Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: cambio 5 marchas

    Postado originalmente por celojr
    Ah sim!!!!! Ia esquecendo, só a título de curiosidade, vcs sabiam que o eixo piloto do fusca é dividido em duas partes e que sua ponta que se conecta ao conjunto de embreagem é unida ao ao restante dele dentro do cambio do fusca por rosca? Pois é... eu não sabia, descobri hj, que coisa hein? isso lembra alguma coisa a vcs?

    Os mantenho informados.

    Abs.:mrgreen:
    Fala Celojr,

    Voce se lembra das fig que postei em msg anterior? anexo novamente uma delas.

    Repare que o eixo primário (piloto) é formado de 2 partes, a peça nº 3 (parafuso de acoplamento) une as duas partes mas a transmissão do torque se faz pela peça nº 12 (manga de acoplamento) através de suas estrias.

    Repare tambem que algumas engrenagens são solidárias ao seu eixo atraves de chavetas, por exemplo a peça 47 (engrenagem intermediária da marcha a ré) e sua chaveta (peça n° 38 ).
    Arquivos Anexos
    Last edited by ricardo groetaers; 04-11-2008, 01:04 AM.

    Comment


    • Re: cambio 5 marchas

      Postado originalmente por ricardo groetaers
      Fala Celojr,

      Voce se lembra das fig que postei em msg anterior? anexo novamente uma delas.

      Repare que o eixo primário (piloto) é formado de 2 partes, a peça nº 3 (parafuso de acoplamento) une as duas partes mas a transmissão do torque se faz pela peça nº 12 (manga de acoplamento) através de suas estrias.

      Repare tambem que algumas engrenagens são solidárias ao seu eixo atraves de chavetas, por exemplo a peça 47 (engrenagem intermediária da marcha a ré) e sua chaveta (peça n° 38 ).
      Pois é Ricardo, a cada dia que passo aprendo mais sobre esses cambios, realmente não tinha notado todos esses detalhes sobre os câmbios.

      Essas chavetas das engrenagens eu já tinha visto quando desmontamos os cambios lá atrás, no AP é assim também, mas nem reparei que tava faltando alguma coisa no eixo piloto do fusca, ele tava muito curto e nem notei...hehehe.

      Abs, amigão.

      Muito bacana, bacana mesmo.

      Comment


      • Re: cambio 5 marchas

        Postado originalmente por celojr
        Minha intenção de usar as engrenagens do AP passa exatamente por essa questão do escalonamento das marchas do fusca, ...., por isso, achei mais fácil aproveitar o escalonamento completo já devidamente projetado.

        Não sei dizer,......, qual seria a melhor relação para a 5ª neste caso. No AP, não preciso nem pensar a respeito, alguem já fez isso para mim lá VW.

        .
        Usar as engrenagens do AP pode significar usar tembem os eixos do AP, pinhão/coroa do AP e por tabela semi-eixos do AP.

        É claro que teríamos um cambio bem escalonado de 1ª a 5ª.

        Eu (opinião minha), a princípio, ficaria satisfeito com apenas uma 5ª marcha por fora um tanto mais longa que a 4ª, desde que a adaptação fosse confiável, deixando o escalonamento do cambio como um todo para o futuro. Nesse aspecto parece que o Sapinho Cambios em São Paulo vende engrenagens para cambio de Fusca com relações diferentes das originais, porem nunca mais longas (que eu conheça).

        Infelizmente não tenho conhecimento nem experiência com cambios e no caso do AP de 5 marchas, nem manuais ou figuras. Logo minha colaboração ficará muito limitada.

        A propósito, ouvi dizer que o cambio AP de 5 marchas é um cambio de 4 marchas no qual foi adaptada uma 5ª por fora.

        Comment


        • Re: cambio 5 marchas

          Postado originalmente por ricardo groetaers
          Usar as engrenagens do AP pode significar usar tembem os eixos do AP, pinhão/coroa do AP e por tabela semi-eixos do AP.

          É claro que teríamos um cambio bem escalonado de 1ª a 5ª.

          Eu (opinião minha), a princípio, ficaria satisfeito com apenas uma 5ª marcha por fora um tanto mais longa que a 4ª, desde que a adaptação fosse confiável, deixando o escalonamento do cambio como um todo para o futuro. Nesse aspecto parece que o Sapinho Cambios em São Paulo vende engrenagens para cambio de Fusca com relações diferentes das originais, porem nunca mais longas (que eu conheça).

