Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: cambio 5 marchas

    Postado originalmente por ricardo groetaers
    Estamos falando do funcionamento do cambio do Fusca e não da possibilidade de adaptarmos algumas de suas engrenagens no eixo AP.

    Nesse enfoque, no decorrer do texto tentaremos esclarecer sua dúvida (e a minha tambem), se voce não concordar, por favor, manifeste-se.



    Correto!



    Observando os dentes (retos) da engrenagem corrediça de ré (52), não consigo vislumbrar outra engrenagem no eixo do pinhão compatível com ela, exceto a peça (28 ) (manga de engrenamento de 1ª e 2ª). Repare que seus dentes externos tambem são retos.

    Logo a engrenagem secundária de marcha a ré só pode ser a manga de engrenamento (28 ), a qual tambem acumula a função de componente do mecanismo sincronizador da 1ª e 2ª marchas.

    Logo se quisermos levar as "engrenagens de ré" do Fusca para outro cambio, eixos ou carcaças, temos que levar o pacote completo (ou quase completo) e não apenas 2 engrenagens.



    Eles são retos.



    Aí a coisa complicou, mesmo que os dentes da engrenagem corrediça de ré (52) fossem helicoidais se engatarmos essa engrenagem na secundária da 2ª marcha (29) a caixa travaria. Observe que a engrenagem 29 está sempre engrenada na primária da 2ª (aquela maior que faz parte do trem de engrenagens da árvore primaria (1)).
    Ricardo,
    entendi e concordo com o que você disse. Caso o Fusca usasse um sistema de ré "convencional" (uma engrenagem no eixo primário, uma no secundário e uma intermediária) quem sabe, seria possível a idéia de usar essa engrenagens no cambio AP. Mas não é o caso, definitivamente.


    Celojr,
    Já ouviu falar da Sapinho Cambios especiais?????? hehehehehe

    Então, veja se tem como montar o cambio denovo, com os garfos invertidos (confome auqela foto onde você mostra que a engrenagem 'intermediária' da ré não cabe na caixa doFusca. Tire as devidas medidas para mensurar o quanto de espaço temos alí. Conte quantos dentes tem cada uma das engrenagens do cambio AP, e agora, tente entrar em contato com a Sapinho, quem sabe eles tem contato ou tem como produzir engrenagens de ré(as do eixo principal, do pinhão e a intermediária) sob-medida e quem sabe, mantendo a relação próxima da original....Aí, pode-se quem sabe com uma engrenagem intermediária menor, fazer caber alí dentro! ´Só não sei quanto ao custo dessa idéia..

    fale com eles, e veja os diametros de engrenagem que eles pdoerão produzir, usine em madeira e tente montar lá, pra ver no que dá..Se der certo, bem, se não der, amém!

    Só mais uma idéia.. hehehhe
    Abraço a todos.
    Last edited by Rafael_MO; 11-11-2008, 09:10 AM.
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

    Comment


    • Re: cambio 5 marchas

      Postado originalmente por ricardo groetaers
      Sua intenção é a melhor possivel, mas esse procedimento seria um "saco" e não levaria a nada.

      Minha intenção nas legendas é que normalmente o nome da peça dá uma idéia da sua função.
      concordo.

      Comment


      • Re: cambio 5 marchas

        Postado originalmente por MARCOS DURÃES
        Eu penso da seguinte forma:

        Até algumas semanas atrás, quando se falava em colocar um câmbio AP 5M em um fusca, invertendo sua coroa, houvia-se se um sonoro "NÃO PODE", mas quando perguntávamos o porquê, respondiam:"não pode e PONTO". É muito fácil para um "intendido", valendo-se do seu pseudo-conhecimento, criar teorias sem um base concreta. Eu tenho certeza de que, independente do resultado da tentativa da fusão do miolo da caixa AP na carcaça do fusca, esta experiência está sendo muito proveitosa para todos e muito mais para você, Celojr,que está fazendo um puta esforço para,quem sabe, alcançarmos um dos "Santos Graal" dos adoradores de Fuscas.
        Tenho acompanhado cada passo do seu empreendimento, e vejo que apesar das dificuldades, que não são poucas, você permanece de pé, e ainda é capaz de de ser humilde ao ponto de pedir ajuda aos colegas de fórum, coisa que normalmento os "intendidos" não gostam de fazer.
        Na pior das hipóteses, você já conseguiu experiência suficiente para reparar duas caixas VW! Os colegas já vão ter uma referência quando tiverem problemas nos câmbios de seus fuscas.

