Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida quanto a câmbios curtos e longos

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Dúvida quanto a câmbios curtos e longos

    Recentemente descobri que o câmbio de meu Fusca 1973, agora recentemente um 1600 duplo carburado, tem na caixa o código PF, que seria da Kombi a ar 1500/1600 (36x7; 5,143:1), curtíssimo. De fato sinto que na estrada a 100 km/h o motor já está esgoelando bem e olha que está bem reguladinho e equalizados os carburadores, reforçando o pensamento de que aquele câmbiozinho lá embaixo está me amarrando.

    A solução sei que parece simples, trocar coroa e pinhão, só que na cidade não há oficina especializada. Neste caso seria melhor?
    1- trocar mesmo coroa e pinhão mesmo com os custos das peças, desmontagens e envios (R$ 1000-1500)
    2- trocar a caixa de câmbio toda por uma de desmanche (bem escolhida, claro, pra minimizar a possibilidade de zica) (R$ 800)
    3- trocar a caixa de câmbio por uma recondicionada de boa procedência (a opção de longe a mais cara) (R$ 3000).

    Tem como eu sem desmontar o câmbio descobrir quantos dentes tem na coroa ou pinhão, pra cercar melhor o problema? Dizem por aí que dá pra, marcando com tinta os dentes e girando o pneu no ar, contar os dentes do pinhão olhando pelo buraco onde se coloca óleo no câmbio (não tentei, tenho medo de gastar com oficina e sair sem ter como obter essa informação).

    Independente da opção acima, qual câmbio me recomendam pra um motor original, 1600, duplo carburado? O de relação 4,125 ou 3,875?

    Por último, alguém já teve experiência com caixa de desmanche ou com câmbios recondicionados da Adaptafuscas? Grato!

  • #2
    Compre um 8x31 e coloque no seu próprio câmbio

    Comment


    • #3
      Mas e se o ronco da caixa vier de outras coisas, não seria mais seguro trocar toda ou é certo que venha do contato coroa/pinhão?

      Comment


      • #4
        No primeiro post não tinha “ronco” algum e até desmontar nada eh certo. Provavelmente deve ter mais coisas a serem substituídas.

        Desmanche pode estar melhor ou pior q o seu. “Recondicionado” eu soh vou confiar naquela que EU acompanhar a revisão.

        Seu caso vai depender de você mesmo. Tem disponibilidade para revisar o seu câmbio? Se tiver procure a relação e faça o serviço. Eu faria isso....

        Agora tem gente q nem vai ficar com o carro, q pode vender ou trocar a qq momento ou até mesmo q não tem o capricho de fazer bem feito, num caso desse imagino q qq coisa deve servir..... geralmente optam pelo mais barato!

        Comment


        • #5
          Troquei meu câmbio por um BS vindo de um 1500 1974 de desmanche que estava rodando: ficou melhor, dei sorte.

          Comment

          Working...
          X