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AP vs OHC

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  • #16
    Postado originalmente por 1300l
    Belo primeiro post JR hehehe.
    Eu fazia ideia desse potencial do motor, mas nao tinha nenhuma prova disso (devido a minha temporaria ignorancia nesse assunto).
    Quanto as adaptações Frankstein, a principio eu tento evitar as peças que nao sao da volks (achei MUITO bem citado de sua parte as pinças do golf e santana e o cilindro mestre do mesmo)
    Mas se nao tem jeito, eu coloco as de outra marcas (como o melhor filtro de combustivel que ja usei, é o filtro da Ford Ranger V6)

    Fale mais de seu fusca, é boxer ou voce adaptou outro motor? Se adaptou, fale tudo passo a passo ;)
    Dá-lhe 1300L! Blz cara?
    Então, há muito conheço pessoas que se utilizavam desse motor na arrancada de Ctba. Uma galera meio ignorante sabe... teve um que montou um maverick em 10 anos... tipo, o cara montou um funny car pra rua... ficou ignorante... outro, instalou um V8 302 CANADENSE em um chevette... mas esse 8 girava mais de 8 com força... na primeira acelerada de verdade, o chevette parecia um caranguejo... partiu no meio...

    E esses caras já haviam me falado há tempos desses motores. Na época eu tava com a idéia de montar um 'chepala'. Mas não virou nem projeto...
    Esse motor, ainda tenho que comentar, que nossos 'amigos' los hermanos, como fazem com os FIAT, estão bem desenvolvidos por lá na Argentina. Tanto em cabeçotes multiválvulas como em cabeçotes comuns, as cavalarias geradas são bem grandes... afinal, 2.3l é coisa... (o primeiro ômega 6cil era 3.0l como vcs devem se lembrar)... e detalhe, salvo engano, um dos pontos fortes desse motor é justamente a R/L, o que faz que ele rode macio e atinja altas rotações desde que em um câmbio bem escalonado... E o motor GM nem se fala... cada um com suas características, mas excelentes motores... enfim, mas não colocaria em um fusca! huahuahuahua

    Meu atual projeto, o qual está em fase inicial de execução (aquisição de peças), está no seguinte estágio: O que já tenho comprado:
    1-meu purga tá na garagem parado (acho que pifou a bomba de gasolina dele).
    2-Motor AP1.9L, cabeçote de fluxo cruzado do golf GLX 2.0.
    3-Injeção FUELTECH RACE-PRO 1Fi, juntamente com o SPARKPRO 1.
    4-Caixa seca da kombi diesel zerada comprada.
    5-suspensão traseira IRS com parte final das longarinas da Kombi Diesel para sustentação do motor com seus coxins originais
    6-rodas Binno Spider R16 e pneus pirelli P6000;
    7-Instrumentação: Tacômetro 5x1 da AutoGauge (conta giros, pressão de óleo, temperatura de óleo e água e shift-light), Hallmeter/pirômetro ODG, pressão de combustível oilfilled da autometer.

    o que falta comprar ainda:

    1-bomba elétrica de combustível, bicos injetores, dosador HPI e caneta, sonda lambda;
    2-homocinéticas da Kombi (cofap/nakata) e cubos de rodas e relação 8x31.
    3-Freios dianteiros disco ventilado e pinça de santana; Servo e cilindro mestre de santana; freio a disco traseiro com pinças do Golf e disco de fuke.
    4-Suspensão dianteira com dupla catraca e amortecedores (D20) para a traseira do purga.
    5-Platô da Kombi Diesel e disco de embreagem de cerâmica;
    6-Cilindros meste e auxiliar de embreagem da Toyota Bandeirantes (TRW/Varga).
    7-Caixa de direção de monza.
    8-Ah, tava esquecendo. Vou fechar meu AP com bielas 4-5mm maiores. Vou andar com taxa estática original do motor AP a álcool 12:1 (posteriormente vou turbiná-lo com essa taxa mesmo)
    9-amperímetro e voltímetro

    Caracas, olha o tamanho do post... mas tá aí... aberto a críticas e sugestões... observação: AJUDA É E SERÁ SEMPRE BEM VINDA!!! :mrgreen:

    Abrax! comenta que depois eu volto aqui pra ver!

    Seguem algumas fotenhas...
    Arquivos Anexos
    Last edited by JRBENTO; 16-02-2008, 06:13 PM.

