Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: cambio 5 marchas

    Agora, Rafael,

    Sabe o que eu pensei, em uma linha mais teórica, analisando o movimento do duplo carpado do câmbio, me parece que ele se aplica perfeitamente a qualquer caixa de marcha que empurre carros de tração dianteira...

    consegues alcançar onde quero chegar?

    Borboletas de acionamento de marchas na direção do carro ajudam a refrescar a memória?


    Abs

    Celojr

    E

    Vamo
    que
    Vamo

    Comment


    • Re: cambio 5 marchas



      Acredito.........
      [/QUOTE]


      sera que da para encaixar as tulipas do fusca aqui??
      black hot metal

      http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

      Comment


      • Re: cambio 5 marchas

        Postado originalmente por fabricio.vergetti


        Acredito.........


        sera que da para encaixar as tulipas do fusca aqui??
        Não, Fabricio, esse, dependendo do referencial, é o lado bom ou ruim dessa modificação, tem que ser importados junto com o cambio, o conjunto de semi-eixos dianteiros do carro doador da caixa, nesse meu caso, um gol 2002, lado bom porque vem junto, por tabela, juntas deslizantes, homocinéticas, freio a disco e suspensão IRS. O lado ruim é que o investimento é um pouco mais alto já que serão necessárias algumas modificações estruturais para receber esse conjunto novo, principalmente no que se refere a suspensão, mas nenhum bicho de sete cabeças para resolver, é só um pouco mais trabalhoso.

        Abs

        Comment


        • Re: cambio 5 marchas

          Postado originalmente por celojr
          Agora, Rafael,

          Sabe o que eu pensei, em uma linha mais teórica, analisando o movimento do duplo carpado do câmbio, me parece que ele se aplica perfeitamente a qualquer caixa de marcha que empurre carros de tração dianteira...

          consegues alcançar onde quero chegar?

          Borboletas de acionamento de marchas na direção do carro ajudam a refrescar a memória?


          Abs

          Celojr

          E

          Vamo
          que
          Vamo

          hehehehe..do mal essa idéia!!!

          Agora, temos que analisar se há como fazer um acionamento sequencial das marchas...Se der certo, temos duas linhas de acionamento. Sequencial na alavanca e cambio, ou em borboletas atrás do volante....hehehe

          Em Karts, que usam motor e cambiod e moto, eles colocam marchas atrás do volane facilmente, pois o acionamento das marchas no cambio de moto, é sequencial.

          Ou seja, dê uma pensada aí se tem como fazer as marchas ter uma cionamento sequencial..hehehehe

          Ah, mais uma coisa, qualto a abrir o furo do respiro, disse isso pois o furo dor espiro e menor que o do bujão. Só por isso.

          Abraço, e vamo que vamo!
          Aos que não atualizaram ...

          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

          Comment


          • Re: cambio 5 marchas

            Senhores,

            Essa turma se empolga acelera fundo e vai que vai ...................

            Voltando ao assunto lubrificação do cambio AP montado de cabeça para baixo, solicito observar minha msg nº 351 http://forum.fusca4ever.com.br/showp...&postcount=351

            Anexo segue fig que mostra o nivel do oleo com o cambio normal e de cabeça para baixo.

            Consideremos que com o cambio de cabeça para baixo:

            - O eixo primário trabalhará submerso no oleo, a resistência hidrodinâmica será tremenda.

            - O eixo primário se estende para fora do cambio engatando no disco de embreagem. Seu retentor impede vazamento do oleo por respingo e balanço. Dará ele conta do recado trabalhando submerso no oleo?

            - A alavanca seletora de garfos e as hastes deles receberão lubrificação? Repare bem a figura anexa e confirme isso em campo Celo, voce tem 2 cambios físicos a disposição.

            - Se pretendemos usar o respiro original do cambio como orifício de drenagem do óleo devemos considerar se permitirá que todo (ou praticamente todo) o oleo realmente será drenado.


            Peço desculpas aos amigos, mas sou chato pacas. Já pensaram, depois de um mecanismo de acionamento seqüencial das marchas, uma suspensão IRS ou similar, novos suportes do cambio, flange de acoplamento ao motor, eixos homocinéticos etc, tudo pronto, morrer na praia por causa de lubrificação.
            Arquivos Anexos

            Comment


            • Re: cambio 5 marchas

              Postado originalmente por celojr
              .........Sabe o que eu pensei, em uma linha mais teórica, analisando o movimento do duplo carpado do câmbio, me parece que ele se aplica perfeitamente a qualquer caixa de marcha que empurre carros de tração dianteira...
              Quanto ao aspecto movimento das rodas, não tenha a mínima dúvida desde que originalmente o motor esteja na frente do cambio.

