Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: cambio 5 marchas

    Postado originalmente por Joelmuz
    ........o eixo cardan de rocadeiras agricolas(de trator) tem umas que sao ovalizadas, e outras quadradas, nao teria jeito de tornear os eixos de forma ovalizada ou ate quadrada(sentido macho e femea) e dai colocar as tais travas para esses prolongamentos?
    Eu acho que é por aí.

    A rotação, que envolve transmissão de força, seria pelo quadrado, muito confiável.

    As travas, chavetas, pinos ou similares seriam apenas para evitar o escape axial dos prolongamentos.

    Comment


    • Re: cambio 5 marchas

      Postado originalmente por celojr
      Back to the game:

      Todo esse movimento servirá para montar o gabarito para a nova tampa do cambio.

      É trabalhoso, sem dúuuuvida nenhuma É!!! Mas imaginem que se der certo, depois teremos o gabarito para produzir quantas tampas quisermos.

      E o trabalho que os interessados terão será arrumar o miolo com as engrenagens do câmbio AP e seu trambulador, encaixar em bloco todo esse conjunto na tampa Dark Five, conectar o varão da alavanca de marchas, completar o óleo de câmbio que for necessário... Ignição, debrear, passar a 1ª e acelerar.

      Transformando isso:

      Nisso:


      Abs.
      Celojr,
      É isso aí!!!Mete a faca na carcaça AP!!!
      Acho que assim que se conseguirá um cambio confiável, seguro e reversível!
      Ou seja, pegue os eixos, e coloca o pinhão do AP no lugar onde ficaria o pinhão do Fusca; o eixo priomário do AP onde ficaria o eixo primário do Fusca...Depoism só adaptar os garfos de acionamento onde couber/9provavelmente no espaço que tme na carcaça do Fusca para os garfos que estavam ali originalmente na carcaça do Fusca). Faz-se a tampa, e manda ver!

      Acretido que a tampa que fica entre as engrenagens de quarta e de quinta marcha, não fique muito espessa, podendo ser usinada a partir de uma chapa de Alunínio. Já a tampa que fecha a quinta marcha, acho que, fazendo um molde,dá para tentar fundir ela...Enfim, vcs tem que ve ro que é mais viável pra vcs.

      E quanto a fazer a tmapa, só tomar medidas com cautela, tendo em vista sempre onde vc tá tonabndo referenbcia...Esboça no papel, a mão livrem ocloca o valor das medidas, e via matutando....É assin que estou fazendo com minhas flanges(claro que, apra elas, as medidas são mais fácies de tirar). mas depois de vc serrar a caixa AP, tudo ficará mais fácil!

      Abraço e manda ver aí!
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • Re: cambio 5 marchas

        Postado originalmente por Rafael_MO
        Celojr,
        1- É isso aí!!!Mete a faca na carcaça AP!!!
        Acho que assim que se conseguirá um cambio confiável, seguro e reversível!

        2- Ou seja, pegue os eixos, e coloca o pinhão do AP no lugar onde ficaria o pinhão do Fusca; o eixo priomário do AP onde ficaria o eixo primário do Fusca...Depoism só adaptar os garfos de acionamento onde couber/9provavelmente no espaço que tme na carcaça do Fusca para os garfos que estavam ali originalmente na carcaça do Fusca). Faz-se a tampa, e manda ver!

        3- Acretido que a tampa que fica entre as engrenagens de quarta e de quinta marcha, não fique muito espessa, podendo ser usinada a partir de uma chapa de Alunínio. Já a tampa que fecha a quinta marcha, acho que, fazendo um molde,dá para tentar fundir ela...Enfim, vcs tem que ve ro que é mais viável pra vcs.

        4- E quanto a fazer a tmapa, só tomar medidas com cautela, tendo em vista sempre onde vc tá tonabndo referenbcia...Esboça no papel, a mão livrem ocloca o valor das medidas, e via matutando....É assin que estou fazendo com minhas flanges(claro que, apra elas, as medidas são mais fácies de tirar). mas depois de vc serrar a caixa AP, tudo ficará mais fácil!

        Abraço e manda ver aí!
        Fala aí Rafael, o homem tá empolgaldo e impaciente.

        Alguns comentários:

        1- Isso pode e deve ser feito se tivermos absoluta certeza do resultado caso contrario perderemos uma carcaça de forma irreversível.