    Comment


    • #17
      E ai JR blz cara?
      Bela explicação. Fico impressionado em como os argentinos realmente estao a frente nesse ponto. Acho que um exemplo são os Peugeot 206 na epoca em que so tinha importado.
      Pois quando o 206 passou a ser fabricado aqui, sua qualidade mecanica caiu muito em comparação a os argentinos, só agora em 2007/2008 que sairam uns 206 melhores que aqueles importados do ano de 1999 (9 anos de diferença ja!)

      Eu nunca dirigi um carro ignorante. Pequeno com motor ENORME, como esse chevete V8, tem uns fuscas V8 também por ai. Aliaz, isso é bem a cabeça ameriana. Colocar o MAIOR MOTOR que vc achar, mas deixar a desejar na tecnologia geral (um exemplo disso é o Dodge Viper, tudo bem que é um puta carro, mas tirando que o motor é o mais potente ja feito, a tecnologia de suspenção e freio dele deixa muito a desejar comparado a seus concorrentes europeus)

      Eu gosto de tecnologia, motor pequeno/medio que gira e desenvolve potencia extrema, com tudo equalizado (cambio bem feito, injeção fodida, etc)
      Porém mecher nesse OHC e nos do opala, tem que seguir a cabeça americana, de ser bem ignorante mesmo. Não é la muito a minha praia, mas até que quero esperimentar mecher nessa minha rural só pra sentir um pouco o que esses americanos sentem com um carro com potencia sem igual.

      Nossa, belo projeto o seu viu?
      Deve ter sido dificil achar esse cambio da kombi a disel, elefante muito branco hehehe.
      Bem, a principio eu nao tenho nada a te sugerir, eu acho que seu projeto ja esta perfeito como esta. De muito bom gosto e proficionalismo, esta de parabens!

      Só queria saber, qual ingnição voce vai usar e também se voce vai rebaixar o teto como o piquet fez no fusca 3.0 dele (para melhorar a estabilidade)
      Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

      Comment


      • #18
        Postado originalmente por 1300l
        E ai JR blz cara?
        Bela explicação. Fico impressionado em como os argentinos realmente estao a frente nesse ponto. Acho que um exemplo são os Peugeot 206 na epoca em que so tinha importado.
        Pois quando o 206 passou a ser fabricado aqui, sua qualidade mecanica caiu muito em comparação a os argentinos, só agora em 2007/2008 que sairam uns 206 melhores que aqueles importados do ano de 1999 (9 anos de diferença ja!)

        Eu nunca dirigi um carro ignorante. Pequeno com motor ENORME, como esse chevete V8, tem uns fuscas V8 também por ai. Aliaz, isso é bem a cabeça ameriana. Colocar o MAIOR MOTOR que vc achar, mas deixar a desejar na tecnologia geral (um exemplo disso é o Dodge Viper, tudo bem que é um puta carro, mas tirando que o motor é o mais potente ja feito, a tecnologia de suspenção e freio dele deixa muito a desejar comparado a seus concorrentes europeus)

        Eu gosto de tecnologia, motor pequeno/medio que gira e desenvolve potencia extrema, com tudo equalizado (cambio bem feito, injeção fodida, etc)
        Porém mecher nesse OHC e nos do opala, tem que seguir a cabeça americana, de ser bem ignorante mesmo. Não é la muito a minha praia, mas até que quero esperimentar mecher nessa minha rural só pra sentir um pouco o que esses americanos sentem com um carro com potencia sem igual.

        Nossa, belo projeto o seu viu?
        Deve ter sido dificil achar esse cambio da kombi a disel, elefante muito branco hehehe.
        Bem, a principio eu nao tenho nada a te sugerir, eu acho que seu projeto ja esta perfeito como esta. De muito bom gosto e proficionalismo, esta de parabens!

        Só queria saber, qual ingnição voce vai usar e também se voce vai rebaixar o teto como o piquet fez no fusca 3.0 dele (para melhorar a estabilidade)
        Então cara, a tecnologia não está aí para nada sabe... eu lembro de uma propaganda da Audi/Pirelli que dizia: "potência não é nada sem controle". E para mim é em todos os aspectos...

        Eu dirigi uns carrinhos bem bons já... tipo, ignorantes... uns 8tão tipo Maverick, Dodge Magnum, o Charger R/T, uns opalões cabulosos e tals... Claro que EUA é EUA... mas enfim... eu ainda gosto bastante dos japoneses e europeus... as Mecas, os Audi, os Subaru, Nissan tops são demais. E na minha opinião, melhores carros que os americanos...

