Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: cambio 5 marchas

    Postado originalmente por ricardo groetaers
    Que falta faz a fig do cambio AP.

    Não há engrenagens de ré nos eixos secundario e primário (salvo a manga de acoplamento neste eixo) do fusca. A ré é compartilhada no eixo secundário.

    Voltamos a questão, teremos que colocar engrenagens de fusca em eixo AP, será isso possível ?
    Atendendo a pedidos... seguem figuras da caixa AP, conseguidas no apagar das luzes.

    Ricardo, não, acredito que não tenha como utilizar as engrenagens da ré do fusca nesse caso específico, talvez uma das engrenagens, mas preciso checar melhor isso. mas de qualquer forma, vc está com toda a razão, a ré do fusca é um caso a parte, completamente separado das outras engrenagens, a impressão que dá é que ela tem um eixo piloto próprio.

    Temos que lembrar que o câmbio do fusca tem apenas 4 marchas a frente, quando foi projetado, não havia essa preocupação de sincronia com a 5ª marcha.

    Abs.
    Arquivos Anexos

    Comment


    • Re: cambio 5 marchas

      Postado originalmente por Rafael_MO
      Ricardo,

      Repare que nas fotos do Celojr existem 3 engrenagens de dente reto (uma no eixo primário, outra no secundário, e mais uma (aquela que não está cabendo na caixa do Fusca). Foi a elas, as dos eixos que eu havia me referido! Me desculpe se me expressei mal!


      Celojr,
      Eh....ninguem disse que seria fácil..hehehehehehe
      Mas, caso arrumasse uma engrenagem menor, daria certo, mas mudaria totalmente a relação da marcha ré...acho que não seria muito viável...

      Conforme o ricardo tinha falado, veja se há possibilidade de trocar essas engrenagens de dente reto(todas elas) do cambio AP pelas do Fusca, mantendo as outras engrenagens e eixos do cambio AP. Tem que ver se o diâmentro dos eixos é compatível, e se sim, torcer pra ter-mos sorte.

      Para essa engrenagem caber aí, nessa posição,m só com corte da carcação, o que seria totalmente inviável para nosso projeto, logo, idéia descartada.

      tem certeza que os garfos de marcha não cabem em outros lados da caixa não??? hehehe

      Forte abraço.
      Rafael,

      "Eh....ninguem disse que seria fácil"...Essa frase eu tenho a vaga lembrança de já ter lido, mas se fosse fácil... não seria Dark... UARARARARARARA (...gutural...)

      Vou fazer algumas outras checagens...

      Ver se a engrenagem da ré do fusca é menor, me parece que ela tem dentes retos também; avaliar a possibilidade de voltar com os garfos AP a seus locais originais ( o que seria excelente, pois nesse caso, não precisaria nem de inversão de tampa, facilitando, e muito, os trabalhos).

      A única certeza que posso dar a vcs é de que os garfos do AP ocupam muito, mas muuuuuuito menos espaço do que a engrenagem da ré, talvez eu tenha me precipitado tentando invertê-los.

      Bom, vamos ver no que dá.

      Abs.

      Comment


      • Re: cambio 5 marchas

        Postado originalmente por celojr
        Rafael,

        "Eh....ninguem disse que seria fácil"...Essa frase eu tenho a vaga lembrança de já ter lido, mas se fosse fácil... não seria Dark... UARARARARARARA (...gutural...)

        Vou fazer algumas outras checagens...

        Ver se a engrenagem da ré do fusca é menor, me parece que ela tem dentes retos também; avaliar a possibilidade de voltar com os garfos AP a seus locais originais ( o que seria excelente, pois nesse caso, não precisaria nem de inversão de tampa, facilitando, e muito, os trabalhos).

        A única certeza que posso dar a vcs é de que os garfos do AP ocupam muito, mas muuuuuuito menos espaço do que a engrenagem da ré, talvez eu tenha me precipitado tentando invertê-los.

        Bom, vamos ver no que dá.