          Infelizmente não tenho conhecimento nem experiência com cambios e no caso do AP de 5 marchas, nem manuais ou figuras. Logo minha colaboração ficará muito limitada.

          A propósito, ouvi dizer que o cambio AP de 5 marchas é um cambio de 4 marchas no qual foi adaptada uma 5ª por fora.
          Então, Ricardo,

          Essa é a minha idéia básica, transferir todo o conjunto de cambio, semi-eixos e suspensão do AP para o fusca, com todos os seus agregados, pode ser um projeto bem ambicioso realmente, mas o estou tocando como hobby, está sendo uma bela higiene mental e exercício de raciocínio espacial, na verdade não tenho pressa, meu carro está rodando normalmente. Por esse motivo, é que eu estou caminhando na direção de colocar todo o conjunto AP no fusca e só vou me dar por satisfeito quando tiver certeza ou que é possível ou não para daí sim partir para os alongamentos de eixo a fim de adaptar a quinta marcha por sobre as já existentes.

          Essa parte de conhecimento e experiência com cambios, serve de consolo que a minha estou adquirindo ao longo desse projeto?

          Pois é, isso da quinta marcha ser adaptada por fora da carcaça é em parte verdade, e acontece com todos os cambios que já vi (foram alguns, de diversos carros e montadoras diferentes - na época estava reunindo informações para realizar o que faço agora), todos tem a quinta por fora mas apenas os primeiros tinham um overdrive no cambio originalo de 4 marchas, os atuais tem todas as marchas de força, sem overdrive, em um vectra GLS, or exemplo, se vc for esticando as marchas até seus limites, ele seguirá ganhando força e nunca terá a sensação de overdrive que tem no fusca. Digo que é verdade em parte porque não considero exatamente uma adaptação e sim uma evolução e um projeto completo, pois as árvores primária e secundária foram redimensionadas, as relações foram recalculadas, as carcaças foram redesenhadas e assim por diante...

          Abs.

          Comment


          • Re: cambio 5 marchas

            Olá pessoal.
            A minha idéia de adaptação, como já foi dito, começaria pelo diferencial.
            Ué, mas quando? Quando perguntei se a diferença dos furos dos rolamentos nas carcaças, tem a mesma distância(Não sei postar fotos, então tentem imaginar. São os furos onde passam o eixo piloto e o pinhão).
            Lá sugeri colocar o rolamento do pinhão do fusca, no pinhão do AP(Isso por causa da fixação deste rolamento). Daí, monta a coroa do AP(Pinhão e coroa são peças casadas de fábrica. Trazem números/letras gravados que se não coincidirem, fazem o diferencial "roncar"), na caixa de satélites do fusca(Novamente, por causa da fixação e do tipo dos rolamentos). Se a intenção nesta etapa for usar homocinéticas, usa as tampas da Kombi.
            Se a distância dos furos entre-eixos não for idêntica, esquece a idéia do AP.
            Se o rolamento do pinhão do fusca não couber, ou se para isso tiver que tornear demais o pinhão do AP, esquece a idéia do AP.
            Se a coroa do AP não couber na caixa de satélites do fusca, ou se para isso tiver que tornear demais a caixa de satélites, isso torna inviável a adaptação, pois para isso, usando a caixa de satélites do AP, teria que adaptar rolamentos e retentores e aí, esquece a idéia do AP.
            São apenas idéias que acho práticas.
            Começaria por aí e se desse, pensaria no resto. Se não desse, tchau, parte para só adaptar a 5ª no fusca mesmo.
            Só para reflexão:
            Quanto à adaptação de câmbios de AP ou CHT por flange, esquece. Alguem já parou para pensar onde vai o motor de partida?

