Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

    Boa noite amigos!

    Estou vivendo um dilema, o dilema é saber quem tem a razão em relação a rebaixar a suspensão do fusca de modo satisfatorio e com certo conforto.
    A funilaria e pintura do meu branquinho 1983 finalmente terminou e agora vou partir para a suspensão e mecanica.
    è importante citar que já comprei um jogo de rodas molo Kramai K15 aro 17 com pneus toyo 205-45.
    Quero deixar os pneus com uma distancia de 1 dedo dos para-lamas olhando de perfil!

    Já procurei alguns profissionais que trabalham com a suspenção e freios, veja o que cada um diz:

    O primeiro profissional diz que posso manter minha suspenção tipo embuchamento de 4 furos, adaptando o sistema de freios a disco e instalando catracas para rebaixa-lo, me disse ainda que rebaixar a suspenção tipo embuchamento fica muito mais confortavel do que a de pivot. Ao ser questionado sobre as Mangas de Eixo Rebaixadas ele me alegou que utilizando estas peças um tal de caster fica ruim....acho que é isso!

    O segundo profissional me disse que é melhor retirar a minha suspensão de embuchamento, adaptar uma suspensão de pivot com os freios a disco no lugar e utilizar as mangas de eixo rebaixadas da EMPI para rebaixar o besouro. Este profissional me jurou de pé junto que fazendo isso o carro fica infinitamente mais confortavel e estavel do que apenas utilizar as catracas.

    Sabendo que o dinheiro não cai do ceu e que o serviço tem que ficar satisfatório pergunto aos senhores:

    Quem tem razao nessa historia?

    Abraço a todos e fusca na veia!

  • #2
    Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

    Amigo Juha,

    Existem outros fatores a serem considerados.... e o dinheiro é uma delas além da segurança.

    Hoje a melhor forma de se rebaixar nossos carros é sem duvida a manga rebaixada mas com algumas observacoes:

    Não conheco as da EMPI e nao tenho certeza se eles as fabricam, de qualquer forma eu recomendo as da CB Performance forjadas, por motivos óbvios, EMPI é chinesa e CB são forjadas made in USA.
    O problema de rebaixar sem utilizar as mangas é que se diminui o curso do amortecedor deixando o carro duro, o que nao acontece com a manga rebaixada que na verdade muda o centro da roda em relacao a suspensao mas mantem os amortecedores com o curso original e fica tudo lindo e confortavel... Mas nem tudo sao flores, as mangas tendem a jogar as rodas mais pra fora dos paralamas modificando uma serie de paramentros de suspensao e dependendo da largura da roda fica pra fora mesmo... meu amigo SergioT trocou os paralamas por modelos alargados de fibra além disso essas mangas custam 180 dolares nos EUA e por aqui o pessoal com certeza vai te falar coisa de mas de R$ 1000,00.

    Pra rebaixar com catraca, além de proibido, voce obrigatóriamente tem que trabalhar com os amortecedores. Neste caso eu partiria para manter a suspensão original tirando apenas algumas molas e trabalhando os amortecedores.... ficaria ilegal por estar baixo mas nao por estar com uma suspensao regulavel (frente a uma vistoria do inmetro isso conta muito) e convenhamos que a catraca voce mexe apenas quando instala e depois nunca mais e ela tambem é menos confiavel no item segurança.

    Para a suspensão de pivo, o correto é trocar o cabecote do chassi; o que acredito que voce nao queira fazer.... recomendo apenas para que está em processo de restauracao do chassi e ainda sim se estiver ruim.
    Alguns colegas diminuem a distancia entre os tubos da suspensao pra pode adapta-la no chassi tipo embuchamento.... é um trabalho com corte e solda. dificilmente fica 100% e acaba com qualquer parametro de setup de suspensao... a partir dai tudo é no olhometro. Então não recomendo.

    Recomendo que voce dê uma lida nos meus posts de suspensão, acredito que possa te ajudar.

    Abraço
    Hamilton Nicoletti
    Santo André - SP
    1969 EFI 5 speed
    1915T
    1968 RAT Coming...

