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Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

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  • #31
    Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

    Postado originalmente por Giuliano MO
    Tu diz encurtar o quadro??
    Se tratando de trampo uns 3cm de cada lado entre as torres e as graxeiras é sussegado de fazer sem maiores traumas, mais do q isso já complica e a parada é mais trabalhosa.

    Em termos de estabilidade creio eu que o mais longe do originai (mais encurtado) menor estabilidade.
    Mas não sei falar muito tecnicamente a esse respeito, parto do pressuposto que o original seria 100% e quanto mais afastado disso vai diminuindo!!
    entendi,

    mas com as rodas largas e as mangas de eixo rebaixada fica "elas por elas", né?

    quantos cms será que as mangas rebaixadas jogam as rodas para fora?
    Abraços,

    Jacques

    Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

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    • #32
      Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

      Postado originalmente por Jacques
      entendi,

      mas com as rodas largas e as mangas de eixo rebaixada fica "elas por elas", né?

      quantos cms será que as mangas rebaixadas jogam as rodas para fora?
      7 mm. Já pode ser o suficiente pro pneu raspar no paralama.

      Com mangas rebaixadas, só da pra usar roda aro 15 ou maior. Aro 14 nao entra.

      Agora, o quanto afeta na estabilidade... acho que o que mais afeta é pelo fato de vc não usar barra estabilizadora original, tem que adaptar.
      Como faz? O luismj já fez uma. Tem que correr atras...
      Fusca 1500 1974 Verde Hippie
      1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
      "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

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      • #33
        Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

        Postado originalmente por alanbique
        7 mm. Já pode ser o suficiente pro pneu raspar no paralama.

        Com mangas rebaixadas, só da pra usar roda aro 15 ou maior. Aro 14 nao entra.

        Agora, o quanto afeta na estabilidade... acho que o que mais afeta é pelo fato de vc não usar barra estabilizadora original, tem que adaptar.
        Como faz? O luismj já fez uma. Tem que correr atras...
        é verdade alanbique.... me esqueci da barra estabilizadora.

        Qual será o material utilizado na barra.... será que dá solda?
        Abraços,

        Jacques

        Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

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        • #34
          Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

          Amigos,

          comprei minhas mangas rebaixadas na Sportsystem...
          Abraços,

          Jacques

          Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

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          • #35
            Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

            Parabéns Jacques!!!!!

            Quando instalar e andar vc vai esquecer o quanto elas custaram hehehehehe
            Fusca 1500 1974 Verde Hippie
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            • #36
              Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

              Estou quase comprando as mangas, mas o problema é que o trampo de encurtar o quadr agora estou sem tempo de fazer e estou com medo de ficar ruim pois minhas rodas dianteiras já estão no limite do paralama. se ficar pra fora aí me quebra de vez, hehehehehe!!!
              Vejam o q acham:

              Comment


              • #37
                Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

                Postado originalmente por alanbique
                Parabéns Jacques!!!!!

                Quando instalar e andar vc vai esquecer o quanto elas custaram hehehehehe
                alanbique,

                espero pois foi R$ 660,00 fora o frete.... doi no bolso
                Abraços,

                Jacques

                Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

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                • #38
                  Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

                  Postado originalmente por Giuliano MO
                  Estou quase comprando as mangas, mas o problema é que o trampo de encurtar o quadr agora estou sem tempo de fazer e estou com medo de ficar ruim pois minhas rodas dianteiras já estão no limite do paralama. se ficar pra fora aí me quebra de vez, hehehehehe!!!
                  Vejam o q acham:

                  Giuliano,

                  seu fusca é igual ao meu...inclusive as rodas (que estou pintando ainda)

                  Acabei de chegar em casa da oficina. Deixei o fusca para fazer o freio a disco nas 4 rodas e encurtar a supensão dianteira em 3 cms de cada lado.
                  Abraços,

                  Jacques

                  Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

                  Comment


                  • #39
                    Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

                    Postado originalmente por alanbique
                    A manga rebaixada joga a roda mais pra fora por causa da fixação das pinças de freio.
                    Se vc só instalar a manga numa suspa orige com pneus originais e rodas 4,5, beleza.
                    Se usar pneus mais largos (eu to usando 175/65) ou rodas mais largas vai raspar.

                    Se vc usar pneus largos, rodas maiores, ou quer rebaixar ainda mais, tem q encurtar a suspa, não tem jeito.
                    É trabalhoso tirar a suspa dianteira, mas o serviço é simples.
                    Ou alarga parachoques, o que particularmente nao gosto...

                    No meu caso, suspa de pivo, pode-se cortar entre as torres de amortecedor e as graxeiras. Desmonta tudo, leva num serralheiro pra cortar retinho. Tem que bater uma bucha que segura a a ponta dos bracinhos na distancia que a suspa for encurtada. Ai alinha bem e solda.
                    Aqui, soldado entre torre e graxeira, 3 cm a menos em cada lado.


                    Nas suspas de embuchamento, é só bater as buchas um pouco pra dentro e cortar rente as torres, sai 1,5 cm. Mais simples ainda....
                    Alambique,

                    To vendo que vou dançar com minhas rodas phone dial (15x6") na Jurema...

                    Nao posso usar mangas porque ira jogar mais ainda pra fora, encurtar suspensao da brasilia eh impossivel sem mexer na caixa de roda e tanque de combustivel...

                    O que fazer ???