            Comment


            • Re: cambio 5 marchas

              Postado originalmente por kito
              Olá pessoal.
              A minha idéia de adaptação, como já foi dito, começaria pelo diferencial.
              Ué, mas quando? Quando perguntei se a diferença dos furos dos rolamentos nas carcaças, tem a mesma distância(Não sei postar fotos, então tentem imaginar. São os furos onde passam o eixo piloto e o pinhão).
              Lá sugeri colocar o rolamento do pinhão do fusca, no pinhão do AP(Isso por causa da fixação deste rolamento). Daí, monta a coroa do AP(Pinhão e coroa são peças casadas de fábrica. Trazem números/letras gravados que se não coincidirem, fazem o diferencial "roncar"), na caixa de satélites do fusca(Novamente, por causa da fixação e do tipo dos rolamentos). Se a intenção nesta etapa for usar homocinéticas, usa as tampas da Kombi.
              Se a distância dos furos entre-eixos não for idêntica, esquece a idéia do AP.
              Se o rolamento do pinhão do fusca não couber, ou se para isso tiver que tornear demais o pinhão do AP, esquece a idéia do AP.
              Se a coroa do AP não couber na caixa de satélites do fusca, ou se para isso tiver que tornear demais a caixa de satélites, isso torna inviável a adaptação, pois para isso, usando a caixa de satélites do AP, teria que adaptar rolamentos e retentores e aí, esquece a idéia do AP.
              São apenas idéias que acho práticas.
              Começaria por aí e se desse, pensaria no resto. Se não desse, tchau, parte para só adaptar a 5ª no fusca mesmo.
              Só para reflexão:
              Quanto à adaptação de câmbios de AP ou CHT por flange, esquece. Alguem já parou para pensar onde vai o motor de partida?
              Kito,
              *Concordo que só se aplica suar o conjunto de eixos e engrenagens do AP se for mantida a distancia entre eles iguais às distancias entre eles no cambio de AP.
              *Se o rolamento de fusca não couber no pinhão do AP, provavelmente se usará o de AP, e usinará a carcaça do Fusca.
              *A idéia é sempre usar coroa e pinhão casadas, ou coroa+pinhão do AP, ou coroa+pinhão do Fusca(no caso de usar eixos alongados).

              Enfim, temosque esperar o parecer dos soldados de nosso amigo Celojr.
              Quem viver, verá....hehehehhe

              Abraço a todos.
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

              Comment


              • Re: cambio 5 marchas

                Senhores, usaremos o rolamento do pinhão do fusca só, única e exclusivamente se ele casar sem nenhuma adaptação ou torno no pinhão do AP, caso contrário, alargaremos a furação da caixa do fusca para que o próprio rolamento do AP caiba, a diferença entre ambos gira em torno de 1 mm a mais no diâmetro.

                Confesso que não medi o entre-eixo das árvores, me fiei nas informações aqui do fórum, onde foi dito se poder adaptar as engrenagens do "santana" (cambio AP) no câmbio do fusca. Algo me diz que não teremos problemas com essa distância. No olho grande, o alinhamento se faz sem maiores dificuldades ou problemas.

                Hj conversei longamente com o torneiro mecânico a respeito dos cortes, estudamos algumas variáveis do problema, como por exemplo, o fato da carcaça não ter ponto central para alinhamento no torno e também e a lâmina de corte possuir uma largura que impossibilitará cortes milimétricos e alguma perda de massa ocorrerá.

                Pedi ao torneiro para que se houver perdas importantes de massa no corte, que elas não ocorram muito próximas as extremidades da caixa e nos locais mais nobres (encaixe inferior do garfo da ré, por exemplo), pois como ela servirá apenas de gabarito para a tampa de alumínio que forjaremos, nas laterais podemos colocar prolongadores nos espaços vazios que porventura surgirem e talvez fique até melhor para calcular a medida correta da altura da caixa em relação ao pinhão no diferencial, digo apenas pinhão porque quanto ao eixo piloto, qualquer coisa utilizaremos a ponta do eixo do próprio fusca para dar a distância correta no diferencial.

                A tampa do AP já está lá na oficina do torneiro para ser fatiada... Só nos resta aguardar.

                Abs.

                Comment


                • Re: cambio 5 marchas

                  É a força da Bahia! =D
                  Gostei da iniciativa. No entanto, qual a estimativa do limite desse cambio?
                  Os originais aguentam motores turbo de até seus 200 cv.
                  Qual seria o limite estimado pra esse?
                  2100 aspro

                  Comment


                  • Re: cambio 5 marchas

                    Postado originalmente por FILIPE A
                    É a força da Bahia! =D
                    Gostei da iniciativa. No entanto, qual a estimativa do limite desse cambio?
                    Os originais aguentam motores turbo de até seus 200 cv.
                    Qual seria o limite estimado pra esse?
                    Muito boa pergunta, não sei.

                    Acho que teremos alguma chance de estimar alguma coisa em relação a robustez desse cambio depois da sua montagem, alguns outro fatores deverão ser observados antes de especular alguma coisa.

