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Suspensão Wishbone

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  • Continuando...

    O cara que desenvolveu este kit, pensou nele "bolt-on", ou seja, vc pode montá-lo sem mexer em quase nada do fusca.
    A questão é que o cabeçote de suspensão do fusca é diferente da brasília, variant, karman ghia e puma...Para a puma, pode ser que haja delas com chassis de fusca, mas eu sinceramente, nunca vi...
    Na primeira foto que postei, tem a descrição dos materiais e suas dimensões, em polegadas, por que o cara é americano ou canadense...ainda não confirmei sua origem...
    Bom, seja como for, dá pra saber as dimensões que ele usou e que, segundo informação dele, houve uma pequena correção na parte posterior, onde tem a fixação dos braços.
    Bom, gente, quanto as molas e amortecedor, é um kit vendido por lá (States), mas não me disse o fator k da mola...por isso, perguntei do peso dos carros...
    Avaliando o projeto, vi que ele usa braços desiguais, por razões de melhor desempenho. Vi também, que não há previsão de transferência de carga nas frenagens, e segundo o comentário do cara, ele sente bem isto quando freia.
    Tem mais, esta suspensão, é pensada para nossos carros, mas não possui o efeito "dive" que muitos esperam...e a explicação é que, como não há muito peso na frente de nossos carros, a suspensão não precisa merulhar...isto só é necessário em carros "bigblock" ou "powertrain", onde o peso se concentra na dianteira do carro.
    Assim, ela copia bem as irregularidades do solo, sente-se ela um poucio mais firme, principalmente em curvas...
    Não é um projeto "racing", e fui informado que só ele não resolve nada em alta velocidade, a suspensão traseira terá de ser trabalhada também.
    No mais, acho que tá fácil agora...
    Espero comentários e ajuda...por que já temos um norte!
    Abraços!
    Ominus Kaiser

    "I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

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    • Ah, alta velocidade pro cara é 130 Mph...o que em km/h dá 208...hehehehe!
      Ominus Kaiser

      "I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

      Comment


      • Postado originalmente por Ominus Kaiser
        Ah, alta velocidade pro cara é 130 Mph...o que em km/h dá 208...hehehehe!
        Nussa... isso não é correr..!! ta doido.!!

        Ominus o Fusca desse camarada é um branco com os paralamas cinza se não me engano, aquele projetinho que postei logo atras é exatamente dessas fotos da suspensão que vc postou.!!

        Agora me diz uma coisa... pq os braços A são de tamanhos diferentes?? não teriam de ser iguais...

        Eu tbm ia montar exatamente esse projeto numa brasilia de um cliente porem ele desistiu quando percebeu que os gastos seriam um pouco alto foi então que ele decidiu só reformar.!!

        Flw

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        • Olá pessoal...mais notícias...e não muito boas.
          Conversando com o Jason (ele é de santa rosa, califórnia, EUA), ele me disse que a suspensão em questão é 3" mais larga para cada lado...
          Ou seja, para o fusca "normal" sua geometria não serviria...
          Não é de todo mal, por que já ia ter que alterá-la para servir na brasília...
          Mas quanto ao comprimento dos braços...já deu uma creca aqui...
          Quanto as molas, ele disse que tá usando molas provisórias e nem calculou seu fator k. Tem um projetista ajudando ele nas alterações...
          Por hora é só, comento se houver novidades...
          Ominus Kaiser

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          • Postado originalmente por Fabricio85
            Nussa... isso não é correr..!! ta doido.!!

            Ominus o Fusca desse camarada é um branco com os paralamas cinza se não me engano, aquele projetinho que postei logo atras é exatamente dessas fotos da suspensão que vc postou.!!

            Agora me diz uma coisa... pq os braços A são de tamanhos diferentes?? não teriam de ser iguais...

            Eu tbm ia montar exatamente esse projeto numa brasilia de um cliente porem ele desistiu quando percebeu que os gastos seriam um pouco alto foi então que ele decidiu só reformar.!!

