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Suspensão Wishbone

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  • Re: Suspensão Wishbone

    Postado originalmente por Rafael_MO
    Cristiano,

    Do mal nada..São apenas fontes de inpiração! Se os caras tão usnado, ruim não deve ser... Só temos que analizar bem o uso, pois cada caso é um caso.

    Eu saquei a sua idéia de usar as barras de torção, e acho uma boa idéia. Contudo, acredito que o ideal seriamos ter uma suspensão convencional(ou com as pushrods, como citei, só que simplificada, e coilover) e usar as barras de torção como "barras estabilizadoras". Sim, porque não?
    Assim, poderíamos, tensionando as barras de torção(quem sabe, com o uso de catracas), poderíamos aumentar a rigidez dessa nossa "barra estabilizadora", logo, teríamos um "ajuste fino" do roll da carroceria(que era o que você tinha comentado). Que tal?

    Contudo, talvez as barras de torção originais sejam rigidas demais para essa função. Tudo precisa de algumas análises e cálculos....enfim.

    A idéia das pushrods eu acho que é boa, mas com um coil-over por roda(diferentemente da figura que postei acima), e com uma barra estabilizadora "fixa". Essa regulável, mais Dark side sera muito be vinda em carros de corrida ou no desenvolvimento do sistema.
    Dê uma olhada na minha idéia:

    http://www.mulsannescorner.com/peugeot908-1.html

    Única coisa que iria colocar as duas suspensões montadas direto uma com a outro, não colocando aquela caixa com engrenagens. Na terceira foto dá para ter uma idéia onde fica a barra de controle do roll.

    Sds,

    Cristiano.
    Cristiano A. C. Zank

    (o\_!_/o) 74 - O primeiro
    |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
    (o\_!_/o) 68 - Jepo
    PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
    http://fuscami16.blogspot.com
    Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

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    • Re: Suspensão Wishbone

      Como imaginei, sua idéia não vem de uma double wishbone, mas sim de uma multilink.
      Mas é interessante notar que esta suspensão que vc postou não utiliza homocinéticas, mas sim, semi-eixos, exatamente como nossos fuscas, não é mesmo?
      Ominus Kaiser

      "I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

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      • Re: Suspensão Wishbone

        Postado originalmente por Ominus Kaiser
        Como imaginei, sua idéia não vem de uma double wishbone, mas sim de uma multilink.
        Mas é interessante notar que esta suspensão que vc postou não utiliza homocinéticas, mas sim, semi-eixos, exatamente como nossos fuscas, não é mesmo?
        Ela é duplo A sim, é o que eu vejo. As barras a mais servem para ajustar o toe das rodas traseiras.

        Sobre os semi eixos, tem razão, em partes. No fusca não tem CV joints do lado da roda, como tem neste carro. Pode ver que os pneus estão perpendiculares ao solo, mas, não dá para falar o mesmo do semi-eixo.

        Conhecia este site. Dá para ter muitas idéias boas nele.

        Abs,

        Cristiano.
        Cristiano A. C. Zank

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        http://fuscami16.blogspot.com
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        • Re: Suspensão Wishbone

          Postado originalmente por fusca_74
          Dê uma olhada na minha idéia:

          http://www.mulsannescorner.com/peugeot908-1.html

          Única coisa que iria colocar as duas suspensões montadas direto uma com a outro, não colocando aquela caixa com engrenagens. Na terceira foto dá para ter uma idéia onde fica a barra de controle do roll.

          Sds,

          Cristiano.
          Bacana esse sistema,

          Ontem, nas minha pequisas vi algo parecido:


          Ambos o sistemas, o que você mostrou e esse que postei, são um controle de roll, que conforme a carroceria comprime a suspensão do lado de fora da curva, esse sistema transmite movimento para a roda do lado de dentro, forçando ela contra o chão, para dar mais grip nela e ajudar na curva.

          Ambos o sistemas tem um jeito de se regular essa transferencia. No caso do que postei, seria pela carga daquele "amortecedor" central. No seu sistema, seria usando uma barra de torção no eixo daquele "rolete". Correto?

          Interessantíssimos esses sistemas! Dá pra fazer um controle legal do roll da carroceria mesmo!

          Abraço.
          Aos que não atualizaram ...

          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

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          • Re: Suspensão Wishbone

            Postado originalmente por Rafael_MO
            Bacana esse sistema,

            Ambos o sistemas tem um jeito de se regular essa transferencia. No caso do que postei, seria pela carga daquele "amortecedor" central. No seu sistema, seria usando uma barra de torção no eixo daquele "rolete". Correto?

            Interessantíssimos esses sistemas! Dá pra fazer um controle legal do roll da carroceria mesmo!

            Abraço.
            Isso mesmo, por aquele rolete da seta amarela. A mairo vantagem, que eu acho, de se fazer um controle do roll da carroceria, é que se consegue implementar um controle real da cambagem, ou seja, quando a carroceria rola, a suspensão realiza já está ajustada para a rolagem da carroceria e o tanto que ela afundou, e, com isso, se consegue atingir a cambagem com o maior grip para cada situação.

            Sds,

            Cristiano.
            Cristiano A. C. Zank

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            • Re: Suspensão Wishbone

              Tb estou pesquisando o assunto, estou construindo um chassis especial pra usar como uma carroceria de aldee-spyder ... vou modificar a minha gaiola a ar pra usar um sistema a-arm ... neste link tem um tutorial de um cara que cosntruiu uma pro buggy dele ... as fotos são do site dele ...