        2- Não podemos simplesmente colocar os eixos primario e secundário (eixo do pinhão) do AP na carcaça do Fusca sem analisarmos os seguintes aspectos:

        - Os eixos AP cabem na carcaça do Fusca e os apoios dos eixos (rolamentos) são compatíveis?
        - As engrenagens do Fusca são compativeis com os eixos do AP?
        - Se usarmos as engrenagens do AP elas se engrenarão corretamente em virtude da distância entre os eixos?
        - O pinhão do AP casa com a coroa do Fusca? Se usarmos a coroa do AP ela casa com a caixa satélite do Fusca?
        - Etc, etc e etc

        3- Se o comprimento do conjunto como um todo aumentar, o novo cambio não caberá no chassi, principalmente na parte traseira onde é fixado por 2 calços (canoinhas). Voce quis dizer bloco de aluminio ao dizer chapa de aluminio. Essa carcaça é produzida por fundição, é muito complexa para feita por usinagem. A coisa tá complicando!

        4- Não deu para sacar que tampa é essa que voce se referiu, se for a carcaça da alavanca seletora de garfos, voltamos ao item 3.


        Meu nobre e empolgado amigo, o cambio do Fusca na verdade só tem 3 marchas relativamente bem escalonadas, a 4ª é uma sobremarcha alongada em relação a 3ª. O tão falado buraco entre elas existe mas seus efeitos são minimizados quando se aumenta a potência do motor ou quando se usa um diferencial mais curto. O objetivo de adaptar uma 5ª é obter uma marcha mais longa sem alongar as outras, como ocorre quando optamos pelo conjunto coroa pinhão 31x8, não podemos com uma 5ª vislumbrar um melhor escalonamento do cambio como um todo.

        Como disse o Maurilio, com outras palavras, se complicar muito é melhor comprar o cambio do ML e sair rodando (ou tomar um beiço de R$ 2.000,00 como receio eu). Mas o fato é que esse tópico está ótimo, só lamento não ter os conhecimentos técnicos e experiência prática para melhor contribuir, por isso piso nesse campo minado com cautela.

        Na prática vale a regra, quem não tem cão, caça com gato, mas não se deve dar uma de caçador desastrado, atirar na caça e acertar no gato.

        Abraços e vamos em frente!
        Last edited by ricardo groetaers; 02-11-2008, 04:03 AM.

        Comment


        • Re: cambio 5 marchas

          Postado originalmente por celojr
          Já estive até conversando com meu mecânico a respeito do prolongamento por rosca e fizemos algumas medidas.

          A ideia é utilizar os eixos das árvores do AP como prolongamento, vejam nas fotos:

          Medida da bitola do AP


          Medida da bitola do fusca


          A bitola do fusca mede 23 mm e a do AP, 25 mm, daí da para fazer a rosca por dentro dela sem maiores problemas.

          O mesmo raciocínio será utilizado para as pontas dos eixos pilotos.
          Solicito confirmar as medidas, pelas fig parece que na do Fusca a medição foi feita no "sulco" e não no eixo.

          Comment


          • Re: cambio 5 marchas

            Postado originalmente por Joelmuz
            Celo, vc ja viu o eixo cardan de rocadeiras agricolas(de trator) tem umas que sao ovalizadas, e outras quadradas, nao teria jeito de tornear os eixos de forma ovalizada ou ate quadrada(sentido macho e femea) e dai colocar as tais travas para esses prolongamentos? o fabricio falou das cruzetas e eixo quadrado que da os dois movimentos dai pensei nisso que lhe falo, é só uma sugestao, nao sou entendido no assunto mas deixo minha colaboracao, abraços.
            Não, Joel, nunca vi esse eixo de rocadeiras, mas é perfeitamente possível fazer o encaixe cúbico tipo macho-femea nos eixos das árvores, ficará perfeito, parabéns pela contribuição, se chegarmos a esse ponto, provavelmente será feito dessa forma.

            Abs.

            Comment


            • Re: cambio 5 marchas

              Postado originalmente por ricardo groetaers
              Só para esclarecer:

              1- O eixo primário, aquele que é ligado ao motor pelo disco de embreagem, sempre gira num único sentido, no mesmo sentido do motor.

              2- O eixo secundário, aquele que leva o movimento às rodas e que nos VW-AR ou AP é o eixo do pinhão, é que tem seu sentido de giro invertido quando engrenamos a marcha a ré.

              Como a transmissão do movimento durante a ré não envolve transmissão de força pelas engrenagens da 5ª, não haverá o risco do desenroscamento dos prolongamentos.

