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Efeito de cambagem traseira

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  • Efeito de cambagem traseira

    Gostaria de saber de quem usa, ou sabe, se essas barras compensadoras traseiras vendidas pela EMPI, reduzem ou anulam o efeito de cambagem em carros rebaixados.
    No caso, me refiro aquelas barras de aço fixadas abaixo do cambio, presas entre as pontas dos amortecedores. Será que pelo fato de serem fixadas entre as pontas dos mesmos, elas produzem um efeito de "amarrar" as pontas do facão, puxado-os para o centro do carro? Assim, reduzindo o efeito?
    Obrigado.
    Porsches & VW air cooled, that's what I like!
    www.floripaboxer.blogspot.com

  • #2
    Re: Efeito de cambagem traseira

    A função do compensador de cambagem é, em curvas, reduzir a tendência do fechamento da roda traseira (cambagem +) do lado interno da curva, melhorando a estabilidade.

    Comment


    • #3
      Re: Efeito de cambagem traseira

      Postado originalmente por maccouto
      A função do compensador de cambagem é, em curvas, reduzir a tendência do fechamento da roda traseira (cambagem +) do lado interno da curva, melhorando a estabilidade.
      E eu diria que faz isso limitando um pouco o curso da roda traseir do lado de dentro da curva. Por que isso? Simples, essa barra da empi nada mais parece que uma mola(tipo as que compõe os feixes de mola de caminhões e algumas pickups e utilitários). Conforme vai dando curso, surge uma força elástica(dessa mola) que se opõe ao movimento, fazendo com que o curso da roda fique limitado.

      O problema de cambagem para carros rebaixados está na geometria da suspensão do fusca. o semi-eixo funciona como um braço de suspensão, articulado no cambio(onde vai a ponta de eixo). A outra ponta é reta, onde vai a roda. Ou seja, vendo o carro de trás, a roda vai percorrer um caminho traçado pelo raio(tamanho da ponta de eixo), que é circular, por isso a roda fica cambada.

      Nas IRS isso não ocorre pois o semi-eixo tem duas juntas homocinéticas. Uma que vai no cambio e outra que vai no cubo de roda. Desse modo, o semi-eixo da IRS não tem função de brço de suspensão, necessitando daquele Braço semi-arrastado(o que é colocado num suporte do lado dos "chifres" que seguram o cambio).

      Abraço.
      Aos que não atualizaram ...

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      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

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      • #4
        Re: Efeito de cambagem traseira

        Obrigado pelas explicações. Mas será que devido ao fato de ser uma barra fixada de ponta a ponta aos 2 suportes de baixo dos amortecedores, ela também limita essa torção que a roda faz sofrida pelo facão, pra cima e para baixo?
        Porsches & VW air cooled, that's what I like!
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        • #5
          Re: Efeito de cambagem traseira

          Postado originalmente por nando do fusca
          Obrigado pelas explicações. Mas será que devido ao fato de ser uma barra fixada de ponta a ponta aos 2 suportes de baixo dos amortecedores, ela também limita essa torção que a roda faz sofrida pelo facão, pra cima e para baixo?
          Nando,
          Acho que essa barra funciona mais para o carro fazendo curva. não sei se ajudaria a regular a cambagem para ele parado, pois a cmbagem depende, como disse, dos semi-eixos. Pelo que ví dela, acredito, opinião minha, que ela faça limitar o curso da roda(principalmente a do lado de fora da curva) e assim limitando a cambagem que ela terá, melhorando o comportamento do carro.

          Não acho que ela vá melhorar a cambagem da roda em carros rebaixados.

          Meu carro é levemene rebaixado, usa pneus 185/65/r14 e ficou numa altura bacana. Veio assim já, do ultimo dono. E me agrada o comportamento dele em curvas. Não percebo cambagem negativa nas rodas, acredito eu que é pelo fato dos pneus terem diâmetros externo menores que os dos pneus originais, assim, nã precisou rebaixar quase nada(regulando os facões). Ou vai ver nem fizeram isso, só botaram os pneus menores e rebaixaram a frente na catraca. O que já não dá para ser feito com quem usa rodas grandes, ou pneus com diâmetro externo próximo do original

          Abraço.
          Aos que não atualizaram ...

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          • #6
            Re: Efeito de cambagem traseira

            Postado originalmente por nando do fusca
            Obrigado pelas explicações. Mas será que devido ao fato de ser uma barra fixada de ponta a ponta aos 2 suportes de baixo dos amortecedores, ela também limita essa torção que a roda faz sofrida pelo facão, pra cima e para baixo?
            Nando,

            Imagine que esteja vindo com seu fusca a 100km/h e passe por uma entrada de ponte desnivelada e ela jogue o seu carro para cima. O comportamento das rodas traseiras seria ficar assim \-/ quando decola. Essa barra tem por função minimizar significativamente esse problema que ocorre com as imperfeições do trajeto e acaba por manter a cambagem mais fixa pois seu raio de atuação diminui, mas a variação de cambagem ainda vai existir.

