Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Subaru 2.2 e 2 blowers...???

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Subaru 2.2 e 2 blowers...???

    Eu estou com um Subaru 2.2 aqui pra colocar no Gurgel, como havia dito no meu tópico sobre o meu projeto.

    Bom, num belo dia (mesa limpa e pouco o que fazer... hehe), me ocorreu uma idéia: usar 2 blower M-24 no meu motor 2.2... teoricamente funcionaria, pois cada blower alimentaria um lado do motor, tipo cada um alimentando um motor 1.1.

    Pra facilitar o entendimento, fiz um pequeno desenho (tipo infográfico) só pra ilustrar a idéia, blower em azul, correias respectivas em preto (lembrando que a correia grande já é original do Subaru), em vermelho são as borboletas do próprio Subaru, idéia sugerida pelo Rafael aqui do fórum, inclusive ele também me falou sobre a vantagem, com este esquema de montagem, de diminuir o caminho do ar que entra no motor, o que achei bem interessante!

    Os bicos poderiam ser colocados antes ou depois dos blowers.

    Não fiz nenhum cálculo ainda, só tive a idéia inicial, mas pelas contas sobre a vazão dos M-24 que existem aqui e em outros lugares que pesquisei, acredito que poderia funcionar!

    Inclusive acredito que esse setup poderia funcionar muito bem nos aircooleds também! E tem a vantagem do custo dos M-24 ainda ser baixo, mesmo 2 deles ficam mais em conta do que um M-45 por exemplo.

    O que me dizem, poderia funcionar?
    Arquivos Anexos

  • #2
    Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

    Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi
    Eu estou com um Subaru 2.2 aqui pra colocar no Gurgel, como havia dito no meu tópico sobre o meu projeto.

    Bom, num belo dia (mesa limpa e pouco o que fazer... hehe), me ocorreu uma idéia: usar 2 blower M-24 no meu motor 2.2... teoricamente funcionaria, pois cada blower alimentaria um lado do motor, tipo cada um alimentando um motor 1.1.

    Pra facilitar o entendimento, fiz um pequeno desenho (tipo infográfico) só pra ilustrar a idéia, blower em azul, correias respectivas em preto (lembrando que a correia grande já é original do Subaru), em vermelho são as borboletas do próprio Subaru, idéia sugerida pelo Rafael aqui do fórum, inclusive ele também me falou sobre a vantagem, com este esquema de montagem, de diminuir o caminho do ar que entra no motor, o que achei bem interessante!

    Os bicos poderiam ser colocados antes ou depois dos blowers.

    Não fiz nenhum cálculo ainda, só tive a idéia inicial, mas pelas contas sobre a vazão dos M-24 que existem aqui e em outros lugares que pesquisei, acredito que poderia funcionar!

    Inclusive acredito que esse setup poderia funcionar muito bem nos aircooleds também! E tem a vantagem do custo dos M-24 ainda ser baixo, mesmo 2 deles ficam mais em conta do que um M-45 por exemplo.

    O que me dizem, poderia funcionar?
    Tira essas correias do comando , pq pode atrapalhar a sincronização ou fazer a polia dentada pular dente e aí dá m.....! Sem contar q a rotação do comando é metade da do vira. Iria ficar bom hein? O motor do 2.2 já tem uns 140CVs originais né? Com uma dupla de M24 vai ficar o bicho. E com certeza funciona e bem.....dá trabalho mas fica bom sim!!!




    André Torneiro

    Comment


    • #3
      Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

      marcelo este teu gurgel heim!!! vai virar um tanque de guerra!! 4x4 bom essa suspenção e esse motor! pelo amor de deus!! nao vai ter nada pra deter o bixinho!! que belo projeto! parabens pela coragem de começar esse desafio!
      sobre blower nao sou entendido entao nao poderei ajudar! e ainda pergunto!rsrsrs
      teria como fazer algo parecido nos nossos motores bx! com carburação ainda ou ate teria como mas so com injeção!

