Re: Suspensão traseira Coil Over
Celo,
É muito dificil a gente transmitir nossa explicação usando apenas palavras, sem o auxílio de desenhos. Não sou bom desenhista nem redator.
Deve-se ter em mente que os movimentos da suspensão traseira do Fusca são uma combinação de arcos no espaço, e não no plano.
Nesses movimentos há variação da cambagem, da bitola (distância entre rodas no mesmo eixo), da convergência e da via (distância entre as rodas da frente e as de trás).
Facões mais rígidos, eu diria menos flexíveis, mas sempre flexíveis, são importantes para evitar flambagem dos facões nas competições de arrancada. Observe que as rodas impulsionam o veículo para frente através dos facões. Esses facões não prejudicam tanto o uso "normal" do veículo quanto os facões totalmente rígidos.
O comprimento dos facões influi na convergência e tambem, menos acentuadamente, nos outros fatores. Atenção com facões reguláveis se essa regulagem alterar de alguma forma o seu comprimento. Rodas traseiras (ou uma delas) visualmente convergentes (ou divergentes) causam problemas de estabilidade alem de desgaste irregular dos pneus.
Amortecedores oferecem resistência proporcional a velocidade com que o movimento (ou a força) são aplicados e não proporcional a intensidade da força. Amortecedores parrudos podem transformar o que seria um movimento suave e necessário num efeito de pancada sobre o sistema. Amortecedores macios demais podem transformar o seria tambem um movimento suave num movimento brusco de curso longo e repetitivo. Atenção ao substituir amortecedor original por outro diferente ou usar amortecedor com mola onde não tinha mola.
Um elemento da suspensão que muita gente esquece que é dela é o conjunto roda/pneu. Normalmente conjuntos mais largos implicam em maior estabilidade e aderência, mas há um limite onde a coisa se inverte. Lembrando que pressão é força (ou peso)/superfície (ou área de contato), uma área muito grande implica em menor pressão e pode haver deslizamento. Uma mesa apoiada sobre seus 4 pes não desliza no chão tão facil quanto se virarmos ela de cabeça para baixo (tampo no chão). Talas muito largas aliadas a altos off-set negativos da roda podem diminuir a vida util de componentes da suspensão e do cambio e da direção sem proporcional melhora na estabilidade.
Escrevi demais, eu mesmo não me aguento, continuo no próximo post.
Celo,
É muito dificil a gente transmitir nossa explicação usando apenas palavras, sem o auxílio de desenhos. Não sou bom desenhista nem redator.
Deve-se ter em mente que os movimentos da suspensão traseira do Fusca são uma combinação de arcos no espaço, e não no plano.
Nesses movimentos há variação da cambagem, da bitola (distância entre rodas no mesmo eixo), da convergência e da via (distância entre as rodas da frente e as de trás).
Facões mais rígidos, eu diria menos flexíveis, mas sempre flexíveis, são importantes para evitar flambagem dos facões nas competições de arrancada. Observe que as rodas impulsionam o veículo para frente através dos facões. Esses facões não prejudicam tanto o uso "normal" do veículo quanto os facões totalmente rígidos.
O comprimento dos facões influi na convergência e tambem, menos acentuadamente, nos outros fatores. Atenção com facões reguláveis se essa regulagem alterar de alguma forma o seu comprimento. Rodas traseiras (ou uma delas) visualmente convergentes (ou divergentes) causam problemas de estabilidade alem de desgaste irregular dos pneus.
Amortecedores oferecem resistência proporcional a velocidade com que o movimento (ou a força) são aplicados e não proporcional a intensidade da força. Amortecedores parrudos podem transformar o que seria um movimento suave e necessário num efeito de pancada sobre o sistema. Amortecedores macios demais podem transformar o seria tambem um movimento suave num movimento brusco de curso longo e repetitivo. Atenção ao substituir amortecedor original por outro diferente ou usar amortecedor com mola onde não tinha mola.
Um elemento da suspensão que muita gente esquece que é dela é o conjunto roda/pneu. Normalmente conjuntos mais largos implicam em maior estabilidade e aderência, mas há um limite onde a coisa se inverte. Lembrando que pressão é força (ou peso)/superfície (ou área de contato), uma área muito grande implica em menor pressão e pode haver deslizamento. Uma mesa apoiada sobre seus 4 pes não desliza no chão tão facil quanto se virarmos ela de cabeça para baixo (tampo no chão). Talas muito largas aliadas a altos off-set negativos da roda podem diminuir a vida util de componentes da suspensão e do cambio e da direção sem proporcional melhora na estabilidade.
Escrevi demais, eu mesmo não me aguento, continuo no próximo post.
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