        Abs.
        Isso aí....é ir testando pra vermos o que conseuimos...
        Abraço1
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • Re: cambio 5 marchas

          Celo, salvo o engano, os dentes da engrenagem de ré do fusca são retos sim!
          2100 aspro

          Comment


          • Re: cambio 5 marchas

            Postado originalmente por FILIPE A
            Celo, salvo o engano, os dentes da engrenagem de ré do fusca são retos sim!
            São sim, quase certeza,
            Eu nunca ouvi falar em cambio com as engrenagens da ré com dentes helicoidais, pelo menos em carros nacionais e de cambio manual. Só reparar que sempre um carro dando ré, dá pra ouvir as engrenagens "roncando"....aquele típico som de carro andando de ré.

            Abraço.
            Aos que não atualizaram ...

            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

            Megasquirting

            284º

            Comment


            • Re: cambio 5 marchas

              Postado originalmente por FILIPE A
              Celo, salvo o engano, os dentes da engrenagem de ré do fusca são retos sim!
              Postado originalmente por rafael_MO
              São sim, quase certeza,
              Eu nunca ouvi falar em cambio com as engrenagens da ré com dentes helicoidais, pelo menos em carros nacionais e de cambio manual. Só reparar que sempre um carro dando ré, dá pra ouvir as engrenagens "roncando"....aquele típico som de carro andando de ré.

              Abraço.
              Rapazes, eu ainda não chequei, mas acho que vcs tem razão, amanhã vou tentar ver isso, vamos torcer para ela ser menor.

              Abs.

              Comment


              • Re: cambio 5 marchas

                Postado originalmente por celojr
                Atendendo a pedidos... seguem figuras da caixa AP, conseguidas no apagar das luzes.
                Grande Celo, figuras benvindas.
                Que falta faz as legendas das fig do cambio AP.

                Postado originalmente por celojr
                Ricardo, não, acredito que não tenha como utilizar as engrenagens da ré do fusca nesse caso específico, talvez uma das engrenagens, mas preciso checar melhor isso. mas de qualquer forma, vc está com toda a razão, a ré do fusca é um caso a parte, completamente separado das outras engrenagens, a impressão que dá é que ela tem um eixo piloto próprio.
                Observe a 3ª fig (da esquerda para direita) de minha msg 193 http://forum.fusca4ever.com.br/showp...&postcount=193

                Como disse, não manjo de cambios, mas pela fig parece que a engrenagem corrediça de re (52) se engraza na manga de engrenamento da 1ª e 2ª (28 ) quando acionamos a ré.

                Como disse anteriormente, não há engrenagens de ré nos eixos secundario e primario do fusca (neste eixo há a manga de acoplamento (12) que mantem o eixo primário solidario com o eixo intermediario de ré (49), o qual faz o eixo secundario inverter o sentido de giro quando acionamos a re..

                Pela fig parece que a ré no fusca compartilha a engrenagem secundaria de 2ª marcha.

                Não há engrenagem de dente reto no eixo secundario (eixo do pinhão) do fusca, somente a manga de engrenamento da 1ª e 2ª em sua superficie externa, a qual parece funcionar como secundaria de re.


                Para descontrair:

                Não devemos ver ou supor existir num cambio aquilo que nele não existe, estaríamos vendo fantasmas.
                Last edited by ricardo groetaers; 10-11-2008, 10:20 PM.

                Comment


                • Re: cambio 5 marchas

                  Ricardo,

                  Reparei com a devida cautela as fotos, e entendi o que você quis dizer.

                  Quanto à usar a engrenagen da segunda, no eixo do pinhão, eu jah não sei....

                  Observando aqui a figura anexada, eu pensei que o movimento, vindo do motor seria o seguinte:
                  Motor gira o eixo principal, onde está acoplada a peça 12, que transfere movimento para o engrenagem 47, que em seu eixo 49, tem a engrenagem de ré deslizante 52(no eixo 49).
                  Essa engrenagem 52, aos er deslizada sobre o eixo 49, realiza o engate da ré.

                  Até aí tudo bem, agora, ela(a 52) é acoplada em qual engrenagem do eixo do pinhão?
                  Tentei ampliar a foto para ver como são os dentes da engrenagem 52. Caso eles sejam helicoidais, aí sim seria possível o que o nosso amigo Ricardo disse, de compartilhar a engrenagem do pinhão da segunda marcha.
                  Agora, se os dentes da engrenagem 52 forem retos, no eixo do pinhão seria necessária uma engrenagem de dente reto, para receber o movimento pelo acoplamento com a engrenagem 52.