                    Comment


                    • #40
                      Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

                      Postado originalmente por alanbique
                      Parabéns Jacques!!!!!

                      Quando instalar e andar vc vai esquecer o quanto elas custaram hehehehehe
                      Alambique,
                      Dê uma "explicada" da sensaão pra gente! hehehe
                      Fica como um carro original, com a suspensão trabalhando, só que com o carro mais baixo?
                      Pergunto isso pois meu carro, com catraca e pneus 185/55/r14 fica meio duro. Em asfalto bem ondulado, ele vibra muito. Dá pra perceber a suspensão trabalhando, mas muito pouco
                      Mas é fera na curvas!

                      Abraço.
                      Last edited by Rafael_MO; 27-08-2010, 12:20 AM.
                      Aos que não atualizaram ...

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                      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

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                      • #41
                        Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

                        Postado originalmente por Museu
                        Alambique,

                        To vendo que vou dançar com minhas rodas phone dial (15x6") na Jurema...

                        Nao posso usar mangas porque ira jogar mais ainda pra fora, encurtar suspensao da brasilia eh impossivel sem mexer na caixa de roda e tanque de combustivel...

                        O que fazer ???
                        Museu:

                        Quando encurtei a suspa 3 cm cada lado, só precisei rebater um pouco a lata. Foi bem tranquilo, pois tinha bastante espaço, veja só:


                        Acho que vc tem as seguintes opções:
                        - medir se tem espaço entre suspa dianteira e carroceria
                        - montar as rodas com pneus pra ver como fica, se ja joga pra fora mesmo original, etc.
                        - como as mangas rebaixadas jogam a roda pra fora 7 mm, acredito que 1 cm de pra encurtar a suspa de cada lado na brasilia, mesmo que tenha que se rebater um pouco a parte interna
                        - se precisar, procurar outra barra estabilizadora ou fabricar outra (luismj, aceita encomendas??)
                        - encurtar a suspa até 3 cm e "dar um jeito" na lata embaixo do tanque...

                        Ja vi fotos de gente que fez suporte pro amortecedor por dentro da carroceria, com apenas 1 furo pra passar o "big" parafuso de fixação do amortecedor.

                        É como diz meu primo, que instala suspensão de rosca e a ar:
                        "Nem sempre em Fusca é mais fácil!"
                        Fusca 1500 1974 Verde Hippie
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                        • #42
                          Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          Alambique,
                          Dê uma "explicada" da sensaão pra gente! hehehe
                          Fica como um carro original, com a suspensão trabalhando, só que com o carro mais baixo?
                          Pergunto isso pois meu carro, com catraca e pneus 185/5/r14 fica meio duro. Em asfalto bem ondulado, ele vibra muito. Dá pra perceber a suspensão trabalhando, mas muito pouco
                          Mas é fera na curvas!

                          Abraço.
                          Rafael, em comparação com original, apenas a frente do carro ta mais baixa, a sensação é de andar de carro original hehehehe

                          Seguem algumas fotos do meu Fusca equipado com as mangas rebaixadas, rodas originais 4,5 e pneus 175/65. Só falta coocar pneu 175/65 na traseira 9que conta com o Kelly Metric 165 R15.




                          Mangas:

                          OBS: fica mais bonito de pintar ela, mas a pressa era tanta...

                          Posição das catracas, erguidas no máximo:
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                          • #43
                            Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

                            Alambique,
                            Essa altura é com as catracas no máximo?
                            Acho que o seu está um pouco mais alto que o meu.
                            Mas acho que meu carro ficaria muito baixo usando esses dropped spindles com meu setup de rodas/pneus.
                            Aos que não atualizaram ...

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                            • #44
                              Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

                              Postado originalmente por Rafael_MO
                              Alambique,
                              Essa altura é com as catracas no máximo?
                              Acho que o seu está um pouco mais alto que o meu.
                              Mas acho que meu carro ficaria muito baixo usando esses dropped spindles com meu setup de rodas/pneus.
                              É, catraca erguida no máximo... hehehehe
                              Mas roda 14 e mangas rebaixadas não dá, o aro vai pegar na manga. Rebara nas minhas fotos, acho que o aro parra a 2 cm da manga. Se for roda de liga então, mais justo ainda.
                              Fusca 1500 1974 Verde Hippie
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                              • #45
                                Re: Mangas de Eixo Rebaixadas x Catracas - Qual a melhor forma de rebaixar o besouro?

                                Sem dúvida as mangas rebaixadas são a melhor opção, pois não alteram
                                a geometria da suspensão e mantém o curso e a dureza originais. Já usei catracas em diversos fuscas desde o início da década de 80 e nunca tive
                                problemas, a não ser os relacionados a alteração do caster e ao menor curso, problemas que podem ser contornados instalando calços nos tubos inferiores da suspensão, para regular o ângulo de caster, e usando o amortecedor do chevette. Só não recomendo tirar as lâminas do feixe, pois com o uso e a fadiga das lâminas restantes a frente do carro vai afundando aos poucos.

                                Existe uma outra opção econômica que experimentei em dois fuscas meus.
                                E que fica bom também.

                                Que é descravar os suportes internos das lâminas (discos), como se faz para instalar as catracas, e girá-los para a posição escolhida e tornar a soldá-los nos tubos, refurando os tubos mais abaixo para a colocação
                                dos parafusos travas das lâminas, fica do jeito da catraca só que fixo, sem possibilidade de regulagem.
                                Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

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