Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carburador Solex H30 PIC em AP 1.8

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Carburador Solex H30 PIC em AP 1.8

    Depois de um período sem tempo de postar no Forum estou agora lendo as novas msg para recomeçar de onde parei. Mas vamos ao que interessa.

    Não levava muita fé na adaptação de um Solex H30 PIC em motor AP mas parece que me enganei.

    Essa adaptação (simples de fazer) está se propagando aos poucos, pelo menos entre Triciclistas, até um fabricante desses veículos ficou interessado.

    De fato, um carburador 2E ou 3E (ou mesmo um H35) são caros e os 2 primeiros são complicados enquanto o H30 é barato, facíl de achar e qualquer criança monta, desmonta e regula.

    Preço médio:

    Carburador 2E: Acima de R$ 1.000,00 (novo) ou algo em torno de R$ 600,00 (recondicionado por empresa idônea)

    Carburador 3E: Idem para novo ou +- R$ 700,00 recondicionado

    Carburador H35: Raríssimo, +- R$ 750,00 novo ou +- R$450,00 recondicionado

    Carburador H30 PIC: +- R$ 240,00 novo ou +- R$ 130,00 recondicionado


    Um amigo (triciclista, não manja de mecânica, é médico), que já tinha ouvido falar dessa adaptação e estava desolado com os problemas com o 2E (falta de peças, ninguem acertava a regulagem, alto consumo e pasmem, baixo desempenho!) se enfureceu, foi numa auto-peças e pediu um "carburador de Fusca". Mandou confeccionar um flange de adaptação (algo muito simples) e pimba!

    A única alteração, segundo ele, foi só no gicleur principal que pasou a usar o 127,5, mais nada.

    O meu amigo está satisfeitíssimo com o desempenho e a economia de combustível, é a própria alegria em pessoa.

    Recomendei a ele que desse uma olhada nas velas para ver como está a mistura e que me deixase dar uma dirigida no seu veículo para sentir como ficou, o que pode ocorrer nesse fim de semana.

    Não tenho (nem ele sabe) a calibragem dos outros componentes desse carburador (são os originais para Fusca). O que observei foi que o motor pega no estalo, a marcha lenta é suave e equilibrada, as acelerações bruscas ou lentas (veículo parado) são perfeitas, não se observa "buraco" ou engasgada e o ronco do motor é bonito e equilibrado.

    Por enquanto não farei essa adaptação no meu triciclo, o meu H35 (comprado novo em 2005) está funcionando bem.

    Fica aqui a dica, se tiver mais detalhes, postarei. Por favor, comentem a vontade, mas que a coisa funciona, funciona mesmo!

  • #2
    Re: Carburador Solex H30 PIC em AP 1.8

    Ricardo,

    Por o H30 ter um venturi pequeno, e o motor 1.8 gerar mais vácuo que os nossos vw aircooled 1600, acredito que fica mais fácil para e marcha lenta, o motor puxar a mistura pra dnetro do motor(inclusive puzando mais fácil o combustível da cuba, pelo circuito de lenta). Mas deve amarrar o motor em condições mais exigentes, não?

    Enfim, acho que pra saber se fica 100%, só depois de umas voltas e análise da cor das velas mesmo..

    Mas com certeza, é uma ótima dica, sem sombra de dúvidas!

    Abraço.
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

    Comment


    • #3
      Re: Carburador Solex H30 PIC em AP 1.8

      Pois é Rafael,

      Farei algumas considerações, porem sempre lembrando que não testei (ainda) essa adaptação e que posso cometer algum equívoco ou a coisa não ser bem o que dizem seus donos. Contudo, como diz o ditado, "nego aumenta mas não inventa".

      1- Esse carburador sozinho alimenta os motores VW-AR do 1300 ao 1600 (talvez possa até suportar um 1700).

      2- Nesses motores os cilindros são opostos e distantes e o coletor de admissão é longo, no AP o coletor de admissão é curto, fica por cima do coletor de escape o que permite seu aquecimento relativamente rápido. O coletor de admissão tambem é arrefecido pela água, logo presumivelmente mantido na temperatura ideal.

