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Os da giovanni performance em conjunto com facão oscilante dispensam o uso de qualquer tipo de barra anti-torção! O lance é q o facão se sustenta por si só devido à fixação com o uniball!
Se vc levar em consideração o preço de um coil over (390) + facões (390) + barra (570) que somam 1350....maaaasss há SOLDA para regulagem de altura, entãããooo...
Se você ver e comparar...Um facão regulável sai por cerca de 200 reais pra ser feito. Uma barra anti-torção pode ser feita por 220 reais, sendo q n será necessária nenhuma solda ou furo pra ela ser fixada, dpois eu posto o tutorial aqui!
Sendo assim os gastos caem para 810! Mas não têm o mesmo "swing" dos facões oscilantes.
Eu pretendo usar a barra com um facão normal e um amortecedor de d20 mesmo. Evitar soldas na suspensão e gastar pouco!
IRS ia demandar muito dinheiro e tempo e adaptações....
Vou no basicão, porém eficaz!
tbém acho...o custo p/ adaptar a IRS acho que com mais um pouco compre se o kit da Giovanni....
só que estão confundindo barra anti torção com barra de torção hein !!???
barra anti torção = apoia o conjunto motor/câmbio p/ evitar trincas ou empenamentos nas arrancadas do chassis ou dos garfos que sustentam motor/câmbio... barra de torção = sustenta/mantém a suspenção traseira elevada...
Fernando / German Look 74 2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =
IRS ia demandar muito dinheiro e tempo e adaptações....
Vou no basicão, porém eficaz!
Pois é cara, você tocou num ponto interessante, penso sistematicamente nisso quando o assunto é suspensão traseira, as vezes acho que não vale a pena adaptar a IRS, pelo custo e trabalheira que dará, penso assim:"será que seus benefícios compensam de verdade? Se não rebaixar muito o fusca, a single axle original não da conta? com pouca cambagem negativa, a estabilidade fica tão comprometida assim?
Existem outros carros, principalmentes Off-Roads que utilizam esse sistema single axle em suas suspensões, será que é apenas para baixar o custo de montagem? seria ela mais eficaz nessa circunstância?
Respostas a essas perguntas, não tenho, nem conclusões contundentes.
Por enquanto, vou ficando com a minha suspensão original, porque pelo menos por aqui na minha cidade, garanto que ela aguenta um regaço e tanto em função não só da pavimentação para lá de deficitária, como também pelo meu pé no acelerador sem ligar muito para a pavimentação.
Rústica e bem resistente posso garantir que a single axle do fusca é, falo pela minha, diria até que ela é "inquebrável". Daí que dá medo trocar algo que já sei que é bem resistente por outro que envolverá peças que não terei garantias da resistência... delicado esse ponto, na hora de uma decisão.
tbém acho...o custo p/ adaptar a IRS acho que com mais um pouco compre se o kit da Giovanni....
só que estão confundindo barra anti torção com barra de torção hein !!???
barra anti torção = apoia o conjunto motor/câmbio p/ evitar trincas ou empenamentos nas arrancadas do chassis ou dos garfos que sustentam motor/câmbio... barra de torção = sustenta/mantém a suspenção traseira elevada...
Acho que uma boa maneira de evitar essa confusão é lembrar que a "barra de torção" ao torcer-se e destorcer-se cumpre o papel das molas das outras suspensões, dessa forma não faria sentido chamá-la de barra anti-torção.
Postado originalmente por FILIPE A
acho q ja tinha feito essa confusão anteriormente.
Mas me diga, as barras de torção (aqulas q vão uma de cada lado) só originais, certo?
acho que sim Filipe, isso se em seu pensamento está a idéia de adaptar de outro modelo VW, andei verificando isso tempos atrás quando pensei em adaptar uma IRS de Kombi sem utilizar a caixa de marchas dela, a questão que percebi foi que o número de dentes do encaixe são diferentes, agora veja, olhei apenas no catálogo, não ví as peças de verdade,então não tenho certeza disso, além disso os comprimentos e espessura de ambas são diferentes, inclusive em relação as da Variant II também.
Acho que sua decisão de manter a single axle é a mais acertada.
Abs.
falou tudo agora hein celojr...será que a IRS compensa tanto assim !!??...porq dizem que ela não deixa a cambagem negativa ao se rebaixar...mas eu já ví variant II "que utiliza IRS" rebaixada e as rodas estavam tão negativas quanto nos fuscas...pelo que já lí e conversei com entendidos...as únicas vantagens da IRS seriam que ao se elevar o fusca as rodas não ficam positivas e em curvas a variação de cambagem é bem menor "isso se ela permanecer nas regulagens padrão" ...se alguém souber as outras que diga..mas sinceramente eu acho perca de $$....
como o celojr já disse as barras de torção são originais sim...em todo fusca, brasilia, variant I, TL tem as suas esq e dir......
Fernando / German Look 74 2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =
Pois é, esse é um dos temas mais controversos, andei angariando opiniões a respeito por aqui, não existe consenso.
A questão que acho interessante é que até valeria a pena encarar a adaptação da IRS se ela vier com um plus a mais.