        Ah, em relação aos los hermanos (eca): os caras, na década de 50/60, fizeram o primeiro vôo supersônico da américa latina com um avião militar caça de fabricação total argentina meu chapa... os brasileiros deveriam tentar ao menos aprender com o que eles têm de bom... pq o resto... huahuahuahua

        Mas em relação ao meu projeto.
        O câmbio da Kombi diesel caiu no meu colo cara... foi um achado. A carcaça não apresentava trincas, soldas nem nada cara... e paguei R$450,00... um achado...
        A ignição que vou usar é o SPARK-PRO 1 da FUELTECH com a bobina do AP Mi de 2 fios. DEpois pretendo trocar por roda fônica, colocar bobina MSD e tals... mas se for fazer tudo o que quero haja $$$... num tem $$$ que chegue e meu projeto nunca vai passar para a parte de montagem!!!

        Esteticamente, eu pretendo fazer um fusca da 2ª Guerra Mundial, da LuftWaft, força aérea alemã.
        Será verde exército escuro semi brilho, farol olho-de-boi com grade cromada (como a dos Porsches), sem frisos... só com maçaneta, pára-choques e retrovisores beeeeeem cromados... e o símbolo da luftwaft aerografado no canto superior esquerdo das chapas de porta, na tampa traseira, e no capô, mas nada de aberração... tipo, todo painel iluminado por leds e tals... bancos san marino... mas essa é uma segunda etapa... primeiro vou deixar ele ao estilo HoodRide, muita mecânica... Eu acho que até julho termino a mecãnica... e dezembro a funilaria/lataria...

        Em relação a rebaixar o teto, pretendo sim, mas não nesse momento. Segue uma foto de inspiração, só pra ter uma idéia do que pretendo.

        Abrax!!!
        Arquivos Anexos

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        • #19
          É eu concordo com vc, os europeus e japoneses hightech (porsche, subaru, nissan, até mercedes) dao de mil a zero em qual quer americano. Seja Hot Rod, Musscle cars, Modernos como o Viper.
          Não é feitiçaria é tecnologia!

          Eu nao gosto de argentinos tb, mas o que me descepciona no brasil é que realmente poderia-mos absolver o pouco de bom que eles tem a nos oferecer (pois cada cultura tem seu lado positivo) e crescer. Mas, quem sabe um dia né?

          Cara, 450 por um cambio desses é de graça! Realmente caiu do ceu!!!
          A ingnição nao poderia ser de escolha melhor, assim como o gosto. Adoro esses primeiros VW com visual de guerra, e o verde-militar fosco é o que ah! Combina perfeitamente com qual quer fusca!

          Só uma pena que realmente, demora um ano para ver o resultado perto do final, e isso se vc tem uma reserva de grana pra investir. No meu caso, to meio frustrado pq gastei d+ no meu que roubaram agora to sem grana pra deixar o novo fusca legal. Mas com o tempo chego la.

          Esse fusca da foto é brasileiro? Achei lindo também. Vou até salvar a foto para um dia tentar fazer uma replica hehehe.

          Eu queria te mostrar o site que diz mais do fusca do piquet, pois pode te dar uma ideias. Ele usou suspenção trazeira da kombi alema, por exemplo. Ai nao sei se pra vc sairia caro, e se é melhor que as que vc quer por, mas é uma opção a mais
          o end é esse:
          http://www.speed-fever.com.br/automo...iquet3000.html

          Ai nao esqueça de colcoar fotos de cada passo que vc der nesse carro, que vai ficar dos infernos!
          Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

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          • #20
            Postado originalmente por JRBENTO
            grande Master Vader...

            Inicio meu post com uma dúvida: OHC siginifica On Head Command, correto? Se a resposta for afirmativa, o AP assim se enquadra justamente neste conceito de motor que os Srs. estão debatendo.

            O Ford 2.300 dos Maverick, Rural e Willys, foram utilizados erroneamente pela Ford do Brasil. Apesar de ter força em baixa, a configuração desse motor não foi feita para o trabalho para o qual fora destinado. A exemplo disso, temos o Mustang nos EUA para demonstrar a real vocação deste motor.

