Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Duvidas] Torquer bar x estabilizadora x suporte cambio

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • [Duvidas] Torquer bar x estabilizadora x suporte cambio

    Existem muitas soluçoes para nossos "filhos".

    Ja vi algumas fotos interessantes.

    Vi certa vez uma especie de "travessa" que prende a parte do cambio (na verdade sustenta o mesmo) e esta travessa vai fixada em suportes soldados no chifre...

    Alguem que manja um pouco mais (Luismj - por ex na torquer) dar um relato sobre os diversos artificios e se podem usar mais de um.

    Por ex. a torquer do Luismj tem este mesmo suporte desta dita travessa citada acima... e obvio nao podem serem usadas em conjutno (acho, estou errado?).

    No aguardo dos esclarecimentos do "povo"

    ps. Acrescento a lista a compensadora da Brasilia/fusca, usando um dos sistemas acima pode-se nao mais utiliza-la?

    ps2. Tem a tal da compensadora de cambagem... aquela que força o eixo para ciima...

    Caramba, viu como eh confuso?


  • #2
    Re: [Duvidas] Torquer bar x estabilizadora x suporte cambio

    Museu! São muitas perguntas em uma!

    Cada coisa tem uma função diferente e são complementares com aplicações especificas e pode-se usar tudo em um fusca 1300 por exemplo sem prejuízo algum, mas sua necessidade está mais ligada a potencia e a um uso mais bravo do brinquedo.

    1 - Torquer bar:
    Vem com a base mais reforçada que é aparafusada na posição original da forquilha sem solda nem nada. Essa base mais reforçada não torce nem amassa como a original e possui orelhas para ligar a torquer que vai as torres e a alça que abraça a caixa mantendo a onde deve ficar sem forçar as canoinhas em saltos e trepidações.
    Ela pode ser usada com 3 pontos de amarração usando apenas nas torres que atende a grande maioria das aplicações ou 5 somando-se a base da forquilha para quem usa coilover por exemplo evitando que quebre a base superior do amortecedor.



    Existem outros modelos no mercado nacional, porem para instalar eles tem que recortar a carroceria ou então precisa de usar solda. Tem um modelo nacional que não é torquer pois não se consegue esticar e encolher com ele aparafusado no lugar, sendo necessário desmontar para que seja feito o ajuste com auxilio de esticador/encolhedor.

    Já os gringos o da CSP e o da Remmele, são de alta qualidade mas também tem que soldar.
    A bugpack fabrica um que não precisa de solda mas ele é mal projetado pois o ponto de amarração do unibal superior é errado sendo fixado mais ao centro susceptível a vibração e a torção. Tem até um tópico no the samba de um gringo corrigindo esse defeito dele acrescentando uma outra peça...
    O da Mendeola atende a carroceria dos fuscas antigos e se for do mais novo também vai ter que recortar a carroceria.

    2 - Suporte intermediário para reforço no bico da caixa:
    Esse que você disse que precisa de solda é um suporte complementar e serve para amarrar o bico da caixa pois motores muito fortes ou pesados quando arranca com violência manda o bico da caixa para cima quebrando nos parafusos onde ele vai fixado na barra de torção.

    Abaixo para fuscas com suspensão original.


    No meu é aquela placa vermelha escrito EVO em branco para susp. IRS.


    3 - Barra compensadora original:
    Quando você tem 2 passageiros no banco de traz e passa em uma lombada ao retornar para o chão a suspensão tende a fazer assim /-\ e essa barra apoia amortizando o acesso ao fim de curso.

    4 - Barra compensadora Empi:
    Mesma coisa que a original acima porem mais precisa e reforçada e serve para colocar em fuscas antigos que não tinham isso originalmente e também ajuda a apoiar em arrancadas.




    5 - Barra estabilizadora traseira:
    Não tem nada a ver com as duas acima e serve para manter a traseira do carro no chão em velocidades altas eliminando aquele efeito de traseira boba dançante a 140km/h acima. Também mantem as rodas traseiras no chao em curvas evitando que a roda externa ao raio da curva se levante de maneira tão acentuada melhorando a estabilidade.




    Todas essas peças anteriores podem serem usadas em conjunto, apenas a compensadora original x Empi que seria redundante sendo valido lembrar que de nada adianta se não tiver amortecedores descentes.
    Last edited by luismj; 09-08-2011, 02:15 PM.
    CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
    GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

    Comment


    • #3
      Re: [Duvidas] Torquer bar x estabilizadora x suporte cambio

      Caramba

      Vou me adiantar e agradecer pela excelente explicação. Sempre tive dúvidas sobre o uso de cada sistema. Não tenho mais. Mais claro impossível. Já estou até tendo idéias aqui, hehehe.