            Flw
            COM O COMPRIMENTO DOS BRAÇOS DIFERENTES (GERALMENTE O SUPERIOR MENOR QUE O INFERIOR) SERVE PARA ALTERAR A ANGULAÇÃO DAS RODAS DURANTE SUAS SUBIDAS E DECIDAS, DE MODO QUE CORRIGEM UM DEFEITO DA SUSPENSÃO INDEPENDENTE DIANTEIRA DO FUSCA (RODAS TRABALHANDO RETAS), O QUE PREJUDICA E MUITO EM CURVAS... A SUSP. MULTILINK CORRIGE A TRAJETÓRIA DA RODA DURANTE TODA SUA TRAJETÓRIA...

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            • Além disto, com braços desiguais, através de prolongamentos imaginários deles, podemos ver a projeção do "ponto de reação", onde, teoricamente, estaria a distância para determinar os momentos de aceleração lateral, e, dos esforços sobre os componetes da suspensão.
              Ominus Kaiser

              "I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

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              • Configuração

                Pessoal, seguinte:
                Olha, tô redimensionando as coisas...mas a configuração que eu fiz vai ficar um pouco diferente...
                Os braços serão desiguais e trabalharão convergindo ao centro do veículo.
                Pra entender...em vez da configuração se assim (<===>), vai ser assim(>===<).
                O curso final estimado que consegui, é de 150mm e durante o mergulho, a roda fica em 88º(assim ó...|/), mas quando ela "sobe" (quando passa em cima de algo) a roda assume uma inclinação de 100°(assim ó...|\), lógico, no fim de curso, ou seja, durante o deslocamento, o pneu vai apoiar a banda de rodagem o máximo possível no solo.
                Peço, a quem puder e conhecer configurações usuais em outros carros, que comente esta configuração.
                Tô estudando as molas também, mas encontrei algumas coisas interessantes, ele como ela trabalhará inclinada, preciso dar mais umas pesquisadas para não dizer besteira.
                Sei que, depois de definir seu ângulo de trabalho e comprimento, que deverá ser de acordo com algum amortecedor comercial, daí definiremos seu fator k.
                Olha só...
                A mola depende da massa não balanceada e da massa balanceada. Deve ser pensada, para uma freqüência de trabalho próxima de 1 a 1.5hz.
                Acho que a diferença de peso do carro está em 60/40, ou seja, 60% do peso sobre as rodas traseiras e 40% sobre as rodas dianteiras, o que daria, para o fusca, que tem 840kg, 336kg de carga nas rodas dianteiras...
                Se dois ocupantes de 70kg cada sentarem-se(bancos dianteiros), será mais 140kg de peso...então, assim...336+140 = 476kg.
                Partindo deste pensamento, cada roda terá do veículo 238kg para lidar...arredondando, 250kg.
                Como disse, pessoal, é o que estou pensando. Se alguém discorda, diz aí e eu mudo as idéias...hehehehe
                Neste caso, a mola trabalhará já deformada por 250kg de carga, mais o momento gerado, que será igual a:
                (deslocamento da suspensão x massa do conjunto não balanceado)
                Bom pessoal, por hora é isso...aguardo comentários!
                Ominus Kaiser

                "I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

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                • ?????????????

                  Eita...passou um dia inteiro e ninguém se manifestou??????
                  Bom, vamos lá.
                  O módulo de elasticidade k terá a ver com duas coisas na suspensão:
                  1 - dureza - a suspensão mais rígida é indicada para carros esportivos, a mais macia, para uso no dia-a-dia. O fusca (assim como a brasília0 já possui uma suspensão dura, mas isso tem a ver com o tipo de mola.
                  O que acontece é que, se pegarmos duas molas com o mesmo módulo de elasticidade(características iguais), uma com metade do tamanho da outra, e submeteros as duas a mesma carga(peso), a mais curta terá maior dureza, maior carga, porque tem menos curso para suportar o mesmo esforço. Ou seja, a reação a carga, será inversamente proporcional ao comprimento.
                  2 - resistência - o que acontece é que a suspensão terá um trabalho harmônico de acordo com a mola que escolhermos. Assim, a tendência (não é via de regra) é que uma suspensão mais dura tenha menor vida útil.

                  Assim, adotarei um meio termo entre esportividade e conforto.
                  O curso da suspensão é que eu queria saber a opinião de vcs...
                  Tá em 150mm, mas com o peso do carro, teremos ela em sua posição de trabalho, ou seja, ela pode subir 75mm (quando a roda assumirá 10º a mais de inclinação, em relação ao solo, em sua parte externa [|\]) ou descer 75 (ficando com 88º em relação ao solo [|/]).
                  A freqüência de trabalho da suspensão será pensada para 1,5hz.