            Na europa, este motor ainda é utilizado em competições, e chega a grandes potências e RPM's. Salvo engano, esses dias atrás estava lendo uma reportagem justamente sobre esses motores... e na Europa, parece que conseguirem arrancar assustadores 12.300 RPM com cabeçotes multiválvulas... a Robustez desse motor Ford, permite aliviar suas partes móveis de modo que, se bobear, vc tiraria uns 350Kg do motor, de tanto excesso de ferro... huahuahuahua

            Já o motor GM, é conhecido, em sua versão a álcool, como um dos motores mais duráveis já produzidos e que equipavam veículos brasileiros. Existem relatos de taxistas em São Paulo que esse motor chegavam aos 400.000Km rodados sem realizar uma retífica!!! Contudo, sua vocação é para torque em baixas rotações. Mas já fiquei sabendo que, turbinando e escalonando o câmbio, vira um :evil: o carro que é equipado com esse motor (geralmente 'Chepalas') apesar dos baixos RPM atingidos...

            Sabe, sempre vejo vcs comentando que não curtem motor AP em Fusca... O que eu não suporto é ver caixa de direção de GM, pinças de FIAT, e outras adaptações no fusca...

            Eu estou demorando para iniciar a montagem do meu pq estou utilizando tudo da "genitora" do fusca, ou seja, da VW... Pinças de santana na frente, de golf atrás. A caixa de direção estou tentando fugir da de monza, mas está difícil... o meu é um Frankstein com partes de pessoas da mesma mãe... sendo tudo VW pra mim, parece que é menos adaptação, sacam?!?!?! :mrgreen:

            Abrax!
            cara belo post mesmo, meu parabens

            quanto a durabilidade q vc citou ali sobre os 400.000km num motor sem retifica, tenho em casa uma prova q os APs tambem duram tudo isso sem abrir, meu pai tah com um gol bola 1997 ap 1.6 mi, e tah com seus 380.000 sem nenhuma retifica e naum fuma, naum baixa oleo, nada, e funciona perfeito

            outra coisa eh isso q vc falou mesmo, sobre adaptar coisas q naum saum da genitora hehe, eu adaptei as pinças do santana na frente, do golf na traseira, mais tambem eu fujo um poko das regras hihihi, pois uso amortecedores da D-20 na traseira e do kadett na dianteira a ar, puxadores de porta e maquinas de vidro sao do FIAT Tipo rsrsrs

            mais tah tudo funcionando hehe, ah e tem o corpo de injeção q to usando da familia VW ....

            abraços

            t+
            VW 1966 AP 2.0 TURBO - IE PROTUNE PR440 DRAG FULL!!!

            "IT'S NOT A CAR, IT'S A VOLKSWAGEN!!"

            MODERADOR FORUM FUSCA BRASIL

            RENEGADE PLACE!!!

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            • #21
              È 1300L tem um cara no parána que usou ou esta usando um OHC primeiro em uma TC depois em um fusca de arrancada, esse motor ao contrario dos 4 de opala é originalmente americano portanto lá tem muita variedade de peças de performace pra esse motores, de tudo mesmo e ele vem evoluindo a anos no mercado americano sendo que os famosos Duratec são uma evolução dos OHC, mas acho que no fusca se for utilizado na traseira ele fica muito pesado fazendo o caro perder a frente, e quanto a contruir um novo chassi e colocar o motor central não valeria a pena em termos de custo, se vc tem ódio dos AP e quer fazer um fusca com um motor bala coloca um GM 2.0 16V dos antigos Vectra GSI de preferencia turbo ai vc vai ter motor de verdade rsrsrsrsrsr...

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              • #22
                opa rm blz?
                é isso que me imprecionou sobre o OHC, ele ainda esta na ativa, tanto que a ford ranger atual ainda usa esse motor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!

                Eu ja tinha pensado em varios tipos de motores, o fire 1.3 do mile, mesmo o do vectra como vc sugeriu.

                Mas decidi que vou investir meu time e money no meu 1.6 a alchool mesmo hehe.

                To com problemas de carburação e tb, o carro era a gasolina, entao nao tem partida a alchool pra manha fria, nem o coletor do escape pro carburador pra marcha lenta.

                to querendo resolver tudo isso colocando injeção
                ai, vou colocar um federal w110, trabalhar o cabeçote e ja vou estar meio caminho andado
                Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                Comment


                • #23
                  Postado originalmente por 1300l
                  opa rm blz?
                  é isso que me imprecionou sobre o OHC, ele ainda esta na ativa, tanto que a ford ranger atual ainda usa esse motor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!

                  Eu ja tinha pensado em varios tipos de motores, o fire 1.3 do mile, mesmo o do vectra como vc sugeriu.

                  Mas decidi que vou investir meu time e money no meu 1.6 a alchool mesmo hehe.