      Acho que o Museu vai dizer o mesmo, mas... Muito obrigado Luis.
      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
      1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
      1976 1600 Turbo

      Comment


      • #4
        Re: [Duvidas] Torquer bar x estabilizadora x suporte cambio

        Postado originalmente por Marco.Grings
        Caramba

        Vou me adiantar e agradecer pela excelente explicação. Sempre tive dúvidas sobre o uso de cada sistema. Não tenho mais. Mais claro impossível. Já estou até tendo idéias aqui, hehehe.

        Acho que o Museu vai dizer o mesmo, mas... Muito obrigado Luis.
        Sem duvida!!!

        Muito esclarecedor, o Luismj realmente eh Phd em questao de suspensao, muito graças a seu "brinquedo"

        Luismj, sera que eh muito dificil a instalaçao da torquer? Duro eh ficar perambulando de um ponto a outro e os caras com cara de espanto

        Aqui em SP tem a Katracar que o pessoal costuma fazer serviços por la... acredito que eles devem instalar tambem... vou consulta-los.

        Comment


        • #5
          Re: [Duvidas] Torquer bar x estabilizadora x suporte cambio

          Postado originalmente por Museu
          Sem duvida!!!

          Muito esclarecedor, o Luismj realmente eh Phd em questao de suspensao, muito graças a seu "brinquedo"

          Luismj, sera que eh muito dificil a instalaçao da torquer? Duro eh ficar perambulando de um ponto a outro e os caras com cara de espanto

          Aqui em SP tem a Katracar que o pessoal costuma fazer serviços por la... acredito que eles devem instalar tambem... vou consulta-los.

          Compra a torquer do Luis e instala vc mesmo !
          Felipe Mori
          Osasco - SP
          --------------------------------------------------------

          Comment


          • #6
            Re: [Duvidas] Torquer bar x estabilizadora x suporte cambio

            Sem duvida irei compra-la, ja instalou a sua?

            Comment


            • #7
              Re: [Duvidas] Torquer bar x estabilizadora x suporte cambio

              Postado originalmente por Museu
              Sem duvida irei compra-la, ja instalou a sua?

              Falta só o carro volta p/ minha casa ....
              Felipe Mori
              Osasco - SP
              --------------------------------------------------------

              Comment


              • #8
                Re: [Duvidas] Torquer bar x estabilizadora x suporte cambio

                Postado originalmente por Museu
                Sem duvida!!!
                Muito esclarecedor, o Luismj realmente eh Phd em questao de suspensao, muito graças a seu "brinquedo"
                Meu amigo... de fusca a mais de 200km/h real, passa a ser questão de sobrevivência! rsrs (O mundo fica cinza e coisas estranhas acontecem!)
                Postado originalmente por Museu
                Luismj, sera que eh muito dificil a instalaçao da torquer? Duro eh ficar perambulando de um ponto a outro e os caras com cara de espanto
                Aqui em SP tem a Katracar que o pessoal costuma fazer serviços por la... acredito que eles devem instalar tambem... vou consulta-los.
                Com o motor já no lugar, precisa de um elevador, algumas ferramentas e bom censo!
                Junto com ela é fornecido um manual em PDF com fotos, detalhado com muitas dicas.

                Abraço
                Last edited by luismj; 10-08-2011, 09:46 AM.
                CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

                Comment


                • #9
                  Re: [Duvidas] Torquer bar x estabilizadora x suporte cambio

                  Meus amigos, sou novo neste fórum e preciso da ajuda de todos vocês. Tenho um fusca 78 em fase de restauração. O mesmo ganhará um motor EJ20 de subaru que já esta sendo descarbonizado. Não tenho a pretensão de turbinar ou acrescer potencia a este motor. Achei importantíssimo os comentário de Luizmj e gostaria que o mesmo me relatasse a melhor configuração de suspensão para poder rodar com segurança e conforto. Gostaria tambem de um contato para aquisição destas peças. Não estou visando rachas, trackday ou qualquer coisa parecida. Somente gostaria de rodar com um fusca 78 restaurado com todas as características externas e internas da época mas com uma esportividade de causar espanto.

                  Comment


                  • #10
                    Re: [Duvidas] Torquer bar x estabilizadora x suporte cambio

                    Postado originalmente por medeiros.aero
                    Meus amigos, sou novo neste fórum e preciso da ajuda de todos vocês. Tenho um fusca 78 em fase de restauração. O mesmo ganhará um motor EJ20 de subaru que já esta sendo descarbonizado. Não tenho a pretensão de turbinar ou acrescer potencia a este motor. Achei importantíssimo os comentário de Luizmj e gostaria que o mesmo me relatasse a melhor configuração de suspensão para poder rodar com segurança e conforto. Gostaria tambem de um contato para aquisição destas peças. Não estou visando rachas, trackday ou qualquer coisa parecida. Somente gostaria de rodar com um fusca 78 restaurado com todas as características externas e internas da época mas com uma esportividade de causar espanto.

