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Me tira uma duvida.!! Pq a roda tem que ter esse grau de inclinação com as barras da suspensão em tamanhos diferente.??
Não poderia montar as duas barras no mesmo tamanho?? Sendo assim não teria inclinação!!!
Flw
Deixa eu aproveitar o gancho e fazer outra perguntinha
Caso venha-se a fazer wishbone na traseira tambem, as barras de suspensão também tem que ter tamanhos diferentes?
Deixa eu aproveitar o gancho e fazer outra perguntinha
Caso venha-se a fazer wishbone na traseira tambem, as barras de suspensão também tem que ter tamanhos diferentes?
Abs.
Celojr,
Ter braços de suspensão de tamanhos diferentes tem a finalidade de modificar a cambagem das rodas, dependendo da altura do carro, assim, as rodas de fora da curva ficam com cambagem negativa, sendo essa característica melhor para as curvas. JHá as rodas de dentro da curva, se não em engano, seriam interessante que elas tivessem uma cambagem levemente positiva.
Com braços de mesmo comprimento, não há essa alteração em cambagem, ou seja, durante todo o curso da suspensão, ela terá uma cambagem fixa, determinada no projeto.
depois, com tempo faço um desenho explicativo e coloco aqui!
Abraço!
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Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!
VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!
Celojr,
Ter braços de suspensão de tamanhos diferentes tem a finalidade de modificar a cambagem das rodas, dependendo da altura do carro, assim, as rodas de fora da curva ficam com cambagem negativa, sendo essa característica melhor para as curvas. JHá as rodas de dentro da curva, se não em engano, seriam interessante que elas tivessem uma cambagem levemente positiva.
Com braços de mesmo comprimento, não há essa alteração em cambagem, ou seja, durante todo o curso da suspensão, ela terá uma cambagem fixa, determinada no projeto.
depois, com tempo faço um desenho explicativo e coloco aqui!
Abraço!
Rafael, então a melhor maneira de fazer a suspensão seria com braços de mesmo tamanho?
Pessoal, acho que fica meio perigoso projetar a suspensão dianteira com braços iguais, vejam a citação abaixo, agora eu particularmente e só para variar, não entendo nada de suspensões, não sou engenheiro nem estudo para ser, tô mais uma vez (já não me bastasse a dark five), entrando no negócio de curioso.
Só que acho o seguinte, se fosse simples não seria dark, isso para dizer só o começo. Pois seria muito fácil projetar uma wishbone para suspensão dianteira do fusca que possuísse braços de mesmo tamanho, seria só medir as distancias, imaginar uma angulação de aproximadamente 45º no ápice do triangulo, projetar seu prolongamento no espaço e ver onde cruzaria com o quadro dianteiro do fusca para saber o comprimento desse lado do braço, soldar e parafusar... Acho que não é simples assim não.
A colocação do amigo Ominus Kaiser faz muito sentido para mim, mesmo sem eu entender patavina de suspensões.
o que eu queria saber é se esse efeito de cambagem se faz necessário também na traseira.
Abs.
Postado originalmente por Ominus Kaiser
Imagine quando o carro faz uma curva...
A carroceria inclina, e a tendência com barras iguais seria que o pneu seguisse a geometria de suspensão e...se inclinasse também!
Assim, se vc tivesse sorte e o pneu estivesse mucho, ele ainda manteria contato com o solo em toda a banda de rodagem, mas se estiver calibrado...no mínimo, vc pode perder o controle do veículo por que o carro vai "sair de frente", ou seja, vc esterça, mas ele não faz a curva.
O pior que pode acontecer é uma capotagem, por que no momento em que vc começa a contornar uma curva, as rodas externas são as que sustentam o momento que a massa da carroceria terá.
No fim das coisas, se não houvesse esta compensação, vc poderia capotar o carro...
Espero ter esclarecido...
Até +!
Acho que esse é o princípio, não fosse a cambagem ds rodas, elas inclinariam junto com o carro nas curvas e isso poderia ter sérias conseqüências na saúde dos ocupantes dele.
Rafael, então a melhor maneira de fazer a suspensão seria com braços de mesmo tamanho?
Abraços.
Fabricio,
Não, o melhor é fazer braços de suspensão com tamanhos diferentes. Como citei acima, a modificaçãod a cambagem ajuda na hora da curva, pois como o pneu se deforma, a modificação da cambagem faz com que a banda de rodagem do pneu tenha o maior contato pssível com o solo, ajudando na hora da curva.
Abaixo segue umd esenho de como funciona a alteração de cambagem conforme o movimento da suspensão, para suspensão de braços iguais, e de braços de comprimentos diferentes, fiz em autocad, dae as medidas estão bem certinhas.
Abraço a todos.
OBS: na figura, de azul temos o cubo da roda, e m verde, uma linha vertical, para srvir de referencia para evidenciar o angulo de cambagem.
Celojr,
Corretíssima a explicação do Kaiser!!!