                  Abraço a todos!
                  Arquivos Anexos
                  Aos que não atualizaram ...

                  ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                  Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                  VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                  Megasquirting

                  284º

                  Comment


                  • Re: cambio 5 marchas

                    Senhores,

                    Problemas no front, não há espaço útil suficiente para os garfos no lado correto deles, e nem para a engrenagem da ré, seja ela qual for no caso de invertermos os garfos pelos empecilhos já citados anteriormente.

                    Vejam a imagem:


                    trata-se do garfo da primeira e segunda encaixado no sincronizador, para fazer com que ele entre e tenha curso para mover-se, todo o conjunto das árvores tem que ser deslocado para o lado e aí perdem alinhamento com as furações existentes.

                    Pensei em desgastar um pouco a parte circular do suporte do garfo na haste do lado que fica por fora tornando-a reta, talvez funcione, só que aí, ficam as perguntas, será que vai manter a solidez da peça? não vai comprometer seu encaixe na haste? Será confiável? Minha resposta a essas perguntas é... não sei... entramos em um empirismo que começa a ser perigoso...

                    Se empurrarmos um pouco o garfo em direção ao centro da carcaça, ele não somente entra, como também dá curso de engate, só que aí o conjunto das árvores de engrenagens, principalmente a secundária, desalinha drasticamente e todo o resto fica comprometido.

                    Não fosse isso suficiente, o garfo da ré do AP, ainda por cima não é conjunto com o da 5ª, mas sim utiliza-se de seu movimento para ser acionado, ele funciona como uma alavanca, um pequeno pino no garfo da 5ª o aciona, quando o garfo da 5ª é acionado em direção contrária ao do engate dela, aciona a alavanca que engata a ré. Também não aparenta ter muito espaço para esse garfo acessório da ré lá dentro da carcaça do fusca.

                    Mais uma vez quase abortei essa linha de raciocínio mas nosso exército de Brancaleone disse por aqui que montará o conjunto completo fora da carcaça e aí ver o que fazer para resolver esses preblemas, vamos aguardar para ver qual é o trunfo que nosso mecânico tem guardado na manga, de qualquer forma, não alimentem muitas esperanças porque vai ser phoda colocar esse conjunto na caixa do fusca.

                    Enfim, continuo aceitando sugestões...

                    abs.
                    Celojr
                    Arquivos Anexos

                    Comment


                    • Re: cambio 5 marchas

                      Talvez isso responda a pergunta que o Lubisomem01 fez lá atrás, da tanto trabalho realizar essas manobras que estamos tentando, que os papas da preparação de motores prefiram queimar neurônios com coisas mais produtivas, cujos resultados aparecem mais rápido.

                      Comment


                      • Re: cambio 5 marchas

                        Postado originalmente por ricardo groetaers
                        Grande Celo, figuras benvindas.
                        Que falta faz as legendas das fig do cambio AP.
                        Ricardo, as legendas vou ter que ficar devendo, tentei ver se conseguia, mas como tirei a imagem de um software, as legendas só aparecem na tela quando passamos o mouse por cima das peças, mas qualquer coisa diz o nº da peça que eu digo a legenda.

                        Abs.

                        Comment


                        • Re: cambio 5 marchas

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          Quanto à usar a engrenagem da segunda, no eixo do pinhão, eu jah não sei....
                          Estamos falando do funcionamento do cambio do Fusca e não da possibilidade de adaptarmos algumas de suas engrenagens no eixo AP.

                          Nesse enfoque, no decorrer do texto tentaremos esclarecer sua dúvida (e a minha tambem), se voce não concordar, por favor, manifeste-se.

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          Observando aqui a figura anexada, eu pensei que o movimento, vindo do motor seria o seguinte:
                          Motor gira o eixo principal, onde está acoplada a peça 12, que transfere movimento para o engrenagem 47, que em seu eixo 49, tem a engrenagem de ré deslizante 52(no eixo 49).
                          Essa engrenagem 52, aos er deslizada sobre o eixo 49, realiza o engate da ré.
                          Correto!

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          Até aí tudo bem, agora, ela(a 52) é acoplada em qual engrenagem do eixo do pinhão?
                          Observando os dentes (retos) da engrenagem corrediça de ré (52), não consigo vislumbrar outra engrenagem no eixo do pinhão compatível com ela, exceto a peça (28 ) (manga de engrenamento de 1ª e 2ª). Repare que seus dentes externos tambem são retos.

