Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Medidas de rodas e pneus dos VW a ar

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Medidas de rodas e pneus dos VW a ar

    Olá colegas de Fórum.

    Montei uma tabela (arquivo PDF anexo) com as medidas dos conjuntos de pneus e rodas originais da linha VW a ar, além de algumas medidas opcionais.

    Para mostrar a influência dessas medidas nas relações finais de marcha dos veículos, calculei a partir das medidas reais dos conjuntos duas informações adicionais: a rotação do motor a 120 Km/h e a velocidade real no limite da terceira marcha (a 5 mil RPM) em cada combinação de roda/pneu/diferencial.

    É interessante notar que, freqüentemente, essas alterações não são percebidas pelos proprietários porque o velocímetro (que é, na realidade, um conta-giros das rodas) não acusa as modificações geradas pela mudança no diâmetro dos conjuntos (a velocidade indicada fica distorcida em relação à real).

    Essa influência é, no entanto, muito significativa. Como pode ser visto na tabela, o alongamento da relação de um fusca 1300 trocando o conjunto coroa e pinhão pelo da Brasília (4,375:1 por 4,125:1) terá efeito inverso se, simultaneamente, os pneus e rodas originais forem trocados por 185/65 SR 14.

    Conto com a colaboração de todos para corrigir eventuais erros e para aprimorar a tabela . Já coloquei uma segunda versão, com algumas correções e uma dúvida: qual a medida original dos pneus da família VW4P/Variant/TL/TC?

    André Borges Lopes
    andrelopes@bytestypes.com.br
    Arquivos Anexos
    Last edited by Dedé Borges; 04-04-2008, 08:14 PM.

  • #2
    Legal sua tabela só senti a falta dos pneus de perfil mais baixo e aros maiores tipo 16", 17"
    Mas, valew!!

    Comment


    • #3
      Olá Danks.

      Eu posso incorporar mais algumas medidas na tabela, preferencialmente com pneus fáceis de serem encontrados. Se você tiver algumas sugestões, me mande.

      Grande abraço;

      André Borges Lopes

      Comment


      • #4
        E aí belê?
        Então o meu fusca tá com 195/50-r15, e tem também a galera que usa muito o aro 17" com orbitais e outros tipos mas as medidas eu não sei... se vc puder colocar ficaria legal!
        Bom só uma pequenina dica
        abs valew!

        Comment

        Working...
        X