                    Falo não apenas do miolo do AP, pois esse eu sei que guenta rojão, desde que dentro de sua carcaça, agora na do fusca... precisaremos avaliar seus encaixes na carcaça, a nova tampa de proteção da 5ª, que ainda nem foi feita, é outro ponto obscuro, considerando-se inclusive que será ela que fixará a flange do pinhão... Colocaremos reforços estruturais, certamente, mas mesmo assim... só saberemos seu potencial após o primeiro ciclo completo de aceleração e redução da força do motor, com ela já acoplada ao carro.

                    Nesse primeiro momento, sem saber como ele vai se comportar em uma situação real, acho muito difícil arriscar um palpite.

                    Mas to na torcida pra que ele guente aquele motor peruano lá do outro tópico (http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4005)...hehehe

                    Gde Abs.

                    Comment


                    • Re: cambio 5 marchas

                      Senhores:



                      Parafraseando nosso amigo AIRpower: Imagens que valem mais que palavras...

                      Acho que as imagens mostram claramente a questão do espaço da carcaça do fusca em relação ao conjunto de árvores primaria e secundária do AP.

                      Abs.
                      Arquivos Anexos

                      Comment


                      • Re: cambio 5 marchas

                        Em relação aos cortes, estou pensando em fazer da seguinte forma:
                        1. utilizar apenas a parte superior e inferior para o gabarito,
                        2. a parte inferior servira de flange entre a caixa do fusca e a caixa AP,
                        3. acoplar o eixo do pinhão em seu devido local na parte superior da tampa,
                        4. transpassar a furação de ambas as partes das tampas com hastes de ferro torneadas com rosca (funcionarão como prolongadores) colocando uma porca por baixo da tampa superior para servir de guia para as medidas de altura, mantendo fixa a parte inferior nas hastes,
                        5. alinhar todo esse conjunto a carcaça do fusca,
                        6. girar as porcas da parte superior de forma a ir abaixando-a em direção a caracça do fusca, interrompendo esse movimento quando a cabeça do pinhão der a altura correta no diferencial do fusca,
                        7. completar o espaço vazio entre as duas partes da tampa com chapas de ferro,
                        8. calcular o local e fabricar o eixo interno da marcha ré, soldando-o a barra de ferro correspondente.
                        9. separar este conjunto da carcaça do fusca,
                        10. retirar o pinhão.
                        Pronto, feito o gabarito, mandar para forjar a peça final em alumínio.

                        Pelo menos na teoria... como na prática, a teoria é outra... desculpem, como a teoria, na prática é outra... quer dizer, ah, vocês entenderam não é?

                        O que acham?

                        Abs.
                        Last edited by celojr; 05-11-2008, 09:25 PM.

                        Comment


                        • Re: cambio 5 marchas

                          Postado originalmente por kito
                          Olá pessoal.
                          A minha idéia de adaptação, como já foi dito, começaria pelo diferencial.
                          Ué, mas quando? Quando perguntei se a diferença dos furos dos rolamentos nas carcaças, tem a mesma distância(Não sei postar fotos, então tentem imaginar. São os furos onde passam o eixo piloto e o pinhão).
                          Lá sugeri colocar o rolamento do pinhão do fusca, no pinhão do AP(Isso por causa da fixação deste rolamento). Daí, monta a coroa do AP(Pinhão e coroa são peças casadas de fábrica. Trazem números/letras gravados que se não coincidirem, fazem o diferencial "roncar"), na caixa de satélites do fusca(Novamente, por causa da fixação e do tipo dos rolamentos). Se a intenção nesta etapa for usar homocinéticas, usa as tampas da Kombi.
                          Se a distância dos furos entre-eixos não for idêntica, esquece a idéia do AP.
                          Se o rolamento do pinhão do fusca não couber, ou se para isso tiver que tornear demais o pinhão do AP, esquece a idéia do AP.
                          Se a coroa do AP não couber na caixa de satélites do fusca, ou se para isso tiver que tornear demais a caixa de satélites, isso torna inviável a adaptação, pois para isso, usando a caixa de satélites do AP, teria que adaptar rolamentos e retentores e aí, esquece a idéia do AP.
                          São apenas idéias que acho práticas.
                          Começaria por aí e se desse, pensaria no resto. Se não desse, tchau, parte para só adaptar a 5ª no fusca mesmo.
                          Só para reflexão:
                          Quanto à adaptação de câmbios de AP ou CHT por flange, esquece. Alguem já parou para pensar onde vai o motor de partida?
                          Kito, desculpe a demora em meus comentários, estava pensando em tudo que vc falou, inclusive de ter que quebrar ovos para fazer uma gemada (em analogia com a tampa do AP que será sacrificada em nome da ciência).

