Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Jato de areia

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Jato de areia

    Gostaria de saber os prós e os contras em fazer um jateamento. Quanto custa e se alguém sabe de algum lugar que faça esse serviço aqui no RJ?

  • #2
    No Rio não sei(sorry, sou de Fortaleza), mas sei o seguinte: Meu pai restaura antigos por aqui e usa o jateamento em algumas peças mais robustas, rodas e em chassis. Peças como portas teto ou capô(depende de como o jato é aplicado), é jatear e jogar fora, pois o jato de areia aquece a peça por atrito e entorta tudo. Não acho que vale a pena arriscar nessas peças.

    Comment


    • #3
      Já ouvi falar que colocam pó de aluminio com a areia,mas nao tenho certeza se é isso mesmo!
      Não é Fusca mas o coração continua o mesmo!!!
      1.6 TURBO BOXER
      RADIADOR OLEO
      FREIO NAS 4 RODAS (PINÇAS TRAS. MAREA)
      RODAS 17' DIANTEIRA
      RODAS 18" TRASEIRA
      SOLEX 32/34 DUPLA

      Comment


      • #4
        o jato de areia é técnica remanescente ultimamente, já que sua utilização éOproibida por lei ambiental, além de ser altamente nocivo ao aplicador (silicose - acúmulo de sílica nos pulmões).

        Atualmente é utilizada na técnica jatos de limalha de aço (copnforme já mencionado acima), a qual pode ser filtrada através de filtros magnéticos a fim de que não contamine o meio ambiente.

        A questão da aplicação, ela é utilizada geramente em remoção de resíduos e oxidações em metais de peças mais robustas, tais como chassi, eixos e blocos de motor (externamente). Mas a técnica, desenvolveu-se principalmente em uso naval (cascos de navio e convés)

        A aplicação em lata mais finas exige cuidado e experiência. Em veículos antigos, por exemplo, é desancoselhado em peças planas extensas, devido ao aquecimento e entortamento das peças (conforme já explicado anteriormente). Contudo, tem-se que obervar que o fusca tem muitas superfícies curvas e, ainda, o material da lataria original é bastante resistente. No meu ponto de vista, se a técnica for aplicada com o devido cuidado, não haverá problemas. Eu pretendo mandar o meu para jateamento até o final do ano.

        Em relação onde o colega pode conseguir tal serviço, porque você não começa buscando informações na zona portuária (no RJ não faltará profissionais com experiência).

        Abraços

        Obs.: estou na fase de pesquisa para postar material a respeito do assunto em tópico espécífico... mas o tempo, ultimamente, fechou a cara pra mim... se o dia tivesse 30 horas... rsrsrs

        Comment


        • #5
          Gostaria de retirar toda a tinta

          O que vcs sugerem? Qual o melhor método para a retirada de todas as camadas de tinta do carro?

          Comment


          • #6
            eu acredito que o jateamento mesmo...
            a retirada manual (com lixadeira) é trabalhosa e não atinge alguns lugares.
            a retirada com removedor, além de trabalhosa, pode deixar resíduos que podem vir a comprometer a posterior pintura.
            o jateamento não é tão trabalhoso, e a sujeira que ele deixa pode ser facilmente removida.

            Tudo depende do tempo e $$$... sempre! :mrgreen:

            Eu aconselho o jateamento, mas ouça sempre várias opiniões.

            Abraço

            Comment


            • #7
              Re: Jato de areia

              Postado originalmente por zurc tacos
              Gostaria de saber os prós e os contras em fazer um jateamento. Quanto custa e se alguém sabe de algum lugar que faça esse serviço aqui no RJ?
              Oi Zurc.
              Eu conheço uma oficina de pintura Kyllauto, em Petrópolis, que é pura paixão por antigos.
              Não sei se eles têm jateamento, mas a dedicação é de primeira.
              Ah... O preço também é de primeira! rsrs
              "May the force be with you!"

              Comment


              • #8
                Re: Jato de areia

                No Rio de Janeiro desconheço tal serviço, mas em Macaé vc irá encontrar diversas empresas que fazem o Serviço, praticamente todas que trabalham no ramo de Petróleo como Varco, Q&B, AABB entre outras, entretanto vc irá pagar um preço bem alto pq vc terá que solicitar a troca da grama de aço normalmente usada pela de alumínio para materiais finos e também trás um belo acabamento não deixando porosidade, mas é um absurdo seu valor. Eu mesmo que trabalhei na empresa Varco tive está vontade, mas quando vi o preço do material desisti e olhe que a mão de obra seria de graça.

                .................

