Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Re: cambio 5 marchas

    Postado originalmente por ricardo groetaers
    Eu gosto de pensar antes para não ficar dosolado ou "puto" depois da "M" feita (ou não concluida), ainda mais quando o dinheiro flui do meu bolso e não dá em nada.

    O "resto", quase plug and play não é plug and play, normalmente é plug, plug, plug e no play. Considere que teremos trabalhos de soldagem e alinhamento.

    O fabricante do meu veiculo (um triciclo) usa motorização AP em caixa de VW-AR, tanto faz o veiculo base ser de suspensão traseira comum ou IRS (Variant II por exemplo). Mas a base, uma vez montado o veículo, não pode mais ser mudada, senão isso implicaria em desmontar todo o veículo e fabricar um novo chassi.

    Perguntei a ele acerca de usar caixa de "veiculos AP". Ele foi taxativo:
    - Só se colocar o motor na frente do cambio, não dá para inverter a coroa. Se isso fosse possível eu usaria os cambios de 5 marchas.

    Pelo seu texto, parece que voce trabalha em oficina e mexe em cambios, talvez a solução tenha passado na frente dos seus olhos e voce não percebeu, mas tirar 3mm de uma coroa ou de uma carcaça é arriscado. Qual a espessura original delas?
    Diga aí Groetaers,

    Adorei a parte do plug, plug, plug e no play. Realmente tem soldagem e alinhamento na parada, mas pensei em resolver uma parte da cada vez pois se eu nem consegui inverter a coroa, não adianta pensar no resto.

    Quanto ao chassis, tb não acho que seriam necessárias grandes mudanças estruturais, a caixa seria acoplada no mesmo lugar da original, como ela é um pouco mais comprida, empurraria o motor mais para trás, mas tem espaço no cofre para isso, as mudanças seriam nas latas de proteção do motor.

    Desculpe se pareceu pelo texto que eu trabalhe em uma oficina, meu trabalho é diametralmente oposto a esse, trabalho com saúde, não mexo em câmbios profissionalmente e sim da forma mais empírica que vc possa imaginar e é por esse motivo que não quero mexer da caixa da saveiro, para depois não me arrepender da bagaceira (melhor fazer isso com uma caixa condenada ao ferro-velho). Não sei a espessura original delas, mas posso medir e depois digo. Também tenho a impressão que a solução desse embróglio já passou pela minha frente e eu não vi, mas... é a vida.

    Quanto aos custos, lógico que é uma parte importantíssima em qualquer projeto, mas nesse meu caso, por enquanto, já me dou por satisfeito em conseguir inverter a coroa e isso não implica muitos custos, por isso é que vou pensar neles com calma depois.

    Abs.

    Comment


    • #17
      Re: cambio 5 marchas

      Fala Celojr,
      A minha idéia é de tirar material da carcaça.
      mas não me ficou claro onde está pegando. É no mancal(onde vai o eixo que liga o diferencial à homocinetica, na lateral ca carcaça) ou na prórpia carcaça, onde a coroa bate na carcaça?

      Se possível, seria bacana enviar fotos indicando onde seria o problema do encaixe...

      Aliviar a coroa eu acho muito mais delicado do que retirar material da carcaça. A carcaça pode-se reforçá-la depois (com pedaços de alumínio e solda), tudo deve ser estudado com cautela....

      E concordo quanto ao fato de não meter a cara nessa cambio novo. Faz muito bem. Pegue um em ferro-velho, ou tente jogar essa idéia pro seu mecânico e façam uns testes em uma caixa detonada.

      Abraço.
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • #18
        Re: cambio 5 marchas

        Então, estou chegando da oficina agora. Consegui uma caixa detonada de gol, 2002 se não me engano.

        A questão é a seguinte:

        Não da para mexer em nada na carcaça porque teria que redesenhar toda a parte interna da lateral entre o mancal e o eixo da caixa satélite por causa do rolamento que tem dentro que teria que invariavelmente diminuir de espessura para poder entrar o eixo da caixa satélite e daí sim, o encaixe e toda a estrutura ficariam comprometidos.

