Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Subaru 2.2 e 2 blowers...???

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #46
    Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

    Fala marcelo!!!

    Parabens... se soubesse eu te dava meu m24 que ta aqui em casa com a polia bixada. Vi que vc conseguiu fazer a polia de um dos compressores, foi complicado?

    Estou montando um ej18, mas original. ja conseguiu a flange e o volante? Estou primeiro fazendo meus freios para depois colocar o motor.

    Eu sugiro voce ir de fueltech + bicos de maior vazao, com sonda wide para o ajuste fino. Tenho aqui a injeção completa do ej18 mas se ela me der trabalho vou usar fueltech.

    Abs

    Fabiano
    Fabiano
    VW 1600 Supercharged by Eaton M24 97% loaded
    Subaru EJ18 Supercharged by Eaton M62 and Honda 929 ITB´s loading... 60%

    Comment


    • #47
      Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

      Postado originalmente por fabianor
      Fala marcelo!!!

      Parabens... se soubesse eu te dava meu m24 que ta aqui em casa com a polia bixada. Vi que vc conseguiu fazer a polia de um dos compressores, foi complicado?

      Estou montando um ej18, mas original. ja conseguiu a flange e o volante? Estou primeiro fazendo meus freios para depois colocar o motor.

      Eu sugiro voce ir de fueltech + bicos de maior vazao, com sonda wide para o ajuste fino. Tenho aqui a injeção completa do ej18 mas se ela me der trabalho vou usar fueltech.

      Abs

      Fabiano

      fabianor, blz?

      se for pra fazer doação da m24 eu aceito no estado que ela estiver!!

      e pago o frete!

      abraço!!
      saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
      miura 1979...................60% loading
      fusca 1977...................aguardando na fila
      sp2 1973.....................aguardando na fila
      Puma 1971...................aguardando na fila
      bianco 1977.................aguardando na fila
      projeto gordini boxer.....aguardando na fila

      Comment


      • #48
        Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

        Postado originalmente por Rafael_MO
        Marcelo,

        Só lembrando, colocar uma TBI só, no meio, para os dois blowers, vai ter que ser uma mosntra pra dar a vazão necessária. Se colocar duas, uma em cada blower, elas podem ser menores. Veja o que fica mais fácil aí pra você!

        O projeto via ficar muito louco!

        Quanto a configuração de IE, uma megasquirt com um kit de sonda lambda wideband, facilita muito, tem muito suporte eletrônico(programas desenvolvidos especificamente pra isso) que leha judam na hora do acerto do motor! O meu, vou acertar com ajuda de uma wideband!

        Abraço!
        Rafael, to pensando seriamente em fazer uma tbi monstra! Tava olhando uma do Omega 4.1... é simples de usinar uma, um bom tubo de aluminio dá pra fazer inteira, tem uns pedaços grandes sobrando aqui, aí é calcular o tamanho que vou precisar, fazer um desenho e usinar.

        Vou precisar mesmo de ajuda na IE, nem faço idéia do que é wideband!
        Mas vai chegar a hora de ver isso, por enquanto eu já posso dar uma boa limpada no motor (talvez pintar...? Pode?) e ir fechando ele, cabeçotes e tal.

        Comment


        • #49
          Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

          Postado originalmente por celojr
          Fala xará!!!

          Então, legal saber que aos pouquinhos teu Gurgel MONSTER está progredindo.

          Muito bom ter conseguido os dois blowers. Vai devegar e sempre que aos poucos as coisas vão acontecendo.

          Como teu motor é Subaru, eu iria de injeção original mesmo (coletores, flautas, bicos etc), talvez um bico de maior vazão devido aos dois blowers, mas somente talvez... e, como vais começar tudo do zero, com módulo megasquirt, que é o mais em conta em função de todas as características de configuraçao que possui e te daria, com a ajuda do pessoal daqui do forum, muitas opções de acerto no carro, caso não seja possível a MS, módulo original do motor, inclusive te dará bem menos trabalho, não tera que se preocupar com nada de acerto e, como o motor já é bem fortinho, não terá problemas de performance.

          Tudo é uma questão de escolher em poder configurar ou não a IE.

          Gde Abraço
          Valeu pelo apoio!!!!
          Pois é, aos poucos a coisa está andando, agora no meu projeto o que falta de mais importante (leia-se caro) são os coilovers, mas parece que há um rumor por aí que vai sair o primeiro projeto brasileiro ... tenho que confirmar ainda, se sair, ótimo!
          To querendo mesmo usar uma programável, vamos ver, minha intenção é montar tudo e dar partida no motor no chão ainda, antes de por no chassis.
          Seria um aprendizado e tanto essa montagem com uma programável, uma das razões de eu estar querendo também.

          Comment


          • #50
            Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

            Postado originalmente por fabianor
            Fala marcelo!!!

