendo vários "Há! Mas isso é impossível, não dá! Desiste!" de vários ditos "profissionais" do ramo ( eles nem merecem ser chamado de profissionais e sim de charlatães!), consegui fazê-lo funcionar.

                Fui beber na fonte dos verdadeiros profissionais: Os cientistas!!!! No meu curso de Doutorado em Física tem um colega que entende mais de eletrônica do que eu, então expus o meu problema para ele, e ele me sugeriu usar um Amplificador Operacional com entrada J-FET. Pois bem fui em busca de mais literatura sobre esse componente, e escolhi o TL071CP (cujo datasheet pode ser adquirido aqui: http://www.alldatasheet.com/datashee...I/TL071CP.html). Com a ajuda de um software de simulação e design de eletrônica, o MultSIM 10.0 da National Instruments. Alterei o desing inicialmente sugerido por esse meu colega, e obtive um resultado muito bom. É um circuito muito simples, apenas 4 componentes como pode ser visto na figura abaixo:



                O circuito é composto por um Circuito integrado Aplificador Operacional com entrada J-FET TL071CP, um capacitor qualquer de 100pF (cem pico-Farads) e um resistor qualquer de 2kOHMs (dois kilo-Ohms) e um transistor tipo MOS-FET por enrequecimento IRF630 (cujo datasheet pode ser adquirido aqui: http://www.alldatasheet.com/datashee...CS/IRF630.html).
                O circuito é muito fácil de fazer! Usei um Pront-O-Board para testá-lo, mas vocês poderão montá-lo direto ou confeccionar uma plaquinha de circuitos para ele.
                O sinal provindo do VSS (no meu caso é o pino central "A" fio Amarelo/Preto. O fio "+" liga direto nos 12V da bateria (use o positivo pós chave) e o "-" pode ser ligado no chassis) é ligado diretamente na entrada não inversora do CI (pino 3 do CI). A entrada inversora (pino 2 do CI) é ligada diretamente na saída (pino 6 do CI). O pino 7 do CI é ligado na bateria do carro (use um positivo pós chave) e o pino 4 do CI pode ser ligado ao chassis do carro. Na saída do CI (pino 6) é ligado um capacitor de 100pF (cem pico-Farads) em paralelo com o resistor de 2kOHMs (dois kilo-Ohms) ligados no terra (ou chassis do carro). Depois a saída é ligada ao "Gate" do transistor MOS-Fet. O Dreno (ou Drain) do transistor MOS-Fet é ligado no pino 28 do conector azul do painel e o pino "Source" é ligado diretamente ao pino 03 do conector azul do painel. Use os datasheets para não se perderem nas nomenclaturas dos pinos dos componentes. É só seguir o esquema! Não tem erro! Se alguém não tem muita intimidade com eletrônica, procure algum amigo que entenda um pouco.
                Pronto! é só ligar e rodar! Outra hora quem sabe eu posto um vídeo mostrando o aparato experimental que montei. Girando o VSS com a mão dá para ver o ponteiro do velocímetro se mover. Depois acoplei o VSS numa furadeira, e girando numa velocidade baixa (2200 RPM), obtive o valor de pouco mais de 200km/h.
                Antes que alguém comece a reclamar, sim! Eu sei! Precisa calibrar! Com certeza vai dar um erro tremendo! Bom! Isso vai depender do tamanho da roda que você está usando, mas temos 2 opções: Levar o painel a um especialista para tentar calibrá-lo ou usar uma solução DIY (que eu gosto mais).
                A Solução DIY neste caso é um pouco mais complicada, mas temos também 2 ou mais opções nesse caso.
                Podemos construir um Corretor de Velocidade (Speedometer Corrector). Cujo esquema achei nesta página: http://www.siliconchip.com.au/cms/A_108157/article.html. Lá achei esse esquema:



                Esse é mais complexo de se construir, mas tem a opção de comprá-lo pronto fora do país! Ainda não achei nada parecido aqui no Brasil ainda.