              Se o motor estiver originalmente de lado é só adaptar o conjunto motor-cambio atrás do carro sem "carpado" nenhum.

              Esse tópico está se metamorfoseando num híbrido Dark Side/ Renegade.

              Brincadeira a parte, qualquer idéia ou informação adicional sempre será bem vinda e proveitosa.

              Enfoco entretanto que a idéia original é adaptar um cambio de 5 marchas no Fusca e afins e não adaptar o Fusca e afins a um cambio de 5 marchas seja ele qual for.

              Até o momento temos 2 linhas de manobra:

              - Adaptar uma 5ª marcha a um cambio de Fusca
              - Adaptar um cambio originalmente de 5 marchas num Fusca

              Comment


              • Re: cambio 5 marchas

                Postado originalmente por Rafael_MO
                Celojr,

                Vamos aloprar geral! hehehe
                Imagina, trocar de marcha em "borboletas" atrás do volante....Olha que chique! hehehe
                Pode-se "simular" 6 marchas....ter uma relação "overdrive" para viagens..... As possibilidades são muitas...
                Dá para usar o cambio original, talvez os eixos originais..só precisando das polias e de um atuador para aproximar elas(as duas partes de uma polia), simulando marcha....Tenso hein?
                Mas isso, é pro insanidade!

                Aqui,vamos tratar das 5 marchas normais!
                Alguma novidade?

                Um forte abraço!
                Rafael, te lembra mais alguma coisa? Associe ao duplo carpado...

                Comment


                • Re: cambio 5 marchas

                  Postado originalmente por ricardo groetaers
                  Quanto ao aspecto movimento das rodas, não tenha a mínima dúvida desde que originalmente o motor esteja na frente do cambio.

                  Se o motor estiver originalmente de lado é só adaptar o conjunto motor-cambio atrás do carro sem "carpado" nenhum.

                  Esse tópico está se metamorfoseando num híbrido Dark Side/ Renegade.

                  Brincadeira a parte, qualquer idéia ou informação adicional sempre será bem vinda e proveitosa.

                  Enfoco entretanto que a idéia original é adaptar um cambio de 5 marchas no Fusca e afins e não adaptar o Fusca e afins a um cambio de 5 marchas seja ele qual for.

                  Até o momento temos 2 linhas de manobra:

                  - Adaptar uma 5ª marcha a um cambio de Fusca
                  - Adaptar um cambio originalmente de 5 marchas num Fusca
                  Perfeito,

                  Voltando as vacas magras, não sei dizer se a pressão hidrostática por sobre o eixo piloto vai acarretar em problemas, para ficar mais ilustrado, aproveitando a imagem que vc postou, editei as seguintes imagens:

                  Nivel de óleo original

                  Nível de óleo com caixa invertida.

                  Realmente, com o duplo carpado, a árvore primária ficará completamente submersa em óleo, mas infelizmente não dá para saber o que ocorrerá em real time, posso, no máximo, ter uma estimativa das consequencias, quando, após terminar de montar a caixa (que segue a passos largos de tartaruga em função de um inimigo nosso velho conhecido - falta de tempo livre), fazer um giro com uma manivela própria para simular seu movimento, mas mesmo assim será uma estimativa muito pequena pois creio que nem chegarei aos 1000 RPM.

                  Uma pergunta me veio a mente agora enquanto analiso as imagens, e se, ao invés de mantermos o mesmo volume de óleo, ou tentarmos aumentá-lo, nós diminuíssemos o volume de óleo dentro da caixa, pois vejam, diminuiria a pressão hidrostática na árvore primária, na situação original muito pouco da árvore secundária fica sob o óleo, a árvore primária ( na posição original tb) não fica sob o óleo; dessa forma, mesmo não mantendo as condições originais, pelo menos minimizariamos as consequências da nova situação... O que acham?