                          Pretendo utilizar a caixa satélite do AP, os semi-eixos do AP, as homocinéticas do AP, só a suspensão que não vou importar do AP, a farei sob medida,especialmente para o câmbio (ainda não me decidi enrte IRS ou DOUBLE-A, mas enfim é assunto para outro tópico) porque meu objetivo é criar algo realmente novo, mas prometo a você que verifico a compatibilidade do conjunto coroa /pinhão do AP na caixa satélite do fusca, e tento até uma montagem preliminar postando asfotos aqui para a analise de todos. Daí é só seguir os outros passos do tópico e acoplar as árvores na caixa satélite do fusca, sem maiores problemas ( se chegarmos a conclusão de que são compatíveis, lógico).

                          Um pouco acima estão as fotos que respondem a pergunta de compatibilidade de furação carcaça fusca e eixos das árvores do AP.

                          A adaptação do cambio AP por flange realmente é completamente inviável, pois não tem como inverter a coroa no diferencial, bem lá no início do tópico já tentamos e foi um verdadeiro fiasco. Já o cambio CHT, concordo contigo, bela lembrança, o que fariamos com o motor de arranque? Não faço a mínima idéia, ainda bem que não precisaremos pensar nisso por agora, e espero, nem nunca.

                          Abs.
                          Last edited by celojr; 05-11-2008, 09:28 PM.

                          Comment


                          • Re: cambio 5 marchas

                            Celojr,
                            E a distancia entre os eixos do AP e do Fusca, deu para medir?

                            Abraço.
                            Aos que não atualizaram ...

                            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

                            Comment


                            • Re: cambio 5 marchas

                              Postado originalmente por Rafael_MO
                              Celojr,
                              E a distancia entre os eixos do AP e do Fusca, deu para medir?

                              Abraço.
                              Rapaz, tá lá foto, são os eixos do AP na carcaça do fusca e, em posição anatômica, o ponto de vista é da marcha ré, e todo aquele espaço dentro da carcaça será onde entrarão os garfos. A foto foi feita dentro da carcaça, meio as cegas, tudo bem, mas ficou boa.

                              Não medi a distância na régua porque eu tava abafado de trabalho ainda para realizar, daí foi só outra daquelas, já tradicionais, visitinhas "The Flash" a fim de checar melhor essa questão.

                              Mas cabe, sem a menor sombra de dúvida.

                              O problema do rolamento, até já tenho algumas idéias de como resolvê-lo. Depois, com calma, checo tudo, inclusive essa solução para o rolamento.

                              De qualquer forma, medições mais precisas serão necessárias em breve, o encaixe da foto foi feito na mão grande, por isso não está perfeito, mas tô achando que vai ficar melhor que o original... Oh exagêro, hehehe....

                              Abs.
                              Last edited by celojr; 05-11-2008, 10:14 PM.

                              Comment


                              • Re: cambio 5 marchas

                                Postado originalmente por celojr
                                Rapaz, tá lá foto, são os eixos do AP na carcaça do fusca e, em posição anatômica, o ponto de vista é da marcha ré, e todo aquele espaço dentro da carcaça será onde entrarão os garfos. A foto foi feita dentro da carcaça, meio as cegas, tudo bem, mas ficou boa.

                                Não medi a distância na régua porque eu tava abafado de trabalho ainda para realizar, daí foi só outra daquelas, já tradicionais, visitinhas "The Flash" a fim de checar melhor essa questão.

                                Mas cabe, sem a menor sombra de dúvida.

                                O problema do rolamento, até já tenho algumas idéias de como resolvê-lo. Depois, com calma, checo tudo, inclusive essa solução para o rolamento.

                                De qualquer forma, medições mais precisas serão necessárias em breve, o encaixe da foto foi feito na mão grande, por isso não está perfeito, mas tô achando que vai ficar melhor que o original... Oh exagêro, hehehe....

                                Abs.
                                Celojr,
                                Beleza! E a idéia é de ficar melhor que a original mesmo! hehehe
                                To bricando, superar Ferdnand Porsche, acho muito difícil!

                                Abraço.

                                PS: Vixi.grande demais a carcaça do Fusca!!! hehehehe
                                Aos que não atualizaram ...

                                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                                Megasquirting

                                284º

                                Comment

                                Working...
                                X