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Desculpe ressuscitar esse tópico, mas é que estava sonhando como eu queria que o mAdRUga ficasse, e entre os quesitos está a adaptação da suspensão IRS. Sei que esse tipo de suspensão melhora de sobremaneira a estabilidade e evita que as cambagem se altere, mas e quanto a durabilidade? Homocinécas geralmente não são muito resistentes, e principalmente nos VW tração dianteira com grandes potências são o calcanhar de aquiles, quebrando constantemente. Então fica minha pergunta: como fica a resistência da suspensão com a adaptação da suspensão IRS e utilização de rodas grandes (aro 17 por exemplo)?
Olá, com juntas homocinéticas é muito mais resistente que a original do fusca, a kombi pesa 1000kg e carrega mais 1000kg dentro dela e não quebra homocinética, os fuscas top de arrancada nos EUA só usam IRS porque não tem quem segura os semi-eixos do fusca dentro da caixa de satélites, Abs.
Olá pessoas, venho atraves deste grande Forum pedir ajuda e sanar uma dúvida tmbm. Tenho um puma 77, que estou praticamente reconstruindo... fiz muitas modificações nele.. desde motor AP ate hidrovacuo..td novo... e tmbm coloquei uma suspensão IRS.. Bem a minha dúvida e a seguinte... o facão é duplo? ou é simples.. O meu é duplo, tem alguma vantagem esse modelo? E a parte triste... fiz todas as peças para adaptações cortamos o buraco perto do chifre.. soldamos.. ficou muito bom.. mas tive que rebaixar o carro pq ficou muito alto.. para minha surpresa.. as rodas estao ficando assim /-\ ,nao tanto, mas estão, e o facão está na metade.. existe alguem que tenha um gabarito pra vender? alguma medida para que eu possa usar .. sei que vai dar mao de obra, e por fotos vi que o meu sistema esta errado, soldado rente a emenda do chifre, onde o certo e acima dele... mas preciso de ajuda.. de alguem que tenha informação.. senão vou desenvolver um sistema de regulagem para dar cambagem ali.. pois percebi que "mexendo" 3mm ele da uma grande diferença fazendo com que as rodas fiquem |-| certas.... no aguardo.... Valew. Abraços e obrigado.
Olá pessoas, venho atraves deste grande Forum pedir ajuda e sanar uma dúvida tmbm. Tenho um puma 77, que estou praticamente reconstruindo... fiz muitas modificações nele.. desde motor AP ate hidrovacuo..td novo... e tmbm coloquei uma suspensão IRS.. Bem a minha dúvida e a seguinte... o facão é duplo? ou é simples.. O meu é duplo, tem alguma vantagem esse modelo? E a parte triste... fiz todas as peças para adaptações cortamos o buraco perto do chifre.. soldamos.. ficou muito bom.. mas tive que rebaixar o carro pq ficou muito alto.. para minha surpresa.. as rodas estao ficando assim /-\ ,nao tanto, mas estão, e o facão está na metade.. existe alguem que tenha um gabarito pra vender? alguma medida para que eu possa usar .. sei que vai dar mao de obra, e por fotos vi que o meu sistema esta errado, soldado rente a emenda do chifre, onde o certo e acima dele... mas preciso de ajuda.. de alguem que tenha informação.. senão vou desenvolver um sistema de regulagem para dar cambagem ali.. pois percebi que "mexendo" 3mm ele da uma grande diferença fazendo com que as rodas fiquem |-| certas.... no aguardo.... Valew. Abraços e obrigado.
Alexandre
Alexandre,
Para vc adptar a IRS no Fusca vc não poderá usar o mesmo gabarito da Kombi ou da Variant pois os mesmo vão deixa a traseira do Fusca muito alta.
Para resolver o problema de cambagem negativa vc terá que cortar novamente a solda do suporte do braço do semi eixo proximo ao garfo traseiro e só depois colocar o fusca na altura que vc quer, para isso vc vai perceber que o suporte vai mudar de posição fazendo assim outro gabarito.! ;)
Para vc adptar a IRS no Fusca vc não poderá usar o mesmo gabarito da Kombi ou da Variant pois os mesmo vão deixa a traseira do Fusca muito alta.
