Se esta é a sua primeira visita, certifique-se de verificar o FAQ. Você deve se registrar
para poder postar. Para começar a ver mensagens clique na categoria desejada.
Surgiu uma duvida aqui, no caso de colocar o radiador na frente, como ficaria o reservatorio de expansao???
A Ligacao da parte de cima dele ficaria inutilizada??? Como eu faria para "sangrar" o sistema, ou nao seria necessario??
Colocando o radiador na frente, não muda nada, só o comprimento das magueiras que implicará em maior volume de liquido para encher o sistema.
Recomendo não colocar o radiador muito baixo, se possível assegure-se de haver um pequeno desnível (pequeno mesmo) entre o fundo do radiador e a entrada inferior da bomba d'agua como mostra, exageradamente, a fig (mangueira em azul). Isso fará que a mangueira (azul) esteja sempre cheia, mesmo se o nível do líquido baixar no radiador por qualquer motivo.
O reservatório de expansão, se do tipo mostrado na fig, como foi dito anteriormente, dever estar num nível acima do radiador. Se vai ficar no cofre do motor, no porta malas, isso não importa.
Nada muda na ligação de qualquer mangueira.
Para "sangrar" o sistema, entendido como esvaziar (drenar) o sistema para trocar o líquido, é só desconectar as mangueiras nos locais assinalados com círculos vermelhos (A e B) e tirar a tampa do reservatório (c). Se houver termostática e você não desconectar a mangueira em (B) e/ou não tirar a tampa do reservatório o escoamento será lento.
Obs: Quanto ao radiador na frente, principalmente se for colocado no compartimento do estepe, assegure-se que o fluxo de ar que entra pela frente do radiador deve sair por tras e "ir embora", não curto-circuitando o sistema. Como colocar o radiador na frente e quanto a estética do conjunto, não sei.
Obrigado pelas dicas, vc sempre generoso e pronto a responder.
è isso mesmo, tava com duvida mesmo no reservatorio de expansao.
A mangueira fina de cima serve de retorno do radiador, quiando ele enche o liquido volta pro reservatorio eliminando tb o "ar" do sistema.
Entao tava na duvida se seria prejudicial nao usa-la, mas vejo que ela e importante entao vou dar um jeito pra ela continuar ligada.
A Mangueira de baixo do reserv. que abastece o motor/radiador de agua ja vi gente ligando ela na mangueira superior do radiador, acho que nao tem problema isso né? ja acaba indo pro mesmo local no motor.
Com relacao a saida do ar quente, farei uma especie de caixa, onde o ar que entrar frio passara obrigatoriamente pelo radiador e saira pela parte de tras dela pelo fundo da caixa de estepe
...tava com duvida mesmo no reservatorio de expansao.
A mangueira fina de cima serve de retorno do radiador, quiando ele enche o liquido volta pro reservatorio eliminando tb o "ar" do sistema.
O radiador (modelo sem tampa) trabalha sempre cheio (debaixo d'agua), o nivel do liquido no sistema é até o reservatorio (+- na "costura" dele). A água circula sempre no reservatório (mod com entrada em cima e saida em baixo). Ver figs onde o fluxo do líquido é mostrado.
Postado originalmente por wagnerls
Entao tava na duvida se seria prejudicial nao usa-la, mas vejo que ela e importante entao vou dar um jeito pra ela continuar ligada.
A Mangueira de baixo do reserv. que abastece o motor/radiador de agua ja vi gente ligando ela na mangueira superior do radiador, acho que nao tem problema isso né? ja acaba indo pro mesmo local no motor.
Se voce liga-la na mangueira superior do radiador, a água entrará por baixo e por cima do reservatório aumentando perigosamente o nivel dentro dele. Observe que com a termostática fechada, essa água não tem por onde sair. Consequência: desprendimento ou rutura das mangueiras e transbordamento do reservatório (se a tampa permitir o transbordamento). A mangueira de baixo do reservatório deve ser ligada na entrada (do meio) da bomba dágua. Ver figs.
Surgiu uma duvida aqui, no caso de colocar o radiador na frente, como ficaria o reservatorio de expansao???
A Ligacao da parte de cima dele ficaria inutilizada??? Como eu faria para "sangrar" o sistema, ou nao seria necessario??
Abracos
Wagner Luis
olá! não sei c isso ajuda,mas a kombi diesel do meu pai tem um pequeno parafuso original d fábrica na parte superior do radiador por onde é feita a sangria do sistema....valew
Fuskamaniaco, fico contente em ter ajudado. Essa parceria termostática-cebolinha do ventilador do radiador funcionando em conjunto é muito importante para manter o motor na temperatura correta, nem muito frio nem muito quente.