        Continuo torcendo por você!

        Um grande abraço,

        Marcos Durães.

        (PS: Eu não sou Gay!)
        Concordo contigo,

        Realmente acho que temos muitas informações interessantes sobre câmbios neste tópico, apesar de achar que eu não tenha capacidade de reparar câmbios... já meu mecânico... já consertou uns três (incluíndo um de hilux), desde o início da empreitada.

        Isso de pedir ajuda aos colegas, para mim, é normal, acredito que dessa forma multiplicamos nossos conhecimentos em progressão geométrica, atingindo os objetivos mais rapidamente, não é humildade não, afinal o grande objetivo deste fórum é a troca de informações.

        Agradeço a torcida, energia positiva é sempre benvinda, as coisas por aqui realmente estão complicadas...

        Gde Abs.
        Celojr

        P.S.: Sua última colocação, eu não entendí, mas de qualquer forma... eu também não.

        Comment


        • Re: cambio 5 marchas

          Senhores,

          Conversei com nosso mecânico,

          É o seguinte: a ré do fusca engata na luva do pinhão. Realmente, não tem engrenagem no pinhão...Coisas do Dr. Porsche.

          Obs.: Não o estou criticando...

          Abs.

          Comment


          • Re: cambio 5 marchas

            Postado originalmente por Rafael_MO
            Celojr,
            Já ouviu falar da Sapinho Cambios especiais?????? hehehehehe
            Rafael,

            Já, já ouvi falar neles sim, mas estava vendo essa situação hoje de tarde, o espaço é muito pequeno, essa engrenagem necessitaria de um diâmetro muito curto, acho que ficaria uma peça frágil.

            Só que já descobrí a causa do problema todo, infelizmente para nós, acredito que não vai funcionar essa história de miolo AP -> carcaça fusca.

            Explico...

            O que está acontecendo é um simples problema de geometria, passei parte da tarde de hj observando ambas as carcaças, confesso que estava meio puto, mas até ajudou...pensava comigo mesmo..."nós já provamos por A+B que ambas as carcaças tem o mesmo diâmetro e formatos cônicos quase idênticos"... (basta ver as fotos no início do tópico)..."como é que pode? caraio, uma não entrar na outra?"...

            Foi quando descobrí o erro de análise que eu estava cometendo. O que ocorre é o seguinte:

            Ao colocarmos as árvores de engrenagens do fusca em seu local no chassis do carro e observarmos por trás, traçando uma linha imaginária cortando o diâmetro do pinhão e do eixo piloto, ela desce verticalmente em direção ao chão... ao fazermos o mesmo procedimento com a caixa do AP a linha que corta os diâmetros do eixo piloto e do pinhão traça uma diagonal em direção ao chão (de leve, mas traça), motivo, inclusive que inviabiliza a inverssão da caixa satélite dentro da caixa AP (lembra da foto, uma das primeiras) e também, quando enfiamos a engrenagem da ré na bruta, desalinha todo o conjunto, na verdade ele já estava previamente desalinhado, motivo também para a imensa dificuldade que encontrariamos para alinhar o garfo da ré... Lamento, mais do que ninguém, mas dessa forma, não vai dar certo.

            Por isso, qualquer tentativa de encaixar o miolo do AP no interior da carcaça do fusca, será infrutífero, não dará alinhamento, quando comentei meu achado com o mecânico, ele não só concordou, como achou que essa caixa híbrida iria ser uma roncadeira só.

            Desculpe o tom fúnebre...

            Abs.

            Comment


            • Re: cambio 5 marchas

              Mas, como sou brasileiro e não desisto jamais...

              Já estou mirabolando uma solução para esse embróglio, deixa só ela amadurecer mais, eu realizar outras análises de campo, conversar com algums pessoas por aqui ...que digo a vcs...

              Abs.