Explico, por exemplo, no caso da DarK Five, onde estamos tentendo adaptar o câmbio de 5 marchas do motor AP no fusca, fatalmente cairemos em outras adaptações assessórias, semieixos, freios e consequentemente a IRS vem junto no pacote, mas mesmo assim, vai dar uma baita trabalheira, as vezes canso só de pensar, coisa de louco mesmo .
Mas IRS por IRS, já estou até achando que somente ela, não compensa o crime não, o conjunto original do fusca da conta do recado mole mole.
Agora, que podiamos pensar em uma solução alternativa para anular a ação das barras de torção para podermos utilizar coil-over, ah, isso podiamos hein?
Já pensei em algo do tipo acrescentar um rolamento, tipo aqueles dos carrinhos de rolimãs que bricávamos na infância, na parte das barras que encaixam no facão, abrindo um orifício de encaixe no próprio facão para encaixar o rolamento... só não cheguei a um consenso sobre qual rolamento é o mais apropriado.
Pensei também em soldar aos facões, ponteiras de direção de caminhão para atuar como as unibals dos facões oscilantes, mas como envolve solda, fiquei meio cabreiro com o quesito segurança da adaptação, e por aí vai...
Só que nenhuma dessas idéias foi pra frente, por enquanto...
Agora, que podiamos pensar em uma solução alternativa para anular a ação das barras de torção para podermos utilizar coil-over, ah, isso podiamos hein?
Já pensei em algo do tipo acrescentar um rolamento, tipo aqueles dos carrinhos de rolimãs que bricávamos na infância, na parte das barras que encaixam no facão, abrindo um orifício de encaixe no próprio facão para encaixar o rolamento... só não cheguei a um consenso sobre qual rolamento é o mais apropriado.
nesse caso esse facão com rolamento funcionaria se acharmos o coil over que sustente a susp traseira elevada "como pensei anteriormente" porq a barra de torção é presa ao facão por meio de suas estrias, e travada no facão pelas estrias do facão tbém..nesse caso se colocarmos um rolamente essa contra força não vai existir ae consequentemente a traseira vai arriar ao chão...ou seja anulando a torção da barra de torção, com o coil over que mantenha a suspenção elevada ae sim a barra ficaria nula...esse rolamente teria a mesma função daqueles unibol que tem na ponta do facão lá da giovanni...
Postado originalmente por celojr
Pensei também em soldar aos facões, ponteiras de direção de caminhão para atuar como as unibals dos facões oscilantes, mas como envolve solda, fiquei meio cabreiro com o quesito segurança da adaptação, e por aí vai...
Só que nenhuma dessas idéias foi pra frente, por enquanto...
Abs.
ae tbém necessitaria do cover oil p/ elevar a suspenção...acho que nÃo tem jeito de fugir do que o pessoal da giovanni já fez, no maximo conseguiriamos fazer alguma coisa diferente mas ao mesmo tempo igual ao que eles já fizeram.... mas como vc disse em time que está ganhando não se mexe...heheh por enquanto fica como está...
a titulo de ilustração ....olha a diferença nas dimensões das molas do coil over da giovanni que é o que anula a barra de torção e o da sport system que não anula a barra de torção...
sport system e impacto suspenções..o coil over são iguais...
giovanni
Last edited by sedan74turbo; 29-01-2009, 01:24 PM.
Fernando / German Look 74 2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =
Já andei em fusca com IRS e achei simplesmente sensacional. Mesmo em curvas, em alta, o carro não dá aquelas balançadinhas de traseiras, tipicas de um fusca com susp original.
Mas acredito que dá pra chegar à estabilidade de uma IRS com alterações menos trabalhosas (talvez nem tão baratas).
Essa idéia do rolamento na ponta do eixo de torção original, já foi pensada por uns amigos meus que queriam socar o fusca no chão, e ter uma regulagem mais fácil do que desmontar cada vez. Isso foi antes de aparecer os facões reguláveis e os coil over. Eu acho que daria certo, mas teria que usar os coil over da Giovanni.
Uma vez o Chico Biela comentou no FFB, que a balançada da traseira em alta, também se dá pelo balanço da caixa, que poderia ser eliminado colocando uma barra de ferro entre os parafuso de fixação da caixa/motor e o prafuso de fixação de cima do amortecedor. Numa das extremidades dessa barra, deveria ser adaptado algum tipo de pivô para o sistema não ficar totalmente travado.
O problema da cambagem pode ser facilmente resolvido com a "camber compensator bar" da empi ou outra de outra marca!
Fica em 146 dólares com o frete. Colocando os 60% de imposto mais o dólar a seus R$ 2,40, temos R$ 560!!!
Sabe-se que isso só vale pra quem QUER SOCAR O CARRO NO CHÃO, de modo q a cambagem vai ficar bastante negativa...
O sistema de SWING axle (não single :P, pq é swing de oscilante) é perfeito para arrancadas e saídas. Sendo assim, não acho q vale a pena correr atras de uma variant II e retirar câmbio e suspa pra adaptar...
Enfim, creio q a solução tupiniquim (D20 + uma anti-torção) é perfeita!
Olhem a susp desse fusca que estava no encontro nacional em Curitiba.
Ele está em construção.
Achei interessante essa barra estabilizadora por baixo.
Esse é o carro do plautos. Tem anti toção imohr, barra estabilizadora empi, compensador de cambagem empi, facão regulável, coil overs...
Coisa de louco
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