Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: cambio 5 marchas

    Deus me livre e guarde achar que faço melhor que o Dr Ferdinand Porsche, falei melhor que o original no sentido da teoria da evolução das especies de Darwin...hehehe... afinal, se as especies não evoluem, tendem a extinção.

    Abs.

    Comment


    • Re: cambio 5 marchas

      Infelizmente foi o caso do Fusca.
      Um carro com tantas possibilidades, mas que parou no tempo, graças ao momento político(acho).
      Quando os carros conhecidos começaram a aparecer com cinco marchas, o Fusca estava saindo de cena.

      Comment


      • Re: cambio 5 marchas

        Celojr,
        Isso aí, evoluir é a alma do negócio. Com ceteza, o Fusca com 5 marchas vai cahamr a atenção de muita gente.

        Abraço.
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • Re: cambio 5 marchas

          Postado originalmente por kito
          Infelizmente foi o caso do Fusca.
          Um carro com tantas possibilidades, mas que parou no tempo, graças ao momento político(acho).
          Quando os carros conhecidos começaram a aparecer com cinco marchas, o Fusca estava saindo de cena.
          Pois é, então vamos batizar esse nosso projeto de Vôo da Phenix, com o renascimento das cinzas do fusca no mais alto estilo Dark Side, com câmbio bem escalonado de 5 marchas (Dark Five Insane) ou tradicional com cinco marchas também (com prolongamento dos eixos Dark Five Traditional), não chequei, ainda, mas dá para utilizar as duas técnicas.

          Abs.

          Comment


          • Re: cambio 5 marchas

            Postado originalmente por Rafael_MO
            Celojr,
            Isso aí, evoluir é a alma do negócio. Com ceteza, o Fusca com 5 marchas vai cahamr a atenção de muita gente.

            Abraço.
            E por falar nisso,

            Seguem mais fotos mostrando os estágios da evolução da especie Dark Five Speed Gear, a coisa tá ficando bonita, gente.

            Tirei algumas medidas hj a respeito da tampa, são necessários apenas 5 cm (+/-) para dar a altura correta, é praticamente um flange único, ao invés de uma tampa forjada talves dê para fazer em bloco utilizando apenas a parte superior e inferior da tampa AP. Ainda é cedo para afirmar, por enquanto é só talvez, mas vamos aguardar o desenrolar dos estudos. Só reparem nas duas últimas fotos, uma com a tampa AP e a outa com a tampa original do fusca.

            Vamo que vamo...

            Abs.
            Arquivos Anexos
            Last edited by celojr; 06-11-2008, 04:22 PM.

            Comment


            • Re: cambio 5 marchas

              Somente para esclarecer melhor a junção em blocos da tampa, segue imagem editada.

              Abs.

              Arquivos Anexos

              Comment


              • Re: cambio 5 marchas

                Celojr,
                Muito bacana!!!
                Uma chapa de alumínio de 2 polegadas (aproximadamente 5cm) de espessura, dá pra usinar a tampa nova, o que fica bem mais em conta do que fundir ela, acredito eu!

                Pois é, o projeto tá criando forma!
                E o mecanismo de ré? Vai caber direitinho alí dentro?

                Abraço! E vamos que vamos com esse projeto!!
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment


                • Re: cambio 5 marchas

                  Postado originalmente por Rafael_MO
                  Celojr,
                  Muito bacana!!!
                  Uma chapa de alumínio de 2 polegadas (aproximadamente 5cm) de espessura, dá pra usinar a tampa nova, o que fica bem mais em conta do que fundir ela, acredito eu!

                  Pois é, o projeto tá criando forma!
                  E o mecanismo de ré? Vai caber direitinho alí dentro?

                  Abraço! E vamos que vamos com esse projeto!!
                  Pois então Rafael,

                  Realmente tá tomando forma, Maravilha essa idéia da chapa de alumínio, algo nesse sentido tinha passado pela minha cabeça, mas não consegui dar forma a idéia e você o fez de bate e pronto, parabéns, perfeita colocação, vou conversar a respeito com a turma daqui. Você está me saindo um centroavante de primeira, hein?

                  Mas, infelizmente, nem tudo são flores, ainda temos algum percaussos pela frente, o principal deles, quer dizer, não sei se principal, mas o mais urgente, é a bendita da ré...

                  O caso é o seguinte, algumas engrenagens do cambio AP, junto com as engrenagens do fusca (aquelas que desmontamos de ambos os pinhões) estão guardadas numa caixa lá na oficina, mas não estão em ordem, foram postas aleatóriamente lá dentro, e durante a semana, como tenho que trabalhar também, não posso ficar me empolgando muito porque não dá para ir trabalhar sujo de graxa, então não localizei a danada da ré, para ser sincero, nem procurei.

                  O fato é que ela, com a inverssão da tampa, também teve seu lado invertido, que por sua vez, é contralateral aos garfos, ou seja, a projeção da bendita ficou do lado oposto aos garfos (aquele mais apertadinho, onde não couberam os garfos).

                  Aí é que está, espaço lá, até que tem, mas não sei ainda te dizer se é suficiente para alojar a engrenagem da ré de forma a dar curso ao engate, acho que não, mas terei que medir de qualquer forma.

