Re: Barra De Torção
Posso estar escrevendo besteira, mas nunca ví uma barra de torção original quebrar por seu movimento normal de torção, mesmo estando o veículo com excesso de peso. Já ví quebrar por sucessão de porrada em buraco, no caso na Rio-Teresópolis na região de Leopoldina-MG, na buraqueira após Alem Paraiba.
Um amigo meu trocou as barras de torção de seu triciclo, descobriu que eram da Variant I e achou novas numa auto-peças por R$38,00 cada uma. Disse que o veículo ficou outra coisa, afinal as barras que estavam no veículo já deviam ter mais de 30 anos, natural estarem "cansadas".
Sei não, mas para uso "quase" normal do veículo acho que as originais dão conta do recado e bem.
Sou leigo em preparação e competição mas acho que em provas de arrancada o que poderia ocorrer seria a flambagem dos facões e isso repetitivamente poderia acarretar empenamento na região da ponta das barras. Nada que um desempeno ou substituição das barras não resolva.
Por outro lado deve-se considerar que usando uma barra de torção estupidamente resistente e de grande dureza superficial (caso ela realmente exista) quem pode acabar se ferrando são as estrias do chassi, e aí já era.
Posso estar escrevendo besteira, mas nunca ví uma barra de torção original quebrar por seu movimento normal de torção, mesmo estando o veículo com excesso de peso. Já ví quebrar por sucessão de porrada em buraco, no caso na Rio-Teresópolis na região de Leopoldina-MG, na buraqueira após Alem Paraiba.
Um amigo meu trocou as barras de torção de seu triciclo, descobriu que eram da Variant I e achou novas numa auto-peças por R$38,00 cada uma. Disse que o veículo ficou outra coisa, afinal as barras que estavam no veículo já deviam ter mais de 30 anos, natural estarem "cansadas".
Sei não, mas para uso "quase" normal do veículo acho que as originais dão conta do recado e bem.
Sou leigo em preparação e competição mas acho que em provas de arrancada o que poderia ocorrer seria a flambagem dos facões e isso repetitivamente poderia acarretar empenamento na região da ponta das barras. Nada que um desempeno ou substituição das barras não resolva.
Por outro lado deve-se considerar que usando uma barra de torção estupidamente resistente e de grande dureza superficial (caso ela realmente exista) quem pode acabar se ferrando são as estrias do chassi, e aí já era.
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