Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Jato de areia

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Re: Jato de areia

    Postado originalmente por ernest0h
    Mais algumas fotos do resultado do jateamente com escória de cobre.




    Reparem que ainda existem regiões avermelhadas, mas se "forçar" um pouco mais some tudo, só não fiz isso pois essas regiões perdeu muito material por causa da ferrugem.



    Esses pontos pretos, são buracos onde a ferrugem "comeu" pelo lado da roda na região onde é fixado o suporte do para-choque.
    ernest0h,

    Muito legal seu trabalho e me incentivou a fazer eu mesmo a limpeza na reforma do meu Fusca.

    Uma pergunta, claro se vc puder responder.

    Qual a quantidade de escoria de cobre vc usou? tem uma ideia de quantidade para limpar uma carroceria de Fusca?

    Obrigado
    Ricardo Zampolli
    Fusca - Ano 1965
    Motor 1300
    Pertronix Ignitor I
    São Paulo - SP

    Comment


    • #32
      Re: Jato de areia

      Postado originalmente por ernest0h
      Grande Rafael!

      Não percebi nenhum aquecimento, onde a pressão do ar e o material abrasivo não são suficientes nem para "empurrar" a lata... o que pode ocorrer é desgaste irregular da superfície por abrasão, mas isso se permanecer por longo período no mesmo lugar.

      Como a pistola que utilizo é linha semi-profissional, com pressão de trabalho de 90psi, com consumo de ar de 10pcm, bico fino e por sucção do material abrasivo, chega até esfriar a chapa e mesmo que o ar dentro do cilindro do compressor esteja quente.

      Talves se usar esse modelo de pistola profissional,


      talvez pode ocorrer ondulamente e aquecimento, pois como o diâmetro do bico é maior e o abrasivo vem por gravidade, deve projetar bem mais abrasivo do que por sucção.

      Abração!
      Valeu Ernest0h,

      Muito obrigado pelas explicações, cara.
      Só mais um pedido, teria como postar fotos da pistola que você está utilizando?

      Como o Zampolir disse, vendo o resultato também fiquei animado de botar a mão na massa quando for restaurar o meu!

      Abraço.
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • #33
        Re: Jato de areia

        Postado originalmente por Zampollir
        ernest0h,

        Muito legal seu trabalho e me incentivou a fazer eu mesmo a limpeza na reforma do meu Fusca.

        Uma pergunta, claro se vc puder responder.

        Qual a quantidade de escoria de cobre vc usou? tem uma ideia de quantidade para limpar uma carroceria de Fusca?

        Obrigado

        Zampollir,

        Como está nas fotos, onde fiz o serviço, utilizei praticamente somente um balte de 3 litros, como não possuo cabine própria para jateamento na minha garagem... forrei o chão com lona de cobertura e subi as laterais em cerca de 1m, com isso consegui reaproveitar o material abrasivo e as perdas foram bem mínimas, algo em torno de 5% ou nem isso.

        Aconselho jatear somente as regiões onde as ferramentas mecânicas não possam ser utilizadas por falta de espaço ou superfícies irregurales, como dentro dos para-lamas, saia traseira, caixa de estepe, cofre do motor e câmbio.

        De início não sabia o quanto de material abrasivo seria necessário, o vendedor orientou comprar 50kg, pois como eu não possuia cabine própria para esse serviço...


        Abraço!

        Comment


        • #34
          Re: Jato de areia

          Postado originalmente por Rafael_MO
          Valeu Ernest0h,

          Muito obrigado pelas explicações, cara.
          Só mais um pedido, teria como postar fotos da pistola que você está utilizando?

          Como o Zampolir disse, vendo o resultato também fiquei animado de botar a mão na massa quando for restaurar o meu!

          Abraço.

          Grande Rafael,

          Fotos da pistola:


          Vem nessa "embalagem", mas sem nenhum manual de instrução contendo informações de pressão de trabalho e tipo de compressor que tem que utilizar... essas informações foram passadas pelo vendedor.


          Restante do serviço de funilaria e pintura será feito por um profissional.

          Botei a mão na massa nessas regiões, porque quando reformei, a ferrugem não foi removida corretamente, com o tempo começou a "pipocar", usando penas a unha caiu o emborrachamento mostrando que nada foi feito e que apenas foi coberto com tinta e bati pedra.

          Abraço!
          Arquivos Anexos

          Comment


          • #35
            Re: Jato de areia

            Postado originalmente por ernest0h
            Zampollir,

            Como está nas fotos, onde fiz o serviço, utilizei praticamente somente um balte de 3 litros, como não possuo cabine própria para jateamento na minha garagem... forrei o chão com lona de cobertura e subi as laterais em cerca de 1m, com isso consegui reaproveitar o material abrasivo e as perdas foram bem mínimas, algo em torno de 5% ou nem isso.

            Aconselho jatear somente as regiões onde as ferramentas mecânicas não possam ser utilizadas por falta de espaço ou superfícies irregurales, como dentro dos para-lamas, saia traseira, caixa de estepe, cofre do motor e câmbio.