        A distância exata não deu para medir porque não deu para nivelar o paquímetro dentro da caixa, mas a mais aproximada o possível no olhometro foi de 5 mm.

        Pois bem, a coroa da caixa tem 21 mm de espessura e me pareceu bastante sólida, por isso estou pensando em mexer nela mesmo da seguinte forma:

        Nós não aliviamos nossos volantes do motor? Então, vou "aliviá-la" em doses homeopáticas de 1 mm em sua espessura de cada vez, testando seu encaixe após cada operação, quando o encaixe ficar correto e a folga entre os dentes da coroa e pinhão for aceitável, meço a espessura que a coroa ficou, se achar que ela guenta o tranco, termino de montar todo o sistema e testo o movimento para avaliar se existem sons estranhos ou algo engripando no giro do eixo.

        Aí vou começar a pensar nas outras etapas do projeto, principalmente a parte orçamentária, pq até agora, os custos terão sido pequenos.

        Realmente não pensei em fotos, perdi uma excelente oportunidade hj, na próxima visita a oficina as tirarei e coloco aqui para ilustrar o processo.


        tô viajando demais???

        Que o Lado Negro da Força esteja conosco...

        Comment


        • #19
          Re: cambio 5 marchas

          Fala Celojr,
          Agora entendi! achei que o que estivesse batendo fosse as extremidades da coroa na carcaça...
          A sua metodologia está boa, não faria diferente. Cuidado nas partes de alívio para não fragilizar muito a coroa. Lembre-se que os esforços sofridos no volante e na coroa são bem diferentes.

          Abraço e que o Lado Negro da Força esteja com vc!
          Aos que não atualizaram ...

          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

          Comment


          • #20
            Re: cambio 5 marchas

            cara , meu mecanico falou que dava pra tentar montar com a extrutura do fusca e a parte interna da caixa ap , fazendo uma adaptacao na parte da 5ª marcha , tipo usando uma parte da caixa de cambio ap ( onde vai a engrenagem da 5ª) e montando todo o sistema do ap na caixa de fusca mesmo , nao precisariamos mexer na suspencao ou no encaixe do motor , desconfio que seja assim que esse vendedor faz , pois o encaixe e original vw a ar e os eixos nao tem soldas ( eixos e engrenagens do ap) , so vai faltar fabricar o tal coxim especial , que deve ficar no prolongamento da caixa ( adaptacao da 5ª) onde encosta na carroceria.
            black hot metal

            http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

            Comment


            • #21
              Re: cambio 5 marchas

              Postado originalmente por fabricio.vergetti
              cara , meu mecanico falou que dava pra tentar montar com a extrutura do fusca e a parte interna da caixa ap , fazendo uma adaptacao na parte da 5ª marcha , tipo usando uma parte da caixa de cambio ap ( onde vai a engrenagem da 5ª) e montando todo o sistema do ap na caixa de fusca mesmo , nao precisariamos mexer na suspencao ou no encaixe do motor , desconfio que seja assim que esse vendedor faz , pois o encaixe e original vw a ar e os eixos nao tem soldas ( eixos e engrenagens do ap) , so vai faltar fabricar o tal coxim especial , que deve ficar no prolongamento da caixa ( adaptacao da 5ª) onde encosta na carroceria.
              Pois é, essa tb pode ser uma saída, só que nesse meu caso, se isso não der certo eu acabo ficando sem caixa nenhuma, nem a do gol (que inclusive já tá condenada mesmo) e nem a do fusca, que tive que cortar para adaptar a 5ª. Para mim, no momento é muito arriscado.

              O que me intriga neste vendedor do ML é que, salvo engano, ele diz que a caixa é do mesmo tamanho que a original, já me falaram que ele monta a 5ª ao lado da terceira, não sei como, pois a caixa d fusca só tem um eixo.

