Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: cambio 5 marchas

    Senhores,

    Em primeiro lugar uma errata, existe sim comunicação para passagem de óleo entre os dois compartimentos do câmbio, são três pequenos orifícios na porção inferior da parede que separa os compartimentos, desculpem, falha nossa.

    Então, teremos que reproduzir essa furaçãa para que a lubrificação seja efetiva, nada muito difícil de ser executado.

    Em segundo lugar, o retentor do eixo piloto... pois é, não teremos problemas com ele, existe uma pequena mola em seu interior em forma de anel que é o que promovea pressão necessária para que ele exerça sua função, caso haja algum problema basta diminuir o diâmetro da mola que a pressão do retentor aumentará, inclusive, nosso mecânico me disse que quando ocorre vazamentos de óleo nesse retentor, esse é o procedimento que corrige o problema.

    Não conseguí um retentor desse para ilustrar porque o nosso já está colocado em seu devido lugar, então segue imagem de um retentor da roda, cuja dinâmica é a mesma que a do eixo piloto, a mola foi retirada parcialmente para ilustrar o processo.


    Segue também imagem do local onde se localizam os orifícios de comunicação dos compartimentos do câmbio. (depressões maiores embaixo)


    abs.
    Arquivos Anexos

    Comment


    • Re: cambio 5 marchas

      Senhores,

      Más noticias, nosso mecânico adoeceu e está fora de combate temporariamente, teremos atrasos no cronograma do projeto, assim que ele se recuperar, reiniciamos os trabalhos.

      Abs.

      Comment


      • Re: cambio 5 marchas

        Postado originalmente por celojr
        Senhores,

        Más noticias, nosso mecânico adoeceu e está fora de combate temporariamente, teremos atrasos no cronograma do projeto, assim que ele se recuperar, reiniciamos os trabalhos.

        Abs.
        Celojr,

        Melhoras para no nosos fiel combatente!

        Abraço.
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • Re: cambio 5 marchas

          Rafael,

          Transmitirei seus votos de melhoras a ele.

          Abs

          Comment


          • Re: cambio 5 marchas

            Rapaz,

            Tava relendo algumas partes do tópico, e agora que percebi, ele está grande pra burro, quem chega nele pelo meio deve até desanimar de ler tudo hein?

            Abs.

            Comment


            • Re: cambio 5 marchas

              Muito bem,

              Notícias de nosso amigo mecânico, ele já está em casa se recuperando do problema, teve até que submeter-se a uma cirurgia de urgência, foi um corre corre danado, mas agora está tudo bem, vamos aguardar sua recuperação para dar continuidade aos trabalhos em cima da caixa AP.

              Grande abraço a todos.
              Celojr.

              Comment


              • Re: cambio 5 marchas

                Senhores, noticias frescas...

                Graças a Deus não perdemos nenhuma informação desse tópico, providencial o mecânico ter dado baixa na enfermaria em dezembro...

                Bem, agora que ele está recuperado, modificamos um pouco a estratégia, vamos tentar colocar o cambio de 5 marchas do gol mil (ainda não sei qual é a sua relação de marchas nem se é o mais indicado) quando já não era mais fabricado com motor AP, que nos parece ter dimensões um pouco menores, o que facilitará o trabalho de encaixes e flanges, o resto continua na mesma estratégia, duplo carpado e modificações no respiro e no orificio de baixar o óleo, o motor de arranque mantem a mesma posição do motor AP, daí funcionará perfeitamente na posição do motor aircooled

                Welcome back to the Front...

                Comment


                • Re: cambio 5 marchas

                  Postado originalmente por celojr
                  Senhores, noticias frescas...

                  Graças a Deus não perdemos nenhuma informação desse tópico, providencial o mecânico ter dado baixa na enfermaria em dezembro...

                  Bem, agora que ele está recuperado, modificamos um pouco a estratégia, vamos tentar colocar o cambio de 5 marchas do gol mil (ainda não sei qual é a sua relação de marchas nem se é o mais indicado) quando já não era mais fabricado com motor AP, que nos parece ter dimensões um pouco menores, o que facilitará o trabalho de encaixes e flanges, o resto continua na mesma estratégia, duplo carpado e modificações no respiro e no orificio de baixar o óleo, o motor de arranque mantem a mesma posição do motor AP, daí funcionará perfeitamente na posição do motor aircooled

                  Welcome back to the Front...