            Parabens... se soubesse eu te dava meu m24 que ta aqui em casa com a polia bixada. Vi que vc conseguiu fazer a polia de um dos compressores, foi complicado?

            Estou montando um ej18, mas original. ja conseguiu a flange e o volante? Estou primeiro fazendo meus freios para depois colocar o motor.

            Eu sugiro voce ir de fueltech + bicos de maior vazao, com sonda wide para o ajuste fino. Tenho aqui a injeção completa do ej18 mas se ela me der trabalho vou usar fueltech.

            Abs

            Fabiano
            Valeu!!!
            Po Fabiano... agora que você me fala!
            Essa polia já veio nele, mas é sem crise de tornear uma, é só fazer uma ferramenta para fazer o perfil certinho do poli-V e tornear, qualquer bom torneiro consegue!
            Eu tenho outro de Subaru aqui também, um EJ20, tem bem mais peças, quiz vender ele, mas fico meio com dó ... hehe... até apareceu gente interessada, mas gente como nós sofre em ver uma peça indo embora!
            Eu tenho o manual de montagem e reparo desses motores, em inglês, se precisar, dá um toque.
            meus freios quero fazer in-board, junto ao câmbio, já tenho um disco ventilado novinho do Santana mais novo, é o maior que pude por sem me comprometer com vão livre, como serão in-board, tenho um certo medo de bater em alguma coisa numa trilha.

            Me diz uma coisa, o que você vai fazer com o cárter? Tenho visto algumas soluções gringas interessantes!
            Last edited by Marcelo A. Marchiodi; 28-08-2009, 07:41 PM.

            Comment


            • #51
              Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

              pow marcelo manda o manuel
              fribeirosantana@gmail.com

              charles o post deu o que falar e acabei trocando o m24 num par de pinças de santana/gol gti ventiladas

              marcelo eu te aconselho a comprar o livro e tb gastar uns minutos com o cara da blower.com

              sangue baum e me ajudou demais a monta o m24... recentemente um colega do fusca forum montou um m24 com carbura antes.... showww

              saudades da minha poli v roncando.... saudades da minha turbina tb e vontade demais de ver o ej18 funfando na fuca....

              mas eu prometi pra patroa freio e so posso colocar o motor depois que tiver os discos instalados.... coisa em andamento enquanto eu pago as casas bahia (motor, cambio, injecao, freios, viagem pra praia.....)

              abs a todos

              fabiano
              Fabiano
              VW 1600 Supercharged by Eaton M24 97% loaded
              Subaru EJ18 Supercharged by Eaton M62 and Honda 929 ITB´s loading... 60%

              Comment


              • #52
                Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

                Dando continuidade ao projeto, algumas coisas mudaram no projeto em geral do carro, depois falo disso.

                No meu motor já comecei o desenho do que será a flange que vai prender o blower na entrada de cada cabeçote, anexei umas fotos do blower posicionado no lugar com uma flange da tubagem do outro motor que tenho aqui (tenho 2 motores de subaru, longa história!hehe) só pra ter uma idéia de mais ou menos como vai ser.

                O print screen é o desenho começado no rhinoceros, das linhas de saída do blower e as linhas de entrada do cabeçote, estão centralizadas e com distância de 76 mm de altura uma da outra.

                To pensando aqui como vou fazer isso, talvez mandar usinar num centro de usinagem, ou fazer duas placas de alumínio e soldar tubos no meio... não sei o que fazer, uma preocupação que tenho é quanto à fluidez ou aerodinâmica (não sei qual seria a palavra correta) do ar que vai entrar aí, não quero gerar zonas de turbulência.

                Acho que vou ter que fazer isso no Solid Works, já que to com livrinho de 500 pgs recém comprado e tem uma parte dele que faz exatamente esse lance de "fluidez"!

                Os bicos injetores vão bem na base da entrada do cabeçote, que bicos poderia usar, de que carro? Que não sejam muito caros e aguentem alimentar o motor.

                Bom, sei que não é muito, mas to bem empolgado agora, até porque arranjei uma solução mais barata p/ resto do carro, já que o orçamento apertará de agora em diante, terei uma suspensão de longo curso, mas não será duplo A, essa vai ficar p/ um futuro próximo.

                Ah, achei um fórum de Subarus: http://www.rs25.com/forums/f7/t10710...ur-subaru.html com um tópico com vários links de Subarus com supercharger, mas lá fora os gringos usam de M60 pra cima! ... mas só um, e não dois "mini-blowers".
                Arquivos Anexos
                Last edited by Marcelo A. Marchiodi; 22-09-2009, 07:53 PM.

