Olá colegas de Fórum.
Montei uma tabela (arquivo PDF anexo) com as medidas dos conjuntos de pneus e rodas originais da linha VW a ar, além de algumas medidas opcionais.
Para mostrar a influência dessas medidas nas relações finais de marcha dos veículos, calculei a partir das medidas reais dos conjuntos duas informações adicionais: a rotação do motor a 120 Km/h e a velocidade real no limite da terceira marcha (a 5 mil RPM) em cada combinação de roda/pneu/diferencial.
É interessante notar que, freqüentemente, essas alterações não são percebidas pelos proprietários porque o velocímetro (que é, na realidade, um conta-giros das rodas) não acusa as modificações geradas pela mudança no diâmetro dos conjuntos (a velocidade indicada fica distorcida em relação à real).
Essa influência é, no entanto, muito significativa. Como pode ser visto na tabela, o alongamento da relação de um fusca 1300 trocando o conjunto coroa e pinhão pelo da Brasília (4,375:1 por 4,125:1) terá efeito inverso se, simultaneamente, os pneus e rodas originais forem trocados por 185/65 SR 14.
Conto com a colaboração de todos para corrigir eventuais erros e para aprimorar a tabela . Já coloquei uma segunda versão, com algumas correções e uma dúvida: qual a medida original dos pneus da família VW4P/Variant/TL/TC?
André Borges Lopes
andrelopes@bytestypes.com.br
Montei uma tabela (arquivo PDF anexo) com as medidas dos conjuntos de pneus e rodas originais da linha VW a ar, além de algumas medidas opcionais.
Para mostrar a influência dessas medidas nas relações finais de marcha dos veículos, calculei a partir das medidas reais dos conjuntos duas informações adicionais: a rotação do motor a 120 Km/h e a velocidade real no limite da terceira marcha (a 5 mil RPM) em cada combinação de roda/pneu/diferencial.
É interessante notar que, freqüentemente, essas alterações não são percebidas pelos proprietários porque o velocímetro (que é, na realidade, um conta-giros das rodas) não acusa as modificações geradas pela mudança no diâmetro dos conjuntos (a velocidade indicada fica distorcida em relação à real).
Essa influência é, no entanto, muito significativa. Como pode ser visto na tabela, o alongamento da relação de um fusca 1300 trocando o conjunto coroa e pinhão pelo da Brasília (4,375:1 por 4,125:1) terá efeito inverso se, simultaneamente, os pneus e rodas originais forem trocados por 185/65 SR 14.
Conto com a colaboração de todos para corrigir eventuais erros e para aprimorar a tabela . Já coloquei uma segunda versão, com algumas correções e uma dúvida: qual a medida original dos pneus da família VW4P/Variant/TL/TC?
André Borges Lopes
andrelopes@bytestypes.com.br
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