Para resolver o problema de cambagem negativa vc terá que cortar novamente a solda do suporte do braço do semi eixo proximo ao garfo traseiro e só depois colocar o fusca na altura que vc quer, para isso vc vai perceber que o suporte vai mudar de posição fazendo assim outro gabarito.! ;)
j
Obrigado Fabricio..só lembrando que e um puma.... bem.. que dó mas vou ter que cortar mesmo, fizemos com mig td no capricho.. Sem gabarito ou qualquer peso.. e deu nisso, agora vou nivelar o chassis, por o facao no meio, por as rodas no esquadro para que nao fique abertas e nem fechadas, e por a roda no plumo ( eita ) para evitar essa cambagem negativa.. e soldar novamente.. .. Vou fazer isso e posto fotos aqui .. quem sabe ajuda alguem tmbm.. Abraços
Obrigado Fabricio..só lembrando que e um puma.... bem.. que dó mas vou ter que cortar mesmo, fizemos com mig td no capricho.. Sem gabarito ou qualquer peso.. e deu nisso, agora vou nivelar o chassis, por o facao no meio, por as rodas no esquadro para que nao fique abertas e nem fechadas, e por a roda no plumo ( eita ) para evitar essa cambagem negativa.. e soldar novamente.. .. Vou fazer isso e posto fotos aqui .. quem sabe ajuda alguem tmbm.. Abraços
Já quebrei a cabeça com esse detalhe tbm, porém antes de finalizar a solda eu montei tudo primeiro...
Olá pessoas, venho atraves deste grande Forum pedir ajuda e sanar uma dúvida tmbm. Tenho um puma 77, que estou praticamente reconstruindo... fiz muitas modificações nele.. desde motor AP ate hidrovacuo..td novo... e tmbm coloquei uma suspensão IRS.. Bem a minha dúvida e a seguinte... o facão é duplo? ou é simples.. O meu é duplo, tem alguma vantagem esse modelo? E a parte triste... fiz todas as peças para adaptações cortamos o buraco perto do chifre.. soldamos.. ficou muito bom.. mas tive que rebaixar o carro pq ficou muito alto.. para minha surpresa.. as rodas estao ficando assim /-\ ,nao tanto, mas estão, e o facão está na metade.. existe alguem que tenha um gabarito pra vender? alguma medida para que eu possa usar .. sei que vai dar mao de obra, e por fotos vi que o meu sistema esta errado, soldado rente a emenda do chifre, onde o certo e acima dele... mas preciso de ajuda.. de alguem que tenha informação.. senão vou desenvolver um sistema de regulagem para dar cambagem ali.. pois percebi que "mexendo" 3mm ele da uma grande diferença fazendo com que as rodas fiquem |-| certas.... no aguardo.... Valew. Abraços e obrigado.
Alexandre
Ola xara , tambem tenho vontade de colocar irs na minha puma , qual modelo voce utiliza ,da kombi ou variante ,tenho vontade de colocar a da kombi na puma ,por que a puma e um pouco mais larga que o fusca , sera que da certo
Ola xara , tambem tenho vontade de colocar irs na minha puma , qual modelo voce utiliza ,da kombi ou variante ,tenho vontade de colocar a da kombi na puma ,por que a puma e um pouco mais larga que o fusca , sera que da certo
Fala Grande... Alexandre...
Eu comprei da variant II das antigas... na verdade um achado.. pelo que eu vi o da kombi as rodas ficam mais pra fora, e da variant fica mais original.. Bem Dizem por ai que fica muito bom eu não testei.. já faz 2 anos que desmontei minha puma, e tem um fator $$$ que leva como freio. rsrs.. mas assim.. se vc achar compre.. pq aqui em SC eu achei uma somente no meio do barro mas estava boa.. Não esqueça de comprar os braços, as homocineticas, e o semi-eixo, as buchas eu fiz de nylon, mas vi q tem de PU agora.. no mais e montar e usar um gabarito ou ter paciência.. Eu estou desenvolvendo um sistema de cambagem para isso ali.. bem facil e com custo baixo.. quem sabe vc possa usar.. posto fotos em breve.
Eu comprei da variant II das antigas... na verdade um achado.. pelo que eu vi o da kombi as rodas ficam mais pra fora, e da variant fica mais original.. Bem Dizem por ai que fica muito bom eu não testei.. já faz 2 anos que desmontei minha puma, e tem um fator $$$ que leva como freio. rsrs.. mas assim.. se vc achar compre.. pq aqui em SC eu achei uma somente no meio do barro mas estava boa.. Não esqueça de comprar os braços, as homocineticas, e o semi-eixo, as buchas eu fiz de nylon, mas vi q tem de PU agora.. no mais e montar e usar um gabarito ou ter paciência.. Eu estou desenvolvendo um sistema de cambagem para isso ali.. bem facil e com custo baixo.. quem sabe vc possa usar.. posto fotos em breve.
Depois de 3 anos (vide início do tópico) finalmente estou com o meu carro desmontado para a adaptação da IRS e troca dos assoalhos.
A minha dúvida é: os suportes/pivots ficaram soldados na suspa do fusca exatamente na mesma posição da Variant II? A traseira do seu fusca ficou mais alta que o original?