                Comment


                • #53
                  Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

                  Postado originalmente por fabianor
                  pow marcelo manda o manuel
                  fribeirosantana@gmail.com

                  charles o post deu o que falar e acabei trocando o m24 num par de pinças de santana/gol gti ventiladas

                  marcelo eu te aconselho a comprar o livro e tb gastar uns minutos com o cara da blower.com

                  sangue baum e me ajudou demais a monta o m24... recentemente um colega do fusca forum montou um m24 com carbura antes.... showww

                  saudades da minha poli v roncando.... saudades da minha turbina tb e vontade demais de ver o ej18 funfando na fuca....

                  mas eu prometi pra patroa freio e so posso colocar o motor depois que tiver os discos instalados.... coisa em andamento enquanto eu pago as casas bahia (motor, cambio, injecao, freios, viagem pra praia.....)

                  abs a todos

                  fabiano
                  Fabiano, o manual é meio grande pra mandar (20 mb), mas entra aqui: http://ken-gilbert.com/impreza-manuals inclusive esse tá mais completo que o meu, o meu tem 200 pg e esse do site tá com 600 pg!!! Baixe o SOHC Engine.pdf.

                  Logo quero pegar o livro no Amazon, e esse cara do site que você falou? Sei lá, tenho um pé atrás com esses caras, não to julgando ele, mas por exemplo aquele da tal MVS preparações nem respondeu direito meu email, fez pouco caso... é chato isso.
                  Mas se você diz que o cara é gente boa, vou tentar!

                  Comment


                  • #54
                    Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

                    e ai marcelo blz?

                    como prometido estou postando foto do cara do the samba que conseguiu inverter a coroa e pinhão do cambiosubaru.


                    aproveitando a deixa, vc sabe quanto custaria fazer uma retifica num motor subaru?

                    qual kilometragem é boa pra compra de um motor desses?

                    qual o mais resistente o ej22 ou o ej25, ambos aspirados?

                    abraço e desculpa te encher de perguntas.

                    texto das fotos:

                    Gear cutting of the new crownwheel and pinion are complete. They are now off to heat treating and expected to be completed by the end of this month:
                    I freaked out when I received this pic of the old next to the new as I thought they were EXACTLY the same. Then I remembered that the adjustment that had to be made was the 'hypoid angle' so that the gears mesh properly once flipped. This is what's been done.

                    The gears one the left pinion are more 'leaned over to the right' than the gears on the right pinion. The gears on the right crownwheel are more 'leaned over to the left' than the gears on the left crownwheel.

                    These changes go from a low offset hypoid to a high offset hypoid.
                    Well we finally have some REAL progress in the hardest of hard engineering jobs - the reverse-cut offset hypoid transaxle.

                    The gear cutters have sent me a pic of the reverse-cut crownwheel which has now been made. In this pic you can see the crownwheel in the Gleason machine being checked for hypoid. Things are moving along...
                    Arquivos Anexos
                    saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                    miura 1979...................60% loading
                    fusca 1977...................aguardando na fila
                    sp2 1973.....................aguardando na fila
                    Puma 1971...................aguardando na fila
                    bianco 1977.................aguardando na fila
                    projeto gordini boxer.....aguardando na fila

                    Comment


                    • #55
                      Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

                      marcelo
                      valeu pelo link!!!! consegui umas informaçoes otimas, apesar de nao achar nada sobre o EJ18... mas sao motores bem parecidos.
                      eu vou mandar as fotos do charles para a MEVI (www.mevi.com.br) e cotar a fabricação do eixo coroa/pinhão
                      postei uma foto da minha carcaça aberta mas nao lembro o topico... vou posta-la aqui. o diff ja roda soltinho invertido. tomara que nao fique caro a usinagem.
                      semana passada entrei em contato com o sergio e joao da sapinho cambios e fui aconselhado a usar o conjunto de engrenagens deles que, me sairia mais barato que adaptar o cambio subaro e conjunto IRS, alem do trambulador para colocar a alavanca na ordem certa de engrenamento das marchas.... ideia a pensar seriamente....
                      meu projeto continua parado a espera de capital.... (pagando contas e mais contas)
                      abs a todos
                      fabiano
                      Arquivos Anexos
                      Fabiano
                      VW 1600 Supercharged by Eaton M24 97% loaded
                      Subaru EJ18 Supercharged by Eaton M62 and Honda 929 ITB´s loading... 60%

                      Comment


                      • #56
                        Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

                        To curioso pra saber quanto sai! Quando vc tiver o retorno do orçamento coloca aí pra gente!


