Re: cambio 5 marchas
Excelente, Muito bom mesmo... belíssimo achado!!!
curiosamente conversei com meu preparador hj sobre a necessidade de tocarmos o projeto do câmbio de 5 marchas.
Algumas observações:
parabéns de novo
Abraço
Postado originalmente por fusca64
curiosamente conversei com meu preparador hj sobre a necessidade de tocarmos o projeto do câmbio de 5 marchas.
Algumas observações:
- A grosso modo e no olhômetro, percebe-se alguma semelhança entre o desenho do cambio porsche e o CHT, exceto pelo suporte do motor de arranque. Resta saber se seus comprimentos se assemelham.
- Quanto ao motor de arranque, estive pensando a respeito disso esses dias, já houve a preocupação nesse tópico dele ao ser transferido para o outro lado fazer com que o motor girasse ao contrário, mas ainda não consegui visualizar como isso aconteceria, acho, inclusive, que não acontecerá. Mas nada que um pequeno teste antes de ligá-lo ao motor não resolva.
- Pelo texto, é obrigatório o uso da suspensão IRS, ainda não tenho opinião muito formada a esse respeito, ainda não sei se é vantajoso ou não abrir mão da robusta suspensão original traseira do fusca; por outro lado, ao se adaptar a IRS, temos que lembrar que, no caso do câmbio CHT, trata-se da suspensão dianteira originalmente, que virá não somente com as juntas homocinéticas, como também com os conjuntos de freio a disco da dianteira do carro doador, o que pode ser vantajoso, principalmente em estradas e curvas mais fechadas, difícil de decidir, enfim, vou continuar formando minha opinião a esse respeito.
- notei também que o chassi do fusca não foi recortado para adaptar o câmbio porsche, essa é uma de minhas maiores preocupações, a necessidade de recortes no chassi para acomodar o novo câmbio, pois a numeração dele (chassi) está exatamente no local onde existe a possibilidade do recorte, considerando não ter sido necessário tal recorte em um cambio porsche, por que haveria de ser no câmbio CHT, salvo se o câmbio porsche for brutalmente maism curto que o CHT.
- As adaptações estruturais para o suporte do cambio pelo chasssi no garfo traseiro também me pareceram bem tranquilas, muita coisa dos suportes originais do fusca poderá ser aproveitada, o texto faz citação inclusive de poderem ser utilizadas as buchas originais do varão do fusca, menos dificuldades no horizonte e isso também é muito bom
- Já na alavanca de troca de marchas, partindo do princípio do uso do cambio CHT, daí é completamente diferente da do porsche, mas nada que não possa ser resolvido, penso até em utilizar sistemas de cabo para as trocas, como é o caso de muitos carros mais modernos, da pra fazer uma arte bonita, essa parte não me preocupa tanto.
parabéns de novo
Abraço
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