            De início não sabia o quanto de material abrasivo seria necessário, o vendedor orientou comprar 50kg, pois como eu não possuia cabine própria para esse serviço...


            Abraço!
            Obrigado pela resposta.

            Já estou começando, comprei a pistola e estou negociando a escoria de cobre... risos Vai ser muito legal...
            Ricardo Zampolli
            Fusca - Ano 1965
            Motor 1300
            Pertronix Ignitor I
            São Paulo - SP

            Comment


            • #36
              Re: Jato de areia

              Postado originalmente por Zampollir
              Obrigado pela resposta.

              Já estou começando, comprei a pistola e estou negociando a escoria de cobre... risos Vai ser muito legal...

              Acho que 25kg de escoria de cobre, que é mínimo que eles vendem, já é o suficiente, mas desde que consiga reutilizar o material várias vezes.

              De resto não tem segredo, só utilizar os EPIs(Equipamentos de Proteção Individual).

              Abraço.

              Comment


              • #37
                Re: Jato de areia

                Postado originalmente por ernest0h
                Acho que 25kg de escoria de cobre, que é mínimo que eles vendem, já é o suficiente, mas desde que consiga reutilizar o material várias vezes.

                De resto não tem segredo, só utilizar os EPIs(Equipamentos de Proteção Individual).

                Abraço.
                Valeu mesmo.
                Ricardo Zampolli
                Fusca - Ano 1965
                Motor 1300
                Pertronix Ignitor I
                São Paulo - SP

                Comment


                • #38
                  Re: Jato de areia

                  Ernest0h,

                  Valeu pela imagem das pistolas.
                  Com certeza dá pra fazer um trabalho bem legal com elas.
                  Parabéns pela coragem na empreitada!

                  Forte abraço.
                  Aos que não atualizaram ...

                  ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                  Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                  VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                  Megasquirting

                  284º

                  Comment


                  • #39
                    Re: Jato de areia

                    Postado originalmente por aisser
                    ola pessoal. Quanto ao jato de areia, meu ex-cunhado trabalhava com isto e chapeamento. Vi ele fazer varios fuscas jateando todo ele ..... claro que ele ja tinha muitos anos nesta atividade. é otimo para latas com pontos de ferrugem e cantos, tira toda a ferrugens.... e com um chapeador bom para refazer estas partes fica 0km.....

                    a grande questão é: o camarada q vai jatear é competente para isto?

                    no caso os fuscas q vi serem feitos desta forma foi jateado, feito a lata e pintura pelo mesmo carra. ele sabia o q estava fazendo do inicio ao fim.

                    como não estou em perto dos amigos, não servirá a referencia deste

                    mas deixo a luz de q ser for feito por pessoas competentes este trabalho(jato de areia a pintura) fica muito bom.
                    Passe a referência, amigão, pois posso levar o carro a Santa Cruz-RS.

                    Grato!

                    Comment


                    • #40
                      Re: Jato de areia

                      Postado originalmente por ernest0h
                      Troquei o respirador por mais eficiente, pois o repirador anterior não tinha boa vedação... resumindo, não era eficiente para o propósito.

                      Esse é bom, pois serve também para gases.

                      Abraços!

                      eu trabalho com jateamento, só que de implantes ortopédicos. Com jateamento com micro esferas de vidro, granalha de aço esferas de alumíno.
                      naõ use essa mácara para fazer o trabalho de jateamento! ela não vai te defender com o pó, ela é específica para gases e produtos químicos. Eu uso esta máscara para lavar os implantes mas, quando tenho que jatear mudo a máscara para aquela azul que é a melhor para pó e névua.
                      O melhor seria jatear com a micro esfera de vidro mas, por ser muito fina não tem como aproveitar (faço o trabalho de jateamento numa cabine).

                      boa sorte.

                      Comment


                      • #41
                        Re: Jato de areia

                        ernest0h,

                        Mto bom o trabalho cara ... proximo fusca que eu comprar vou fazer isso !!!

                        Obrigado por compartilhar
                        (o\ ! /o) Todo proprietário de um veículo antigo, tem em suas mãos uma parte da história. (o\ ! /o)

                        Comment


                        • #42
                          Re: Jato de areia

                          Parabens Cara, Muito Bom O Trampo , Vai Fica Show..
                          1600 T BLACK PARTE II , POR QUE O SONHO NUNCA MORRE





                          Comment


                          • #43
                            Re: Jato de areia

                            Mas vc jah jateou o carro todo??? como ficou os outros pontos??
                            Posta foto pra galera ver!!!!!
                            Danilo
                            VW Fusca 84 Alcool

                            Comment


                            • #44
                              Re: Jato de areia

                              Postado originalmente por alma negra
                              ernest0h,

                              Mto bom o trabalho cara ... proximo fusca que eu comprar vou fazer isso !!!

                              Obrigado por compartilhar
                              Eu que agradeço pelos elogios!

                              Comment


                              • #45
                                Re: Jato de areia

                                Postado originalmente por Rodrigho
                                Parabens Cara, Muito Bom O Trampo , Vai Fica Show..
                                Obrigado pelo elogio!

                                Comment

                                Working...
                                X