Srs., criei este tópico com o intuito de reunir informações acerca de pintura automotiva em geral. Lendo este material tenho certeza que a maioria das dúvidas possam ser sanadas, além de se tornar um ótimo referencial para quem deseja contratar algum profissional ou, até mesmo, "meter as caras" em dar umas marretadas no fuke (coitadinho... huahuahuahua).
Seria interessante, caso alguém tenha mais experiência na área, dar uma comentada a respeito do material e acrescentar caso deseje, criticar, etc, etc.
o link originalmente é este:
http://www.carroantigo.com/portugues...as_pintura.htm
Segue o material:
TIPOS DE PINTURA - COMO PREPARAR A CARROCERIA PARA PINTURA - DICAS PARA PINTURA AUTOMOTIVA - SOLUCIONANDO PROBLEMAS - TABELA DE QUEDA DE PRESSÃO DO AR
- Cobertura de tinta em locais de difícil acesso (Cantoneiras , Curvas etc..)
- Melhor acabamento nestas áreas
Desvantagens:
- Escorrimento
- Desperdícios
- Volatilização (do solvente e da tinta)
- Custo ( Não Necessita Equipamentos Especiais Compressor / Pistola / Filtro de Ar.)
Desvantagens:
- Riscos das Cerdas ( Imperfeições na Pintura )
- Desperdício de Tinta
- Acabamento não Uniforme
- Custo ( Não Necessita Equipamentos Especiais Compressor / Pistola / Filtro de Ar.)
- Pinturas em Parede com Latex ( Mais Adequada )
- Desperdício de Tinta
- Espirros de tinta na aplicação
- Não cobertura de cantos
- Alinhamento na Aplicação (Ordenação das Partículas de Tinta)
- Uniformidade na Aplicação
- Menor Desperdício de Tinta
Desvantagens:
- Custo ( Necessidade de Compressor de Ar, Filtro, Pistola, Local Adequado, Etc...)
- Névoa na Aplicação (Poluição)
- Manutenção dos Equipamentos
- Uniformidade na Aplicação
- Melhor Aproveitamento da Tinta (Reutilização)
- Melhor Acabamento das Peças
Desvantagem:
- Custo : Necessidade de Compressor de Ar, Filtro de Ar, Cabina de Pintura (para retenção do pó) e Estufa (para a cura da tinta)
- Manutenção ( Pessoa qualificada , Assistência Técnica Autorizada)
Seria interessante, caso alguém tenha mais experiência na área, dar uma comentada a respeito do material e acrescentar caso deseje, criticar, etc, etc.
o link originalmente é este:
http://www.carroantigo.com/portugues...as_pintura.htm
Segue o material:
TIPOS DE PINTURA - COMO PREPARAR A CARROCERIA PARA PINTURA - DICAS PARA PINTURA AUTOMOTIVA - SOLUCIONANDO PROBLEMAS - TABELA DE QUEDA DE PRESSÃO DO AR
TIPOS DE PINTURA
Imersão
Vantagens:- Cobertura de tinta em locais de difícil acesso (Cantoneiras , Curvas etc..)
- Melhor acabamento nestas áreas
Desvantagens:
- Escorrimento
- Desperdícios
- Volatilização (do solvente e da tinta)
Pincel
Vantagens: - Custo ( Não Necessita Equipamentos Especiais Compressor / Pistola / Filtro de Ar.)
Desvantagens:
- Riscos das Cerdas ( Imperfeições na Pintura )
- Desperdício de Tinta
- Acabamento não Uniforme
Rolo
Vantagens:- Custo ( Não Necessita Equipamentos Especiais Compressor / Pistola / Filtro de Ar.)
- Pinturas em Parede com Latex ( Mais Adequada )
Desvantagens:
- Desperdício de Tinta
- Espirros de tinta na aplicação
- Não cobertura de cantos
Pistola ( Pulverização Convencional )
Vantagens:- Alinhamento na Aplicação (Ordenação das Partículas de Tinta)
- Uniformidade na Aplicação
- Menor Desperdício de Tinta
- Tempo Reduzido na Aplicação
Desvantagens:
- Custo ( Necessidade de Compressor de Ar, Filtro, Pistola, Local Adequado, Etc...)
- Névoa na Aplicação (Poluição)
- Manutenção dos Equipamentos
Eletrostática
Vantagens:- Uniformidade na Aplicação
- Melhor Aproveitamento da Tinta (Reutilização)
- Melhor Acabamento das Peças
- Maior resistência da Pintura
- Pintor ( Sem Necessidade de Qualificação)
- Pintor ( Sem Necessidade de Qualificação)
Desvantagem:
- Custo : Necessidade de Compressor de Ar, Filtro de Ar, Cabina de Pintura (para retenção do pó) e Estufa (para a cura da tinta)
- Manutenção ( Pessoa qualificada , Assistência Técnica Autorizada)
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