                Comment


                • #9
                  Re: Jato de areia

                  Postado originalmente por zurc tacos
                  Gostaria de saber os prós e os contras em fazer um jateamento. Quanto custa e se alguém sabe de algum lugar que faça esse serviço aqui no RJ?
                  Olá Zurc, tem (ou tinha) um jateamento na entrada de Belfort Roxo, sentido Mesquita, após a linha do trem. Agora dependendo do que seja para jatear (tipo carroceria ou peças grandes), a melhor solução seria usar Pasta Removedora da Wanda, aplicada lógicamente com muito cuidado ou por um profissional, pois a mesma causa queimaduras sérias. Já tive um Fusca 68 que toda asua tinta foi removida com esse removedor e o resultado é exelente!!!
                  O pintor que fez o serviço na época, atualmente trabalha com alguns membros do clube VW, seu serviço é muito bom. O carro ficou tão bonito que aparece em uma repotagem do Jornal da Globo 2008 (youtube); é o fusca vm granada com saia branca (não fui eu que mandei pintar a saia) vendi o carro bem vendido e o rapaz tb vendeu bem o carro.
                  Agora se for para jatear uma peça pequena, vá em uma retífica que lá eles tem jato Ok?
                  Um abraço
                  Eduardo
                  Esse Fusquinha 'ta correndo muito !!!
                  Liga não, é Fusca by Fusca4ever!!!!

                  Comment


                  • #10
                    Re: Jato de areia

                    ola pessoal. Quanto ao jato de areia, meu ex-cunhado trabalhava com isto e chapeamento. Vi ele fazer varios fuscas jateando todo ele ..... claro que ele ja tinha muitos anos nesta atividade. é otimo para latas com pontos de ferrugem e cantos, tira toda a ferrugens.... e com um chapeador bom para refazer estas partes fica 0km.....

                    a grande questão é: o camarada q vai jatear é competente para isto?

                    no caso os fuscas q vi serem feitos desta forma foi jateado, feito a lata e pintura pelo mesmo carra. ele sabia o q estava fazendo do inicio ao fim.

                    como não estou em perto dos amigos, não servirá a referencia deste

                    mas deixo a luz de q ser for feito por pessoas competentes este trabalho(jato de areia a pintura) fica muito bom.

                    Comment


                    • #11
                      Re: Jato de areia

                      Olá amigos!

                      Recentemente comprei a pistola de jato de areia da Arprex, para tentar remover a ferrugem em locais de difícil acesso, onde com a lixadeira ou até escova não alcança ou por falta de espaço. Pistola é relativamente barato, paguei R$94,00, não informa se é pra uso profissional ou hobby, bom que é fácil de usar, mas requer alguns cuidados sobre a segurança, utilizar: luvas, óculos ou capacete com viseira e máscara, voa areia pra tudo quanto é lado e com força!

                      Ah! Compressor de 10 pes é o mínimo e trabalha com pressão de 90 lbs, isso é importantíssimo!

                      Fiz teste usando compressor 2hp, é baixo, o compressor fica trabalhando direto, mas se tiver tempo e paciência até dá pra realizar o serviço.

                      É proibido e prejudicial a saúde, usei areia(contém silicato) de filtros de piscina, mas como foi teste e funcionou perfeitamente! Agora estou providenciando Escoria de Cobre, onde o saco com 25kg custa R$16,50, é o material de melhor custo/benefício para essa atividade e não é prejudicial a saúde.

                      A pistola ainda pode ser utilizado pra remover tinta e ferrugem de grades e portão ou ainda fazer arte!

                      Abraço.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Jato de areia

                        Postado originalmente por ernest0h
                        Olá amigos!

                        Recentemente comprei a pistola de jato de areia da Arprex, para tentar remover a ferrugem em locais de difícil acesso, onde com a lixadeira ou até escova não alcança ou por falta de espaço. Pistola é relativamente barato, paguei R$94,00, não informa se é pra uso profissional ou hobby, bom que é fácil de usar, mas requer alguns cuidados sobre a segurança, utilizar: luvas, óculos ou capacete com viseira e máscara, voa areia pra tudo quanto é lado e com força!

                        Ah! Compressor de 10 pes é o mínimo e trabalha com pressão de 90 lbs, isso é importantíssimo!

                        Fiz teste usando compressor 2hp, é baixo, o compressor fica trabalhando direto, mas se tiver tempo e paciência até dá pra realizar o serviço.

                        É proibido e prejudicial a saúde, usei areia(contém silicato) de filtros de piscina, mas como foi teste e funcionou perfeitamente! Agora estou providenciando Escoria de Cobre, onde o saco com 25kg custa R$16,50, é o material de melhor custo/benefício para essa atividade e não é prejudicial a saúde.

                        A pistola ainda pode ser utilizado pra remover tinta e ferrugem de grades e portão ou ainda fazer arte!