              Observe que durante a ré as engrenagens da 5ª marcha (primaria e secundaria) girarão no mesmo sentido que girariam se a 5ª marcha estivesse engrenada, considerando, é claro, a primária solidaria ao eixo e a secundária boba.

              No caso da primaria de 5ª boba e a secundaria solidária, a primaria girará boba em sentido inverso ao eixo primario.


              O risco do desenroscamento, na verdade uma certeza se uma trava não for prevista, ocorrerá nas desacelerações e sobretudo nas descidas de serra com a 5ª engrenada.
              Postado originalmente por ricardo groetaers
              Eu acho que é por aí.

              A rotação, que envolve transmissão de força, seria pelo quadrado, muito confiável.

              As travas, chavetas, pinos ou similares seriam apenas para evitar o escape axial dos prolongamentos.
              Ricardo, tb acho que a melhor forma é utilizando o encaixe em forma de quadrado com tavas transpassadas. Nunca ví um eixo de rocadeiras, mas já vi eixos de diferencial de caminhão onde é utilizado um sistema semelhante. Concordo que resolveria o problema das desacelerações.

              Postado originalmente por ricardo groetaers
              Solicito confirmar as medidas, pelas fig parece que na do Fusca a medição foi feita no "sulco" e não no eixo.
              Pois é, as medidas foram feitas na rosca do pinhão do fusca, o que pensamos foi que essa era a parte envolvida no encaixe e queríamos ver se cabia. farei novas medidas e posto aqui depois.

              Postado originalmente por ricardo groetaers
              Segura um pouco essa rosca por dentro, as paredes do AP ficariam com apenas 1mm de espessura, isso é perigoso!
              Não tinha pensado nisso, conversarei com o torneiro a esse respeito, mesmo que venhamos a utilizar o encaixe quadrado.

              Obrigado pelo alerta.
              Last edited by celojr; 02-11-2008, 04:20 PM.

              Comment


              • Re: cambio 5 marchas

                Postado originalmente por Rafael_MO
                Celojr,
                É isso aí!!!Mete a faca na carcaça AP!!!
                Acho que assim que se conseguirá um cambio confiável, seguro e reversível!
                Ou seja, pegue os eixos, e coloca o pinhão do AP no lugar onde ficaria o pinhão do Fusca; o eixo priomário do AP onde ficaria o eixo primário do Fusca...Depoism só adaptar os garfos de acionamento onde couber/9provavelmente no espaço que tme na carcaça do Fusca para os garfos que estavam ali originalmente na carcaça do Fusca). Faz-se a tampa, e manda ver!

                Acretido que a tampa que fica entre as engrenagens de quarta e de quinta marcha, não fique muito espessa, podendo ser usinada a partir de uma chapa de Alunínio. Já a tampa que fecha a quinta marcha, acho que, fazendo um molde,dá para tentar fundir ela...Enfim, vcs tem que ve ro que é mais viável pra vcs.

                E quanto a fazer a tmapa, só tomar medidas com cautela, tendo em vista sempre onde vc tá tonabndo referenbcia...Esboça no papel, a mão livrem ocloca o valor das medidas, e via matutando....É assin que estou fazendo com minhas flanges(claro que, apra elas, as medidas são mais fácies de tirar). mas depois de vc serrar a caixa AP, tudo ficará mais fácil!

                Abraço e manda ver aí!
                Rafael,

                Em primeiro lugar, sim, vou tentar esse corte, ainda não o fiz pois desencontrei do torneiro para explicar o que quero. A idéia é fazer algo novo e simples, msmo sendo um pouco mais complicada sua execução inicial, e que, se não der certo, possa retornar o câmbio original.

                Em relação as árvores primaria e secundária, acho que ficou bem entendido, já os garfos, eles não serão adaptados onde for possível dentro da urna do fusca, e sim ocuparão seu lugar no local correto da tampa invertida do AP, como sem fosse no local original, sob o prisma de um espelho, o que será feito é a furação correta na carcaça do fusca, depois de estarmos certos de que funcionará (parqa não perder a carcaça).

                Não entendi o que vc quis dizer com espessura da tampa, ela terá a mesma espessura da tampa do AP que servirá de gabarito.

                O modelo para a tampa do trambulador seguirá a mesma linha da idealizada para a quinta marcha, espelharemos a original e ainda teremos menos trabalho, pois os encaixes casarão naturalmente (as duas peças pertencem ao mesmo cambio)

                Vou tentar esboçar algo em papel, mas não sou muito bom nisso... vamos ver o que sai.