Se os braços de suspensão tiver comprimentos iguais, na hora da curva, só as "quinas" das bandas de rodagem terão contato efetivo com o solo(meio exagerada essa afirmação minha, mas é mais par acunho didático).
Quanto an trazeira, acho interessante sim ter compensação de cambagem. Já viu vídeos no outube de Fuscas em um Pró-Solo? Tem uma que dá pra ver bem o perigo que é a suspensão trazeira de nossos besouros numa guiada mais esportiva...
A alteração de cambagem na suspensão trazeira ajuda mais ainda, pois você terá meior superfície de contato nos pneus trazeiros(em relação a suspensãod e braços de memso comprimento), dessa forma, o carro sairá menos de trazeira. Claro que, dependendo da pist,a isso é prejudicial, daí diminui-se a variação de cambagem, apra o carro jogr mais a trazeira e fazer melhor e mais rápido uma curva. Geralmente a cambagem das rodas dianteiras é maior que as das trazeiras.
Em se falandode curva, tem que se pensar em cambagem, deformação do pneu/contato dele com o solo, e do "giro do carro na curva"(tipo, sair de trazeira = a contornar a curva mais rápido, esse tipo de coisas). Assim, já dá pa ter uma idéia empirica boa sobre suspensões. A partir daí, é ler a parte teórica, meter as caras e mandar ver!
Abraço a todos e espero ter ajudado!
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Fabricio,
Não, o melhor é fazer braços de suspensão com tamanhos diferentes. Como citei acima, a modificaçãod a cambagem ajuda na hora da curva, pois como o pneu se deforma, a modificação da cambagem faz com que a banda de rodagem do pneu tenha o maior contato pssível com o solo, ajudando na hora da curva.
Abaixo segue umd esenho de como funciona a alteração de cambagem conforme o movimento da suspensão, para suspensão de braços iguais, e de braços de comprimentos diferentes, fiz em autocad, dae as medidas estão bem certinhas.
Abraço a todos.
OBS: na figura, de azul temos o cubo da roda, e m verde, uma linha vertical, para srvir de referencia para evidenciar o angulo de cambagem.
Agora entendi.!!
Rafael, agora surge outra duvida. Vc saberia dizer como fazer para calcular o tamanho que uma barra tem de ser maior que a outra?
Rafael, agora surge outra duvida. Vc saberia dizer como fazer para calcular o tamanho que uma barra tem de ser maior que a outra?
Abraços.
Fabrício,
É aí que tá o pulo do gato! heheheh
Realmente não sei, ainda....
É importante saber que isso vai de projeto para projeto. Uma das aprtes mais difíceis em suspensão é determinar o K da mola e o amortecedor a ser usado, pois entra numa teoria de vibrações que é "tensa"...
O comprimento dos braços vai muito pela cambagem que se quer, em determinadas situações(de compressão e relaxamento da suspensão), e claro, de se saber qual a largura que se quer do veiculo, a partir daí, escolhe-se o tamanho do braço de cima, e faz-se esboços e acha-se o tamanho do braço de baixo, acredito eu. Lembrando, não tenho certeza se é desse jeito que é feita esse dimensionamento, ok?
Abraço e espero ter ajudado!
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VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!
Pessoal, ainda sigo meus estudos daqui, não desisti da suspensão...hehehe.
No entanto, penso que seria melhor pegar uma mola comum "de carro mesmo" e adaptá-la a situação.
O que eu quero dizer é, por exemplo, utilizar uma mola de suspensão traseira, tipo "gol bolinha" e daí, adequar o amortecedor para que possamos atingir a frequência de trabalho que pretendêmos.
O que acontece é que na verdade nossa única preocupação é que a mola "aguente" o peso do carro...hehehe!
A "carga" da mola, podemos regular através da "compressão" da mesma...me entendem?
Eu andei pensando nisso por um tempo e faz sentido...
Concordam?
Aguardo opiniões...
[]s!
Ominus Kaiser
"I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"
Pessoal, ainda sigo meus estudos daqui, não desisti da suspensão...hehehe.
No entanto, penso que seria melhor pegar uma mola comum "de carro mesmo" e adaptá-la a situação.
O que eu quero dizer é, por exemplo, utilizar uma mola de suspensão traseira, tipo "gol bolinha" e daí, adequar o amortecedor para que possamos atingir a frequência de trabalho que pretendêmos.
O que acontece é que na verdade nossa única preocupação é que a mola "aguente" o peso do carro...hehehe!
A "carga" da mola, podemos regular através da "compressão" da mesma...me entendem?
Eu andei pensando nisso por um tempo e faz sentido...
Concordam?
Aguardo opiniões...
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Ominus, deixa ver se entendi, para adequar a carga da mola seria na tentativa e erro? Instala ela e ve qual o resultado, qto menas carga mais se corta a mola?
Se eu não me engano, a carga da mola não muda com a compressão, nem com a diminuição do tamanho da mesma, a carga da mola depende exclusivamente do material (tipo de aço) e do tratamento térmico que foi aplicado na mola... certo? Ou não?
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