Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Kit para adaptação de AP

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Postado originalmente por ricardo groetaers
    1 - Visto a travessa central, aquela que se aparafusa nos "chifres" do chassi e que sustenta o câmbio? Foi os "terminais" soldados em suas extremidades que eu chamei de meia lua.

    2 - O motor AP tem uma tendência para a esquerda devido a sua propria geometria como tambem devido a reação a rotação do seu eixo de manivela. Considere que o AP não é um motor de cilindros opostos e sim de cilindros em linha. Vide minha msg de 27-03-2008, 3:16 h. Quando falamos "reforçado" devemos considerar o tipo, a direção, em que os esforços são aplicados. Uma régua por exemplo, é bem reforçada para esforços paralelos ao seu plano, mas muito fraca para esforços perpendiculares a ele.

    entendi agora o q vc quis dizer

    vc poderia me dar umas dicas do q eu poderia melhorar nesse meu suporte pra q ele fike 100%???

    vi num post q vc tem ap no seu carro tambem, teria como postar fotos do suporte do seu pra mim ter uma ideia do q devo fazer!!

    abraços amigo

    e valew pelas explicações!! (vivendo e aprendendo sempre)

    t+
    VW 1966 AP 2.0 TURBO - IE PROTUNE PR440 DRAG FULL!!!

    "IT'S NOT A CAR, IT'S A VOLKSWAGEN!!"

    MODERADOR FORUM FUSCA BRASIL

    RENEGADE PLACE!!!

    Comment


    • #17
      Postado originalmente por FUSKAMANIACO
      iria fikar horrivel com o coxin dianteiro ali, ainda mais eu q tenho o motor personalizado, naum iria fikar bom naum, mais valew pela ideia!!

      abraços

      t+
      é verdd, ia ficar feião... mas num ia dar uma sustentação a mais pro motor? reduzindo vibração e tals? de qq forma, o meu tá sendo personalizado com peças da orange... mas tô pensando seriamente em dar uma enfeiada nele.... huahuahuahua

      Abrax!

      Comment


      • #18
        Postado originalmente por FUSKAMANIACO
        entendi agora o q vc quis dizer
        vc poderia me dar umas dicas do q eu poderia melhorar nesse meu suporte pra q ele fike 100%???
        vi num post q vc tem ap no seu carro tambem, teria como postar fotos do suporte do seu pra mim ter uma ideia do q devo fazer!!
        t+
        Observe minhas msgs de 27-03-2008, 3:16 h e de 03-04-2008, 4:58 h, compare o seu suporte com o do link (http://www.flanges.xpg.com.br). Aquele suporte tem um perfil em "L", enquanto o seu é tubular, provavelmente oco e de aço. Dê atenção ao tipo de aço e a espessura das paredes dos tubos (e é claro as soldas).

        Observe as abraçadeiras que fixam a ponta dos tubos ao tubo onde se alojam as barras de torção, as abraçadeiras do link são maciças, as suas são ocas, lembram abraçadeiras de silencioso de escapamento, se voce apertar demais elas podem entortar ou fazer uma "mordida" no tubo das barras de torção. Observe a "barbatana" que reforça a junção abraçadeiras/longarinas no suporte do link, no seu caso o tubo é soldado direto na abraçadeira, sem reforço. Nessa região, se houver folgas na junção dos tubos com as "meias canas", haverá grande concentração de solicitações curtas e repetitivas, repare o comprimento do braço de alavanca entre os apoios laterais do motor e essa região.

        Ambos os suportes (o seu e o do link) formam 2 gangorras, onde no seu caso o ponto de apoio está nas "meias canas". Recomendo que as "meias canas" devam envolver mais os tubos, por baixo e por cima (como as mãos de uma pessoa que seguram uma barra de exercícios). Por baixo para sustentar o peso estático do motor e por cima para sustentar a subida brusca do APzado caso voce passe muito rápido numa lombada. Recomendo tambem aumentar o comprimento longitudinal dessas "meias canas", aumentando dessa forma a area de apoio dos tubos. Lembre que os tubos são ocos e suas paredes tem boa resistencia a cargas distribuidas mas limitações quanto a cargas concentradas. Cuidado, o apoio dos tubos deve ser nas "meias canas", não nos parafusos.