                Gde abraço, meu amigo.

                Comment


                • Re: cambio 5 marchas

                  Postado originalmente por ricardo groetaers
                  Fala aí Rafael, o homem tá empolgaldo e impaciente.

                  Alguns comentários:

                  1- Isso pode e deve ser feito se tivermos absoluta certeza do resultado caso contrario perderemos uma carcaça de forma irreversível.

                  2- Não podemos simplesmente colocar os eixos primario e secundário (eixo do pinhão) do AP na carcaça do Fusca sem analisarmos os seguintes aspectos:

                  - Os eixos AP cabem na carcaça do Fusca e os apoios dos eixos (rolamentos) são compatíveis?
                  - As engrenagens do Fusca são compativeis com os eixos do AP?
                  - Se usarmos as engrenagens do AP elas se engrenarão corretamente em virtude da distância entre os eixos?
                  - O pinhão do AP casa com a coroa do Fusca? Se usarmos a coroa do AP ela casa com a caixa satélite do Fusca?
                  - Etc, etc e etc

                  3- Se o comprimento do conjunto como um todo aumentar, o novo cambio não caberá no chassi, principalmente na parte traseira onde é fixado por 2 calços (canoinhas). Voce quis dizer bloco de aluminio ao dizer chapa de aluminio. Essa carcaça é produzida por fundição, é muito complexa para feita por usinagem. A coisa tá complicando!

                  4- Não deu para sacar que tampa é essa que voce se referiu, se for a carcaça da alavanca seletora de garfos, voltamos ao item 3.


                  Meu nobre e empolgado amigo, o cambio do Fusca na verdade só tem 3 marchas relativamente bem escalonadas, a 4ª é uma sobremarcha alongada em relação a 3ª. O tão falado buraco entre elas existe mas seus efeitos são minimizados quando se aumenta a potência do motor ou quando se usa um diferencial mais curto. O objetivo de adaptar uma 5ª é obter uma marcha mais longa sem alongar as outras, como ocorre quando optamos pelo conjunto coroa pinhão 31x8, não podemos com uma 5ª vislumbrar um melhor escalonamento do cambio como um todo.

                  Como disse o Maurilio, com outras palavras, se complicar muito é melhor comprar o cambio do ML e sair rodando (ou tomar um beiço de R$ 2.000,00 como receio eu). Mas o fato é que esse tópico está ótimo, só lamento não ter os conhecimentos técnicos e experiência prática para melhor contribuir, por isso piso nesse campo minado com cautela.

                  Na prática vale a regra, quem não tem cão, caça com gato, mas não se deve dar uma de caçador desastrado, atirar na caça e acertar no gato.

                  Abraços e vamos em frente!
                  Ricardo, meu amigo,

                  Empolgado, realmente eu estou, mas impaciente, acho que não...porque se formos ver, de fato desde o inicio do projeto, de prático não fizemos nada, apena debatemos hipóteses e teorias do que será melhor e mais viável de ser feito. Não quero dar um passo em falso, ou, como diz um conhecido meu, dar um peido maior que a bunda (tem consequências avassaladoras)...

                  Em relação aos seus comentários (sempre muito precisos):
                  1. Não tenho como dar absoluta certeza de que funcionará, apenas durante o processo de corte é que saberei, mas acho que não tem como evitar algumas perdas durante esse projeto no patamar em que se encontra, o importante, na minha opinião, é manter, o mais integra possível, a carcaça do fusca, que é a base de todas as modificações. Mesmo que esse movimento logre êxito, outras perdas advirão com certeza... Temos que estar preparados para elas. No Xadrez, as vezes sacrificamos um peão para proteger outra peça mais nobre.
                  2. Todos os aspectos que vc citou já foram analisados, a pricípio não usaremos as engrenagens do fusca, pis essas sim, são incompatíveis com os garfos do AP, a única peça que talvez aproveitemos dos suportes do fusca será o rolamento que vai para o diferencial (aquele da cabeça do pinhão), porque, realmente esse rolamento no AP é um pouco mais largo, també avaliaremos um pequeno alargamento no orifício de encaixe, mas assim dificultaremos sua reprodução em escalas maiores. O entre-eixos não foi verificado, muito menos a questão da caixa satélite, de concreto temos que os semi-eixos do Gol (carro doador da caixa) são maiores do que os do fusca, mas não creio que gerem problemas mais difíceis de serem solucionados do que estes com os quais nos deparamos no momento.
                  3. Realmente, o conjunto vai aumentar, alongar, mais precisamente, não tem como fugir disso, mas meu plano é aumentá-lo em direção a frente do carro, e não empurrando o motor para trás. Daí um pequeno retrabalho de corte na estrutura do chassis naquele local solucionará a questão, o único cuidado deverá ser com a numeração do chassis, para não comprometê-la. Os calços originais permanecerão, talvez com alguns calços secundários antes deles para reforçar a estrutura.
                  4. A referida tampa, acho que é a da seletora das marchas e não vejo maiores problemas aí.
                  Minha intenção de usar as engrenagens do AP passa exatamente por essa questão do escalonamento das marchas do fusca, área que não reúno nenhum conhecimento, por isso, achei mais fácil aproveitar o escalonamento completo já devidamente projetado. Como vc bem disse, e eu nem sabia disso, a 4ª do fusca já é uma sobremarcha da 3ª, daí como é que ficaria a 5ª, uma oversobre-marcha?