                  Para aumentar as opções, câmbios de motores transversais não seriam uma boa opção também?;) Pena que não tenho nenhum por aqui...hehehe

                  Só para terminar, Groetaers, isso de tornar-se tópico hibrido é que é o mais bacana da história, pense em tudo que já conversamos aqui, associe as várias escolas de preparação de fuscas e afins, estamos conseguindo compilar informações que podem atender a quase todas as linhas de pensamento, muito bom isso, não é?

                  Quando percebo que existe uma possibilidade que possa funcionar, realmente, sou movido a empolgação, as vezes quebro a cara, mas, aí, paciencia...

                  abs procê.
                  Arquivos Anexos

                  Comment


                  • Re: cambio 5 marchas

                    Postado originalmente por ricardo groetaers
                    Senhores,

                    Essa turma se empolga acelera fundo e vai que vai ...................
                    KKKKKKKKKKKKKKK

                    Vamo que vamo...;)

                    Comment


                    • Re: cambio 5 marchas

                      Postado originalmente por celojr
                      ....... editei as seguintes imagens:

                      Nivel de óleo original

                      Nível de óleo com caixa invertida.
                      Boas imagens, ilustram muito bem a situação.

                      Postado originalmente por celojr
                      ..............com o duplo carpado, a árvore primária ficará completamente submersa em óleo,....... fazer um giro com uma manivela própria para simular seu movimento, mas mesmo assim será uma estimativa muito pequena pois creio que nem chegarei aos 1000 RPM.
                      Chegará com bom preparo e força física a cerca de 235 rpm no máximo, verifique!

                      Postado originalmente por celojr
                      ........... e se, ao invés de mantermos o mesmo volume de óleo, ou tentarmos aumentá-lo, nós diminuíssemos o volume de óleo dentro da caixa, pois vejam, diminuiria a pressão hidrostática na árvore primária, na situação original muito pouco da árvore secundária fica sob o óleo, a árvore primária ( na posição original tb) não fica sob o óleo; dessa forma, mesmo não mantendo as condições originais, pelo menos minimizariamos as consequências da nova situação... O que acham?
                      Não considere o volume e sim o nível.

                      O problema não é de pressão hidrostática (devido a profundidade de imersão) e sim de resistência viscosa hidrodinâmica ao movimento. Um hipotético remador (pessoa) muito forte e de remada veloz com o barco parado e um remo fragil pode partir o remo com uma remada.

                      Um eixo de engrenagens trabalhando totalmente submerso no oleo numa rotação elevada será submetido a uma resistência muito significativa ao seu movimento. O motor terá que vencer essa resistência. Pode a temperatura do oleo tambem aumentar muito, sua viscosidade diminuir e o oleo vazar pelo retentor.

                      Observe na 2ª fig (nivel de oleo com caixa invertida). É possível e recomendável diminuir o nivel do oleo mas deve ser assegurado que as engrenagens do eixo primário (todas) assim como a coroa tenham contato com o oleo, isto é, pesquem o oleo. Dessa forma as engrenagens do eixo secundario seriam lubrificadas pelo contato com as engrenagens oleadas do eixo primário e por borrifo (o pinhão pela coroa oleada e por borrifo dela). A fig anexa mostra uma mera ilustração do novo nivel de oleo.

                      Nesse enfoque, uma vez determinado o nível ideal de oleo, é recomendável fazer um novo orifício de enchimento neste nivel, para evitar que alguem desavisado encha demais o cambio acarretando conseqüencias indesejadas.

                      O orificio de enchimento original, com seu bujão no lugar, poderia ser tampado com massa, dessa forma evitariamos confusão na hora de colocar oleo no cambio e permitiríamos sua reversão a posição original de trabalho caso desejássemos.

                      Tendo certeza que os presumíveis problemas de lubrificação foram previstos e possíveis de resolver vamos em frente.
                      Arquivos Anexos

                      Comment


                      • Re: cambio 5 marchas

                        Postado originalmente por ricardo groetaers
                        Até o momento temos 2 linhas de manobra:

                        - Adaptar uma 5ª marcha a um cambio de Fusca
                        - Adaptar um cambio originalmente de 5 marchas num Fusca
                        Quanto a opção "Adaptar um cambio originalmente de 5 marchas num Fusca" teremos:

                        - Adaptar o cambio de cabeça para cima e usar caixas de redução dos cubos da Kombi antiga (se elas ainda existirem)

                        - Adaptar o cambio de cabeça para baixo

                        Comment


                        • Re: cambio 5 marchas

                          Este Tópico completa 372 mensagens e 38 páginas.