              Comment


              • #22
                Re: cambio 5 marchas

                Postado originalmente por Rafael_MO
                Fala Celojr,
                Agora entendi! achei que o que estivesse batendo fosse as extremidades da coroa na carcaça...
                A sua metodologia está boa, não faria diferente. Cuidado nas partes de alívio para não fragilizar muito a coroa. Lembre-se que os esforços sofridos no volante e na coroa são bem diferentes.

                Abraço e que o Lado Negro da Força esteja com vc!
                Fala aí, passei na oficina só para tirar as benditas das fotos, só que agora tô no trabalho, então quando chegar em casa eu posto elas aqui.

                Me passou, agora, uma idéia macabra pela cabeça.

                Se o eixo do pinhão da caixa do gol for da mesma espessura que o eixo do fusca, porque não adaptar todo o conjunto do compartimento das marchas do gol no diferencial do fusca, utilizando a coroa do fusca e o pinhão do gol por causa dos semieixos diferentes. Daí, o flange, que terá que ser feito, vai ficar entre o compartimento com as engrenagens e garfos das marchas e o diferencial do fusca e, se der certo, encerramos o assunto com um belo dum final feliz.

                Será?

                Comment


                • #23
                  Re: cambio 5 marchas

                  Conforme prometido, no aconchego do lar, seguem as fotos do meu futuro cambio de 5 marchas.

                  Como ainda não abri a caixa do golzinho, vou ilustrar o que tenho em mente com a caixa da saveiro mesmo, pois ambas são iguais.

                  A primeira foto do anexo é uma panoramica da caixa, pra mostrar o jeitão dela; a segunda é um zoom do interior da transmissão, a seta preta indica o mancal onde o eixo da caixa satélite invertida entrará, o encaixe é perfeito, tudo do mesmo tamanho, então não posso mexer aí, o problema é que a coroa fica mais alta que o pinhão, visto a direita nesta foto, aproximadamente, quase precisamente, 5 mm;a terceira foto é uma visão geral da caixa satélite com a coroa acoplada e as planetárias; a quarta foto mostra a caixa satélite vista de lado, a seta cinza é onde vai ser "aliviada" a espessura da coroa, após ser desacoplada da caixa; e por último, mas não menos importante, onde esta Wally, um desafio, achem a caixa do gol nessa foto.

                  Abs.
                  Arquivos Anexos

                  Comment


                  • #24
                    Re: cambio 5 marchas

                    Celojr,

                    Bacana as fotos. Deu pra entender o problema! Realmente, se der certo aliviar a coroa, seria menos arriscado....

                    A idéia que o Fabrício está passando é uma das que eu acho mais palusíveis. Se os eixos do cambio do gol forem da mesma espessura dos eixos do Fusca, compensa colocá-los na caixa do fusca. E por serem maiores(em comprimento) haveria a necessidade de fazer uma tampa (na parte do cambio que fica apontada para a frente do carro) para cobrir as engrenagens de quinta marcha(montadas nessa porção que "sobrou" do eixo). Acho que assim, se evitaria ao máximo as adaptações arriscadas...
                    O sistema de cambio de 5 marchas do Gene Berg é desse tipo, com uma "tampa" para cobrir a quinta, motnada fora do cambio...

                    O que você acha?
                    Se possível, tire várias medidas dos eixos da caixa do gol, inclusive do diãmetro, que podemos comparar com os eixos do Fusca. Só a gente correr atrás d eum material que fale de cambio de fusca....

                    Abraço, e qualquer coisa, estamos aí!
                    Aos que não atualizaram ...

                    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                    Megasquirting

                    284º

                    Comment


                    • #25
                      Quase um transplante de fígado

                      Rafael, meu amigo, que loucura isso hein?

                      Essa idéia do Fabricio foi uma das melhores idéias que eu já ouvi, quer dizer, no nosso caso li, e acho que deriva diretamente do câmbio do Gene Berg. Só que não posso executá-la no momento pelo risco de dar chabu e aí eu acabo estrupiando a caixa do fusca, ficando a pé...

                      Eu tô começando a achar que podemos produzir uma transmissão híbrida aircooled/AP.