      3- Em algum lugar deste Forum o Vader disse que este carburador é bom de alta mas o consumo fica elevado (referindo-se aos VW-AR monocarburados, presumo).

      4- Não se deve esperar nunca com esse carburador um rendimento superior a um 2E/3E, um "miniprogressivo" ou qualquer outro de duplo corpo e duplo estágio, não faria sentido. Sacrifica-se o esperado alto desempenho (infelizmente altos problemas, custo e dor de cabeça) obtendo-se desempenho satisfatório, economia (em vários sentidos), simplicidade e ao que parece, a principio, o fim das dores de cabeça.

      Segundo meu amigo (e outros usuários), o veículo que com o 2E fazia uma média de 6 a 7 Km/l (gasolina) está agora na casa dos 13 Km/l e atinge facil os 140 Km/h (no velocímetro), tá bom de subir serra e ultrapassagens.

      5- Consideremos que um triciclo não é um veículo concebido para desempenho esportivo.



      Como disse anteriormente, eu não levava muita fé, mas a coisa tá lá.

      Comment


      • #4
        Re: Carburador Solex H30 PIC em AP 1.8

        Se o problema é performace,basta colocar 4 solex h30 ,que além de lindo vai ficar animal.Quase concretizei isso num chevette e recomendei pra um motor de 6 cil o bura h32 pelo motivoque o ricardo ci5tou,baixo custo do carburador e facil manuntenção.Ale´m do mais o h32 pode virar corpo de borboleta para adptaçoes de injeção,desde que seja retirado o venturi.Na oficina onde estou trabalhamndo um cliente adquiriu um jipe willys ano 58 motor de 4 cil e alimentado por um bura h30 devidamente adptado por uma simples flange.Até já ouvi uma historia do meu avô ,que foi colocado um h30 num landau .abraços
        Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

        Comment


        • #5
          Re: Carburador Solex H30 PIC em AP 1.8

          Postado originalmente por Antonio carlos
          Se o problema é performace,basta colocar 4 solex h30 ,que além de lindo vai ficar animal.
          Valeu Antonio, mas o objetivo é simplificar e não incrementar. Nessa quádrupla certamente teríamos que trocar o coletor ( se existir um a preço viável) ou confeccionar uma "flange" de 4 entradas (4 carburadores) e 1 saida (coletor original), o que não faria sentido. Isso sem falar nos mecanismos de acionamento e nas dificuldades de equalização do conjunto.

          Quanto ao h32 no AP (1.6 no meu caso), já tive o desprazer de tentar essa "adaptação", nem precisou flange, furação da base do h35, do h32 e do meu coletor são identicas, mas não consegui acertar a calibragem do h32 usando recursos caseiros. Outras pessoas que tentaram essa adaptação, inclusive donos de oficinas de carburação, não lograram bom resultado. Digamos que o resultado obtido com o H32 foi: funciona, porem 50%.

          Porque o H30 funciona e satisfatoriamente, eu não sei, talvez o Vader ou o Trimilika possam, se desejarem, comentar.

          Comment


          • #6
            Re: Carburador Solex H30 PIC em AP 1.8

            Postado originalmente por ricardo groetaers
            Valeu Antonio, mas o objetivo é simplificar e não incrementar. Nessa quádrupla certamente teríamos que trocar o coletor ( se existir um a preço viável) ou confeccionar uma "flange" de 4 entradas (4 carburadores) e 1 saida (coletor original), o que não faria sentido. Isso sem falar nos mecanismos de acionamento e nas dificuldades de equalização do conjunto.

            Quanto ao h32 no AP (1.6 no meu caso), já tive o desprazer de tentar essa "adaptação", nem precisou flange, furação da base do h35, do h32 e do meu coletor são identicas, mas não consegui acertar a calibragem do h32 usando recursos caseiros. Outras pessoas que tentaram essa adaptação, inclusive donos de oficinas de carburação, não lograram bom resultado. Digamos que o resultado obtido com o H32 foi: funciona, porem 50%.