                  Não sei dizer, por falta de conhecimento técnico, reconheço, qual seria a melhor relação para a 5ª neste caso. No AP, não preciso nem pensar a respeito, alguem já fez isso para mim lá VW.

                  Rapaz, se vc está achando isso um campo minado, imagina eu? Me consola é o fato de eu estar bem acompanhado neste projeto, por vc's e pela equipe que montei, escolhida a dedo, são os melhores da cidade, o tio do torneiro mecânico, que também trabalhava na profissão, era professor do Senai ou Senac, não me recordo agora qual dos dois, mas não importa, o importante é imaginar o cabedal de conhecimento que esse senhor passou para o sobrinho, ele estava me contando que até coil-over eles já projetaram.

                  Se eu não tiver o alvo muito bem colocado na alça de mira, nem aperto o gatilho... acertar o cão, e, na ausência dele, o gato? nem pensar...hehehe

                  Abraços para você também...

                  Comment


                  • Re: cambio 5 marchas

                    quanto a questao da sobremarcha , no meu caso que uso as relacoes do itamar , isso se verifica , seria interresante usar uma relacao da brasilia e uma sobre marcha , ficaria mais longa que a 4ª que uso hj , e como todo o escalonamento original ficaria mais curto , seria diminuido o buraco entre 3ª e 4ª marchas , ha ainda a relacao dos 1300 que deixaria todo o conjunto mais curto , e ainda o uso da quarta antiga , um pouco mais curta que a atual.
                    black hot metal

                    http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

                    Comment


                    • Re: cambio 5 marchas

                      Postado originalmente por fabricio.vergetti
                      quanto a questao da sobremarcha , no meu caso que uso as relacoes do itamar , isso se verifica , seria interresante usar uma relacao da brasilia e uma sobre marcha , ficaria mais longa que a 4ª que uso hj , e como todo o escalonamento original ficaria mais curto , seria diminuido o buraco entre 3ª e 4ª marchas , ha ainda a relacao dos 1300 que deixaria todo o conjunto mais curto , e ainda o uso da quarta antiga , um pouco mais curta que a atual.
                      Fabricio, na minha opinião, esse é um dos pontos capitais do projeto, não apenas a questão da sobremarcha, e sim o escalonamento do conjunto todo e é por isso que estou insistindo tanto com o uso do conjunto todo do cambio AP, que gostaria de lembrar, foi retirado de um gol 2002.

                      O que ocorre é que o cambio de motores AP permanece o mesmo desde sua criação, o que vem mudando ao longo dos anos é sua relação de transmissão, veja no link: http://www.volkspage.net/technik/fic...linhagolg3.htm .

                      Onde quero chegar é que teremos uma relação de transmissão muito melhor se utilizarmos todas as relações do cambio AP dentro da carcaça do fusca e é isso que, no momento, estou buscando, ou seja, um acessório à carcaça do cambio do fusca que permita o acoplamento de todas as peças componentes do interior do câmbio AP.

                      O problema que vejo ao utilizarmos outras relações referentes a câmbios de 4 marchas é que sempre estaremos trabalhando com relações curtas tentando complementá-las com um overdrive no final e não montando um cambio efetivo de 5 marchas.

                      Por favor me corriga se eu estiver cometendo algum erro de critério nesse meu pensamento.