                        (Eu acho que vai sair um cincão )

                        Comment


                        • #57
                          Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

                          No meu caso ficou assim:

                          O cunjunto de engrenagens custou R$ 2580,00 -> comprado na Sapinho em SP
                          Mão de obra e aneis sincronizadores(apenas para montar a cx) R$ 500,00 -> Preparado na HP motorsport em BH
                          Caixa satellite de kombi (meu caso pois é IRS) R$ 150,00 -> Casa da Kombi em BH
                          Aditivo MILITEC R$ 75,00 -> Comprado na Balasso em BH
                          Montar e desmontar o carro, não considerado. -> Feito na EVO Performance em Nova Lima (jardim Canadá)
                          Total R$ 3305,00 (considerando que já tenha todo o resto!)
                          Se ficou zoando? ZOA!! 3, a segunda zoa igual a uma ré! Mas a terceira e quarta nem tanto...

                          O total geral com carcaça mais coroa e pinhao sai por uns 4500,00. A grande vantagem é que o peso continua sendo baixo em relação a outras caixas.

                          O conjunto sapinho semi montado;
                          http://i712.photobucket.com/albums/w.../Imagem008.jpg
                          A caixa pronta para ir para o carro!
                          http://i712.photobucket.com/albums/w...MAGE_00185.jpg

                          Boa Sorte!
                          Last edited by luismj; 02-10-2009, 12:05 AM.
                          CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                          GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

                          Comment


                          • #58
                            Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

                            Postado originalmente por fabianor
                            marcelo
                            valeu pelo link!!!! consegui umas informaçoes otimas, apesar de nao achar nada sobre o EJ18... mas sao motores bem parecidos.
                            eu vou mandar as fotos do charles para a MEVI (www.mevi.com.br) e cotar a fabricação do eixo coroa/pinhão
                            postei uma foto da minha carcaça aberta mas nao lembro o topico... vou posta-la aqui. o diff ja roda soltinho invertido. tomara que nao fique caro a usinagem.
                            semana passada entrei em contato com o sergio e joao da sapinho cambios e fui aconselhado a usar o conjunto de engrenagens deles que, me sairia mais barato que adaptar o cambio subaro e conjunto IRS, alem do trambulador para colocar a alavanca na ordem certa de engrenamento das marchas.... ideia a pensar seriamente....
                            meu projeto continua parado a espera de capital.... (pagando contas e mais contas)
                            abs a todos
                            fabiano
                            ,


                            é fabiano, ,o jeito é tentar inverter o cambio do subaru mesmo pois o do sapinho tá caro....

                            vê o orçamento da mevi e passa pra gente.

                            abraço e sucesso.
                            saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                            miura 1979...................60% loading
                            fusca 1977...................aguardando na fila
                            sp2 1973.....................aguardando na fila
                            Puma 1971...................aguardando na fila
                            bianco 1977.................aguardando na fila
                            projeto gordini boxer.....aguardando na fila

                            Comment


                            • #59
                              Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

                              Postado originalmente por luismj
                              No meu caso ficou assim:

                              O cunjunto de engrenagens custou R$ 2580,00 -> comprado na Sapinho em SP
                              Mão de obra e aneis sincronizadores(apenas para montar a cx) R$ 500,00 -> Preparado na HP motorsport em BH
                              Caixa satellite de kombi (meu caso pois é IRS) R$ 150,00 -> Casa da Kombi em BH
                              Aditivo MILITEC R$ 75,00 -> Comprado na Balasso em BH
                              Montar e desmontar o carro, não considerado. -> Feito na EVO Performance em Nova Lima (jardim Canadá)
                              Total R$ 3305,00 (considerando que já tenha todo o resto!)
                              Se ficou zoando? ZOA!! 3, a segunda zoa igual a uma ré! Mas a terceira e quarta nem tanto...

                              O total geral com carcaça mais coroa e pinhao sai por uns 4500,00. A grande vantagem é que o peso continua sendo baixo em relação a outras caixas.

                              O conjunto sapinho semi montado;
                              http://i712.photobucket.com/albums/w.../Imagem008.jpg
                              A caixa pronta para ir para o carro!
                              http://i712.photobucket.com/albums/w...MAGE_00185.jpg

                              Boa Sorte!

                              luiz, esse kit do sapinho que vc comprou é pro cambio do fusca?

                              é forjado?
                              só as engrenagens ou o diferencial tbem é forjado?
                              Last edited by charles.marchi; 02-10-2009, 12:34 AM.
                              saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                              miura 1979...................60% loading
                              fusca 1977...................aguardando na fila
                              sp2 1973.....................aguardando na fila
                              Puma 1971...................aguardando na fila
                              bianco 1977.................aguardando na fila
                              projeto gordini boxer.....aguardando na fila

                              Comment


                              • #60
                                Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

                                Sim, com certeza. A foto que está postada é de cx de kombi diesel. Eu uso IRS. (engrenagens de 1 a 4 são iguais) A diferença está na coroa/pinhão e demais peças em relação aos fusca com suspensão de canela.
                                CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                                GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

                                Comment

                                Working...
                                X