                  Partindo da premissa que ela não caiba lá, uma solução que pensei para esse impasse é deslocá-la para a posição da ré do fusca, utilizando os próprios encaixes ali existentes e mudando a configuração dos garfos (ordem de entrada na caixa, conjunto 5ª/ré)... se isso não der certo, posso tentar com a engrenagem original do fusca, posso ainda tb, além disso, utilizar o próprio garfo da ré do fusca na engrenagem da ré do AP, com alguns ajustes para compatibilizá-lo a haste seletora do AP ou o conjunto completo do fusca, enfim,vamos medir tudo e parar com especulações, mas que terá solução, isso terá... não é possível né?

                  Gde Abs.
                  Last edited by celojr; 07-11-2008, 12:24 AM.

                  Comment


                  • Re: cambio 5 marchas

                    Celojr,
                    Que isso..só estou querendo ajudar!
                    Eh, a ré vai da ruma dorzinha de cabeça..mas acho que conseguirá desvendar o mistério.
                    Só uma dica, eu não usaria a engrenagem de ré do Fusca com as engrenagens de AP (a menos que as engrenagens do eixo principal e do pinhão também sejam do fusca), pois misturando as engrenagens, o encaixe de uma em outra pode não ficar tão bom, não dando confiabilidade a elas...

                    Se for usar engrenagem de ré Fusca, tem que trocar as engrenagens de ré do eixo primário e secundário(engrenagens do AP) pelas do Fusca. Pelo menos minha opinião modesta.

                    Engrenagem é complicado, se o ponto de contado do dente de uma em outra não for o especificado do projeto, as forças nãoa tuaram como o previsto no projeto, e a chance de deixar as engrenagens "banguelas" é maior..... Porisso dou tanta importância à se manter a distnacia entre os eixos iguais as do cambio original(leia-se, do AP).

                    Abraço!
                    Aos que não atualizaram ...

                    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                    Megasquirting

                    284º

                    Comment


                    • Re: cambio 5 marchas

                      Rafael,

                      Bem observado, enfiar a todo custo uma engrenagem para ela ficar banguela depois não vale a pena.

                      Ainda não tive tempo para fuçar melhor sobre isso, mas vamos arrumar uma solução... Esse câmbio vai ficar mais Dark do que pensamos...hehehe... vou achar um cantinho pra ré do AP...

                      Abs.

                      Comment


                      • Re: cambio 5 marchas

                        Issae Celojr,

                        Com mais tempo, vc acha com carinho um lugar bom pra ré, daí sóf azer a tampa , fechar e testar! hehehe.
                        Abraço!
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                        Megasquirting

                        284º

                        Comment


                        • Re: cambio 5 marchas

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          ...Se for usar engrenagem de ré Fusca, tem que trocar as engrenagens de ré do eixo primário e secundário(engrenagens do AP) pelas do Fusca. Pelo menos minha opinião modesta.
                          Que falta faz a fig do cambio AP.

                          Não há engrenagens de ré nos eixos secundario e primário (salvo a manga de acoplamento neste eixo) do fusca. A ré é compartilhada no eixo secundário.

                          Voltamos a questão, teremos que colocar engrenagens de fusca em eixo AP, será isso possível ?

                          Comment


                          • Re: cambio 5 marchas

                            Senhores, vcs se importariam se o câmbio ficar sem ré?...hehehe (desculpem o trocadilho).

                            Pensei numa solução alternativa...teremos que contratar um co-piloto, daí, quando precisarmos da ré, ele salta do carro e o empurra como se fosse a ré.

                            No processo seletivo desse co-piloto temos que escolher um bem forte.

                            Abs.

                            Comment


                            • Re: cambio 5 marchas

                              Eis nosso problema,

                              Vejam as fotos:

                              Este é o lado da caixa onde entrarão os garfos, com o garfo da 3ª e 4ª já acoplado.


                              Este é o outro lado, onde teoricamente entraria a ré,percebam as distâncias



                              Agora vejam com a engrenagem da ré acoplada:


                              Na situação de invertermos o lado do conjunto da ré, teremos a seguinte situação:

                              Quando o garfo da 3ª e 4ª realizar seu movimento de engate, representado pela seta verde, empurrará a engrenagem da ré junto, acavalando as duas.

                              Que situação hein?

                              Ainda não descobrí uma saída, mas vou continuar estudando.

                              Em tempo, estou aberto a sugestões.

                              Abs.
                              Arquivos Anexos

                              Comment


                              • Re: cambio 5 marchas

                                Ricardo,

                                Repare que nas fotos do Celojr existem 3 engrenagens de dente reto (uma no eixo primário, outra no secundário, e mais uma (aquela que não está cabendo na caixa do Fusca). Foi a elas, as dos eixos que eu havia me referido! Me desculpe se me expressei mal!


                                Celojr,
                                Eh....ninguem disse que seria fácil..hehehehehehe
                                Mas, caso arrumasse uma engrenagem menor, daria certo, mas mudaria totalmente a relação da marcha ré...acho que não seria muito viável...

                                Conforme o ricardo tinha falado, veja se há possibilidade de trocar essas engrenagens de dente reto(todas elas) do cambio AP pelas do Fusca, mantendo as outras engrenagens e eixos do cambio AP. Tem que ver se o diâmentro dos eixos é compatível, e se sim, torcer pra ter-mos sorte.

                                Para essa engrenagem caber aí, nessa posição,m só com corte da carcação, o que seria totalmente inviável para nosso projeto, logo, idéia descartada.

                                tem certeza que os garfos de marcha não cabem em outros lados da caixa não??? hehehe

                                Forte abraço.
                                Aos que não atualizaram ...

                                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                                Megasquirting

                                284º

                                Comment

                                Working...
                                X