              Abraço ...

              http://www.shining-wit.net/rick/bugg...ds/default.htm
              Arquivos Anexos

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              • Re: Suspensão Wishbone

                Rapazes...

                Vocês estão pegando pesado hein?

                Vou ficar aqui só de butuca acompanhando o tópico, boa sorte nas pesquisas.

                Abs.

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                • Re: Suspensão Wishbone

                  O grande "X" da questão é que eu quero fazer um sistema plug'n'play.
                  Se eu adotasse modificações mais radicais, dava pra resolver logo um montão de problema numa cassetada só.
                  Porém, a idéia que eu tenho não é a de cortar nada, no máximo, fazer uns quatro furos na bandeja do cabeçote e olhe lá. O ideal e o que eu tô lutando é pra não ter que fazer estes furos.
                  Veja que quando vc tem liberdade de modificar como quiser, a coisa fica bem mais fácil.
                  No entanto, eu penso que será muito melhor uma suspensão que se possa montar no local da original, sem maiores transtornos.
                  Só pra lembrar, nessa "troca", já vamos mexer com o sistema de freios e direção também. Aliar isto a modificação do cabeçote pode e vai tornar muito mais caro a alteração.
                  Além do que, a maioria do pessoal do fórum não faz estas modificações por conta.
                  Vai ter que pagar um mecânico ou funileiro ou ainda um serralheiro bom.
                  E daí, não vai sair barato mesmo.
                  Ominus Kaiser

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                  • Re: Suspensão Wishbone

                    Galera encontrei esta foto, achei bacana postar para dar mais uma opsão

                    Digão Osasco S.P

                    Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

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                    • Re: Suspensão Wishbone

                      Esta imagem vou postar aqui e no topico do cambio 5 marchas ,com certeza vai ajudar ambas as partes , isso ai em baixo e o chassi da porsche 944, a suspensão traseira não é familiar? hehehehe

                      Digão Osasco S.P

                      Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

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                      • Re: Suspensão Wishbone

                        galera, em uma suspensão duplo A nos fuscas, principalmente na traseira, qual o cambio que se deve usar?

                        com homocinéticas ou pode ser o do fusca normal?
                        saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                        miura 1979...................60% loading
                        fusca 1977...................aguardando na fila
                        sp2 1973.....................aguardando na fila
                        Puma 1971...................aguardando na fila
                        bianco 1977.................aguardando na fila
                        projeto gordini boxer.....aguardando na fila

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                        • Re: Suspensão Wishbone

                          Postado originalmente por charles.marchi
                          galera, em uma suspensão duplo A nos fuscas, principalmente na traseira, qual o cambio que se deve usar?

                          com homocinéticas ou pode ser o do fusca normal?

                          Charles,

                          Deve-se usar cambios que usam homocinéticas, pois para que a suspensão duplo A haja direito(controlando bem a cambagem da roda), ela deve trabalhar livre, sem interferencia do semi-eixo. Ou seja, o semi-eixo deve ter articulação nas duas pontas(a que vai no cambio e a que vai na roda).

                          No caso da suspensão original do Fusca, a própria ponta de eixo do carro funciona como um braço de suspensão, pois tme articulação apenas na ponta que vai no cambio. Assim, ele mantem a roda "em pé", mas dá um controle não tão bom da cambagem(analisando a performance, coparada com uma Duplo A bem feita) da roda.

                          Abraço!
                          Aos que não atualizaram ...

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                          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

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                          • Re: Suspensão Wishbone

                            Postado originalmente por Rafael_MO
                            Charles,

                            Deve-se usar cambios que usam homocinéticas, pois para que a suspensão duplo A haja direito(controlando bem a cambagem da roda), ela deve trabalhar livre, sem interferencia do semi-eixo. Ou seja, o semi-eixo deve ter articulação nas duas pontas(a que vai no cambio e a que vai na roda).

                            No caso da suspensão original do Fusca, a própria ponta de eixo do carro funciona como um braço de suspensão, pois tme articulação apenas na ponta que vai no cambio. Assim, ele mantem a roda "em pé", mas dá um controle não tão bom da cambagem(analisando a performance, coparada com uma Duplo A bem feita) da roda.

                            Abraço!
                            entendi, rafael, valeu pela explicação,

                            fiz a pergunta pois se ficasse bom com a suspensão original do fusca, não teria que correr atrás de um cambio e semieixos da variant que são muito difíceis de se achar...
                            saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                            miura 1979...................60% loading
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                            sp2 1973.....................aguardando na fila
                            Puma 1971...................aguardando na fila
                            bianco 1977.................aguardando na fila
                            projeto gordini boxer.....aguardando na fila

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                            • Re: Suspensão Wishbone

                              Postado originalmente por fusca64
                              Esta imagem vou postar aqui e no topico do cambio 5 marchas ,com certeza vai ajudar ambas as partes , isso ai em baixo e o chassi da porsche 944, a suspensão traseira não é familiar? hehehehe

                              como não tinha aparecido a imagen, postei novamente porem nao estou conseguindo amplia-la com qualidade se alguem puder agradesso
                              Arquivos Anexos
                              Digão Osasco S.P

                              Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

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                              • Re: Suspensão Wishbone

                                Felipe Mori
                                Osasco - SP
                                --------------------------------------------------------

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