            Porque o H30 funciona e satisfatoriamente, eu não sei, talvez o Vader ou o Trimilika possam, se desejarem, comentar.
            Vc usou o direito ou o esquerdo?A caneta teria de ser modificada nos seus furos tb.Ainda mais o 32 que pode experimentar vários venturis.Opinião sobre o sucesso do h30:simplicidade mesmo.Mas eé questão de hábito,pq assisti um video na internet sobre a carburadores quadrijet e vi que é tanto recurso e dispositivos pra dar performace que até fiquei doido vendo aquilo.Por isso que alguns preparadores levam um tempão pra acertar tal bura.Abraços
            Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

            Comment


            • #7
              Re: Carburador Solex H30 PIC em AP 1.8

              Esse bura no AP 1.8 com certeza funciona, como qq carburador que se colocar, bem adaptado também vai funcionar, mas se no fusca com dupla 32 ele em situações de desempenho já não consegue dar conta, com certeza vai precisar de um bom retrabalho interno para suprir as necessidades de um AP 1.8, ainda mais se ele não for aquele de biela curta. Tudo vai depender do uso e da velocidade máxima que se pretende num veículo desse tipo. Para torque em baixa, facilidade de manutenção e economia, sem "tolar" o pé até o talo acho que até funciona, mas quanto a desempenho ele nunca vai se comparar a nenhum dos outros carburadores de duplo corpo(2E,3E,TLDZ, Mini-progressivo etc).
              Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
              Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
              Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
              Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
              Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
              volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

              VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
              Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

              Comment


              • #8
                Re: Carburador Solex H30 PIC em AP 1.8

                Antonio, Maurilio,

                Não me lembro se usei direito ou esquerdo (H32), só sei que não ficou bom. Não entendi, isso a meu ver não faria diferença.

                Modificações na flauta, experimentação de varios venturis, equalização de uma quádrupla, levar muito tempo para acertar (coisa para preparador), complicado demais, nesse caso não faria sentido substituir o 2E/3E por um modesto H30PIC.

                Um outro amigo meu, cujo 2E não tem apresentado problemas significativos (até onde sei), na última quinta-feira pareceu-me muito interessado na modificação. Disse-me: -"Se o do Chico tá fazendo 13Km/l (gasolina), se eu obtiver 11, tá ótimo. Voce viu como o "motor dele" tá funcionando redondinho?"

                Disse a esse amigo que se ele realmente pretende fazer a adaptação, eu gostaria de participar. Conversamos um pouco sobre o assunto e recomendei cautela. Não vejo a hora de dirigir o triciclo do outro amigo para sentir como ficou.

                Rola um papo entre triciclistas que o pessoal da baixada (Fluminense) tá fazendo isso geral. Não confirmo nem desminto, ainda não tive oportunidade de verificar, mas se verdadeiras as narrativas, isso tá virando praga, no bom sentido, é claro.

                Qualquer novidade, postarei.
                Last edited by ricardo groetaers; 31-05-2009, 05:30 AM.

                Comment


                • #9
                  Re: Carburador Solex H30 PIC em AP 1.8

                  Postado originalmente por ricardo groetaers
                  Antonio, Maurilio,

                  Não me lembro se usei direito ou esquerdo (H32), só sei que não ficou bom. Não entendi, isso a meu ver não faria diferença.

                  Modificações na flauta, experimentação de varios venturis, equalização de uma quádrupla, levar muito tempo para acertar (coisa para preparador), complicado demais, nesse caso não faria sentido substituir o 2E/3E por um modesto H30PIC.

                  Um outro amigo meu, cujo 2E não tem apresentado problemas significativos (até onde sei), na última quinta-feira pareceu-me muito interessado na modificação. Disse-me: -"Se o do Chico tá fazendo 13Km/l (gasolina), se eu obtiver 11, tá ótimo. Voce viu como o "motor dele" tá funcionando redondinho?"