                      Gde abs.

                      P.S.: a idéia de sobrepor apenas a 5ª por fora com alongamento de eixos não foi abandonada, apenas tentaremos outras alternativas primeiro.;)
                      Last edited by celojr; 03-11-2008, 11:13 AM.

                      Comment


                      • Re: cambio 5 marchas

                        Postado originalmente por celojr
                        Fabricio, na minha opinião, esse é um dos pontos capitais do projeto, não apenas a questão da sobremarcha, e sim o escalonamento do conjunto todo e é por isso que estou insistindo tanto com o uso do conjunto todo do cambio AP, que gostaria de lembrar, foi retirado de um gol 2002.

                        O que ocorre é que o cambio de motores AP permanece o mesmo desde sua criação, o que vem mudando ao longo dos anos é sua relação de transmissão, veja no link: http://www.volkspage.net/technik/fic...linhagolg3.htm .

                        Onde quero chegar é que teremos uma relação de transmissão muito melhor se utilizar-mos todas as relações do cambio AP dentro da carcaça do fusca e é isso que, no momento, estou buscando, ou seja, um acesório à carcaça do cambio do fusca que permita o acoplamento de todas as peças componentes do interior do câmbio AP.

                        O problema que vejo ao utilizarmos outras relações referentes a câmbios de 4 marchas é que sempre estaremos trabalhando com relações curtas tentando complementá-las com um overdrive no final e não montando um cambio efetivo de 5 marchas.

                        Por favor me corriga se eu estiver cometendo algum erro de critério nesse meu pensamento.

                        Gde abs.

                        P.S.: a idéia de sobrepor apenas a 5ª por fora com alongamento de eixos não foi abandonada, apenas tentaremos outras alternativas primeiro.;)

                        celojr vc ta certo , claro que um cambio bem dimensionado , ficaria imensamente melhor que um so com a quinta adaptada , na verdade sinto muita falta de outra marcha pois meu carro e turbo e enche a quarta muito rapido; Essa informacao , e so um paleativo caso venha a ser feito o alngamento.

                        abracos
                        black hot metal

                        http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

                        Comment


                        • Re: cambio 5 marchas

                          Postado originalmente por ricardo groetaers
                          Fala aí Rafael, o homem tá empolgaldo e impaciente.

                          Alguns comentários:

                          1- Isso pode e deve ser feito se tivermos absoluta certeza do resultado caso contrario perderemos uma carcaça de forma irreversível.

                          2- Não podemos simplesmente colocar os eixos primario e secundário (eixo do pinhão) do AP na carcaça do Fusca sem analisarmos os seguintes aspectos:

                          - Os eixos AP cabem na carcaça do Fusca e os apoios dos eixos (rolamentos) são compatíveis?
                          - As engrenagens do Fusca são compativeis com os eixos do AP?
                          - Se usarmos as engrenagens do AP elas se engrenarão corretamente em virtude da distância entre os eixos?
                          - O pinhão do AP casa com a coroa do Fusca? Se usarmos a coroa do AP ela casa com a caixa satélite do Fusca?
                          - Etc, etc e etc

                          3- Se o comprimento do conjunto como um todo aumentar, o novo cambio não caberá no chassi, principalmente na parte traseira onde é fixado por 2 calços (canoinhas). Voce quis dizer bloco de aluminio ao dizer chapa de aluminio. Essa carcaça é produzida por fundição, é muito complexa para feita por usinagem. A coisa tá complicando!

                          4- Não deu para sacar que tampa é essa que voce se referiu, se for a carcaça da alavanca seletora de garfos, voltamos ao item 3.


                          Meu nobre e empolgado amigo, o cambio do Fusca na verdade só tem 3 marchas relativamente bem escalonadas, a 4ª é uma sobremarcha alongada em relação a 3ª. O tão falado buraco entre elas existe mas seus efeitos são minimizados quando se aumenta a potência do motor ou quando se usa um diferencial mais curto. O objetivo de adaptar uma 5ª é obter uma marcha mais longa sem alongar as outras, como ocorre quando optamos pelo conjunto coroa pinhão 31x8, não podemos com uma 5ª vislumbrar um melhor escalonamento do cambio como um todo.

                          Como disse o Maurilio, com outras palavras, se complicar muito é melhor comprar o cambio do ML e sair rodando (ou tomar um beiço de R$ 2.000,00 como receio eu). Mas o fato é que esse tópico está ótimo, só lamento não ter os conhecimentos técnicos e experiência prática para melhor contribuir, por isso piso nesse campo minado com cautela.

