Recentemente descobri que o câmbio de meu Fusca 1973, agora recentemente um 1600 duplo carburado, tem na caixa o código PF, que seria da Kombi a ar 1500/1600 (36x7; 5,143:1), curtíssimo. De fato sinto que na estrada a 100 km/h o motor já está esgoelando bem e olha que está bem reguladinho e equalizados os carburadores, reforçando o pensamento de que aquele câmbiozinho lá embaixo está me amarrando.
A solução sei que parece simples, trocar coroa e pinhão, só que na cidade não há oficina especializada. Neste caso seria melhor?
1- trocar mesmo coroa e pinhão mesmo com os custos das peças, desmontagens e envios (R$ 1000-1500)
2- trocar a caixa de câmbio toda por uma de desmanche (bem escolhida, claro, pra minimizar a possibilidade de zica) (R$ 800)
3- trocar a caixa de câmbio por uma recondicionada de boa procedência (a opção de longe a mais cara) (R$ 3000).
Tem como eu sem desmontar o câmbio descobrir quantos dentes tem na coroa ou pinhão, pra cercar melhor o problema? Dizem por aí que dá pra, marcando com tinta os dentes e girando o pneu no ar, contar os dentes do pinhão olhando pelo buraco onde se coloca óleo no câmbio (não tentei, tenho medo de gastar com oficina e sair sem ter como obter essa informação).
Independente da opção acima, qual câmbio me recomendam pra um motor original, 1600, duplo carburado? O de relação 4,125 ou 3,875?
Por último, alguém já teve experiência com caixa de desmanche ou com câmbios recondicionados da Adaptafuscas? Grato!
A solução sei que parece simples, trocar coroa e pinhão, só que na cidade não há oficina especializada. Neste caso seria melhor?
1- trocar mesmo coroa e pinhão mesmo com os custos das peças, desmontagens e envios (R$ 1000-1500)
2- trocar a caixa de câmbio toda por uma de desmanche (bem escolhida, claro, pra minimizar a possibilidade de zica) (R$ 800)
3- trocar a caixa de câmbio por uma recondicionada de boa procedência (a opção de longe a mais cara) (R$ 3000).
Tem como eu sem desmontar o câmbio descobrir quantos dentes tem na coroa ou pinhão, pra cercar melhor o problema? Dizem por aí que dá pra, marcando com tinta os dentes e girando o pneu no ar, contar os dentes do pinhão olhando pelo buraco onde se coloca óleo no câmbio (não tentei, tenho medo de gastar com oficina e sair sem ter como obter essa informação).
Independente da opção acima, qual câmbio me recomendam pra um motor original, 1600, duplo carburado? O de relação 4,125 ou 3,875?
Por último, alguém já teve experiência com caixa de desmanche ou com câmbios recondicionados da Adaptafuscas? Grato!
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