Surgiu uma duvida aqui, no caso de colocar o radiador na frente, como ficaria o reservatorio de expansao???
A Ligacao da parte de cima dele ficaria inutilizada??? Como eu faria para "sangrar" o sistema, ou nao seria necessario??
Abracos
Wagner Luis
Wagner,
Sou novo por aqui, mas pelo que observei as dicas do Ricardo estão todas corretas! Principalmente para motor aspirado.
Observe a foto do motor do meu carro e verá a mangueira fininha do reservatorio ligada em um T na mangueira superior do cabeçote!
No caso do radiador na frente, o meu ao completar a agua como o radiador está mais baixo, o sistema todo se enche por gravidade! basta funcionar o carro, completar o nivel e pronto!
Ricardo,
Como o meu carro é turbo, acabei tendo que isolar a termostatica. Não consegui faze-lo refrigerar rapidamente quando está realmente levando cacet. A termostatica acaba não fechando por completo e fica uma aguinha recirculando no motor. Fiquei com medo de ter algum problema sério quando estiver acelerando forte em uma subida de serra por exemplo e acabei deixando assim. Você já fez algum turbo?
Ricardo,
Como o meu carro é turbo, acabei tendo que isolar a termostatica. Não consegui faze-lo refrigerar rapidamente quando está realmente levando cacet. A termostatica acaba não fechando por completo e fica uma aguinha recirculando no motor. Fiquei com medo de ter algum problema sério quando estiver acelerando forte em uma subida de serra por exemplo e acabei deixando assim. Você já fez algum turbo?
Abraços
Não entendi o que voce chama de "isolar a termostática".
A termostática se fecha quando a água (ou melhor o liquido de arrefecimento) e por tabela o motor está frio fazendo com que a agua não circule na colméia do radiador. Conforme o motor aquece a termostática abre permitindo a agua circular na colmeia do radiador.
Solicito rever os desenhos, principalmente os que descrevem o fluxo do líquido de arrefecimento.
Nunca "fiz um turbo", não manjo nada de preparação.
Não entendi o que voce chama de "isolar a termostática".
A termostática se fecha quando a água (ou melhor o liquido de arrefecimento) e por tabela o motor está frio fazendo com que a agua não circule na colméia do radiador. Conforme o motor aquece a termostática abre permitindo a agua circular na colmeia do radiador.
Solicito rever os desenhos, principalmente os que descrevem o fluxo do líquido de arrefecimento.
Nunca "fiz um turbo", não manjo nada de preparação.
Isolar a termostatica é apenas a maneira de dizer, significa retira-la fora e isolar o circuito que faz com que a agua recircule no motor para que ele aqueça rapidamente quando estiver frio. A questão não é que não funcione, mas sim a velocidade em que acontece pois como ele aquece rapidamente devido ao turbo em uma subida por exemplo, ao retirarmos a termostatica, toda a agua passa pelo radiador, e a resposta na refrigeração torna-se muito mais rápida.
O GTI 2.0 16V G4 por exemplo, usa dois radiadores para agua. (isso mesmo! e nem é turbo original!)
Como o seu carro não tem turbo, o ideal é utilizar a termostática mesmo! O pessoal tem que ter o maximo de cuidado em direcionar o ar da melhor maneira possivel para o radiador.
Com relação aos desenhos, eles estão corretos! Como disse inicialmente as dicas estão ótimas!
Com certeza, as dicas aqui estao de OTIMO nivel, no momento to usando radiador de Passat e nao uso a VT.
Mais pra frente vou usar 2 Radiadores, um do lado do cambio e outro atras onde esta mesmo agora, se eu assim resolver o aquecimento em alta rotacao volto a colocar a VT pra auxiliar no rapido aquecimento do motor ate a temp.ideal de funcionamento.
mas caso onde vc more, ainda possa fazer esse tipo de alteração, vc precisara da nota fiscal do motor, e a nota do serviço de adaptação do motor no carro
ai veja com um despachante de confiança pra fazer a papelada, ser feliz de ap hehe
abraços
t+
VW 1966 AP 2.0TURBO - IE PROTUNE PR440 DRAG FULL!!!
Com certeza, as dicas aqui estao de OTIMO nivel, no momento to usando radiador de Passat e nao uso a VT.
Mais pra frente vou usar 2 Radiadores, um do lado do cambio e outro atras onde esta mesmo agora, se eu assim resolver o aquecimento em alta rotacao volto a colocar a VT pra auxiliar no rapido aquecimento do motor ate a temp.ideal de funcionamento.
Abracao
Wagner Luis
Como esta a dirigibilidade e estabilidade com o peso extra do AP ?
Comment