                  Aguardo participações...
                  Ominus Kaiser

                  "I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

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                  • Ominus,

                    Me tira uma duvida.!! Pq a roda tem que ter esse grau de inclinação com as barras da suspensão em tamanhos diferente.??
                    Não poderia montar as duas barras no mesmo tamanho?? Sendo assim não teria inclinação!!!

                    Flw

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                    • Imagine quando o carro faz uma curva...
                      A carroceria inclina, e a tendência com barras iguais seria que o pneu seguisse a geometria de suspensão e...se inclinasse também!
                      Assim, se vc tivesse sorte e o pneu estivesse mucho, ele ainda manteria contato com o solo em toda a banda de rodagem, mas se estiver calibrado...no mínimo, vc pode perder o controle do veículo por que o carro vai "sair de frente", ou seja, vc esterça, mas ele não faz a curva.
                      O pior que pode acontecer é uma capotagem, por que no momento em que vc começa a contornar uma curva, as rodas externas são as que sustentam o momento que a massa da carroceria terá.
                      No fim das coisas, se não houvesse esta compensação, vc poderia capotar o carro...
                      Espero ter esclarecido...
                      Até +!
                      Ominus Kaiser

                      "I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

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                      • Postado originalmente por Ominus Kaiser
                        Imagine quando o carro faz uma curva...
                        A carroceria inclina, e a tendência com barras iguais seria que o pneu seguisse a geometria de suspensão e...se inclinasse também!
                        Assim, se vc tivesse sorte e o pneu estivesse mucho, ele ainda manteria contato com o solo em toda a banda de rodagem, mas se estiver calibrado...no mínimo, vc pode perder o controle do veículo por que o carro vai "sair de frente", ou seja, vc esterça, mas ele não faz a curva.
                        O pior que pode acontecer é uma capotagem, por que no momento em que vc começa a contornar uma curva, as rodas externas são as que sustentam o momento que a massa da carroceria terá.
                        No fim das coisas, se não houvesse esta compensação, vc poderia capotar o carro...
                        Espero ter esclarecido...
                        Até +!

                        O ideal é ter o Roll Center dianteiro a mais ou menos 50 a 70mm em relação ao solo e o traseiro um pouco acima 100 a 120mm.
                        A Traseira você também vai modificar?
                        A idéia de utilizar braços divergentes em direção à roda é perfeita, contudo eu faria de tal forma que a cambagem (na rolagem máxima), gerasee uma camabagem máxima na roda externa à curva de 2 graus negativos. Em geral é este o ângulo de máxima aderência da maioria dos pneus.
                        Assim você poderia utilizar uma cambagem bem próxima de 0 o que em linha reta ajuda na rolagem do veículo (menos arraste ao rolamento dos pneus) e a cambagem passa a ser negativa na roda externa (no valor idela de 2 graus) e positiva na roda interna, super interessante em qualquer veículo e be néfico apesar da carga dinâmica nesta roda diminuir violentamente pela transferência de peso nesta condição.
                        Se não souber calcular os Roll center, me dê as dimensões das bandejas que você está tentando utilizar que eu faço um desenho com a altura do roll center que voc~e está utilizando, além do modo gráfico de determinação deste ponto.
                        Até aqui eu me viro bem, agora fazer os cálculos estruturais desta suspensão (como já tinha te comentado), não é meu forte.
                        A geometria de suspensão contudo é algo que conheço um pouco.
                        "Master Vader"
                        The Lord of the Sith VW
                        My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                        My email -> vaderthemaster@gmail.com