                          Na prática vale a regra, quem não tem cão, caça com gato, mas não se deve dar uma de caçador desastrado, atirar na caça e acertar no gato.

                          Abraços e vamos em frente!
                          Grande Ricardo, tudo bem?
                          Realmente, essa idéia de 5 marchas no fusca me empolga bastante...hehehehe
                          Então, acredito que o nosso amigo CeloJr tenha respondido as suas perguntas.

                          Celojr,
                          Acredito que os seus braços direito e esquedo do projeto jah tenham te dado esse toque, mas de toda forma, gostaria de que você medisse a distancia entre o eixos primário e secundário do AP e essa mesma distancia no cambio do Fusca. É interessante, usando eixos e engrenagens do AP na carcaça do Fusca que essa distancia entre os eixos sejam mantidas as do AP, para permitir perfeito encaixe das engrenagens do cambio AP, certo?
                          Uma dica, que vc jah deve ter pensado, é, nessa parte de desenvolvimento, fazer sa tampas, ou flanges, em madeira. Aqui na faculdade o pessoal usa para não perder uma chapa ou tarugo de metal. Daí, só usinar a madeira, e ir montando no cambio, fazendo os devidos ajustes até chegar num modelo definitivo, o qual será reproduzido em alumínio. Acredito que jah devem te pensado nisso tb....hehehe

                          Quanto ao uso dos rolamentos originais, tem que havaliar a possibilidade de usiná-los, para caber o eixo de AP, tem que ver o quão viável é essa idéia.


                          A idéia de usar os eixos e engrenagens de AP, é manter uma relação das 5 marhcas bem escalonadas, ou um "closed-ratio + overdrive". Ou seja, as marchas de 1ª a 4ª bem escalonadas em uma 5ª marcha overdrive(os carros da década de 90 são bons nisso, ex: Escort Zetec, entre muitos outros)assim, carros de motores maiores (1.8 ou 2.0) ficavam bastante economicos na estrada. Esse tipo de configuração, acredito que seria a melor para um Fusca 5 marchas.
                          O ambio original do Fusca seria como um "closed-ratio" (de primeira a terceira marcha) com um "overdrive"(na quarta). Mas como queremos uma marcha a mais, seria interessante que tivéssemos uma "closed-ratio" de primeira a quarta, para que nossos carros conseguissem empurrr forte nas quatro marchas, e ainda "sobrasse uma quinta", para viajar no conforto, com economia, menos ruído e etc.
                          Bem, essa é minha singela opinião.

                          Abraço a todos.
                          Aos que não atualizaram ...

                          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                          Megasquirting

                          284º

                          Comment


                          • Re: cambio 5 marchas

                            Postado originalmente por Rafael_MO
                            Grande Ricardo, tudo bem?
                            Realmente, essa idéia de 5 marchas no fusca me empolga bastante...hehehehe
                            Então, acredito que o nosso amigo CeloJr tenha respondido as suas perguntas.

                            ...

                            Abraço a todos.
                            Senhores, desculpe, achei que o homem empolgado e impaciente fosse eu... Acho que entendi errado a colocação do Ricardo... Mas enfim...

                            Então Rafael, muito boa dica, ninguem por aqui tinha pensado em fazer modelos em madeira, não sei se por não estarmos nesta etapa das tampas ou porque ninguem pensaria mesmo, realmente, perfeita a observação, é o mais lógico a fazer.

                            Já o entre-eixos das árvores 1ª e 2ª, não medimos não, faremos isso na hora dos encaixes, mas tenha certeza que faremos o que for necessário para que a distância permaneça a mesma, senão não fará sentido manter a relação. Amanhã tento verificar essa medida, bem lembrado

                            Não entendí bem essa essa questão dos rolamentos originais que vc colocou, me referí aos rolamentos originais do cambio AP, nesse enxerto, pretendemos utilizar apenas a carcaça do fusca, todo esqueleto e articulações serão enxertados do cambio AP.

                            Já essa parte de closed-ratio & overdrive, vou deixar para os mais entendidos no assunto, porque eu, realmente, nada sei a respeito, apenas lí em algum texto na internet, que, lamentavelmente, não salvei no HD e agora não o estou achando mais, algo que tratava exatamente dessa matéria, lembro vagamente que até a década de 90 realmente era esse o tratamento dado ao escalonamento de marchas, que tratavam como marchas de força e marcha econômica, só que a partir de um determinado momento no tempo, esse conceito modificou-se e passaram a produzir 5 marchas de força, perdendo-se o conceito de overdrive. Não sei dizer em qual dessas situações o cambio AP que tenho em mãos se enquadra.