            Sobre fazer curvas a historia é outra... Para melhorar esse comportamento o que tem que ser acrescentado é uma barra estabilizadora na traseira e ela tem por principio levantar "afundar para cima" a roda que está de fora da curva fazendo com que a carroceria retorne a posição mais nivelada em relação ao solo!

            Espero ter ajudado
            Abraços
            CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
            GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

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            • #7
              Re: Efeito de cambagem traseira

              Fico muito agradecido pela atenção e as dicas dos colegas.
              Mas...acho eu que, se tratando de uma barra de aço fixa ----, quando os facões ocilam pra cima \----/, ou pra baixo /----\, a mesma por ser, repito, de aço,---- ou seja, ela deva atuar como uma espécie de "estirante", usado nas pipas que soltava-mos quando criança (rsrsrs), anulando, ou diminuindo esse efeito.
              Será?!
              Porsches & VW air cooled, that's what I like!
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              • #8
                Re: Efeito de cambagem traseira

                Tem um american way de rebaixar a trazeira sem alterar a cambagem. Basta subir o conjunto motor/cambio. Tem que subir o suporte do motor e da caixa entre os chifres, bem como o coxim do câmbio (que prende o conjunto na frente).

                Não sei quanto que dá para "rebaixar" deste jeito. Porém, vale frizar, que é uma solução bem estética, mas, eleve um pouco o centro de massa da trazeira.

                Sds,

                Cristiano.
                Cristiano A. C. Zank

                (o\_!_/o) 74 - O primeiro
                |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
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                PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
                http://fuscami16.blogspot.com
                Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

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                • #9
                  Re: Efeito de cambagem traseira

                  Postado originalmente por nando do fusca
                  Fico muito agradecido pela atenção e as dicas dos colegas.
                  Mas...acho eu que, se tratando de uma barra de aço fixa ----, quando os facões ocilam pra cima \----/, ou pra baixo /----\, a mesma por ser, repito, de aço,---- ou seja, ela deva atuar como uma espécie de "estirante", usado nas pipas que soltava-mos quando criança (rsrsrs), anulando, ou diminuindo esse efeito.
                  Será?!
                  Empi camber compensator:
                  Apenas atua em cambagem negativa: \-/





                  CB Performance compensator:
                  Esse é amarrado, possui formato diferente e atua para cima e para baixo limitando ainda mais o curso da suspensão. \-/ /-\. Com certeza seu carro ficará mais duro.


                  Eu utilizaria o primeiro juntamente com uma barra estabilizadora.

                  Abraços
                  Last edited by luismj; 22-06-2010, 07:04 PM.
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                  • #10
                    Re: Efeito de cambagem traseira

                    Postado originalmente por fusca_74
                    Tem um american way de rebaixar a trazeira sem alterar a cambagem. Basta subir o conjunto motor/cambio. Tem que subir o suporte do motor e da caixa entre os chifres, bem como o coxim do câmbio (que prende o conjunto na frente).

                    Não sei quanto que dá para "rebaixar" deste jeito. Porém, vale frizar, que é uma solução bem estética, mas, eleve um pouco o centro de massa da trazeira.

                    Sds,

                    Cristiano.

                    Eu também ja conhecia esse sistema, parece que ele é usado por alguns speed da copa fusca. È bastante funcional do ponto de vista estético sim, mas um pouco mais trabalhosos e dispendioso.

                    O motivo de toda a minha dúvida ainda é...se o mesmo, atua como um estirante, esticando os facões pelo suporte dos amortecedores de ponta a ponta, tipo o carro esta assim: /----\
                    com o compensador ficaria um pouco assim: !___!
                    e também de quanto o carro ficará mais rígido, por isso gostaria de saber de alguém que o usa. Valeu gente!
                    Porsches & VW air cooled, that's what I like!
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                    • #11
                      Re: Efeito de cambagem traseira

                      Postado originalmente por nando do fusca
                      Eu também ja conhecia esse sistema, parece que ele é usado por alguns speed da copa fusca. È bastante funcional do ponto de vista estético sim, mas um pouco mais trabalhosos e dispendioso.

                      O motivo de toda a minha dúvida ainda é...se o mesmo, atua como um estirante, esticando os facões pelo suporte dos amortecedores de ponta a ponta, tipo o carro esta assim: /----\
                      com o compensador ficaria um pouco assim: !___!
                      e também de quanto o carro ficará mais rígido, por isso gostaria de saber de alguém que o usa. Valeu gente!
                      A questão de altura é uma questão geométrica. Se vc tem um ponto fixo, ponta de eixo presa a caixa, e outro ponto fixo, que é o cubo da roda e não é móvel, somente se mudar um dos pontos fixos que se consegue evitar a situação da cambagem. Acho que não tem como, sem levantar o câmbio ao rebaixar, deixar as rodas mais retas. Outra solução seria uma IRS.

                      Sds,

                      Cristiano.
                      Cristiano A. C. Zank

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