      Comment


      • #4
        Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

        Postado originalmente por kafinski
        marcelo este teu gurgel heim!!! vai virar um tanque de guerra!! 4x4 bom essa suspenção e esse motor! pelo amor de deus!! nao vai ter nada pra deter o bixinho!! que belo projeto! parabens pela coragem de começar esse desafio!
        sobre blower nao sou entendido entao nao poderei ajudar! e ainda pergunto!rsrsrs
        teria como fazer algo parecido nos nossos motores bx! com carburação ainda ou ate teria como mas so com injeção!
        Se for no Gol BX é melhor ainda tem espaço de sobra pra colocar dois blowers!




        André Torneiro

        Comment


        • #5
          Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

          Postado originalmente por André
          Tira essas correias do comando , pq pode atrapalhar a sincronização ou fazer a polia dentada pular dente e aí dá m.....! Sem contar q a rotação do comando é metade da do vira. Iria ficar bom hein? O motor do 2.2 já tem uns 140CVs originais né? Com uma dupla de M24 vai ficar o bicho. E com certeza funciona e bem.....dá trabalho mas fica bom sim!!!




          André Torneiro
          André, você quiz dizer que eu deveria retirar as polias motoras dos blowers de outro lugar, ao invés de retirar das polias do comando?da polia do vira seria melhor!?
          No desenho fiz meio errado... sem compromisso com dimensões...ops: ... dá uma olhada na foto anexa, o tamanho real das polias.
          O 2.2 tem 137 hp, segundo o manual de serviços que tenho aqui. To ficando com medo é do câmbio...
          Arquivos Anexos
          Last edited by Marcelo A. Marchiodi; 03-12-2008, 06:20 PM.

          Comment


          • #6
            Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

            Postado originalmente por kafinski
            marcelo este teu gurgel heim!!! vai virar um tanque de guerra!! 4x4 bom essa suspenção e esse motor! pelo amor de deus!! nao vai ter nada pra deter o bixinho!! que belo projeto! parabens pela coragem de começar esse desafio!
            sobre blower nao sou entendido entao nao poderei ajudar! e ainda pergunto!rsrsrs
            teria como fazer algo parecido nos nossos motores bx! com carburação ainda ou ate teria como mas so com injeção!
            Hehehe... sabe como é né, é como aquele ditado: "Tá no inferno, abraça o capeta!" O negócio tá todo desmontado mesmo, e agora mudamos a oficina, terei mais espaço pra por mais coisas em prática, logo sai novidade!!!

            No motor à ar acredito que funcionaria muito bem também, ainda mais pelo custo, pois ainda se encontra o M-24 na faixa de 500/600 reais. Dá trabalho a montagem mesmo, mas ficaria interessante, e outra, imagina o som de um motor assim! Adoro aquele som característico de motores com blower, meio soprado!

            Comment


            • #7
              Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

              Eu ja pensei em fazer isso no meu 1300, mas com apenas 1 m24.. mas pra mim nao sei se valeria a pena, pela adaptação e outra coisa interessante, foi que um dia desses olhei no site da crestana e o m24 estava a venda por 650 reais, aí e me impolguei quando fui ver uns dias depois ja estava em mais de 1000 reais, aí desanimei novamente.. heheh
              Arquivos Anexos

              Comment


              • #8
                Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

                Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi
                André, você quiz dizer que eu deveria retirar as polias motoras dos blowers de outro lugar, ao invés de retirar das polias do comando?da polia do vira seria melhor!?
                No desenho fiz meio errado... sem compromisso com dimensões...ops: ... dá uma olhada na foto anexa, o tamanho real das polias.
                O 2.2 tem 137 hp, segundo o manual de serviços que tenho aqui. To ficando com medo é do câmbio...
                Isso pega do vira q é melhor! E o bom q o M24 vai dar conta numa boa, com sobra já q segundo a Eaton até 1.4 pressuriza sem forçar!