                  Não tenho detalhes, mas outro dia eu estava com dois mecanicos e um deles tem um formula (acho que formula 3 da década de 70), está sem motor
                  e ele disse que tem um cambio vw de cabeça para baixo virado para ficar com o motor central (deve ser o do fusca)

                  na hora lembrei desse tópico, mas não quis interromper o assunto dos caras
                  qdo ver ele vou perguntar
                  Felipe Mori
                  Osasco - SP
                  --------------------------------------------------------

                  Comment


                  • Re: cambio 5 marchas

                    Aí, ó!

                    Certamente deve ser dessa mesma forma que estamos preconizando, o que só corrobora nossa peleja, boa informação.

                    Abs.

                    Comment


                    • Re: cambio 5 marchas

                      Muito bem,

                      Seguindo em frente, faremos o seguinte, antes de realizar as adaptações (suspiro e drenagem do óleo) na carcaça do câmbio do gol mil para adaptá-lo ao chassis do fusca, providenciaremos o flange, prisioneiros e outros detalhes que se façam necessários para a adaptação do câmbio ao motor do fusca, checaremos o óleo do câmbio e veremos como fazer para adaptar seus semi-eixos traseiros, nesse primeiro momento sem muita preocupação com que a IRS fique em perfeitas condições de uso.

                      O objetivo disso é verificar o funcionamento do conjunto.

                      Em um primeiro teste colocaremos o carro em movimento apenas em linha reta para checar as mudanças de marcha, se tudo correr satisfatoriamente começaremos a pensar na suspensão traseira (garfos, amortecedores, molas...) de forma que o carro ganhe segurança e somente então pensaremos em perfurar a carcaça do câmbio, mesmo assim se acharmos que é muito necessário.

                      O caso é o seguinte, óleo de marcha não é algo que requeira manutenções em períodos tão curtos assim, é algo que se coloca esporadicamente, sendo assim, talvez seja interesssante manter a configuração original dos orifícios de drenagem e suspiro de forma a não inutilizar a caixa caso nada disso dê certo. A questão do suspiro de cabeça para baixo, creio ser solucionada com um prolongamento com um cano de cobre desse de ar condicionado mesmo, de forma a virá-lo de cabeça para cima.

                      Não sei, estou apenas teorizando por enquanto....

                      Aguardo comentários.

                      Abs.
                      Celojr

                      Comment


                      • Re: cambio 5 marchas

                        Postado originalmente por celojr
                        Muito bem,

                        Seguindo em frente, faremos o seguinte, antes de realizar as adaptações (suspiro e drenagem do óleo) na carcaça do câmbio do gol mil para adaptá-lo ao chassis do fusca, providenciaremos o flange, prisioneiros e outros detalhes que se façam necessários para a adaptação do câmbio ao motor do fusca, checaremos o óleo do câmbio e veremos como fazer para adaptar seus semi-eixos traseiros, nesse primeiro momento sem muita preocupação com que a IRS fique em perfeitas condições de uso.

                        O objetivo disso é verificar o funcionamento do conjunto.

                        Em um primeiro teste colocaremos o carro em movimento apenas em linha reta para checar as mudanças de marcha, se tudo correr satisfatoriamente começaremos a pensar na suspensão traseira (garfos, amortecedores, molas...) de forma que o carro ganhe segurança e somente então pensaremos em perfurar a carcaça do câmbio, mesmo assim se acharmos que é muito necessário.

                        O caso é o seguinte, óleo de marcha não é algo que requeira manutenções em períodos tão curtos assim, é algo que se coloca esporadicamente, sendo assim, talvez seja interesssante manter a configuração original dos orifícios de drenagem e suspiro de forma a não inutilizar a caixa caso nada disso dê certo. A questão do suspiro de cabeça para baixo, creio ser solucionada com um prolongamento com um cano de cobre desse de ar condicionado mesmo, de forma a virá-lo de cabeça para cima.

                        Não sei, estou apenas teorizando por enquanto....

                        Aguardo comentários.

                        Abs.
                        Celojr
                        Celojr,
                        Acredito que essa seja a melhor estratégia mesmo.
                        Assim, indo por partes, a chance de errar é bem menor.

