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Ae galera, to postando fotos de um Fusca com Ar-Condicionado, achei na net, tomara q quem fez apareça para dar mais dicas, mas por enquanto as fotos estão ae.
Abraçao
Eis um assunto que me interessa muito.Trabalho com refrigeração,mas não entendo quase nada da instalação em carros. Sei que o motor 1300 e 1600 não tem torque adequado,mas com o comando W 100 a coisa muda. O problema é que não existe kit para instalação especifico pro fusca e por isso,os cara cobram caro pra adaptar,isso afasta os interessados. Aqui no RIo,a última vez que perguntei estavam pedindo uma faixa de 2500 reais,contra 1800 pra instalar em outros carros populares. Como podem ver,o projeto é possível,o compressor pode ser de Gol 1000, Uno Mille,a serpentina do condensador fica melhor se abrigar próximo a caixa de marchas.Um ventilador de radiador pequeno,Ford Ka,corsa,outros serve perfeitamente,pois nos carros refrigerados à água ele refrigera o radiador e o condensador,no fusca tem a vantagem de ser só para o condensador ,melhoranddo muito a eficiência. O alternador é fundamental,bateria de 55 amperes e/ou altenador de 51 A. Dínamo nem em sonho!!!
Fusca 75 1300 gasolina/GNV
Diferencial 8 X 33
Platinado/bobina Bosch vermelha/alternador 51 A
Bancos do Gol
O evaporador desse condicionador de ar é universal, usado em veículos que não dispunham desse equipamento como opcional de fábrica como Fusca, Jeeps, etc...
Achei muito interessante o consensador de gás (Não é radiador de óleo) ter sido colocado na frente da ventuinha economizando uma ventuinha elétrica só pro condensador. Nunca imaginei que fosse possivel uma instalação dessas mas se levarmos em conta que o fluxo da ventuinha do fusca é enorme, deve funcionar bem.
Se garimpar em ferros velhos, sai a metade do preço ou menos a instalação do condicionador de ar. Só o evaporador é que vai ser mais dificil de encontrar, mas pode-se tentar adaptar um pequeno de outro carro.
Olá Pessoal, qual é a conclusão de vcs sobre o Fusca com ar instalado? Consumo, eficiência e tudo mais. Gostaria de um contato aqui no RJ para efetuar a instalação. Alguém poderia me ajudar? Muito obrigado.
Usando um compressor pequeno,pra carros 1.0,o consumo aumentará cerca de 10%,porém não recomendo pra fusca 1300,1500,a não ser que faça um trabalho leve no motor,pois caso contrário vc perderá potencia,os primeiros Corsa,por exemplo,foram testados aqui no Rio por um Jornal,se não me engano,"O Dia" e a conclusão após o corsa não subir a ladeira com 5 pessoas dentro e ar condicionado ligado foi: -não comprem esse carro.
Creio que a montadora conseguiu melhorar isso depois,mas é só um exemplo do que a perda de potência causa.Infelizmente,como existe pouco interesse em por ar condicionado nos fuscas,o pessoal que trabalha com isso cobra preços absurdos,alegando que as adaptações são trabalhosas. Se eu tivesse dinheiro,fazia as adaptações de serpentinas dos condensadores,ventiladores,compressor,depois iria a loja para que montassem os pontos que não sei fazer
Fusca 75 1300 gasolina/GNV
Diferencial 8 X 33
Platinado/bobina Bosch vermelha/alternador 51 A
Bancos do Gol
E ae galera!?
Nooossa meu sonho é colocar um kit desses!!
Mas aqui na minha Região isso é impossível!
Será q alguém sabe onde vendo Kit pronto para Fusca?
Abraçossss
;)
A REFRICENTRO sempre foi careira, até porque ela é lider isolada no ramo de condicionadores de ar para veiculos aqui no Rio.