              Comment


              • Re: cambio 5 marchas

                Postado originalmente por celojr
                P.S.: Sua última colocação, eu não entendí, mas de qualquer forma... eu também não.
                É só para não acharem que eu coloquei açúcar demais no meu apoio à sua empreitada...

                Comment


                • Re: cambio 5 marchas

                  Eh pessoal..Se não fosse pela maldita ré.... Só botar um motor elétrico pra dar conta da ré no carro! hehehehehe
                  Brincadeiras a parte, o que vale foi tentar. A equipe montada pelo Celojr está de parabéns!

                  Agora, vmaos queimar mais neurônios, para tentar os outros métodos! hehehehe


                  Abraço a todos!
                  Aos que não atualizaram ...

                  ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                  Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                  VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                  Megasquirting

                  284º

                  Comment


                  • Re: cambio 5 marchas

                    Postado originalmente por Rafael_MO
                    Eh pessoal..Se não fosse pela maldita ré.... Só botar um motor elétrico pra dar conta da ré no carro! hehehehehe
                    Brincadeiras a parte, o que vale foi tentar. A equipe montada pelo Celojr está de parabéns!

                    Agora, vmaos queimar mais neurônios, para tentar os outros métodos! hehehehe


                    Abraço a todos!
                    Rapaz, sabe que a idéia do motorzinho elétrico é boa, vamo vê no que dá...

                    Comment


                    • Re: cambio 5 marchas

                      Gostaria da opinião de todos sobre o que vou perguntar:

                      O que vcs acham de deslocarmos a caixa de marchas do fusca um pouco para o lado de seu eixo original?

                      Abs

                      Comment


                      • Re: cambio 5 marchas

                        Postado originalmente por celojr
                        Gostaria da opinião de todos sobre o que vou perguntar:

                        O que vcs acham de deslocarmos a caixa de marchas do fusca um pouco para o lado de seu eixo original?

                        Abs
                        Celojr,
                        Como assim???? Não entendi aonde você quer chegar! hehehe

                        Abraço.
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                        Megasquirting

                        284º

                        Comment


                        • Re: cambio 5 marchas

                          Seguinte, a idéia é bem louca, mas pode dar certo.

                          Seria algo como simular na carcaça do fusca a furação existente na carcaça do AP, fechando a furação existente e abrindo uma nova similar a do AP, isso fara com que os eixos das arvores diagonalizem entre sí, ficando assim () quando vistos do fundo para a frente, nessa situação, para o eixo piloto encaixar na embreagem da caixa seca, teremos que deslocar toda a caixa um pouco para o lado esquerdo (vendo do fundo do carro).

                          Ou

                          Serrar toda a carcaça do fusca antes do diferencial, elaborar um flange e encaixar todo o conjunto AP na sua devida carcaça no diferencial do fusca.

                          Eu chamaria essa técnica de "A Vingança da Serra Elétrica".

                          Abs.
                          Last edited by celojr; 12-11-2008, 11:01 PM.

                          Comment


                          • Re: cambio 5 marchas

                            Postado originalmente por celojr
                            Seguinte, a idéia é bem louca, mas pode dar certo.

                            Seria algo como simular na carcaça do fusca a furação existente na carcaça do AP, fechando a furação existente e abrindo uma nova similar a do AP, isso fara com que os eixos das arvores diagonalizem entre sí, ficando assim () quando vistos do fundo para a frente, nessa situação, para o eixo piloto encaixar na embreagem da caixa seca, teremos que deslocar toda a caixa um pouco para o lado esquerdo (vendo do fundo do carro).

                            Ou

                            Serrar toda a carcaça do fusca antes do diferencial, elaborar um flange e encaixar todo o conjunto AP na sua devida carcaça no diferencial do fusca.

                            Eu chamaria essa técnica de "A Vingança da Serra Elétrica".

                            Abs.
                            Fala Celojr,
                            Bem, para fechar os buracos já existentes, acredito ques eira usada solda, correto? Então blz..

                            Pode parecer que sou sanguinário, mau-humrado ou quem sabe violento...louco.......*risada malígnias*hehehe..mas prefiro a "vingança da serra elétrica"!