                  Disse a esse amigo que se ele realmente pretende fazer a adaptação, eu gostaria de participar. Conversamos um pouco sobre o assunto e recomendei cautela. Não vejo a hora de dirigir o triciclo do outro amigo para sentir como ficou.

                  Rola um papo entre triciclistas que o pessoal da baixada (Fluminense) tá fazendo isso geral. Não confirmo nem desminto, ainda não tive oportunidade de verificar, mas se verdadeiras as narrativas, isso tá virando praga, no bom sentido, é claro.

                  Qualquer novidade, postarei.
                  Olha Ricardo, é como comentei acima, Se vc tiver um 2E,3E ou TLDZ com o segundo estágio trabalhando no vácuo, o que vai ser mais comum de se ver na TLDZ, Miniprogressivo etc do que nas 2E e 3E pela facilidade de se fazer um segundo estágio mecânco simultâneo ou não, vc tendo uma calibração delas voltadas para economia, com segundo estágio abrindo por válvula somente quando o motor é exigido, acho que elas ficam até mais econômicas do que esses 13km/l de gasolina que vcs comentam. Apesar da aeronâmica desses veículos ser sofrível, o peso é mínimo e o arrasto tb é pequeno dependendo do tamanho das rodas traseiras. Um carburador de corpo duplo com regulagem(calibração) de Ap 1.6 vai ser mais do que suficiente para esses 13 ou mais km/L em velocidades constantes na casa de 110 km/h ou até mais, sem a limitação de desempenho de um bura simples. Quanto a manutenção é realmente incomparável em relação a custo, mas os kits de reparo das duplas não são tão caros assim para as pessoas radicalizarem e retrocederem em termos de alimentação.
                  Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                  Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                  Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                  Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                  Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                  volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                  VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                  Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

                  Comment


                  • #10
                    Re: Carburador Solex H30 PIC em AP 1.8

                    ricardo acho que uma quadrupla solex não seria muito difícil de acertar não.Gigle de ar 132z,lenta 50,principal 100(Pra começar e no alcool).Não sei se a agulha 151 ficaria grande e se o uso do desborbulhador seria prejudicial.Como preparação poderimos abrir os veturis pra 24 as borboletas pra 32 e trabalhar esmeradamente a caneta e um venturi suplementar.No gnv eu acertava isso com a mão nas costas,visto que já vi muitos triciculos com gnv.Mais performace ainda seria usar cornetas curvadas de hot rod nesses 4 buras .Abraços
                    Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                    Comment


                    • #11
                      Re: Carburador Solex H30 PIC em AP 1.8

                      Postado originalmente por maurilio
                      ..... Se vc tiver um 2E,3E ou TLDZ com o segundo estágio trabalhando no vácuo, .......tendo uma calibração delas voltadas para economia, com segundo estágio abrindo por válvula somente quando o motor é exigido, acho que elas ficam até mais econômicas do que esses 13km/l de gasolina que vcs comentam.
                      Concordo plenamente contigo Maurílio, em gênero, nº e grau. Esses carburadores, assim como o Solex TDID (que não mais existe), foram projetados para melhor desempenho e economia.

                      O problema é que os "profissionais" em carburadores, a falta de peças (não me refiro a um simples kit de reparo), aliados a um presumível mal estado dos mesmos, levam os usuários a uma novela (tragédia) comedora de dinheiro sem epílogo. Considere que um triciclista (ou motorista) não é necessáriamente um conhecedor de mecânica.

                      Postado originalmente por maurilio
                      Apesar da aeronâmica desses veículos ser sofrível, o peso é mínimo e o arrasto tb é pequeno dependendo do tamanho das rodas traseiras.
                      O peso (segundo o fabricante) está entre 620 a 720 Kg, dependendo do modelo, o bicho não é tão leve como se supõe. (vide fig)

                      As rodas traseiras (do modelo dos meus amigos) são de ferro, aro 15 e tala 11 polegadas. Os pneus são 295/50 15.

