Pensei em abrir esse tópico na Seção Insanidade mas por se tratar de AP resolvi abri-lo aqui mesmo.
A carcaça original da ventoinha do radiador AP possui uma tampa na abertura indicada pela seta amarela.
Essa tampa tem mais ou menos o aspecto esboçado no desenho abaixo, onde as "persianas" abrem e fecham livremente:
Seu principio de funcionamento, presumo que seja assim:
Quando o veículo está em movimento, numa boa velocidade, principalmente com o radiador colocado na frente, e a ventoinha parada, o fluxo de ar que atravessa a colméia do radiador abre as "persianas" assegurando uma grande área de fluxo de ar.
Quando o veiculo está parado (ou no trânsito lento) e a ventoinha entra em funcionamento, as "persianas" se fecham. Isso assegura que o fluxo de ar atravesse obrigatoriamente a colméia do radiador. Se as "persianas" não existissem (ou forem removidas) uma grande quantidade de ar seria sugada pela ventoinha através da abertura mostrada pela seta amarela na 1ª fig e não atravessaria a colméia do radiador.
O problema é que as carcaças paralelas não vem com esta tampa de persianas e esta tampa é praticamente impossível de se encontrar nas autopeças.
Embora o meu veículo possua radiador atrás, praticamente tapado pelo encosto do banco traseiro e não apresente problemas de super aquecimento, pretendo tapar a abertura (mostrada pela seta amarela) com "contact" para ver se melhora a resposta do sistema quando a ventoinha entrar em funcionamento. Se der "zebra" é só arrancar o "contact".
Obs: O veículo possui um pequeno defletor (especie de quebra vento) do lado direito, não mostrado nas fig, que direciona um pouco de ar para o radiador.
Qualquer comentário, crítica, sugestão ou ainda me presentear com uma tampa original serão bem vindos.
A carcaça original da ventoinha do radiador AP possui uma tampa na abertura indicada pela seta amarela.
Essa tampa tem mais ou menos o aspecto esboçado no desenho abaixo, onde as "persianas" abrem e fecham livremente:
Seu principio de funcionamento, presumo que seja assim:
Quando o veículo está em movimento, numa boa velocidade, principalmente com o radiador colocado na frente, e a ventoinha parada, o fluxo de ar que atravessa a colméia do radiador abre as "persianas" assegurando uma grande área de fluxo de ar.
Quando o veiculo está parado (ou no trânsito lento) e a ventoinha entra em funcionamento, as "persianas" se fecham. Isso assegura que o fluxo de ar atravesse obrigatoriamente a colméia do radiador. Se as "persianas" não existissem (ou forem removidas) uma grande quantidade de ar seria sugada pela ventoinha através da abertura mostrada pela seta amarela na 1ª fig e não atravessaria a colméia do radiador.
O problema é que as carcaças paralelas não vem com esta tampa de persianas e esta tampa é praticamente impossível de se encontrar nas autopeças.
Embora o meu veículo possua radiador atrás, praticamente tapado pelo encosto do banco traseiro e não apresente problemas de super aquecimento, pretendo tapar a abertura (mostrada pela seta amarela) com "contact" para ver se melhora a resposta do sistema quando a ventoinha entrar em funcionamento. Se der "zebra" é só arrancar o "contact".
Obs: O veículo possui um pequeno defletor (especie de quebra vento) do lado direito, não mostrado nas fig, que direciona um pouco de ar para o radiador.
Qualquer comentário, crítica, sugestão ou ainda me presentear com uma tampa original serão bem vindos.
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