Alguém tem uma dica de como eu faço pra tirar a maldita porca do cubo da roda traseira. Comprei o soquete de 36mm, deu certinho na porca. Tirei a travinha. Coloquei o soquete na alavanca. Subi, pulei, aumentei a alavanca, espirrei desengripante. E no final a alavanca quebrou e a porca continua presa. A mer#%a é que eu estou com todas as peças pra colocar no freio (burrinho, flexível, lonas, fluido) e não consigo tirar essa porca. O cara me cobrou 50,00 pra colocar tudo pra mim. Coisa que eu mesmo posso fazer e já gastei com a ferramenta.
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Porca do Cubo
Collapse
X
-
Re: Porca do Cubo
Alavanca "parruda" embutida em cano de parede grossa de 1,5m a 2m.
Carro engatado, freio de mão puxado e alguém apertando o pedal do freio.
Tenho conseguido tirar assim, mas já vi aqui no forum alguém colocar fotos de dispositivo que faz a alavanca no facão.
Vamos ver se alguém lembra dessa outra forma e coloca aqui.
saudações
-
Re: Porca do Cubo
Postado originalmente por pablodemeloAlguém tem uma dica de como eu faço pra tirar a maldita porca do cubo da roda traseira. Comprei o soquete de 36mm, deu certinho na porca. Tirei a travinha. Coloquei o soquete na alavanca. Subi, pulei, aumentei a alavanca, espirrei desengripante. E no final a alavanca quebrou e a porca continua presa. A mer#%a é que eu estou com todas as peças pra colocar no freio (burrinho, flexível, lonas, fluido) e não consigo tirar essa porca. O cara me cobrou 50,00 pra colocar tudo pra mim. Coisa que eu mesmo posso fazer e já gastei com a ferramenta.
o ideal seria aquecer essa porca com maçarico pra ela dilatar e sair na boa .
se vc não conseguir o uso de maçarico, vai regando ela com fluido de freio que tem uma boa penetração nas partes , e tenta novamente sem aquecer.
agora, se ela começou a espanar e embolou a rosca travando tudo.... só cortando a coitada fora .
abrass.
Do it yourself !
Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br
VW BRASILIA 1.600 AR.
Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811
Skype: marcos.antoniov@hotmail.com
Comment
-
Re: Porca do Cubo
Postado originalmente por marcos22isso é normal . as vezes essa porca ficou anos e anos sem desmontar e seca, sem lubrificação nenhuma. ai trava mesmo..
o ideal seria aquecer essa porca com maçarico pra ela dilatar e sair na boa .
se vc não conseguir o uso de maçarico, vai regando ela com fluido de freio que tem uma boa penetração nas partes , e tenta novamente sem aquecer.
agora, se ela começou a espanar e embolou a rosca travando tudo.... só cortando a coitada fora .
abrass.
Comment
-
Re: Porca do Cubo
Postado originalmente por pablodemeloCara, tu me deu uma boa ideia. Ferramenta pra cortar ela fora eu tenho e é bem mais barato comprar duas porcas do que outra alavanca. Porque se passar de 50,00 eu prefiro pagar pro cara se ferrar fazendo o serviço. Vou tentar fazer isso, mas só tenho os finais de semana. Quando ficar pronto mando fotos.
pense bem antes de se aventurar.. hehehe..
tenta primeiro como o GEDSELLET falou ..
Do it yourself !
Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br
VW BRASILIA 1.600 AR.
Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811
Skype: marcos.antoniov@hotmail.com
Comment
-
Re: Porca do Cubo
Postado originalmente por marcos22cara.. cortar a porca é só em ultimo caso , correndo o risco de estragar a rosca da ponta de eixo..
pense bem antes de se aventurar.. hehehe..
tenta primeiro como o GEDSELLET falou ..
Claro, pensei nisso depois. Vou tentar as opções de dar um calor, fluido de freio, e só em ultimo caso corto a porca. Valeu!
Comment
-
Re: Porca do Cubo
Postado originalmente por MuseuO pessoal ja disse tudo...