                            Sua singela opinião para mim foi brilhante, percebendo pontos do projeto que se encontravam, ainda, na obscuridão.

                            Gde Abs.

                            Comment


                            • Re: cambio 5 marchas

                              Amigos,

                              A sorte está lançada.

                              Como num jogo de xadrez, as peças estão, literalmente, sobre o tabuleiro, só que não são peças de xadrez mas sim dos câmbios...hehehe.

                              conversei hoje com o torneiro mecânico para explicar com detalhes o que pretendemos, só não deu para mostrar nas peças, devido as outras ocupações de cada um... infelizmente.

                              mas amanhã levo ou Maomé a montanha ou a montanha a Maomé e daí... seja o que Deus quiser. O torneiro já está no esmeril amolando a peixeira para iniciar seus trabalhos.

                              Garanto a todos que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que logremos pleno êxito nessa empreitada e consigamos nosso tão sonhado e almejado Dark Five Speed Gear, porque eu já estou até pensando na suspensão para ele e quero resolver logo essa peleja para serguirmos adiante.

                              Ah sim!!!!! Ia esquecendo, só a título de curiosidade, vcs sabiam que o eixo piloto do fusca é dividido em duas partes e que sua ponta que se conecta ao conjunto de embreagem é unida ao ao restante dele dentro do cambio do fusca por rosca? Pois é... eu não sabia, descobri hj, que coisa hein? isso lembra alguma coisa a vcs?

                              Os mantenho informados.

                              Abs.:mrgreen:

                              Comment


                              • Re: cambio 5 marchas

                                Postado originalmente por Rafael_MO
                                ...Quanto ao uso dos rolamentos originais, tem que havaliar a possibilidade de usiná-los, para caber o eixo de AP, tem que ver o quão viável é essa idéia...
                                Então, Rafael,

                                Dei uma pequena relida nos últimos posts e percebi qual é o rolamento em questão. É esse aqui né?

                                Postado originalmente por Celojr
                                Todos os aspectos que vc citou já foram analisados, a pricípio não usaremos as engrenagens do fusca, pis essas sim, são incompatíveis com os garfos do AP, a única peça que talvez aproveitemos dos suportes do fusca será o rolamento que vai para o diferencial (aquele da cabeça do pinhão), porque, realmente esse rolamento no AP é um pouco mais largo, també avaliaremos um pequeno alargamento no orifício de encaixe, mas assim dificultaremos sua reprodução em escalas maiores.
                                O caso é o seguinte: a furação que dá passagem à cabeça do pinhão no fusca tem um diâmetro um pouquinho menor que o rolamento do pinhão AP, visando tornar o processo reprodutível da maneira mais fácil que for possível, estamos avaliando fazer o encaixe nessa furação utilizando o rolamento do pinhão do fusca, porque com isso, tornaremos o processo muito mais fácil de ser reproduzido, facilitando a difusão do mesmo, o único calo nesse sentido, é que ainda não sabemos da viabilidade do mesmo, mas sendo viável bastará enviar o kit para ser montado em qualquer oficina, sendo necessário para isso, apenas retirar o miolo do fusca e colocar o miolo do AP encaixado neste rolamento, que só servirá de apoio pois nesse novo cambio, o pinhão será parafusado e fixado na tampa que estamos buscando.

                                O fato é que, se não for viável, utilizaremos o rolamento do AP mesmo, só que para isso teremos que dar uma pequena torneada na furação, coisa bem pequena, não medimos ainda, mas no olho, é algo em torno de 1 a 1,5 mm, mas nesse caso, a reprodução do processo fica um pouco mais dífícil, porque nós aqui na linha de testes estamos usando carcaças que se não estivessem envolvidas no projeto, estariam em algum ferro-velho da vida dado o estado em que se encontram.

                                Quem teria coragem de realizar esse torno, mesmo seguindo as orientações postadas aqui, sabendo que o processo só foi realizado uma vez e que um pequeno erro no torno inutilizaria para todo o sempre o cambio do carro, porque aí nem o miolo do fusca, nem o do AP.

                                Sacou o dilema?

                                Abs

                                Comment

                                Working...
                                X