                        Abraço.

                        Amigo,
                        Teria link ou fotos da pistola? Onde se consegue essa escória de cobre para o serviço?

                        Testou em chapas finas, para ver se causa empeno nelas, devido ao calor gerado? Conseguiu remover a tinta sem grandes dificuldades?

                        Abraço e desculpe a enchorrada de perguntas!
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                        Megasquirting

                        284º

                        Comment


                        • #13
                          Re: Jato de areia

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          Amigo,
                          Teria link ou fotos da pistola? Onde se consegue essa escória de cobre para o serviço?

                          Testou em chapas finas, para ver se causa empeno nelas, devido ao calor gerado? Conseguiu remover a tinta sem grandes dificuldades?

                          Abraço e desculpe a enchorrada de perguntas!
                          Grande Rafael!


                          Segue os links:
                          - Pistola - http://www.budinferramentas.com.br/loja/link.php?link=produto-103002-1136-pistola_jato_de_areia_com_mangueira_e_tubo_de_succ ao - tem outro mais barato, mas não conheço a marca e outro que da Arprex vem com bico adicional.
                          - Abrasivo - http://www.escoribras.com.br


                          No teste, o jateamento foi feito na face de baixo da lata que cobre a região do escapamento.

                          Resultado, removeu a tinta, os pontos de ferrugem que tinha, sobraram apenas risquinhos, talvez se tivesse insistido mais nessas regiões sairia brilhando, mas como estava usando areia(prejudicial a saúde) de piscina que é um pouco grosso e por conta da baixa produção de ar do compressor, pois tinha que aguardar ele carregar por completo pra depois continuar o jateamento e também por isso não percebi aquecimento na lata.

                          Não fiz teste na lataria pra remover a tinta, onde tem várias camadas e fundo, pois a minha intenção é remover a ferrugem em locais como dentro da saia traseira e outros locais onde é difícil utilizar ferramentas abrasivas.

                          Só um detalhe, a pistola não acompanha manual de instrução ou técnico, algumas informações obtive com o vendedor, mas ele menciona erronamente que pode utilizar areia e que seja bem fina...

                          Abração!

                          Obs: Podem fazer perguntas, se eu não tiver resposta, vou procurar saber ou os amigos da comunidade vão te ajudar.
                          Last edited by marcus; 01-07-2010, 02:14 PM.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Jato de areia

                            Postado originalmente por ernest0h
                            Grande Rafael!


                            Segue os links:
                            - Pistola - http://www.budinferramentas.com.br/loja/link.php?link=produto-103002-1136-pistola_jato_de_areia_com_mangueira_e_tubo_de_succ ao - tem outro mais barato, mas não conheço a marca e outro que da Arprex vem com bico adicional.
                            - Abrasivo - http://www.escoribras.com.br


                            No teste, o jateamento foi feito na face de baixo da lata que cobre a região do escapamento.

                            Resultado, removeu a tinta, os pontos de ferrugem que tinha, sobraram apenas risquinhos, talvez se tivesse insistido mais nessas regiões sairia brilhando, mas como estava usando areia(prejudicial a saúde) de piscina que é um pouco grosso e por conta da baixa produção de ar do compressor, pois tinha que aguardar ele carregar por completo pra depois continuar o jateamento e também por isso não percebi aquecimento na lata.

                            Não fiz teste na lataria pra remover a tinta, onde tem várias camadas e fundo, pois a minha intenção é remover a ferrugem em locais como dentro da saia traseira e outros locais onde é difícil utilizar ferramentas abrasivas.

                            Só um detalhe, a pistola não acompanha manual de instrução ou técnico, algumas informações obtive com o vendedor, mas ele menciona erronamente que pode utilizar areia e que seja bem fina...

                            Abração!

                            Obs: Podem fazer perguntas, se eu não tiver resposta, vou procurar saber ou os amigos da comunidade vão te ajudar.
                            Ernesto,
                            Muitíssimo obrigado pelos links!
                            Ótimas informações! Pode facilitar a vida de muita gente que queira botar a mão na massa e dar um trto na lata do Fusca!

                            Valeu mesmo!
                            Abraço!
                            Last edited by marcus; 01-07-2010, 02:15 PM.
                            Aos que não atualizaram ...

                            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

                            Comment


                            • #15
                              Re: Jato de areia

                              Esse jato nao ondularia a lata,caso usasse na porta ou lateral?

                              Ela seria boa também para tirar a tinta da churrasqueira(entre o vidro traseiro e a tampa do motor),pois é um local complicado de se trabalhar né?

                              em que lugares vc mais usou?

                              abraçao

                              Comment

                              Working...
                              X