                        Abraço.
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                        Megasquirting

                        284º

                        Comment


                        • Re: cambio 5 marchas

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          Celojr,
                          Acredito que essa seja a melhor estratégia mesmo.
                          Assim, indo por partes, a chance de errar é bem menor.

                          Abraço.
                          Foi exatamente isso que pensei, só está faltando agora arrumar uma caixa de gol mil para os testes. Assim que eu conseguir informo os andamentos.

                          Abs.

                          Comment


                          • Re: cambio 5 marchas

                            me corrijam se estiver errado:

                            cambio gol mil ae1000 = cambio cht 1600 = cambio renault

                            nao precisa virar de lado , e so inverter , que nesse cambio da , afinal esse e um cht disfarcado de volkvagem.
                            tem foto de bugre com esse cambio no outro topico.
                            Last edited by fabricio.vergetti; 21-01-2009, 11:47 AM.
                            black hot metal

                            http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

                            Comment


                            • Re: cambio 5 marchas

                              Postado originalmente por fabricio.vergetti
                              me corrijam se estiver errado:

                              cambio gol mil ae1000 = cambio cht 1600 = cambio renault

                              nao precisa virar de lado , e so inverter , que nesse cambio da , afinal esse e um cht disfarcado de volkvagem.
                              tem foto de bugre com esse cambio no outro topico.
                              Fabrício, se vc está errado ou certo, eu não sei, mas visualmente são câmbios diferentes, vou tentar arrumar uma imagem do câmbio para mostrar melhor o que estou falando, essa idéia de utilizar o cambio do gol 1000 surgiu quando tivemos que trocar um desses em um gol por aqui, daí vimos que ele era mais compacto que o AP, mas que vou checar essa informação eu vou...

                              Abs

                              Comment


                              • Re: cambio 5 marchas

                                MINHA GENTE, A CAIXA DOS VWS(GOL,SANTANA, PARATI,SAVEIRO, VOYAGE) NÃO PODEM INVERTER O DIFERENCIAL PORQUE ELE NÃO É CENTRAL. O PINHÃO FICA DE UM LADO DA CAIXA E MESMO QUE VC CONSEGUISSE INVERTER A COROA, TERIA QUE REFAZER O PROJETO DA CAIXA PARA COLOCAR O PINHÃO DO OUTRO DA CAIXA, COISA TOTALMENTE SEM LÓGICA.
                                E QUANTO A COLOCAR AS ENGRENAGENS DA CAIXA DO GOL DENTRO CA CAIXA DO FUSCA, É COISA DE LOUCO, SEM LÓGICA E COM UM POSSÍVEL CUSTO FORA DA REALIDADE. HORA, SE JÁ É DIFICIL MONTAR UMA CAIXA DE FUSCA SEM DEIXA-LA RONCANDO, IMAGINE MEXER NO INTERIOR CAIXA PAR ACOMODAR ENGRENAGENS DE OUTRO MODELO. COISA DE LOUCO!!!!! ESQUEÇAM!!!!



                                Postado originalmente por celojr
                                Rafael, não sei, você diz esmerilhar a parte de dentro da caixa para aumentar o espaço? Tipo, mau comparando e mantendo as devidas proporções, o que a gente faz quando alivia o volante do motor? Cheguei até a pensar em aliviar a coroa. Mas, sei não, teria que ser um trabalho extremamente preciso, senão vai esbagaçar tudo, é muito pouco o que tem que ser tirado. Na verdade eu estava pensando em não mexer na estrutura da caixa, meu medo é fragilizá-la apesar de serem algo em torno de 3 milimetros a diferença de um lado para o outro, sem brincadeira, é uma titiquinha de nada e é só isso que falta para conseguirmos uma caixa de tração traseira.
                                Postado originalmente por celojr

                                Mas é um caso a se pensar (pelo diabinho), uma vantagem é que esse tipo de caixa só tem tampa de um lado, e um pequeno aumento de espaço do outro lado talvez não interfira em nada na robustez da caixa. Aí vem outro pensamento (pelo anjinho), e se der errado? Eu terei esbagaçado uma caixa de saveiro novinha que poderia ter muito bem outra utilidade. O que vc acha?

                                Vou colocar o assunto em pauta com meu mecânico, de repente com uma caixa em estado terminal, desenganada pelos mecânicos, sem muita expectativa de rodagem... pelo menos ela vai servir a ciência... hehehe

                                Gde Abç

                                Comment

                                Working...
                                X