Essa sujestão foi apresentada no Tópico "Brasilia Motor AP" : http://www.fusca4ever.com.br/showthr...silia-Motor-AP .
posts n° 24 http://www.fusca4ever.com.br/showthr...4295#post54295
n° 30 http://www.fusca4ever.com.br/showthr...7610#post57610
(Como papo adicional, ver tambem posts n° 15, 17, 33, e 35 daquele Tópico)
Abri este Tópico por entender que o assunto é válido para qualquer motor AP, principalmente com radiador "atrás" e não especificamente para uma "Brasilia AP".
Um detalhe que me passou desapercebido na ocasião é quanto a válvula termostática a ser usada. Sugiro usar o modelo VT 248 (para motores AE ou CHT) no lugar do modelo VT 288 (original dos AP), ambos da MTE-THOMSON. O modelo VT 248 não possui o "chapéu". Este "chapéu", quando a válvula abre, obstrui parcialmente o fluxo d'agua (que vem da parte debaixo do radiador entrando na câmara inferior da bomba d'agua) para a câmera superior da bomba.
Com o uso da válvula original para AP, VT 288, observa-se que o sistema "ronrona" quando a válvula abre. Com a válvula sugerida, VT 248 para AE ou CHT, o funcionamento (fluxo d'agua) é suave, não faz barulho (não ronrona) e a resposta (arrefecimento) é mais rápida.
Um detalhe importante é que deve-se usar o anel oring de vedação 0228 (original dos AP) que acompanha a válvula VT 288 (tambem original dos AP). A junta 1458 que acompanha a válvula VT 248, sugerida, não serve na bomba dos AP.
Importante tambem é escolher, conforme o caso, o grau térmico (°C) do conjunto Válvula Termostática e Cebolão do radiador a ser usado. Isso dependerá do combustível (alcool ou gasolina) e do fluxo de ar que atravessa o radiador.
Ex: Passat/Voyage antigos, gasolina, radiador na frente
válvula = 80 (começa a abrir com 80°C)
cebolão = 86/76 (liga com 86°C, desliga com 76°C)
Meu veículo: triciclo, mesmo motor, gasolina, motor e radiador atrás (tapado pelo banco traseiro)
válvula usada= 77 (começa a abrir com 77°C)
cebolão usado= 82/77 (liga com 82°C, desliga com 77°C)
obs: Não consegui achar o cebolão 82/72, que estimava ser o mais indicado, só achei o 82/68 (68 é muito baixo), achei o 82/77 da Wahler
Segue anexo fig. dos modelos de válvulas termostática citados.
posts n° 24 http://www.fusca4ever.com.br/showthr...4295#post54295
n° 30 http://www.fusca4ever.com.br/showthr...7610#post57610
(Como papo adicional, ver tambem posts n° 15, 17, 33, e 35 daquele Tópico)
Abri este Tópico por entender que o assunto é válido para qualquer motor AP, principalmente com radiador "atrás" e não especificamente para uma "Brasilia AP".
Um detalhe que me passou desapercebido na ocasião é quanto a válvula termostática a ser usada. Sugiro usar o modelo VT 248 (para motores AE ou CHT) no lugar do modelo VT 288 (original dos AP), ambos da MTE-THOMSON. O modelo VT 248 não possui o "chapéu". Este "chapéu", quando a válvula abre, obstrui parcialmente o fluxo d'agua (que vem da parte debaixo do radiador entrando na câmara inferior da bomba d'agua) para a câmera superior da bomba.
Com o uso da válvula original para AP, VT 288, observa-se que o sistema "ronrona" quando a válvula abre. Com a válvula sugerida, VT 248 para AE ou CHT, o funcionamento (fluxo d'agua) é suave, não faz barulho (não ronrona) e a resposta (arrefecimento) é mais rápida.
Um detalhe importante é que deve-se usar o anel oring de vedação 0228 (original dos AP) que acompanha a válvula VT 288 (tambem original dos AP). A junta 1458 que acompanha a válvula VT 248, sugerida, não serve na bomba dos AP.
Importante tambem é escolher, conforme o caso, o grau térmico (°C) do conjunto Válvula Termostática e Cebolão do radiador a ser usado. Isso dependerá do combustível (alcool ou gasolina) e do fluxo de ar que atravessa o radiador.
Ex: Passat/Voyage antigos, gasolina, radiador na frente
válvula = 80 (começa a abrir com 80°C)
cebolão = 86/76 (liga com 86°C, desliga com 76°C)
Meu veículo: triciclo, mesmo motor, gasolina, motor e radiador atrás (tapado pelo banco traseiro)
válvula usada= 77 (começa a abrir com 77°C)
cebolão usado= 82/77 (liga com 82°C, desliga com 77°C)
obs: Não consegui achar o cebolão 82/72, que estimava ser o mais indicado, só achei o 82/68 (68 é muito baixo), achei o 82/77 da Wahler
Segue anexo fig. dos modelos de válvulas termostática citados.
Comment