Pelo visto o problema do lexangel foi ter soldado na mesma posição da Variant II, o que deixou a traseira alta. No caso dele ao rebaixar a cambagem ficou negativa na IRS (efeito que eu já conhecia).
O tópico caiu do céu, pois logo deverão estar abrindo o buraco para fixação do suporte.
Já quebrei a cabeça com esse detalhe tbm, porém antes de finalizar a solda eu montei tudo primeiro...
No caso do fusca, o ideal seria fixar os pivôs em uma posição um pouco abaixo (em relação à altura) daquela da Variant II? (buscando uma traseira na mesma altura original ou um pouco mais baixa, mas com cambagem neutra).
Depois de 3 anos (vide início do tópico) finalmente estou com o meu carro desmontado para a adaptação da IRS e troca dos assoalhos.
A minha dúvida é: os suportes/pivots ficaram soldados na suspa do fusca exatamente na mesma posição da Variant II? A traseira do seu fusca ficou mais alta que o original?
Pelo visto o problema do lexangel foi ter soldado na mesma posição da Variant II, o que deixou a traseira alta. No caso dele ao rebaixar a cambagem ficou negativa na IRS (efeito que eu já conhecia).
O tópico caiu do céu, pois logo deverão estar abrindo o buraco para fixação do suporte.
ola mucke1979, bem como vc deve ter visto no topico, eu apenas comprei uma traseira completa da variant II desmontei toda ela e fiz os gabaritos. bom pra encurtar o assunto a altura eu só baixei um pouco nos facoes pois eu nao tinha o aparelho para medir a altura do carro entao baixei um pouco e ficou 10!!! vou tirar algumas fotos da altura q ficou. abração
IRS E POWERED 1900cc Air Cooler Injeção eletronica programavel Rolemotors com corpos de borboletas duplo 40mm no álcool !!!!!
ola mucke1979, bem como vc deve ter visto no topico, eu apenas comprei uma traseira completa da variant II desmontei toda ela e fiz os gabaritos. bom pra encurtar o assunto a altura eu só baixei um pouco nos facoes pois eu nao tinha o aparelho para medir a altura do carro entao baixei um pouco e ficou 10!!! vou tirar algumas fotos da altura q ficou. abração
Opa, obrigado pelo retorno.
Meu carro em questão é um Bianco S, usa o mesmo chassi do fusca, sem qualquer tipo de alteração. E estou com tudo a postos para fazer a alteração no mesmo estilo que você fez (idêntico ao do planeta buggy e outros tutoriais gringos).
Minha dúvida era que se a IRS da Variant II deixa o fusca mais alto, então obrigatoriamente teria que baixar no facão para voltar à altura normal, o que causa a leve negatividade de cambagem ( /--\ ). Bem menos que na suspensão original swing axle.
Segundo o Fabrício, teria que modificar a posição de fixação do pivô, para que na altura original o carro ficasse assim |--| (cambagem neutra) e não assim /--\ (cambagem negativa).
A minha dúvida é se você sentiu alguma diferença de altura na traseira no fusca após a instalação da IRS, que eventualmente teve que ser corrigida no facão... e se a cambagem ficou negativa com o rebaixamento.
Meu carro em questão é um Bianco S, usa o mesmo chassi do fusca, sem qualquer tipo de alteração. E estou com tudo a postos para fazer a alteração no mesmo estilo que você fez (idêntico ao do planeta buggy e outros tutoriais gringos).
Minha dúvida era que se a IRS da Variant II deixa o fusca mais alto, então obrigatoriamente teria que baixar no facão para voltar à altura normal, o que causa a leve negatividade de cambagem ( /--\ ). Bem menos que na suspensão original swing axle.
Segundo o Fabrício, teria que modificar a posição de fixação do pivô, para que na altura original o carro ficasse assim |--| (cambagem neutra) e não assim /--\ (cambagem negativa).
A minha dúvida é se você sentiu alguma diferença de altura na traseira no fusca após a instalação da IRS, que eventualmente teve que ser corrigida no facão... e se a cambagem ficou negativa com o rebaixamento.
Abraços e aguardo fotos!
a regulagem do fação na verdade seria um "ajuste final" da altura da susp, pq vc desmonta tudo ne, entao necessita deste ajuste
IRS E POWERED 1900cc Air Cooler Injeção eletronica programavel Rolemotors com corpos de borboletas duplo 40mm no álcool !!!!!
No meu caso ficou negativo... mas nao usei gabarito... com o facao na metade.. terei que tirar pontear.. soltar o carro e ver se ficou bom. para dai fazer acabamento.. ( Baita empreitada ). abraços
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