                André Torneiro

                Comment


                • #9
                  Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

                  Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi
                  ...O 2.2 tem 137 hp, segundo o manual de serviços que tenho aqui. To ficando com medo é do câmbio...
                  Marcelo, em relação ao câmbio, você já pensou em tentar o "duplo carpado" de câmbios de traçaõ dianteira, com estamos debatendo lá no tópico de 5 marchas?

                  http://forum.fusca4ever.com.br/showp...&postcount=319
                  http://forum.fusca4ever.com.br/showp...&postcount=340

                  O duro é que se vc tentar isso antes de mim, será você a cobaia, e não eu...hehehe... Mas veja, é apenas uma sugestão, eu vou tentar isso de qualquer forma, vc também pode esperar meus testes para saber se da certo ou não... e daí decidir o que fazer em relação ao câmbio.

                  Gde Abraço, Xará.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

                    O 2.2 tem 137 hp, segundo o manual de serviços que tenho aqui. To ficando com medo é do câmbio...[/quote]

                    olá Marcelo, parabéns pela aquisição. Tenho vontade de colocar um motor desse no meu carro mas por aqui é meio dificil, já vi alguns anuncios no Ml mas comprar na incerteza de que realmente esteja bom é muito ruim. Quanto custou esse seu, vc pegou ele completo com a injeção, bicos, alternador enfim os acessórios essenciais para ele funcionar? Abraços

                    Comment


                    • #11
                      Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

                      Postado originalmente por celojr
                      Marcelo, em relação ao câmbio, você já pensou em tentar o "duplo carpado" de câmbios de traçaõ dianteira, com estamos debatendo lá no tópico de 5 marchas?

                      http://forum.fusca4ever.com.br/showp...&postcount=319
                      http://forum.fusca4ever.com.br/showp...&postcount=340

                      O duro é que se vc tentar isso antes de mim, será você a cobaia, e não eu...hehehe... Mas veja, é apenas uma sugestão, eu vou tentar isso de qualquer forma, vc também pode esperar meus testes para saber se da certo ou não... e daí decidir o que fazer em relação ao câmbio.

                      Gde Abraço, Xará.
                      Xará, idéia interessante, mas pra mim não funcionaria, como minha construção é totalmente voltada para o fora-de-estrada se eu invertesse o câmbio perderia alguns centímetros preciosos que influiriam no ângulo de trabalho da homocinética (do Omega, que é 22°), influencinado no curso de suspensão, no meu caso o que eu preciso mesmo é um câmbio mais massudo, brutalidade mesmo, uma coisa que li recentemente nos fóruns americanos é que nos saltos, você sempre tem de se lembrar de pisar na embreagem, pois quando o carro cai no chão o tranco das rodas e na transmissão é violento, podendo quebrar tudo se o câmbio não for bem forte, lá eles usam aquela caixa 091, com alguns "reforcinhos" que sai por 4000 dólares!!! Cara até pelos padrões deles! Mas essa é top lá... a 091 original se for bem cuidada já aguenta muito bem o tranco, to procurando uma dessas (foto anexa) mas tá difícil, até pouco tempo um cara me ofereceu, por 1500 reais, mas sumiu do mapa depois.

                      Vou tentar com esse meu mesmo, se der problema troco as engrenagens e faço eu mesmo as tais "forjadas"... expressão que acho uma tremenda picaretagem, pois de forjadas elas não tem nada, são apenas feitas em materias mais fortes... e se isso ainda não funcionar vou pensar em projetar algo híbrido, pra usar até uma reduzida... vamos ver!
                      Arquivos Anexos

                      Comment


                      • #12
                        Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

                        kraaaaaa
                        to loco pra conseguir grana e fazer isso no meu motor a ar... botar 2 compressores assim como o seu mas num motor 1.9... vai uma grana boa mas vai valer cada centavo!!!
                        Boa sorte ai com o projeto.. venho acompanhando desde junho seus projetos e sei q seu gurgel vai ficar o bixo!!!
                        abraço!