                    Manda Mp para o Luismj
                    ou entra no site dele http://www.germanlook.com.br/
                    Felipe Mori
                    Osasco - SP
                    --------------------------------------------------------

                    Comment


                    • #11
                      Re: [Duvidas] Torquer bar x estabilizadora x suporte cambio

                      luiz tu tem alguma coisa pronta pra por molas nos amortecedores traseiros e nos dianteiros .Queria manter meus amortecedores e com as molas acho que daria uma carga a mais pra melhorar a estabilidade em alta.To usando os de astra na traseira e chevette na dianteira.Tem alguma braçadeira já pronta pra por na estabilizadora dianteira .Essas braçadeiras originais já to de saco cheio de colocar no lugar toda vez que arasta no chão .Abraços
                      Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                      Comment


                      • #12
                        Re: [Duvidas] Torquer bar x estabilizadora x suporte cambio

                        Antonio,

                        Nunca usei esses amortecedores com molas revestidas + barra de torção, ou seja não é coilover com braço oscilante. Mas conheço 3 pessoas que colocaram esses sportsystem e não gostaram retirando fora pois o carro ficou demasiado duro para rua. Sugiro a você pesquisar sobre a substituição das barras de torção pela da variant 1 pois sei que ela é mais dura para suportar mais peso indo de encontro ao seu desejo.

                        Se não tiver com a barra compensadora na traseira, a coloque pois ajuda a diminuir o balanço em alta.
                        Outros detalhes importantes são as borrachas interna e externa do facão e a tulipa de plastico (chapeu) que vai na ponta do cambio. Se esses dois itens estiverem ruins o carro oscila um pouco a traseira em alta ao passar por buracos.

                        Sobre a abraçadeira na estabilizadora dianteira eu também não gosto das de chaveta, e sugiro a você buscar no mercado as que usam formato em "U" com porcas e base de ferro fundido pois aguentam mais aperto.
                        http://ml22648.br.ofertopia.com/a/Re...an-1a2xb4.html
                        Mas atenção que elas atenderão a sua expectativa apenas se não tiver manga rebaixada, pois caso contrario, vão pegar nas rodas...

                        Abraço
                        Last edited by luismj; 13-05-2012, 06:59 PM.
                        CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                        GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

                        Comment


                        • #13
                          Re: [Duvidas] Torquer bar x estabilizadora x suporte cambio

                          Postado originalmente por luismj
                          Antonio,

                          Nunca usei esses amortecedores com molas revestidas + barra de torção, ou seja não é coilover com braço oscilante. Mas conheço 3 pessoas que colocaram esses sportsystem e não gostaram retirando fora pois o carro ficou demasiado duro para rua. Sugiro a você pesquisar sobre a substituição das barras de torção pela da variant 1 pois sei que ela é mais dura para suportar mais peso.

                          Se não tiver com a barra compensadora, a coloque pois ajuda a diminuir o balanço em alta.
                          Outros detalhes importantes são as borrachas interna e externa do facão e a tulipa de plastico (chapeu) que vai na ponta do cambio. Se esses dois itens estiverem ruins o carro oscila a traseira em alta ao passar por buracos.

                          Sobre a abraçadeira na estabilizadora dianteira eu também não gosto, e sugiro a você buscar no mercado as que usam formato em "U" com porcas e base de ferro fundido pois aguentam mais aperto.
                          http://ml22648.br.ofertopia.com/a/Re...an-1a2xb4.html
                          Mas atenção que elas atenderão a sua expectativa apenas se não tiver manga rebaixada, pois caso contrario, vão pegar nas rodas...

                          Abraço
                          #cademinhasestabilizadoras

                          Comment


                          • #14
                            Re: [Duvidas] Torquer bar x estabilizadora x suporte cambio

                            Que aula!! valew luis...

                            Eu ainda vou comprar isso tudo em uma tacada só... breve...
                            FUSGRIND 1600 TURBO BY TRIMILIKA
                            -Kit Freios dianteiros e traseiros Brembo Porsche.
                            -Reforma do fusgrind LOADING... .... ...

                            Comment


                            • #15
                              Re: [Duvidas] Torquer bar x estabilizadora x suporte cambio

                              Postado originalmente por Museu
                              #cademinhasestabilizadoras

                              x 2
                              Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                              1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                              "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

                              Comment

                              Working...
                              X