        Como voce optou por longarinas tubulares deve considerar tambem a hipótese delas girarem (um pouquinho) em torno de seu eixo devido ao balanço do motor apoiado em calços de borracha e sua tendência para a esquerda, principalmente nas acelerações fortes (o AP não é um motor "plano"). Neste caso são os parafusos das "meias canas" que impedirão isso, portanto recomendo que eles atravessem os tubos. Nesse enfoque recomendo tambem usar "meias canas" externas. As "meias canas" internas e externas formarão um cachorro quente onde a salsicha será os tubos. Isso irá distribuir melhor a força resultante do aperto dos parafusos ao longo de uma área maior sobre a superfície externa dos tubos. Observe que se as cabeças dos parafusos (mesmo com arruelas) se apoiarem nos tubos, um aperto forte pode amassar os tubos na região dos furos. Cuidado com o tamanho exagerado dos orifícios no tubo para não enfraquecê-lo.

        Para finalizar considere a tendência da carcaça do motor girar para a esquerda como reação ao giro para a direita do eixo de manivela, sobretudo nas acelerações fortes. Isso fará o tubo da direita subir e o da esquerda descer, daí a importância das "meias canas" tambem envolverem os tubos por cima.

        Recomendo tambem usar porcas auto-travantes.

        Tudo o que foi dito aqui é apenas qualitativo, não abrange a especificação do material, suas medidas, tamanho dos furos, processos de soldagem, valores dos esforços e da resistência da estrutura, mas acredito que será util de alguma forma.

        Quanto ao suporte para o apoio lateral do motor AP em meu veículo, esse consiste apenas de um tubo dobrado em arco (com a concavidade voltada para cima) em cujas extemidades foi soldado um pedaço de barra "chata" que são fixados à estrutura do chassi por parafuso. Nesse tubo estão soldados os suportes para fixação dos calços de borracha do motor. Mas meu veículo não é um carro.
        Last edited by ricardo groetaers; 07-04-2008, 08:05 PM.

        Comment


        • #19
          Mudando o termo "meia lua" para "meia cana"

          OBSERVAÇÃO:

          O termo "meia lua" em minhas msgs anteriores neste tópico foi mudado para "MEIA CANA" (metade de um cano), pois assim entendo que expressa melhor o seu significado.

          Anexei as figuras do suporte mostrado no link indicado na mensagem que iniciou este tópico.
          Last edited by ricardo groetaers; 07-04-2008, 08:07 PM.

          Comment


          • #20
            então só pra tirar as duvidas a pç desse cite é praticamente a msm e um pouco mais reforçada pois a ultima travessa serve pra dar mais reforço travando os dois tubos e a fixação e a mesma desse cite só que mais pratico pra montar no caso do chacis antigo nos mais novos seria um tipo diferente ...ai vai mais fotos...
            Arquivos Anexos

            Comment


            • #21
              Vou contribuir com a foto do meu suporte que vou usar na minha Brasilia.
              No furos laterais do reforco proximo a parte que vai fixada no chifre do chassis ainda vai uma barra em cada lado que sera presa nas torres que "prendem o amortecedor traseiro, cada qual no seu respectivo lado, e por cima, farei um reforco que vai ligar as duas torres para que elas nao se fechem com o esforco extra.
              Com isso vou conseguir rigidez suficiente pra evitar torcoes mesmo em arrancadas fortes.



              Abracos
              Wagner Luis

              BRASILIA AP 1.6 - R$ 3.000,00 - DOANDO
              INTERESSADOS MANDAR MP

              http://www.fastpowerperformance.com.br

              Comment


              • #22
                Re: Kit para adaptação de AP

                Postado originalmente por wagnerls
                Vou contribuir com a foto do meu suporte que vou usar na minha Brasilia.
                No furos laterais do reforco proximo a parte que vai fixada no chifre do chassis ainda vai uma barra em cada lado que sera presa nas torres que "prendem o amortecedor traseiro, cada qual no seu respectivo lado, e por cima, farei um reforco que vai ligar as duas torres para que elas nao se fechem com o esforco extra.
                Com isso vou conseguir rigidez suficiente pra evitar torcoes mesmo em arrancadas fortes.
                Abracos
                Wagner Luis
                Somente agora dei uma olhada na foto ampliada de seu suporte. Que motor voce vai colocar, da "Scania 113"? do "Volvo N-12" ? Brincadeira a parte, mas considere que é um suporte peso-pesado.

                Presumo que a parte frontal do suporte ficará por baixo dos tubos das barras de torção (boa idéia).

                Achei interessante (mas não visualizei) a idéia de prender o suporte nas torres do amortecedor traseiro. Não estaria por aí o caminho para eliminar a parte da frente do suporte (aquela à frente da travessa que se fixa aos chifres do chassi)? Com isso eliminaria peso e tamanho do suporte sem comprometer a resistência. É por aí.
                Last edited by ricardo groetaers; 21-05-2008, 07:48 PM.