O jeito mesmo é adaptar peças de outros carros que sai bem mais barato.
poh galera, aqui no Rj é normal ver em encontros do fusca clube uns besouros com ar...existe sim um modelo feito para o fusca, mas infelizmente foi produzido na europa e trazer ele para o Brasil não compensa muito, mas é bem mais bunitinho a saida de ar, ela abraça o painel quase q por inteiro por baixo e é mais fininha, fica mais escondida, saiu realmente na fusca&cia edição numero 14, vou tentar mandar umas fotos..estou querendo por no meu fuka pra mina parar de reclamar q tah calor, ai vai combinar bonito com os recaro e tmb vou poder tirar o quebra vento!! rsrsrs
Estou estudando a possibilidade, junto com um engenheiro eletronico, de colocar um ar-condicionado no fusca ligado direto na bateria, esta em processo de estudo ainda, e mta coisa pra calcular, pra ver se vale a pena...alguem ja ouviu falar? sabe de alguma coisa que possa ajudar?
obrigado
se conseguir passe pra gente pois se der certo ai o fusquete nao vai faltar mais nada pra se completo
Bem eu mexi a alguns anos com refrigeraçao mas nao sou muito bom no assunto só sei que antigamente existia um frigobar que era +- do tamanho de uma caixa de som(desses antigos de madeira) que gelava por uma resistencia que quando ligada a eletricidade ela esquentava um recipiente que ficava gelado e , ai, consequentemente o bixo gelava mas era muito arcaico e meio fraco, o frigobar so cabiam 2 cervejas garrafa e umas latas e nao chegavam a ficar geladaças mas é uma coisa que , com um ventilador pode ser que consigam algo que pelo menos amenize o clima no interior do veiculo eu ja pensei muito em fazer isso mas como minha vida é corrida demais e o dindin corre mais ainda de min nunca pus em pratica este teste ok?
Inté mais moçada.
Lhribas,esse sistema do frigobar é muito antigo,usa gás amônia,muito tóxico em caso de vazamento,porém barato e eficiente,não usa compressor,apenas o calor da resistência,que aquece o gás,ele corre pelo sistema,passa pelo dispositivo de expansão ou capilar,e resfria. Já pensei em utilizar,mas parece que nesse sistema tem que usar tubos de ferro ao invés de cobre como nos equipamentos modernos,e conseguir calcular tamanho ,diâmetro,etc fica complicado.
Já usar baterias,tem que ter um inversor,que passa de 12 para 127 volts,o problema é que o inversor teria que fornecer mais de 2000 watts ou uns 20 A para suportar o sistema,pois mesmo os modernos ar condicionados de 7500btus,ao serem ligados,causam um pico de mais de 15 ampéres,devido à inércia inicial do motor e o peso do gás que vai ser comprimido,depois é que a corrente elétrica cai para o valor nominal,de cerca de 9 amperes ou uns 7 nos modelos mais modernos que usam compressor rotativo [lembrando aos que vão comprar aparelhos,que ainda existem os dois tipos no mercado ]
Creio que o mais ´viável é adaptar um sistema de Fiat uno,Gol,etc
Fusca 75 1300 gasolina/GNV
Diferencial 8 X 33
Platinado/bobina Bosch vermelha/alternador 51 A
Bancos do Gol
Tenho um instalado dêsde 1977, portanto há 30 anos, totalmente importado dos EUA, na empresa ICEAC (EUA) tem kits prontos para pronta entrega. Para solução brasileira temos um problema, instaladores dispostos a "queimar um pouco de fósfato ", pois todos os componentes exigirão adaptações peculiares, por exemplo o suporte o compressor, terá que comprar um de Kombi (usado para carrocerias refrigeradas, não para conforto dos ocupantes), pode ser encontrado na Prochaskar (São Paulo-SP) totalmente completo, mesmo esse precisa de corte no pé de sustentação e rebaixar a mesa do compressor, pois na Kombi tem mais espaço para cima. Compressor é só ver as opções desde que possa ser dos de carga de gaz por cima. Os tirantes para fixação no bloco podem ser feitos em qualquer serralheiro. O condensador (radiador do gaz) é outro assunto, ultimamente tem-se colocado entre a suspensão dianteira e caixa de estepe, mas é dificil encontrar com a geometria necessária, mas pode ser feito por encomenda, pois precisa ser bem largo e estreito na altura, para se ter a área necessária, inclusive é possível bem maior do que os veiculos ainda em fabricação no Brasil, isso é importante por que o Fusca não tem captação de ar direta neste ponto. A distribuição interna é mais fácil, pode-se usar caixas universais de caminhonetes ou se quiser embutido, neste caso perde-se parte do porta-malas e precisa fazer abertura no fundo do porta malas dianteiro para exaustão via duto.
Bôa sorte.
Saudações
Doni
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