                  To com problemas de carburação e tb, o carro era a gasolina, entao nao tem partida a alchool pra manha fria, nem o coletor do escape pro carburador pra marcha lenta.

                  to querendo resolver tudo isso colocando injeção
                  ai, vou colocar um federal w110, trabalhar o cabeçote e ja vou estar meio caminho andado
                  Se caso você ainda quiser usar outro motor no seu Fusca, use o boxer da Subaru, que é leve, compacto o bastante pra fechar a tampa numa boa e potente, tanto é que o motor mais manco deles é um 1.8 de 100cv.

                  Falô.

                  Comment


                  • #24
                    Postado originalmente por F. Augusto
                    Se caso você ainda quiser usar outro motor no seu Fusca, use o boxer da Subaru, que é leve, compacto o bastante pra fechar a tampa numa boa e potente, tanto é que o motor mais manco deles é um 1.8 de 100cv.

                    Falô.
                    ouvi dizer muito bem desses motores mesmo.
                    Tem um modelo até que é plug and play, só tem uma pequena alteração no cater para entrar, coisa simples.

                    Aliaz, com esse motor, ele vira um fusca boxer 16V

                    Outro que o pessoal usa é o do porsche 3.0 4cil
                    Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                    Comment


                    • #25
                      Postado originalmente por 1300l
                      ouvi dizer muito bem desses motores mesmo.
                      Tem um modelo até que é plug and play, só tem uma pequena alteração no cater para entrar, coisa simples.

                      Aliaz, com esse motor, ele vira um fusca boxer 16V

                      Outro que o pessoal usa é o do porsche 3.0 4cil
                      Sim, usam o bloco Porsche e até mesmo os Pauter e Scat, mas eles são bem $$$$.

                      A idéia do Subaru é interessante pelo simples fato de existirem por aí Imprezas e Legacys aos montes, dá até pra encontrar motores deles em ferros-velhos.

                      Isso sem contar o ronco grave que ele emite.

                      A adaptação consite em uma flange para o câmbio (igual ao de motor AP) e os calços, coisa relativamente fácil de fazer.

                      Se eu fosse colocar um motor que não seja o VW boxer, iria direto com o Subaru.

                      Abraço.

                      Comment


                      • #26
                        Pessoal eu tb acho que o Subaro é o melhor caminho pra que quer trocar o motor do fusca por outro ja tentei fazer isso mas nunca consegui achar nenhun motor em ferro velho, até se algem souber de um me interreço, eu acho que fica muito bom além de ter um infinita opção em termos de preparação...

                        Comment


                        • #27
                          Postado originalmente por F. Augusto
                          Sim, usam o bloco Porsche e até mesmo os Pauter e Scat, mas eles são bem $$$$.

                          A idéia do Subaru é interessante pelo simples fato de existirem por aí Imprezas e Legacys aos montes, dá até pra encontrar motores deles em ferros-velhos.

                          Isso sem contar o ronco grave que ele emite.

                          A adaptação consite em uma flange para o câmbio (igual ao de motor AP) e os calços, coisa relativamente fácil de fazer.

                          Se eu fosse colocar um motor que não seja o VW boxer, iria direto com o Subaru.

                          Abraço.
                          é uma boa mesmo. MAs tb, se formos pensar, o mais barato e de resultado igual é manter o mesmo motor e mecher nele n acha?

                          Postado originalmente por rmturchiello
                          Pessoal eu tb acho que o Subaro é o melhor caminho pra que quer trocar o motor do fusca por outro ja tentei fazer isso mas nunca consegui achar nenhun motor em ferro velho, até se algem souber de um me interreço, eu acho que fica muito bom além de ter um infinita opção em termos de preparação...
                          tem um na grande SP que tem motor até de BMW se vc é da regiao te mando o tel deles
                          Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                          Comment


                          • #28
                            Postado originalmente por 1300l
                            é uma boa mesmo. MAs tb, se formos pensar, o mais barato e de resultado igual é manter o mesmo motor e mecher nele n acha?

                            tem um na grande SP que tem motor até de BMW se vc é da regiao te mando o tel deles
                            Eu sou do Rio Grande do sul Mas me interreço pelos fone deles sim pq se tiveren o de subaro sou capaz de ir buscar em sampa...

                            Comment


                            • #29
                              blz rm. deixei o cartao deles la no meu trampo
                              aguenta até amanha a noite que te mando
                              Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                              Comment


                              • #30
                                desculpas a demora!
                                Auto Peças Novas Usadas e Remanofaturadas Dois Irmaos:
                                Tel: 4181-2627 / 4181-7901 / 4181-9631 / 4181-9882
                                Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

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