                O Funcionamento deste aparato pode ser visto no site que indiquei acima.

                Outra opção seria o SpeedoHealer (digite SpeedoHealer no google) (http://www.healtech-electronics.com/), que deve ser um circuito como o acima, só que já vem pronto e foi desenvolvido para uso em motocicletas,mas pode ser usado em carros também!
                O modo de uso destes aparelhos estão explicados nos links que postei, mas é bem simples! Afere-se a velocidade real com um GPS por exemplo (ou um radar de um policial amigo seu) e compara-se com a velocidade que você está vendo no velocímetro. Então é só entrar com os valores na página do SppedoHealer e ele gera as instruções para configuração do aparelho. Por exemplo: se o GPS marca 100km/h, e no velocímetro marca 90km/h, então terá que haver uma compensação de 10%! Isso é feito girando os botõezinhos azuis que aparece na foto acima. Para usar este aparelho, liga-se o VSS na entrada e o circuito que fiz na saída! Muito simples. Mas se funciona, eu não sei! Ainda não testei!
                Como diria o Silvio Santos: "Aguarrrrrrdemmmmmmmmmmmm"!
                Abraços e até a próxima.
                Last edited by glcallegari; 03-10-2009, 07:12 PM.
                São João do Polêsine - RS
                4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

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                • #23
                  Re: Ajuda para adaptar um painel de Polo Classic 2001 no Fusca

                  Parebens pela perseverança amigo!! merece muito sucesso, no meu caso sou analfaburro em eletronica entonces acho q vou deixar de lado este painel por enquanto.. rsrs

                  Abs e boa sorte na empreitada!
                  Buggy Fercar Ratrod - In Rust We Trust

                  Comment


                  • #24
                    Re: Ajuda para adaptar um painel de Polo Classic 2001 no Fusca

                    A hã! Entendi tudinho!
                    "May the force be with you!"

                    Comment


                    • #25
                      Re: Ajuda para adaptar um painel de Polo Classic 2001 no Fusca

                      eu também...

                      Comment


                      • #26
                        Re: Ajuda para adaptar um painel de Polo Classic 2001 no Fusca

                        A hã! Entendi tudinho! (2)
                        saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                        miura 1979...................60% loading
                        fusca 1977...................aguardando na fila
                        sp2 1973.....................aguardando na fila
                        Puma 1971...................aguardando na fila
                        bianco 1977.................aguardando na fila
                        projeto gordini boxer.....aguardando na fila

                        Comment


                        • #27
                          Re: Ajuda para adaptar um painel de Polo Classic 2001 no Fusca

                          Postado originalmente por lordvellos
                          Parebens pela perseverança amigo!! merece muito sucesso, no meu caso sou analfaburro em eletronica entonces acho q vou deixar de lado este painel por enquanto.. rsrs

                          Abs e boa sorte na empreitada!
                          Ah! Isso não é problema! Mostre esse esquema para alguém que você conheça e entenda de eletrônica ou para algum profissional eletricista de sua confiança que ele poderá fazer para você! Não tem mistério! Eu também não sou nenhum gênio da eletrônica, só sei o básico! O resto eu procuro pesquisando, perguntando para quem entende, etc.

                          Quanto aos outros engraçadinhos, nem vou comentar...
                          São João do Polêsine - RS
                          4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

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                          • #28
                            Re: Ajuda para adaptar um painel de Polo Classic 2001 no Fusca

                            Muito interessante!!!! O fusca é realmente a "Prancheta" de todos nós(Cientistas Malucos)!!! Agente "bola" um projeto e logo vai pro fusca testá-lo...e se não der certo.......agente tenta quantas vezes assim se fizerem por necessárias!!! Boa sorte!!!! Mesmo!!!!!!!!
                            SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

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                            • #29
                              Para quem ainda estiver interessado, eu achei uma página que ensina a fazer um corretor de velocidade com um Arduino.
                              1986 944 Turbo Speedometer Calibrator
                              São João do Polêsine - RS
                              4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

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