                        Comment


                        • #13
                          Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

                          Postado originalmente por Karlos Alberto
                          O 2.2 tem 137 hp, segundo o manual de serviços que tenho aqui. To ficando com medo é do câmbio...
                          olá Marcelo, parabéns pela aquisição. Tenho vontade de colocar um motor desse no meu carro mas por aqui é meio dificil, já vi alguns anuncios no Ml mas comprar na incerteza de que realmente esteja bom é muito ruim. Quanto custou esse seu, vc pegou ele completo com a injeção, bicos, alternador enfim os acessórios essenciais para ele funcionar? Abraços
                          Valeu Karlos!
                          Sei como é isso, esse meu na verdade foi um achado, o ex dono ia colocar num avião, e portanto estava caprichando no motor, chegou a colocar até um comando novo original, juntas novas, anéis novos, etc!
                          Paguei, ou melhor, estou pagando, 4000 em 10 vezes! Foi por isso que quiz pegá-lo (condições de pagamento e peças novas), não tem tubagem, alternador, nada... tem bomba dágua nova, volante do motor e mais lagumas coisinha, o ex dono ia usar 2 Weber 40 nele!
                          O outro que tenho é um 2.0, comprei no Mercado Livre, desmontado, tem quase tudo, menos bicos, esse sim não sei como está, mas paguei 1000 reais nele, peguei mais pra tirar algumas peças que precisar.

                          Tente entrar em contato com esse cara: http://www.dragsterbrasil.com/classi...ecaspicole.htm
                          Nesse anuncio ele tem um bloco de um 2.5 e mais algumas partes, e não tá caro não, talvez dê negócio!
                          Last edited by Marcelo A. Marchiodi; 04-12-2008, 08:57 AM.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

                            Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi
                            Xará, idéia interessante, mas pra mim não funcionaria, como minha construção é totalmente voltada para o fora-de-estrada se eu invertesse o câmbio perderia alguns centímetros preciosos que influiriam no ângulo de trabalho da homocinética (do Omega, que é 22°), influencinado no curso de suspensão, no meu caso o que eu preciso mesmo é um câmbio mais massudo, brutalidade mesmo, uma coisa que li recentemente nos fóruns americanos é que nos saltos, você sempre tem de se lembrar de pisar na embreagem, pois quando o carro cai no chão o tranco das rodas e na transmissão é violento, podendo quebrar tudo se o câmbio não for bem forte, lá eles usam aquela caixa 091, com alguns "reforcinhos" que sai por 4000 dólares!!! Cara até pelos padrões deles! Mas essa é top lá... a 091 original se for bem cuidada já aguenta muito bem o tranco, to procurando uma dessas (foto anexa) mas tá difícil, até pouco tempo um cara me ofereceu, por 1500 reais, mas sumiu do mapa depois.

                            Vou tentar com esse meu mesmo, se der problema troco as engrenagens e faço eu mesmo as tais "forjadas"... expressão que acho uma tremenda picaretagem, pois de forjadas elas não tem nada, são apenas feitas em materias mais fortes... e se isso ainda não funcionar vou pensar em projetar algo híbrido, pra usar até uma reduzida... vamos ver!

                            O sr. Paulo PHF Kits (11-5893-2000) tem uma kombi mexicana Nova lá que usa uma caixa dessa com motor a agua, foi uma das que veio p/ o brasil p/ servir como referencia para o projeto da kombi atual.

                            ele queria se não me engano R$12.000 na kombi (é 0km sem placa e tem que documentar como importado) então vai mais uma grana de doc

                            mas ele me comentou que tem motor cambio e outras peças de reserva
                            talvez ele venda o cambio

                            se for ligar pra ele pode falar que foi o Felipe do fusca verde que te falou da kombi
                            Felipe Mori
                            Osasco - SP
                            --------------------------------------------------------

                            Comment


                            • #15
                              Re: Subaru 2.2 e 2 blowers...???

                              Valeu Felipe, amanhã mesmo vou ligar pra ele!

                              Comment

                              Working...
                              X