Meio off...uma vez fui soltar na alavanca e subiu a roda... maledeto
Comment
-
Re: Porca do Cubo
Postado originalmente por pablodemeloVou ter que arrumar uma alavanca. Mas essa coisa da roda subir acabei pensando. Será que a rosca é inversa? É pro outro lado que tenho que afrouxar a porca?
nãããoooo .. rosca normal. direita .
filetes ascendentes da direita pra esquerda - sentido de aperto horario e desaperto anti horario..
uma das unicas roscas esquerdas do fuke é a da ponta da manga de eixo lado carona . ( carona ou motorista ? )
ok ?
Do it yourself !
Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br
VW BRASILIA 1.600 AR.
Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811
Skype: marcos.antoniov@hotmail.com
Comment
-
Re: Porca do Cubo
Postado originalmente por marcos22nãããoooo .. rosca normal. direita .
filetes ascendentes da direita pra esquerda - sentido de aperto horario e desaperto anti horario..
uma das unicas roscas esquerdas do fuke é a da ponta da manga de eixo lado carona . ( carona ou motorista ? )
ok ?
O motivo nao sei mas...
Comment
-
Re: Porca do Cubo
Postado originalmente por MuseuIsto mesmo, rosca esquerda lado do motorista.
O motivo nao sei mas...
olhando a roda lado carona de frente, imagine o carro andando para frente = rotação sentido horário .
olhando a roda lado motorista de frente, imagine o carro andando para frente = rotação sentido anti-horário .
a rosca esquerda está no lado motorista justamente para evitar afrouxamentos na porca. ( mesmo ela sendo travada por um parafuso M6 ).
explicando :
roda lado carona andando pra frente = sentido horário e aperto da porca de rosca direita tambem sentido horário . fechou ..
roda lado motorista andando pra frente = sentido anti-horário e aperto da porca de rosca esquerda tambem sentido anti-horário . fechou ..
exemplo : ventiladores domesticos - se fosse rosca direita as hélices se desenroscariam e iam dar um passeio por ai.. rsrsrs
Do it yourself !
Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br
VW BRASILIA 1.600 AR.
Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811
Skype: marcos.antoniov@hotmail.com
Comment
-
Re: Porca do Cubo
Postado originalmente por Museu
Seguindo a logica... e a traseira esquerda?
não encontrei a tabela de torques da VW para o semi eixo traseiro , mas em conjuntos motrizes de veiculos mais novos com homocinetica , é dado um aperto inicial de 200 Nm ,para assentar rolamentos , espaçadores,etc.. afrouxado o conjunto em meia volta e depois aplicado torque final de 20 Nm e depois o travamento da porca. ( amassamento da ponta da porca dentro do canal longitudinal da ponta de eixo .
no caso da dianteira de VW a ar, existe o risco de se soltar , pois o conjunto não é travado ,é apenas ajustado com a folga correta para o rolamento . é rotativo .
já na traseira o cubo gira junto com o eixo , e o cubo tem encosto na face do anel interno do rolamento que por sua vez , tem apoio no batente do semi eixo.
daí pode se aplicar maiores torques , aliado a porca castelo com o uso de cupilha é quase impossivel se soltar .
já viu mecânico apertando aquela porca do cubo ? ( marreteiro ) soquete 36 mm com encaixe de 3/4'' + cabo de força de 500 mm + tubo de 1,2 metro .
se calcular isso e se o mecanico tiver tomado um café reforçado , dá uns 1.500 Nm .
olhando a tabela de torque para roscas finas , e jogando ai uma classe de resistencia mediana olha oque dá :
Porca sextavada 36 mm.
Ø rosca - M27 ( não sei o Ø correto mas é bem próximo disso )
Passo rosca - de 1,5 a 2,0 ( passo bem proximo tbm ) .
Classe resistencia aço - 8.8 ( peguei leve aqui, é bem mais que isso )
1.133 Nm . não quero dizer que este é o torque correto e recomendado , mas a rosca aguenta isso , desde que eixo e porca estejam perfeitos .
existem semi eixos para fuke de arrancada forjados ou até com 4140 ou 4340 . aí a coisa fica séria .Last edited by marcos22; 12-06-2012, 07:27 PM.
Do it yourself !
Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br
VW BRASILIA 1.600 AR.
Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811
Skype: marcos.antoniov@hotmail.com
Comment
Comment