    Comment


    • #3
      Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

      Ja Passei Pelas Duas Experiencia Amigao , Recomendo Que Tire Alguns Feixes De Mola E Use O Amortecedor De Chevette , Fica Pampa.......
      1600 T BLACK PARTE II , POR QUE O SONHO NUNCA MORRE





      Comment


      • #4
        Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

        Mangas de eixo EMPI tambem são forjadas, mas as CB made in USA obviamente devem ser melhores.
        Usar mangas de eixo rebaixadas melhora o caster e não o contrario. Encurtar o quadro da suspensão, depende do profissional que fizer e qual o objetivo a ser atingido, pretendo fazer no meu apenas para compensar o que a manga manda para fora e a roda volta para a mesma posição. (1,5cm aproximandamente)

        Usar a catraca tem uma vantagem grande.... Com o tempo as molas tendem a arriar, ou mesmo quebrar uma ou outra, assim voce pode utiliza-las para manter a altura. Retirar os feixes deixam outros mais sobrecarregados tendendo a quebrar mais facilmente. Mas no fundo o que acontece é maior manutenção x tempo. Se vc anda pouco e é cuidadoso vai dar certo de qualquer maneira!

        Sorte ai!
        CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
        GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

        Comment


        • #5
          Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

          Falando em mangas rebaixadas teoricamente chinesas, tive a oportunidade de fazer essa comparação a semana passada.

          As duas são vendidas como sendo EMPI mas notem que a manga a esquerda é muito mais reforçada que a outra. De qualquer maneira ao comparar qualquer uma delas com a original a original parece que é de brinquedo!




          Agora posso dizer que realmente no momento da compra é um pouco dificil obter dados precisos ao ponto de observar esses reforços internos.

          Mas fica dada a dica para quem for comprar!
          Abraços
          CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
          GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

          Comment


          • #6
            Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

            As mangas de eixo da EMPI estão custanto R$ 660,00 na sportsystem:
            http://www.sportsystem.com.br/loja/p...roducts_id=495

            Comment


            • #7
              Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

              Postado originalmente por lenardx
              As mangas de eixo da EMPI estão custanto R$ 660,00 na sportsystem:
              http://www.sportsystem.com.br/loja/p...roducts_id=495
              Parecem serem iguais as da foto que está mais a direita com o acabamento mais aspero.
              CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
              GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

              Comment


              • #8
                Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

                Postado originalmente por hjn
                Amigo Juha,

                ...as mangas tendem a jogar as rodas mais pra fora dos paralamas modificando uma serie de paramentros de suspensao e dependendo da largura da roda fica pra fora mesmo...
                hjn ou quem possa ajudar,

                eu estou nesta duvida, catracas ou manga.

                O que vc quer dizer com a frase "as mangas tendem a jogar as rodas mais pra fora dos paralamas "?
                Abraços,

                Jacques

                Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

                Comment


                • #9
                  Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

                  Postado originalmente por Jacques
                  hjn ou quem possa ajudar,

                  eu estou nesta duvida, catracas ou manga.

                  O que vc quer dizer com a frase "as mangas tendem a jogar as rodas mais pra fora dos paralamas "?

                  Mangas.... com certeza é a melhor maneira, mesmo ela jogando as rodas mais pra fora.... dependendo do seu conjunto é pouca coisa.... mas se ja estiver no limite dos pneus ai voce pode ter algum problema.
                  Hamilton Nicoletti
                  Santo André - SP
                  1969 EFI 5 speed
                  1915T
                  1968 RAT Coming...

                  Comment


                  • #10
                    Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

                    Postado originalmente por hjn
                    Mangas.... com certeza é a melhor maneira, mesmo ela jogando as rodas mais pra fora.... dependendo do seu conjunto é pouca coisa.... mas se ja estiver no limite dos pneus ai voce pode ter algum problema.
                    blz Hamilton,

                    entendi que a melhor opção são as mangas.

                    Eu não entendi este lance que as mangas rebaixadas jogam as rodas mais pra fora....
                    Abraços,

                    Jacques

                    Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

                    Comment


                    • #11
                      Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

                      a vantagem das mangas é que você rebaixa mas a suspenção continua com o curso original ou seja aparentemente você terá um carro pouca coisa rebaixado mas com o maciez do original....mas você abaixo só aquilo que a manga oferece....já com as catracas você deixa na altura que você quiser, 1 dedo do paralama ou com o pneu sendo engolido pelo paralama.. já o modo de tirar lâminas da suspenção eu não acho legal por 2 motivos:
                      sobrecarrega as lâminas que restarem e diminui o ponto de fixação dos braços da suspenção....

                      Fernando / German Look 74
                      2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                      Comment


                      • #12
                        Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

                        Ficar muito tempo sem Fusca é isso que dá... Eu não sabia que catraca era ilegal....

