Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alterações no Fuka

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Alterações no Fuka

    Olá!

    Comprei meu primeiro fusca. É um modelo 1970.
    Comprei para ter um carro reserva para quando não é possível
    compartilhar o carro com minha esposa por diferença de horários, então ele
    fica parado a maior parte do tempo.

    Mesmo assim, resolvi pegá-lo como hobby e customizá-lo. E isso me gerou
    muitas dúvidas.

    Eu queria, se for possível, deixá-lo tão macio para dirigir como um
    carro moderno.
    Por carro moderno, tomo por referencia meu classic 1.0 2009, assim fica mais
    fácil de vocês saberem o que eu vou perguntar.

    - É possível deixar o câmbio de marchas menor, mais alto e mais suave, talvez adaptando o
    de um outro carro? Acho que teria que converter pra 5 marchas também né?
    - A mesma dúvida para os pedais. Meu pé (44) é muito grande pro pequeno espaço entre o acelerador e o freio.
    Dá pra colocar pedal suspenso de um carro novo?

    A documentação já está toda certa, passou pela vistoria e tudo, mas fiquei intrigado com uma coisa. O cara me vendeu
    o fusca como sendo 1300. Mas no documento está 1500. Tem como olhar o motor e reconhecer qual é? O que devo procurar no motor
    para saber se é 1300 ou 1500?

    Conforme for tendo dúvidas, vou postando aqui.

    Desculpem se há perguntas repetidas.

    Grato.

    Mário

  • #2
    Re: Alterações no Fuka

    Postado originalmente por mcardia
    Olá!

    Comprei meu primeiro fusca. É um modelo 1970.
    Comprei para ter um carro reserva para quando não é possível
    compartilhar o carro com minha esposa por diferença de horários, então ele
    fica parado a maior parte do tempo.

    Mesmo assim, resolvi pegá-lo como hobby e customizá-lo. E isso me gerou
    muitas dúvidas.

    Eu queria, se for possível, deixá-lo tão macio para dirigir como um
    carro moderno.
    Por carro moderno, tomo por referencia meu classic 1.0 2009, assim fica mais
    fácil de vocês saberem o que eu vou perguntar.

    - É possível deixar o câmbio de marchas menor, mais alto e mais suave, talvez adaptando o
    de um outro carro? Acho que teria que converter pra 5 marchas também né?
    - A mesma dúvida para os pedais. Meu pé (44) é muito grande pro pequeno espaço entre o acelerador e o freio.
    Dá pra colocar pedal suspenso de um carro novo?

    A documentação já está toda certa, passou pela vistoria e tudo, mas fiquei intrigado com uma coisa. O cara me vendeu
    o fusca como sendo 1300. Mas no documento está 1500. Tem como olhar o motor e reconhecer qual é? O que devo procurar no motor
    para saber se é 1300 ou 1500?

    Conforme for tendo dúvidas, vou postando aqui.

    Desculpem se há perguntas repetidas.

    Grato.

    Mário
    e ai amigo
    cara nao entendi o porque vç quer um cambio mais curto? o do fusca ja é curto( tem aquele buraco entre a 3 e a 4) mas as outras acho bem ascalonadas. quanto ao cambio tem opções de cambio hj no mercado feitos sobre o cambio do fusca com 5 marcha. mas a alto valor que no seu caso como é um carro pra uso esporadico nao acho que valhe a pena.
    as suspensoes do fusca sao com projeto bem antigo, vç pode melhoralas ou reparalas mas comparar com carros modernos ficara complicado.
    a dianteira o teu fusca deve usar embuchamento, pode ver se ele esta ok. caso nao esteja faço o reparo e coloque os rolamentados que vao ficar bem macio.e amortecedores novos assim como a devida lubrificação do quadro
    a traseira nao tem muito a se fazer so o troca das buchas do facao por novas de preferencia as originais. e amortecedores.
    posta fotos do teu carro. no que puder ajudar estamos ai.

    Comment


    • #3
      Re: Alterações no Fuka

      Quando digo encurtar o cambio me refiro a alavanca. Costaria de deixá-la mais curta e mais alta, colocando um console entre os bancos da frente como são nos carros novos.

      Comment


      • #4
        Re: Alterações no Fuka

        tem uma peça que se chama cambio jet, que você coloca na alavanca original e as posições das marchas ficam "mais perto" umas das outras, é isso que você quer?

        http://produto.mercadolivre.com.br/M...nghia-puma-_JM

        quanto ao comprimento, procure uma que encaixe no buraco onde vai a alavanca original

        Comment


        • #5
          Re: Alterações no Fuka

          O cambio jet é ótimo para deixar os encaixes menores (creio que é isto que vc quer dizer com câmbio curto, mas dá um certo trabalho para regular certinho e não ficar escapando marcha), e, para alongar a alavanca do cambio existem uns prolongadores (aumenta uns 10 cm) que vc pode comprar, para deixar mais alta, ou, já ouvi dizerem que dá para pegar a da kombi e usar (creio que deve ter que soldar a parte de baixo original do fusca, para encaixar certinho).
          Pedal suspenso dá pra colocar sim (ver aqui no forum), mas acho muita gambiarra e não sei se resolveria efetivamente seu problema de espaço, pq só inverte a posição do pedal.