                          Logo a engrenagem secundária de marcha a ré só pode ser a manga de engrenamento (28 ), a qual tambem acumula a função de componente do mecanismo sincronizador da 1ª e 2ª marchas.

                          Logo se quisermos levar as "engrenagens de ré" do Fusca para outro cambio, eixos ou carcaças, temos que levar o pacote completo (ou quase completo) e não apenas 2 engrenagens.

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          Tentei ampliar a foto para ver como são os dentes da engrenagem 52.
                          Eles são retos.

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          Caso eles sejam helicoidais, aí sim seria possível o que o nosso amigo Ricardo disse, de compartilhar a engrenagem do pinhão da segunda marcha.
                          Agora, se os dentes da engrenagem 52 forem retos, no eixo do pinhão seria necessária uma engrenagem de dente reto, para receber o movimento pelo acoplamento com a engrenagem 52.
                          Abraço a todos!
                          Aí a coisa complicou, mesmo que os dentes da engrenagem corrediça de ré (52) fossem helicoidais se engatarmos essa engrenagem na secundária da 2ª marcha (29) a caixa travaria. Observe que a engrenagem 29 está sempre engrenada na primária da 2ª (aquela maior que faz parte do trem de engrenagens da árvore primaria (1)).

                          Comment


                          • Re: cambio 5 marchas

                            Postado originalmente por celojr
                            Ricardo, as legendas vou ter que ficar devendo, tentei ver se conseguia, mas como tirei a imagem de um software, as legendas só aparecem na tela quando passamos o mouse por cima das peças, mas qualquer coisa diz o nº da peça que eu digo a legenda.

                            Abs.
                            Sua intenção é a melhor possivel, mas esse procedimento seria um "saco" e não levaria a nada.

                            Minha intenção nas legendas é que normalmente o nome da peça dá uma idéia da sua função.

                            Comment


                            • Re: cambio 5 marchas

                              Postado originalmente por celojr
                              ........de qualquer forma, não alimentem muitas esperanças porque vai ser phoda colocar esse conjunto na caixa do fusca.

                              Enfim, continuo aceitando sugestões...
                              Quando o projeto tomou esse rumo, eu pensei, "é um cambio longe demais", mas .......

                              Comment


                              • Re: cambio 5 marchas

                                Postado originalmente por celojr
                                Mais uma vez quase abortei essa linha de raciocínio mas nosso exército de Brancaleone disse por aqui que montará o conjunto completo fora da carcaça e aí ver o que fazer para resolver esses preblemas, vamos aguardar para ver qual é o trunfo que nosso mecânico tem guardado na manga, de qualquer forma, não alimentem muitas esperanças porque vai ser phoda colocar esse conjunto na caixa do fusca.

                                Enfim, continuo aceitando sugestões...

                                abs.
                                Celojr
                                Eu penso da seguinte forma:

                                Até algumas semanas atrás, quando se falava em colocar um câmbio AP 5M em um fusca, invertendo sua coroa, houvia-se se um sonoro "NÃO PODE", mas quando perguntávamos o porquê, respondiam:"não pode e PONTO". É muito fácil para um "intendido", valendo-se do seu pseudo-conhecimento, criar teorias sem um base concreta. Eu tenho certeza de que, independente do resultado da tentativa da fusão do miolo da caixa AP na carcaça do fusca, esta experiência está sendo muito proveitosa para todos e muito mais para você, Celojr,que está fazendo um puta esforço para,quem sabe, alcançarmos um dos "Santos Graal" dos adoradores de Fuscas.
                                Tenho acompanhado cada passo do seu empreendimento, e vejo que apesar das dificuldades, que não são poucas, você permanece de pé, e ainda é capaz de de ser humilde ao ponto de pedir ajuda aos colegas de fórum, coisa que normalmento os "intendidos" não gostam de fazer.
                                Na pior das hipóteses, você já conseguiu experiência suficiente para reparar duas caixas VW! Os colegas já vão ter uma referência quando tiverem problemas nos câmbios de seus fuscas.

                                Continuo torcendo por você!

                                Um grande abraço,

                                Marcos Durães.

                                (PS: Eu não sou Gay!)

                                Comment

                                Working...
                                X