                        Aproveito também para perguntar aos mais experimentados o seguinte: que eu saiba a catraca gira os apoios centrais das molas, causando a alteração de altura que, por si só, não alteraria o conforto do funcionamento se não fosse o encolhimento dos amortecedores. Não estaria este problema resolvido se fossem adaptados amortecedores mais curtos, perferencialmente reguláveis?

                        Outra: qual o problema de insegurança das catracas? Eu já usei muito mesmo e nunca, nunca tive problemas. Inclusive tenho uma suspa de embuchamento, daquelas da Divisão 3, que são preparadas com catracas.

                        Grato, um abraço,
                        Flávio.
                        (@\_!_/@)

                        Comment


                        • #13
                          Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

                          Postado originalmente por AirCooled-71
                          Ficar muito tempo sem Fusca é isso que dá... Eu não sabia que catraca era ilegal....

                          Aproveito também para perguntar aos mais experimentados o seguinte: que eu saiba a catraca gira os apoios centrais das molas, causando a alteração de altura que, por si só, não alteraria o conforto do funcionamento se não fosse o encolhimento dos amortecedores. Não estaria este problema resolvido se fossem adaptados amortecedores mais curtos, perferencialmente reguláveis?

                          Outra: qual o problema de insegurança das catracas? Eu já usei muito mesmo e nunca, nunca tive problemas. Inclusive tenho uma suspa de embuchamento, daquelas da Divisão 3, que são preparadas com catracas.

                          Grato, um abraço,
                          Flávio.
                          Flavio,

                          eu acho que o grande problema são os pivos que trabalham no limite da sua área de trabalho.

                          Não consigo ver outra desvantagem nas catracas. Eu tenho uma no meu fusca (hoje acho que deveria ser 2) a mais de 10 anos e nunca tive problemas.

                          Eu não entendi o esquema que disseram que as mangas rebaixadas jogam as rodas para fora do paralama.
                          Abraços,

                          Jacques

                          Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

                          Comment


                          • #14
                            Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

                            Postado originalmente por Jacques
                            Flavio,

                            eu acho que o grande problema são os pivos que trabalham no limite da sua área de trabalho.

                            Não consigo ver outra desvantagem nas catracas. Eu tenho uma no meu fusca (hoje acho que deveria ser 2) a mais de 10 anos e nunca tive problemas.

                            Eu não entendi o esquema que disseram que as mangas rebaixadas jogam as rodas para fora do paralama.
                            Até dá para entender, pode ser que a suspa gringa seja mais estreita que a nossa... Faz sentido? E a manga compensa a largura.

                            Abraço,
                            Flávio.
                            (@\_!_/@)

                            Comment


                            • #15
                              Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

                              Postado originalmente por AirCooled-71
                              Ficar muito tempo sem Fusca é isso que dá... Eu não sabia que catraca era ilegal....

                              Aproveito também para perguntar aos mais experimentados o seguinte: que eu saiba a catraca gira os apoios centrais das molas, causando a alteração de altura que, por si só, não alteraria o conforto do funcionamento se não fosse o encolhimento dos amortecedores. Não estaria este problema resolvido se fossem adaptados amortecedores mais curtos, perferencialmente reguláveis?

                              Outra: qual o problema de insegurança das catracas? Eu já usei muito mesmo e nunca, nunca tive problemas. Inclusive tenho uma suspa de embuchamento, daquelas da Divisão 3, que são preparadas com catracas.

                              Grato, um abraço,
                              Flávio.
                              amigo vou respon der a vc e ao amigo ali na frente sobre a suspa de catraca.Trabalho com legalização de autos e a regra do denatran diz que não pode ser a suspa regulável,deve ser fixa.Mas a função da catyraca é reposicionar os feixes.Faça como eu,coloque o carro na posição e altura pra passar(são 50 cm do meio do farol até o chão) e solde a catraca pra que ao ser verioficada pelo trécnico na inspeção ele veja que não há como regular(não precisa soldar muito ,só uns pontos pra constar que ela tá fixa ,ok).Passando nos exames do imetro e detran aí vc pode baxar só mais um pouquinho,senão fica muito duro o carro.No meu caso eu baixei pondo pneus de perfilç 55 na frente atrasw deixei com os 65 mesmo.Abraços
                              Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                              Comment

                              Working...
                              X