                      Postado originalmente por maurilio
                      ......Quanto a manutenção é realmente incomparável em relação a custo, mas os kits de reparo das duplas não são tão caros assim para as pessoas radicalizarem e retrocederem em termos de alimentação.
                      O problema não é o custo de um simples kit de reparo, e a radicalização ou retrocesso (na visão de um bom profissional) é o desenlace da novela e quem sabe, a cura da cefaléia crônica.
                      Arquivos Anexos

                      Comment


                      • #12
                        Re: Carburador Solex H30 PIC em AP 1.8

                        Por este ângulo, a cefaléia crônica vai passar mesmo...em todo caso pode-se simplesmente desligar o segundo estágio à vácuo ou mecânico e te um carburador que trabalha como simples mas possui uma cuba muito maior. Aqui na minha região existem várias aberrações do tipo, pois como não adianta pisar muito que não vai andar demais mesmo ele chega num limite até próximo a 130/140/150 dependendo do gicleur de 1° estágio utilizado e ate que não andam mal não, só quem conhece sabe que o potencial com dupla aumenta bastante. Pensando em termos de economia e faciidade de manutenção os motores a ar com carburação simples e até com um W100 seriam excelente pedida entre consumo, desempenho razoável e baixa manutenção, além de uma melhor distribuição de peso.
                        Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                        Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                        Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                        Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                        Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                        volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                        VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                        Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

                        Comment


                        • #13
                          Re: Carburador Solex H30 PIC em AP 1.8

                          Postado originalmente por Antonio carlos
                          ricardo acho que uma quadrupla solex não seria muito difícil de acertar não.........Como preparação poderimos abrir os veturis ....as borboletas ......e trabalhar ....a caneta e um venturi suplementar.
                          Pois é Antonio, mas o objetivo fim não enfoca a performance e sim acabar com a dor de cabeça.

                          Postado originalmente por Antonio carlos
                          No gnv eu acertava isso com a mão nas costas,visto que já vi muitos triciculos com gnv.
                          Obs: O uso do GNV em triciclos (motos e afins) não é permitido.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Carburador Solex H30 PIC em AP 1.8

                            Postado originalmente por maurilio
                            ......pode-se simplesmente desligar o segundo estágio à vácuo ou mecânico e te um carburador que trabalha como simples mas possui uma cuba muito maior.
                            Mas o "elefante branco" problemático continuaria lá. Ressalto que a adaptação do H30 (objeto deste tópico) só faria sentido se o carburador de duplo corpo e duplo estágio presente, seja ele qual for, fosse um paiol de problemas sem solução e um sorvedouro de dinheiro, tempo e paciência.

                            Entendo sua preocupação, a do Antonio e de outros Foristas, eu tambem me incluo, quanto ao aspecto performance e quanto a extrair dum AP 1.8 todo o potencial que ele pode produzir, mas sem nos apercebermos, estamos nos desviando do objeto do tópico.

                            Postado originalmente por maurilio
                            ...Pensando em termos de economia e faciidade de manutenção os motores a ar com carburação simples e até com um W100 seriam excelente pedida entre consumo, desempenho razoável e baixa manutenção, além de uma melhor distribuição de peso.
                            Voce tem toda razão, inclusive na época da compra do veículo cogitei minha preferência pelo VW-AR, mas o fabricante não mais o utilizava, alegava problemas logísticos.

                            De fato, o motor VW a ar, a cada dia que passa está se tornando mais raro e caro, o que pode gerar problemas numa produção em série, ainda que pequena, desses veículos. Quem tem o seu VW-AR, cuide bem dele.

                            Mas senhores, não nos afastemos do tema do tópico.

                            Comment


                            • #15
                              Re: Carburador Solex H30 PIC em AP 1.8

                              Postado originalmente por ricardo groetaers
                              Pois é Antonio, mas o objetivo fim não enfoca a performance e sim acabar com a dor de cabeça.


                              Obs: O uso do GNV em triciclos (motos e afins) não é permitido.
                              Motos eu sei que foi proibido,mas nos triciculos eu não tava sabendo.Abraços
                              Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                              Comment

                              Working...
                              X