                Comment


                • #23
                  Re: Kit para adaptação de AP

                  Este Tópico está ficando interessante, acredito que pode surgir ou "no sapatinho" chegarmos a um suporte pequeno, leve e resistente para adaptarmos o motor AP num veiculo VW-AR comum.

                  Solicito nesse enfoque não considerar veiculos protótipos ou híbridos (gaiolas, triciclos, mulas mecânicas) pois nesses casos há substancial modificação do chassi. A não ser que a adaptação usada nesses veículos se aplique a um veículo comum.

                  Solicito concentrarmos tambem somente na sustentação do motor, sem enveredarmos para "arrombamentos" ou modificações profundas na carroceria, sistemas de arrefecimento, alimentação, preparações etc.

                  Comment


                  • #24
                    Re: Kit para adaptação de AP

                    Ricardo andei observando algumas fotos postadas aqui e verifiquei que se retira os calço da caixa de cambio para se colocar o subchassi e a flange, não seria melhor manter os calço?

                    as fotos estão em anexo?
                    Arquivos Anexos
                    Last edited by Marcosky313; 12-11-2008, 06:03 PM.

                    Comment


                    • #25
                      Re: Kit para adaptação de AP

                      Postado originalmente por Marcosky313
                      Ricardo andei observando algumas fotos postadas aqui e verifiquei que se retira os calço da caixa de cambio para se colocar o subchassi e a flange, não seria melhor manter os calço?

                      as fotos estão em anexo?
                      Nao precisa, quem sustenta o motor e o coxim do motor AP apoiado no subchassis...

                      Abracos
                      Wagner Luis
                      BRASILIA AP 1.6 - R$ 3.000,00 - DOANDO
                      INTERESSADOS MANDAR MP

                      http://www.fastpowerperformance.com.br

                      Comment


                      • #26
                        Re: Kit para adaptação de AP

                        Postado originalmente por wagnerls
                        Nao precisa, quem sustenta o motor e o coxim do motor AP apoiado no subchassis...

                        Abracos
                        Wagner Luis
                        mas deste jeito não gera algum problema? o motor de seu carro esta assim?

                        Comment


                        • #27
                          Re: Kit para adaptação de AP

                          Postado originalmente por Marcosky313
                          mas deste jeito não gera algum problema? o motor de seu carro esta assim?

                          nao gera problemas nao, no meu estou usando assim tambem sem as canoinhas que sustentavam o cambio!! no meu caso ainda bem diferente pois nao uso o cambio do fusca e sim a caixa da kombi diesel, onde a mesma nao tem o local pra colocar os calços

                          abraços

                          t+
                          VW 1966 AP 2.0 TURBO - IE PROTUNE PR440 DRAG FULL!!!

                          "IT'S NOT A CAR, IT'S A VOLKSWAGEN!!"

                          MODERADOR FORUM FUSCA BRASIL

                          RENEGADE PLACE!!!

                          Comment


                          • #28
                            Re: Kit para adaptação de AP

                            Na minha opinião é recomendável manter os calços canoinhas, o conjunto motor-cambio é muito comprido para ficar apoiado somente pelas "extremidades". Se houver rutura ou desgaste do calço dianteiro do cambio e/ou dos calços do motor pode haver choque da carcaça do cambio com o chassi.

                            No meu veículo (um triciclo) existe os calços canoinhas, inclusive recentemente troquei todos os calços, o dianteiro, os canoinhas e os do motor e os problemas de coifas roçando nos chifres do chassi com conseqüente ruptura delas foi resolvido.

                            Comment


                            • #29
                              Re: Kit para adaptação de AP

                              isso eh verdade ricardo pode haver roptura mesmo, mas usando os suportes certos esses problemas nao existirao

                              eu irei usar esse pra reforcar a sustentação do cambio



                              com ele, o coxim do cambio nao recebera todo pese do conjunto motor/cambio!!

                              abraços

                              t+
                              VW 1966 AP 2.0 TURBO - IE PROTUNE PR440 DRAG FULL!!!

                              "IT'S NOT A CAR, IT'S A VOLKSWAGEN!!"

                              MODERADOR FORUM FUSCA BRASIL

                              RENEGADE PLACE!!!

                              Comment


                              • #30
                                Re: Kit para adaptação de AP

                                no meu caso estou usando este KIT.
                                Arquivos Anexos

                                Comment

                                Working...
                                X