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                        • Postado originalmente por Master Vader
                          O ideal é ter o Roll Center dianteiro a mais ou menos 50 a 70mm em relação ao solo e o traseiro um pouco acima 100 a 120mm.
                          A Traseira você também vai modificar?
                          A idéia de utilizar braços divergentes em direção à roda é perfeita, contudo eu faria de tal forma que a cambagem (na rolagem máxima), gerasee uma camabagem máxima na roda externa à curva de 2 graus negativos. Em geral é este o ângulo de máxima aderência da maioria dos pneus.
                          Assim você poderia utilizar uma cambagem bem próxima de 0 o que em linha reta ajuda na rolagem do veículo (menos arraste ao rolamento dos pneus) e a cambagem passa a ser negativa na roda externa (no valor idela de 2 graus) e positiva na roda interna, super interessante em qualquer veículo e be néfico apesar da carga dinâmica nesta roda diminuir violentamente pela transferência de peso nesta condição.
                          Se não souber calcular os Roll center, me dê as dimensões das bandejas que você está tentando utilizar que eu faço um desenho com a altura do roll center que voc~e está utilizando, além do modo gráfico de determinação deste ponto.
                          Até aqui eu me viro bem, agora fazer os cálculos estruturais desta suspensão (como já tinha te comentado), não é meu forte.
                          A geometria de suspensão contudo é algo que conheço um pouco.

                          Vixe mãe..!!! Gente será que vcs poderiam esclarecer umas coisas..!! o que seria esse "Roll center", algumas coisas até entendo mas qdo vc falam algumas palavras de procedencia inglesa eu viajo aqui.!! hhehee...

                          Ominus vlw cara, entendi agora o pq de deixar uma barra menor que a outra.!!

                          Eu pensei fazer a suspensão com braços iguais pelo fato de usar suspensão a ar e não ter o problema da supensão ficar negativa (me corrija se estiver errado).

                          Galera me corrija se eu estiver errado... no caso de uma suspensão a ar eu não teria muito que me preocupar com esse fato da inclinação do veiculo visto que em caso de estar andando na estrada eu deixaria o carro baixinho, nesse caso eu penso em compessar com amortecedores mais duros e barras de torção tanto na suspensão dianteira qto traseira.!! O que vcs me dizem estou errado?? Poderia usar as duas barras do mesmo tamanho para não ter problemas com inclinação??

                          Flw

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                          • Suspensão

                            Bom, Vader, vamos as medidas...
                            Inicialmente, digo que o entre rodas vai se manter...
                            Os "spindles", eixos das rodas, tambem serão os mesmos...
                            A bandeja inferior terá 255,4 de comprimento total, sendo que a medida entre centros (do pivô até o parafuso de fixação) será 218.
                            A bandeja superior terá 202 de comprimento total e entre centos de 162.
                            Elas serão alinhadas pelo pivô, com um recuo de 5mm da bandeja superior...
                            A altura entre pivôs é de 111, para usar o spindle normal...
                            A altura entre centros das fixações da bandeja será de 121.
                            Eu simulei a rotação dos braços, pra ver como ficava...
                            Lembrando sempre, que obedece as dimensões originais do entre rodas...
                            Ah, os braços serão de tubos de 1 1/4", com parede de 3mm.
                            As bandejas terão 255 de largura, terminando unidas na fixação do balljoint.
                            Acho que dá pra entender...qualquer coisa, perguntem...
                            Vamos lá...não é tão difícil, eu acho...
                            Até + pessoal!
                            Ominus Kaiser

                            "I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

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                            • Suspensão

                              Vader...segue imagem do esquema que estou levando em consideração para a angulação das rodas...
                              Imaginei que, a roda interna devesse assumir angulação negativa de -2º(prefazendo 88º) e a externa de mais 10º (prefazendo 100º)...
                              Não sei se adotei o certo...comente o esuqma demonstrado...
                              Arquivos Anexos
                              Last edited by Ominus Kaiser; 09-01-2008, 06:29 PM.
                              Ominus Kaiser

                              "I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

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                              • Postado originalmente por Ominus Kaiser
                                Vader...segue imagem do esquema que estou levando em consideração para a angulação das rodas...
                                Imaginei que, a roda interna devesse assumir angulação negativa de -2º(prefazendo 88º) e a externa de mais 10º (prefazendo 100º)...
                                Não sei se adotei o certo...comente o esuqma demonstrado...
                                A angulação que você estáadotando pela figura está correta. Cambagem negativa ocorre quando as rodas deixam seu paralelismo e se afastam na região de contato com o solo.
                                Cambagem positiva ocorre quando as rodas deixam seu paralelismo e se aproximam na região de contato com o solo.

                                Kombis antigas (sem homocinética na traseira), possuem cambagem positiva nas rodas (rodas mais fechadas - próximas em contato com o solo).
                                "Master Vader"
                                The Lord of the Sith VW
                                My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                                My email -> vaderthemaster@gmail.com

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