Re: cambio 5 marchas
Rafael,
Nem eu, nem meu mecânico, a quem promoví a preparador senior de motores air cooled (pela experiência com motores turbo na Fiat), tivemos tempo nesses dias para desmontar a caixa de marchas do motor AP e tirar medidas mais precisas.
Porém, nem tudo está perdido, consegui tb uma caixa de marchas de motor CHT para testes, só que meu mecânico disse que ela não é muito forte pq usa tulipas ao invés de juntas deslizantes para encaixar os semieixos na caixa satélite e elas se quebram com facilidade; de qualquer forma, vai ficar em prontidão para avaliar uso de alguma peça.
Em relação a caixa AP, seu diâmetro, pelo menos a olho nu, parece maior que o da caixa do boxer, daí acho que aquela minha idéia de unir a caixa de engrenagens do AP no Boxer vai envolver um trabalho muito grande de usinagem e sem garantia nenhuma de robustes ou encaixes perfeitos. Além do que, não tenho ferramentas de precisão apropriadas para isso, e na melhor das hipóteses sairia um baita dum armengo. Por enquanto vou arquivar essa idéia.
Algumas medidas que consegui verificar:
Caixa AP:
relação coroa/pinhão: 9/37
diâmetro vertical caixa seca: 35 cm
diâmetro horizontal: 34 cm
Caixa fusca:
relação coroa/pinhão: 8/33
diâmetro vertical caixa seca: 33 cm
diâmetro horizontal: 30 cm
Caixa CHT:
relação coroa/pinhão: ainda sem medição
diâmetro vertical caixa seca: 36 cm
diâmetro horizontal: 33 cm
Não preciso nem dizer que a furação das três é completamente diferente, mas nada que um flange não resolva.
Conversei com meu mecânico a respeito da Gene Berg, inclusive mostrei umas fotos postadas pelo Sedan74turbo que imprimi de outro tópico aqui do F4E, ele gostou da idéia, levou as fotos para casa para analisar com mais calma, mas está mais confiante em realizar o alívio da coroa antes da Gene Berg Dark 5.
Consegui também os semi-eixos e as juntas deslizantes da caixa AP, ficaram faltando as juntas homocinéticas , os cubos das rodas e o conjunto de freios a disco, mas acho que não terei problemas para conseguí-los também.
Lamento muito informar que não existe compatibilidade nenhuma entre os eixos das rodas do fusca e a caixa AP, os sistemas são completamente diferentes, meu mecânico, mesmo engajado completamente neste projeto taxou de loucura essa idéia, a adaptação requer quase que manufaturar uma transmissão nova. Daí, por enquanto, também vou arquivar essa idéia para referência futura e centrar meus esforços em hipotéses mais facilmente executáveis.
No inicio dessa semana que entra, provavelmente estaremos desmontando a caixa AP para novas medidas e avaliações. Peço a todos que me perdoem se o projeto esta caminhando lentamente, mas é que ele está sendo realizado nas horas de folga tanto do mecânico quanto minhas e também porque precisamos estar muito seguros do que faremos para não por tudo a perder, afinal não é todo dia que nasce um genuíno Dark Five Speed Gear By F4E (por mim o nome Dark 5 já está sacramentado), inclusive com duas versões disponíveis: Traditional (Gene Berg) & Super Insane (Caixa AP).
Avaliei outras possibilidades também, a coroa do fusca me pareceu mais fina que a do AP, mas ainda não medí seu diâmetro, daí, penso que talvez consiga uma relação coroa/pinhão híbrida 9/33 mais facil de encaixar na transmissão AP. Agora somente com testes de campo para avaliar a robustes desse conjunto.
E vamo nois....
Gde Abraço.
Rafael,
Nem eu, nem meu mecânico, a quem promoví a preparador senior de motores air cooled (pela experiência com motores turbo na Fiat), tivemos tempo nesses dias para desmontar a caixa de marchas do motor AP e tirar medidas mais precisas.
Porém, nem tudo está perdido, consegui tb uma caixa de marchas de motor CHT para testes, só que meu mecânico disse que ela não é muito forte pq usa tulipas ao invés de juntas deslizantes para encaixar os semieixos na caixa satélite e elas se quebram com facilidade; de qualquer forma, vai ficar em prontidão para avaliar uso de alguma peça.
Em relação a caixa AP, seu diâmetro, pelo menos a olho nu, parece maior que o da caixa do boxer, daí acho que aquela minha idéia de unir a caixa de engrenagens do AP no Boxer vai envolver um trabalho muito grande de usinagem e sem garantia nenhuma de robustes ou encaixes perfeitos. Além do que, não tenho ferramentas de precisão apropriadas para isso, e na melhor das hipóteses sairia um baita dum armengo. Por enquanto vou arquivar essa idéia.
Algumas medidas que consegui verificar:
Caixa AP:
relação coroa/pinhão: 9/37
diâmetro vertical caixa seca: 35 cm
diâmetro horizontal: 34 cm
Caixa fusca:
relação coroa/pinhão: 8/33
diâmetro vertical caixa seca: 33 cm
diâmetro horizontal: 30 cm
Caixa CHT:
relação coroa/pinhão: ainda sem medição
diâmetro vertical caixa seca: 36 cm
diâmetro horizontal: 33 cm
Não preciso nem dizer que a furação das três é completamente diferente, mas nada que um flange não resolva.
Conversei com meu mecânico a respeito da Gene Berg, inclusive mostrei umas fotos postadas pelo Sedan74turbo que imprimi de outro tópico aqui do F4E, ele gostou da idéia, levou as fotos para casa para analisar com mais calma, mas está mais confiante em realizar o alívio da coroa antes da Gene Berg Dark 5.
Consegui também os semi-eixos e as juntas deslizantes da caixa AP, ficaram faltando as juntas homocinéticas , os cubos das rodas e o conjunto de freios a disco, mas acho que não terei problemas para conseguí-los também.
Lamento muito informar que não existe compatibilidade nenhuma entre os eixos das rodas do fusca e a caixa AP, os sistemas são completamente diferentes, meu mecânico, mesmo engajado completamente neste projeto taxou de loucura essa idéia, a adaptação requer quase que manufaturar uma transmissão nova. Daí, por enquanto, também vou arquivar essa idéia para referência futura e centrar meus esforços em hipotéses mais facilmente executáveis.
No inicio dessa semana que entra, provavelmente estaremos desmontando a caixa AP para novas medidas e avaliações. Peço a todos que me perdoem se o projeto esta caminhando lentamente, mas é que ele está sendo realizado nas horas de folga tanto do mecânico quanto minhas e também porque precisamos estar muito seguros do que faremos para não por tudo a perder, afinal não é todo dia que nasce um genuíno Dark Five Speed Gear By F4E (por mim o nome Dark 5 já está sacramentado), inclusive com duas versões disponíveis: Traditional (Gene Berg) & Super Insane (Caixa AP).
Avaliei outras possibilidades também, a coroa do fusca me pareceu mais fina que a do AP, mas ainda não medí seu diâmetro, daí, penso que talvez consiga uma relação coroa/pinhão híbrida 9/33 mais facil de encaixar na transmissão AP. Agora somente com testes de campo para avaliar a robustes desse conjunto.
E vamo nois....
Gde Abraço.
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