                            Isso de deslocar a caiva de cambi pro lado é complicado, pois além de tudo, de não amtner a simetria dela no carro e tudo mais, iria criar problemas com o posicionamento do motor de partida(não iria no local original mais) e em como fixar o cambio nos respectivos suportes(do chassis)....

                            Ou seja, a Vingança da Serra elétrica, me parece que é mecanicamente mais confiável, pois se mantrá a parte sensível e precisa(as engrenagens e seus acoplamentos, os mancais dos eixos, o alinhamento deles e um monte de outras coisinhas "melindrosas" originais, logo, evitaria problemas futuros de quebra...enfim...). Assim, a a Vingança seria quase que a adaptação de uma "capa seca" + "caixa dodiferencial" do Fusca,num cambio AP.
                            E diga-se de passagem é mais fácil e menos caro fazer apenas essa flange, do que desenvolver o que na nossa idéia(de atocahr as enrenagens e eixos de ap na carcaça do Fusca) demandava...

                            O porém é que foge do projeto inicial(de manter a carcaça docambio do Fusca intacta. mas pelo menos, se não der certo, dá pra revender o cambio de AP que a pessoa comprou para realizar o projeto, dá pra comprar uma carcaça de cambio de Fusca e ainda pagar a mão de obra do mecânico, para voltar o ambio ao original! né não? hehehehehe

                            Uma ressalva, essa falnge deve ser feita de tal modo queo eixo principal do AP mantenha a posiçã odo eixo principal do Fusca, se possível, Pois a "capa seca" terá a ficxação original do Fusca como base, e etc. Só tem que ver se o restante do cambio(a parte do AP) não ficará muito deslocada para o um dos lados, ecomo seria sua fixação nos suportes do chassis.....

                            Abraço e vamo que vamo!
                            Aos que não atualizaram ...

                            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

                            Comment


                            • Re: cambio 5 marchas

                              Também tô achando mais viável a vingança da serra elétrica, vou conversar com o povo daqui e ver o que conseguimos ...

                              Abs

                              Comment


                              • Re: cambio 5 marchas

                                Como disse anteriormente, não vejo com bons olhos a idéia de cortar carcaças. Isso só deve ser feito com absoluta certeza de que atingirá os objetivos. Senão já era!

                                Observemos as figuras anexas, não é a mesma coisa que ter 2 cambios físicos à frente, mas dá para vislumbrar o tamanho do abacaxi.

                                Teremos corte, furação, usinagens diversas e enchimento dos furos com solda. Temos eletrôdo compatível com o material das carcaças?

                                Recaptulando:

                                A idéia de colocar todo o mecanismo do cambio AP na carcaça do Fusca foi motivada principalmente por ser impossível (até o momento) inverter a coroa do cambio AP. Melhor escalonamento das marchas, embora desejável, seria um benefício secundário. Colocar o motor na frente do cambio significaria coloca-lo no habitáculo dos passageiros, sem comentários.

                                Excentricidade por excentricidade acho mais simples (não sei se exeqüível) colocar o cambio AP completo no Fusca e usar as caixas de redução dos cubos usadas nas antigas Kombis. Nas Kombis equipadas com essas caixas de redução a coroa era invertida (o macânico naturalmente se lembra disso).

                                Não sei se essas caixas ainda existem no mercado e se são compatíveis com semi-eixos AP ou das Kombis novas (homocinéticas) nem como fazer a retenção do oleo delas neste caso.

                                De qualquer forma, admitindo-se a compatibilidade, teríamos que resolver o problema da instabilidade dos facões, que sem os tubos (capas ou trombetas) dos semi-eixos originais para sustentá-los, tenderiam a fletir, flambar, oscilar, torcer e outras loucuras mais. A suspensão IRS existe para resolver isso (faladas melhoras proporcionadas por ela na estabilidade e na variação acentuada da cambagem são secundárias).


                                Para descontrair:

                                Parece que os amigos anseiam por ver as carcaças cortadas, serradas, furadas, soldadas, esmerilhadas, surradas e submetidas a todos os tipos de perversões possiveis.
                                Arquivos Anexos
                                Last edited by ricardo groetaers; 13-11-2008, 04:56 PM.

                                Comment

                                Working...
                                X