                          Comment


                          • Re: cambio 5 marchas

                            Postado originalmente por ricardo groetaers
                            Este Tópico completa 372 mensagens e 38 páginas.
                            Será que conseguiremos esse cambio de 5 marchas antes das 500 mensagens?

                            Comment


                            • Re: cambio 5 marchas

                              Postado originalmente por celojr
                              Perfeito,

                              Voltando as vacas magras, não sei dizer se a pressão hidrostática por sobre o eixo piloto vai acarretar em problemas, para ficar mais ilustrado, aproveitando a imagem que vc postou, editei as seguintes imagens:

                              Nivel de óleo original

                              Nível de óleo com caixa invertida.

                              Realmente, com o duplo carpado, a árvore primária ficará completamente submersa em óleo, mas infelizmente não dá para saber o que ocorrerá em real time, posso, no máximo, ter uma estimativa das consequencias, quando, após terminar de montar a caixa (que segue a passos largos de tartaruga em função de um inimigo nosso velho conhecido - falta de tempo livre), fazer um giro com uma manivela própria para simular seu movimento, mas mesmo assim será uma estimativa muito pequena pois creio que nem chegarei aos 1000 RPM.

                              Uma pergunta me veio a mente agora enquanto analiso as imagens, e se, ao invés de mantermos o mesmo volume de óleo, ou tentarmos aumentá-lo, nós diminuíssemos o volume de óleo dentro da caixa, pois vejam, diminuiria a pressão hidrostática na árvore primária, na situação original muito pouco da árvore secundária fica sob o óleo, a árvore primária ( na posição original tb) não fica sob o óleo; dessa forma, mesmo não mantendo as condições originais, pelo menos minimizariamos as consequências da nova situação... O que acham?

                              Para aumentar as opções, câmbios de motores transversais não seriam uma boa opção também?;) Pena que não tenho nenhum por aqui...hehehe

                              Só para terminar, Groetaers, isso de tornar-se tópico hibrido é que é o mais bacana da história, pense em tudo que já conversamos aqui, associe as várias escolas de preparação de fuscas e afins, estamos conseguindo compilar informações que podem atender a quase todas as linhas de pensamento, muito bom isso, não é?

                              Quando percebo que existe uma possibilidade que possa funcionar, realmente, sou movido a empolgação, as vezes quebro a cara, mas, aí, paciencia...

                              abs procê.
                              me corrijam se estiver errado, mas... ao inverter a posição do cambio, notei que a posição do motor irá ficar muito para baixo ou o cambio irá muito para cima teremos problemas com a conexao da alavanca do cambio e tambem com o curso das homocineticas.

                              Comment


                              • Re: cambio 5 marchas

                                Ricardo,
                                Concordo com vc, a gente as vezes se empolga demais....hehehehe

                                Mas suas considerações sobre a lubriicação são extrema importnacia. Reparei que, no olhometro, o nivel de óleo sugerido por você bate mais ou menos no centro do eixo primário. Acho que seria uma boa escolha e não haevria grandes presões hidrostática sno retentor. Acho que ele ageunta, mas só em campo mesmo pra saber se realmente aguenta.

                                Flatsuda,
                                Boas orbservações... Quanto ao acionamento, acho que, não será grande problema. Tem cambios de AP que usam sistema por cabos paraacioná-los, esses seriam os mais fáceis de contornar ess eprogmela.
                                Quanto a altura da caixa ou do motor, deve ser observado ambém..mas acredito que só na prática ara se ter certezadisso. Qualqer cosia, pode -se manter o cambio um pouco mais alto do que o de fusca..Acho qu assm poderemos te ruma altura boa do motor em relaao ao solo...mas só testando memso....

                                enfim...Vamo que vamo!

                                PS: Quanto ao cambiodemotor transversal, sóv endo uma fotoe squemática mesmo. infelizmente não tenho nenhum aqui para estudar....Mas vamos deixar esse assunto de lado....é coisa par aoutro tópico....vamos até o final com esse Dark Side dDuplo-Carpado primeiro!
                                Aos que não atualizaram ...

                                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                                Megasquirting

                                284º

                                Comment

                                Working...
                                X