                      O que eu pensei:

                      Segue em anexo imagens esquemáticas da caixa e transmissão do fusca para análise e o passo a passo do cambio Gene Berg, que, se repararmos bem, o conjunto da 5ª marcha entra antes da caixa original (tem que aumentar o zoom no menu exibir para ver bem essa foto).

                      Por favor me corrija se eu estiver errado, o pinhão, tanto do fusca, como do gol, tem 8 dentes (não tenho certeza agora, mas vou contá-los), sendo que, nesse nosso caso, o comprimento do pinhão do gol é mais longo, certo?, afinal ele recebe os 5 conjuntos de engrenagens das marchas. Vou medir o diametro do eixo dos dois com um paquímetro, também vou medir o diâmetro vertical e horizontal das carcaças e, bicho, se as medidas casarem, ao invés de encaixar as engrenagens do gol na caixa do fusca e adaptar uma por fora, eu vou é atoxar a caixa inteira do gol no diferencial do fusca, porque aí o que eu vou precisar providenciar é um flange para a furação da caixa do gol no diferencial do fusca, ou talvez, nem isso, quem sabe uma furadeira e um reparo de cortiça não resolvem?,sem cortes ou aparas em ambas as peças envolvidas. Sem mudanças de sistema de eixos (), sem alívio em coroa (), sem homocinéticas (:cry, sem freio a disco na traseira (:cry, sem adaptações para as balanças dos eixos (), sem soldas () e certamente com muito menos trabalho e custo. (hmmmm)

                      Quem sabe, né?
                      Arquivos Anexos

                      Comment


                      • #26
                        Re: cambio 5 marchas

                        Celojr,
                        Ótimas idéias! hehehe

                        Então, tava pensando, a caixa de gol é feita de duas partes: a caixa de engrenagens e a "capa seca" (onde se não me engano via o diferencial), e as duas partes são aparafusadas. A do Fusca, não é. Então, você está pensando em cortar fora do cambio do fusca a parte do diferencial, e aparafusá-lo na ciaxa de engrenagens do cambio AP?

                        Essa idéia de usar a caixa de engrenagens do Gol, no diferencial do fusca, acredito ser uma boa ideia pois os mancais do eixo, tudo foi pensado para aquelas engrenagens lá. Agora, tem que ver como ficaria para ligar a caixa de engrenagens do Gol no diferencial do Fusca.... Será que não daria para colocar o diferencial do Fusca na caixa do Gol? Talvez, se ele for menor que o do gol, dê certo de invertê-lo dentro da caixa do Gol... hehehe
                        Tenha em vista que o par (coroa e inhão) de preferencia deve ser de um modelo específico de cambio, pois talvez ao se misturar com oturos modelos, as folgas entre os dentes não sejam as ideais..o que pode acarretar problemas.

                        Quanto a não ter homocinéticas, se você encontrar um câmbio de Variant II, pode muito bem colocar homocináticas, IRS e tudo mais que o seu Fusca merece! hehehe

                        Meça os diâmetro dos eixos do Fusca e do gol. Acho que aproveitar a carcaça do Fusca, com eixos e talvez engrenagens do gol, daria para fazer um "gene berg 5 speed" para o fusca, reduzindo o número de adaptações....

                        Abraço e vamos botar essa quint amarcha pra girar!

                        Abraço.
                        Last edited by Rafael_MO; 25-09-2008, 04:00 PM.
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                        Megasquirting

                        284º

                        Comment


                        • #27
                          Re: cambio 5 marchas

                          Pô, Rafael, viajei feio né? esqueci que o cambio do fusca é monobloco, não sei se é uma boa adaptar a caixa do gol no fusca utilizando cortes, pode fragilizar a estrutura, além do mais não posso arriscar cortá-la e depois não dar certo. Acho que tua idéia de colocar o diferencial do fusca dentro da caixa do gol é melhor, o problema a ser solucionado é que os encaixes dos semi-eixos das rodas são completamente diferentes, mas se os encaixes da coroa e da caixa satélite do fusca casarem com o mancal da do gol, tem grandes chances de dar certo.

