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Pelas informações do vendedor, não é para deixar as canoinhas. E teve um amigo meu que tambem colocou um ap um puma e deixou as canoinhas. O carro dele vibrava inteiro. Que ano é seu carro? O meu é 72! So depois de tudo pronto descobri que a embreagem não dava certo. A carcaça do cambio ate metade de 73 é diferente; não tem o guia do rolamento da embreagem. Tive que desmontar tudo. Ai consegui o cambio de um gol bx ano 86 e colocamos toda a parte interna do fusca na carcaça do cambio do gol. Isso o vendedor do kit "esqueceu" de me infomar. Mais algumas fotos.
meu puma e 89, o cambio fiz uma revisão a 2 anos e Já era com relação 8:31
mesmo cambio que equipa os "itamar" agora achei estranho manter os calcios canoinhas e o carro vibrar
....... mas o problema que no meu o conjunto cambio/motor cede e a carcaça do cambio bate na travessa ..... ....LIguei para o vendedor e ele disse que nunca deu problema e não é para usar os suportes do cambio do fusca, somente os do motor ap..... Pelas informações do vendedor, não é para deixar as canoinhas ......... Entrei em contato com o cara que me vendeu o kit, mas nada de retorno.
O papo é sempre o mesmo. O kit nunca deu problema, você é o primeiro.
Pergunto?
- Como um conjunto cambio de "Fusca"+motor AP , longo, pesado atrás, pode ser apoiado simplesmente por um calço de borracha na frente e 2 calços de borracha no motor atrás? E no meio não vai nada? Até no motor a ar vai.
- E a força lateral exercida pelos conjunto rodas x semi-eixos bem no no meio do conjunto motor-cambio (bem próximo a travessa)? E no meio não vai nada?
Ainda bem que o conjunto cedeu logo e voce viu. Já pensou se cedesse depois?
Acredito que descobrimos o problema! Tem um erro na solda do suporte transversal, o que vai preso nos chifres. O lado esquerdo, olhando por tras, esta mais baixo. Da para perceber na segunda sessão de fotos que enviei; é a terceira. Da diferença de 1,00 cm nas soldas de um lado e outro do suporte. Amanha a peça vai para o torno para tirar umas medidas e refazer as soldas e furações. Vamos ver o que acontece!
Amanha vou dar uma olhada um TL de um conhecido meu de outra cidade que tem um AP turbo ja fazem uns 5 anos. Ele esta usando caixa de Kombi diesel. Se conseguir umas fotos de como esta fixado o motor amanha posto aqui.
ricardo groetaers tambem acho estranho não ter os calços canoinhas. é muito peso, mesmo sabendo que o motor ap esta apoiado no subchassi um apoio a mais no cambio sempre sera bem vindo (momento fletor)
"Exactamente". Tambem tem o fletor lateral, que ocorre nas curvas. Repare que os semi-eixos nesta situação "fletem" o conjunto lateralmente, como se fosse uma "força concentrada" bem no meio do conjunto motor-cambio. Será que os facões sozinhos darão conta do recado?
E se os calços do motor e o dianteiro do cambio gastarem (normalmente pelo uso)? O resultado será pancada seca do cambio na travessa central. Considere que a travessa central é "fina" como um machado.
Tem tambem o "torsor" do motor nas ecelerações violentas, no caso de um desgaste, ruptura ou "murchamento" dos calços do motor, o dianteiro do cambio aguentará sozinho?
Vejam so o que o preparador do TL fez. O cambio é da kombi diesel. O motor é um 1.9, a alcool, turbo, com pistões forjados, bielas da Kombi diesel, e cabeçote preparado. Faz pouco tempo trocaram o cabeçote por um menos taxado. O motor de forte que era, por duas vezes "cuspiu" as velas do cabeçote. Faz anos que esta preparada assim. O mesmo preparador fer mais dois carros assim. No meu, estou desconfiado que tambem estou com algum problema em um dos chifres; coisa antiga, ainda o proprietario anterior. Aparentemente não tem nada. Amanha fica pronto o novo suporte!
Essa adaptação não tem as conoinhas. O cara colocou um suportes com umas borrachas grossas para amortecer, caso o motor encoste no suporte. Mas uma coisa me deixou intrigado, mas que no fundo ele tem razão. Que se é para fazer uma adaptação, tem que fazer sem medo; e se precisar fazer um reforço, soldar, tem fazer, sem dó. Ou é problema certo no futuro. Tem que optar: se é para ter um ap, prepara-se tudo direitinho para aguentar, com sobras,um ap. E o carro é muito bom de andar. É um tanto duro na suspensão dianteira, mas muito firme na estrada.
ricardo groetaers tambem acho estranho não ter os calços canoinhas. é muito peso, mesmo sabendo que o motor ap esta apoiado no subchassi um apoio a mais no cambio sempre sera bem vindo (momento fletor)
Conseguimos ajeitar, mas ainda não ficou 100%! O problema é no sub chassi, que é muito fraco e cede. Tivemos que fazer um reforço, fechando todo ele, formando um tubo quadrado. E o suporte transversal é muito grande. As barras do sub chassi ficam muito distante uma da outra e os coxins não apoiam direito, chegando a ficar esticados. Essa parte conseguimos ter certeza somente depois de reforçar o sub chassi. Ficou bom, mas ainda não é o ideal. Deixei sem as canoinhas, mas numa eventual manutenção vou refazer a barra transversal e por as canoinhas.
Quem fez tudo foi meu mecanico; ele levou no torno, desempenou a peça e orientou para fazer o reforço do sub chassi. Ele fez so o do lado esquerdo, que era o que tinha cedido. É o lado onde o motor tem maior apoio e que ele força quando acelera. Ficou bom. E aproveitando fizeram um reforço na barra transversal. Agora esta tudo retinho, sem nada empenado ou fora do lugar. Note que o coxim ficou um pouco esticado. Pelo que pudemos ver, parece que a barra transversal deveria ser um pouco menor no lado esquerdo, puxando o coxim mais para o lado do motor. Medi a barra; ela tem de ponta a ponta 49 cm. Se puder, de uma conferia e passe a medida da sua. Vou andar assim para ver como se comporta.
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