Bom dia a todos,
Sou novo no fórum, ainda sem carro, mas com um Puma engatilhado para compra.
Como pretendo viajar muito com o carro e também usá-lo em track-days, o motor VW a ar não anima muito, pois quero algo relativamente potente, mas injetado e sem preparação alguma. Pesquisei desde motores AP até de motos esportivas e o que pareceu mais adequado para meu uso, além de ter o menor custo de aquisição foram os Subaru EJ 18 a EJ 25. Pesquisei um pouco mais e optei pelo EJ 22 devido ao cabeçote SOHC (apesar de mais eficientes, pelo menos no Fusca, parece que os DOHC precisam de cortes na lataria, mas pretendo medir antes da compra e se for o caso pegar um EJ 25 de 98 pra cá, pois os anteriores apresentaram problemas), que torna o motor mais estreito, e a fama de indestrutível que surgiu nele.
Nisso surgiram as dúvidas (como vão perceber, não entendo nada de mecânica):
- É possível legalizar a adaptação? Como?
- Que câmbio utilizar, visto que o do Subaru parece longo demais para encaixar no chassi? Queria algo de no mínimo 5 marchas.
- Dicas sobre o sistema de arrefecimento? Gostaria de deixar o carro com o visual externo mais original possível.
- Uma vez que o Puma a ser comprado é conversível, o que fazer para melhorar a estabilidade? É preciso confeccionar um chassi tubular ou o original dá conta do recado? Dicas para reforço nas estruturas sem aumentar demais o peso? É possível fazer um santo antônio retrátil apenas para uso em pista?
- O que fazer nas suspensões para suportar a demanda extra?
Esse é um projeto que deve levar alguns anos, então o custo não é um grande problema, pois será em "suaves prestações" e sem a menor pressa.
E a idéia é mostrar o andamento por aqui. Assim que surgirem novas dúvidas vou atualizando e quando pegar o carro, coloco fotos. Pretendo fazer algo bem completo para ajudar quem pretende fazer essa adaptação no futuro.
Agradeço a ajuda desde já.
T+
Sou novo no fórum, ainda sem carro, mas com um Puma engatilhado para compra.
Como pretendo viajar muito com o carro e também usá-lo em track-days, o motor VW a ar não anima muito, pois quero algo relativamente potente, mas injetado e sem preparação alguma. Pesquisei desde motores AP até de motos esportivas e o que pareceu mais adequado para meu uso, além de ter o menor custo de aquisição foram os Subaru EJ 18 a EJ 25. Pesquisei um pouco mais e optei pelo EJ 22 devido ao cabeçote SOHC (apesar de mais eficientes, pelo menos no Fusca, parece que os DOHC precisam de cortes na lataria, mas pretendo medir antes da compra e se for o caso pegar um EJ 25 de 98 pra cá, pois os anteriores apresentaram problemas), que torna o motor mais estreito, e a fama de indestrutível que surgiu nele.
Nisso surgiram as dúvidas (como vão perceber, não entendo nada de mecânica):
- É possível legalizar a adaptação? Como?
- Que câmbio utilizar, visto que o do Subaru parece longo demais para encaixar no chassi? Queria algo de no mínimo 5 marchas.
- Dicas sobre o sistema de arrefecimento? Gostaria de deixar o carro com o visual externo mais original possível.
- Uma vez que o Puma a ser comprado é conversível, o que fazer para melhorar a estabilidade? É preciso confeccionar um chassi tubular ou o original dá conta do recado? Dicas para reforço nas estruturas sem aumentar demais o peso? É possível fazer um santo antônio retrátil apenas para uso em pista?
- O que fazer nas suspensões para suportar a demanda extra?
Esse é um projeto que deve levar alguns anos, então o custo não é um grande problema, pois será em "suaves prestações" e sem a menor pressa.
E a idéia é mostrar o andamento por aqui. Assim que surgirem novas dúvidas vou atualizando e quando pegar o carro, coloco fotos. Pretendo fazer algo bem completo para ajudar quem pretende fazer essa adaptação no futuro.
Agradeço a ajuda desde já.
T+
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