                          Vou tentar arrumar uma caixa de fusca, ou, pelo menos a carcaça, também condenada para as experiencias, o problema é que essas caixas são vendidas a peso de ouro por aqui...

                          Em relação ao conjunto coroa/pinhão, tô sabendo que o ideal é colocar casado para cada modelo, mas de qualquer forma, em última análise, o gol e o fusca pelo menos são primos próximos e talvez o conjunto coroa do fusca/pinhão do gol forme uma dupla de atacantes de primeira. tudo vai depender dos encaixes.

                          Hoje não tive tempo para mexer com isso porque o pouco tempo disponível tive que dedicar a porra do elevador do vidro da porta que cismou de quebrar,só de raiva troquei logo os das duas portas e tô até pensando em colocar elevadores elétricos, tem um caboclo aqui na minha cidade que é o bicho pra essas coisas, depois abro um tópico sobre o assunto explicando como ele faz... ele disse que fica igual a uma gilhotina, só que de baixo para cima hehehe

                          Também tô achando que o melhor é tentar uma Gene Berg com as engrenagens do gol dentro da caixa do fusca, vou imprimir o esquema e mostrar para o meu mecânico, ou, aliviar a coroa do gol para invertê-la, e torcer para que ela guente...acho até que seja o mais fácil de executar,na verdade to mermo é meio com medo dessa loucura dar certo por conta de todas as outras adaptações que vem de carona ($$$)

                          Acredito que estamos muito perto da quinta marcha do fusca a la F4E, temos que arrumar um nome pra batizá-la...

                          Mantenho contato, que o lado negro da força esteja com você,
                          Abs

                          Comment


                          • #28
                            Re: cambio 5 marchas

                            Fala Celojr,

                            Então...cortar a caixa do fusca pode ser uma idéia... talves se soldar uma chapa, en volta de onde foi cordtado, pra fazer casar os furos pra ficxar as duas partes...Mas ficaria complicado demais..

                            Sei como é.... Cambio 5 marchas de AP um desmanche de Goiãnia, custa 450 eais. o 4 marchas de AP, custa 50 reais....E o de fusca, 400 e poucos....é complicado...

                            Uma alternativa, para continuar usando homocineticas,mas com o diferencial de um ari-cooled, seria o diferencial da Variant II, mas acho que deve ser meio raro de se achar

                            A caixa tipo Gene Bergm acredito que seja uma das melhores idéias. Pois se aproveita o máximo as peças originais, e sem alterações. Dê a sua idéia pro seu mecãnico e veja o que ele nos diz.
                            Não sei como é o mancal dos eios do cambio, na caixa. Elas usam bronzinas? Se sim, se a diferença entre o diametro dos eixos do fusca e do AP não for muito diferentes, dá pra usinar a bronzina...É uma idéia...

                            Que tal chamá-la de "The Dark 5" ? hehehhe

                            Abraço.
                            Aos que não atualizaram ...

                            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

                            Comment


                            • #29
                              Re: cambio 5 marchas

                              Se não me engano o diferencial da variantII é o mesmo da Kombi carati.

                              Comment


                              • #30
                                Re: cambio 5 marchas

                                to acompanhando , infelismente to meio sem tempo , se tivesse mais folgado ja tinha metido a mao na graxa , olha , o diametro dos eixos sao iguais sim , li em algum lugar como colocar a 4ª longa dos ap antigos , nos cambios de fusca , entao os eixos e engrenagens devem ter os mesmos diametros , so vai ficar faltando o resalto ( virado pra frente do carro) e o coxim que deve apoiar nesse resalto, seria a caixa seca do cambio do fusca ( sem adaptacao na suspensao ) com o miolo do cambio ap , fica forte e sem muita adaptacao , espero as medida.

                                gostei do dark five

                                sem mais , acompalhando;) , to precisando pro meu turbao rodar na estrada:evil: :shock:
                                Last edited by fabricio.vergetti; 27-09-2008, 03:38 AM.
                                black hot metal

                                http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

                                Comment

                                Working...
                                X