          Postado originalmente por rfhwsh
          tem uma peça que se chama cambio jet, que você coloca na alavanca original e as posições das marchas ficam "mais perto" umas das outras, é isso que você quer?

          http://produto.mercadolivre.com.br/M...nghia-puma-_JM

          quanto ao comprimento, procure uma que encaixe no buraco onde vai a alavanca original

          Comment


          • #6
            Re: Alterações no Fuka

            Se vc quiser pode fazer o que foi feito neste tópico, post #7:

            http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=8571

            Foi recuada em 7cm a posição da alavanca.

            E se usar o cambio jet já citado anteriormente pode atender o que vc deseja.

            Quanto a inversão dos pedais acho desnecessária. vc pode tentar alterar um pouco a posição, porem nunca vi este tipo de alteração.

            OBS.: toda adaptação pode não surtir o resultado esperado, pense bem antes, veja quanto esta disposta a investir $$$.

            Boa sorte!!!

            Comment


            • #7
              Re: Alterações no Fuka

              amigo eu calço 46 e ajustei as pedaleiras e tranquilamente hj piloto meu fusca.Banco é estilo de corrida recaro é baixo e beeem pra tras(ninguem senta atras de mim ).Quanto a alavanca poe um alongador e o cambio jet,fica show ,mas pode tb recuar a alavanca.Dá trabalho mas fica bem confortável(meu gol bx tem a alavanca proxima e é show de bola).Abraços
              Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

              Comment


              • #8
                Re: Alterações no Fuka

                Acho que essas alterações que vc deseja. na verdade são características que tornam o fusca um fusca. acho mais fácil se acostumar com os pedais, colocar um console no meio e pronto. é muita dor de cabeça fazer bem feito uns pedais iguais os carros de hj. e como Ja citado a cima, é muito difícil deixar um fusca tao confortável quanto os carros de hj, mais isso não significa que ele seja ruim, Pq ao meu ver a susp dianteira do fusca é algo muito do bem feito.
                Ex-Fusca 73 "Tópico Hippie "
                *Saudades dele....

                Comment


                • #9
                  Re: Alterações no Fuka

                  ólha as fotos do pedal estilo carro novo no fuca mais essa foto ja é véia pra dedéu só uma recomendação não faça isso não
                  Arquivos Anexos
                  Azulzinho 76 1300 "o viagra"
                  Um dia os azulzinho vaum dominar o mundo
                  visitem ai o tópico do viagra:http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=8798
                  Agora no FFB http://www.forumfuscabrasil.com/inde...c,50400.0.html

                  Comment


                  • #10
                    Re: Alterações no Fuka

                    Blz, pessoal?

                    Na verdade essa 1ª foto é a adaptação para Autoescolas, aonde o instrutor sentado no lugar do passageiro pode interagir com os pedais do veículo em caso de emergência. E na 2ª, é uma adaptação para alguma deficiência física, nesse caso relacionado à perna esquerda, pois tem comandos para freio e embreagem ao alcance das mãos.

                    Quanto ao câmbio jet, uma boa é gastar um pouco a mais e comprar as alavancas Empi, Scat... Eu tenho a Empi T, e estou muito satisfeito. Ela já é um pouco curvada pra trás, o que deixa ela um pouco recuada, e os engates mais curtos. Aprovo, foi um ótimo investimento que fiz, já deve tá fazendo 2 anos que tenho sem nenhum problema.

                    Abração, galera.
                    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                    1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                    1976 1600 Turbo

                    Comment


                    • #11
                      Re: Alterações no Fuka

                      seila peguei no blog gonzo 61 mais o cambio jet é massa fica igual engate de carro de arrancada tipo sportsystem vou colocar mais pra frente uma dessas mais não quéro a de T eu quéro a normal....
                      Azulzinho 76 1300 "o viagra"
                      Um dia os azulzinho vaum dominar o mundo
                      visitem ai o tópico do viagra:http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=8798
                      Agora no FFB http://www.forumfuscabrasil.com/inde...c,50400.0.html

                      Comment


                      • #12
                        Re: Alterações no Fuka

                        KKKKKKK

                        Sem problemas. Até achei curioso de saber que naquela época já existia essa opção de adaptação para deficiências. Porque pelo painel, esse fusca deve ser lá de 1955. Muito legal.

                        Abração.
                        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                        1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                        1976 1600 Turbo

                        Comment

                        Working...
                        X