Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: cambio 5 marchas

    Postado originalmente por Rafael_MO
    fala pessoal!

    Minha mãe já teve uma Belina 81/82 com cambio CHT 1,6 e cambio cinco marchas....Ô cambio gostoso de trocar marcha..Cambio Clark 5 marchas, se não me engano....acho que seria um ótimo cambio para nossos carros!

    Abraço a todos.
    Fala aí Rafael,

    Tô meio sem novidades pra contar, mas, vc já deve ter percebido que não vou desistir.

    Pois é, vou ver se convenço os outros soldados a darem uma olhada no cambio da Pampa esquecida lá no fundo da oficina pra gente ver se sai alguma coisa, mas adianto que eles não gostaram muito da idéia, disseram que é um cambio feio e frágil...mas enfim, vamos ver o que consigo.

    Postado originalmente por fabricio.vergetti
    galera , quanto ao cambio cht , ele pode ser invertido sim , postei fotos de um bugre com esse cambio , ta nesse topico mesmo , mas tambem nao gosto desse cambio.
    Fabricio, exatamente o que vc não gosta neste câmbio?

    Tô perguntando porque eu estava pensando, se dá pra inverter a coroa dele sem maiores dores de cabeça, por que não?

    Sabe o que é? É que tá phoda com os câmbios VW e se tiver uma solução mais simples, acho que deveriamos pensar a respeito.

    Abraços a todos
    Last edited by celojr; 19-10-2008, 02:45 PM.

    Comment


    • Re: cambio 5 marchas

      Ceojr,
      Quanto a ele ser frágil.acredito que não, pois na Belina da minha mãe ageutnava bem tranco....e é de uma pampa....Que é pra trabalahr e carregar peso.
      Tá certo que o cambio da Saveiro é o mesmo do Gol....mas se é assim, é pq tem algum motiv especial.
      Talvez o cambio CHT, assim como o de Gol não aguente um determinado torque fornecido pelomotor(onde esse torque pode ser diferente para os dois cambios). inclusive nas ultimas pampas, usavam motor AP 1,8....
      Acredito que não são tão frágeis..MAs tb não devem ser nenhum monstro em se referindo de resistencia....Deve aguentar bem até motores preparados de nivel leve/ médio sem alterações, creio eu.

      Abraçoa todos!
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • Re: cambio 5 marchas

        Pois é, também acredito que ele não seja fragil, afinal de contas. Só que eu acho que não é por ser de Pampa não, pois segue o mesmo princípio dos cambios AP, são todas iguais, sairia meio oneroso fazer cambios especiais para cada modelo de carro.

        Mas que deve ter alguma desvantagem, ah..., isso deve sim, porque tem um bocado de gente que não gosta, só que até agora, só me apareceram com razões abstratas, questões de gosto pessoal e tal, nada muito objetivo, daí penso que, se for realmente simples assim, porque não tentar? Lembro sempre do post do Groetaers onde ele diz que a solução deste problema pode estar debaixo dos meus olhos e eu é que não estou enxergando.

        Vou aprofundar o debate com meu mecânico para saber mais detalhes desse câmbio.

        Abs.

        Comment


        • Re: cambio 5 marchas

          olha , nao entendo de cambio , nao gostei da adaptacao do bugre pois foi nescessario fazer a suspencao irs ( meio fajuta a daqui) e nao queria ter que desmontar minha suspencao , alem do que meu carro e turbo injetado e pela planilha do vader deu quase 200 cv , acho que esse cambio nao aguenta isso , mas nao sei ao certo , quando a ford usou os aps , trocou o cambio tambem , por isso a minha desconfianca.

          meu pai teve todos os modelos de belinas del rey e corcel , que vc possa imaginar , e realmente nos cht eles nao quebram nao.
          Last edited by fabricio.vergetti; 19-10-2008, 01:00 AM.
          black hot metal

          http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

          Comment


          • Re: cambio 5 marchas

            desculpem , as fotos tao aqui.

            http://forum.fusca4ever.com.br/showt...?t=3648&page=3

            reparem que o cara fez uns suportes meio toscos para segurar os semi-eixos, acho que nesse caso a cambagem nao vai ser fixa como nas irs.
            black hot metal

            http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

            Comment


            • Re: cambio 5 marchas

              Celojr,

              Isso mesmo, argumente com sue mecânico e tudo mais!

              Fabricio,
              Não sei se a Ford trocou de cambio, quando trocou os motores de CHT para AP...Seria bom darmos uma pesquisada nisso...

              Quanto a isso de aguenta rou não o seu motor, é complicado. Tem cambio original AP que roda com motor de 300cv...E tem carros de um pouco mais de potencia, mas que usa cambio especial..Depende muito do uso que o dono faz, ao meu ver.

              E quantoa suspensão..Essa daí ficou meio feia mesmo. Pro projeto ficar bom, o ideal é usar a suspensão IRS da Variant II, que é show de bola!

              Abraço a todos!
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

              Comment


              • Re: cambio 5 marchas

                Beleza, Fabricio, muito esclarecedoras as fotos, eu ja as tinha visto no outro tópico, mas estava tão envolvido com o cambio híbrido AP/aircooled que nem tinha atentado melhor para elas.

                Amigo, vc me deu agora, uma bela injeção de ânimo, um turbilhão de idéias satânicas passa pela minha mente, amanhã, se eu tiver um tempinho qualquer, vou até a oficina fuçar melhor sobre isso.

                Em relação a durablilidade e robustez dela, pensei o seguinte, já tô na melda mesmo, com um câmbio AP desmontado, um de fusca parcialmente desmontado e agora esse CHT entrando na linha de desmontagem, quem sabe se as relações do AP não cabem na relação coroa/pinhão/eixo piloto do CHT.

                Concordo plenamente contigo quando vc diz que os suportes do câmbio e suspensão ficaram toscos, mas isso não será problema para nós, temos um torneiro mecânico ao nosso lado por aqui cuja competência cruza todos os lados da cidade.

                Só acho que a suspensão utilizada no Buggy das fotos foi mantida Swing axle original do fusca e não a IRS do cambio CHT, veja nas fotos, a junta homocinética da roda não aparece, o freio é a tambor, o facão se mantem com ação ativa no feixe de molas e a suspensão é do tipo simples. Por isso nesse caso a cambagem é fixa realmente, conseguimos fazer regulagens nela quando a suspensão é IRS (Vou por só o link porque a foto é muito grande: http://forum.fusca4ever.com.br/attachment.php?attachmentid=5086&d=1218065182), mas isso não é uma notícia ruim, significa que podemos aproveitar a suspensão do fusca, se quisermos, diminuindo drasticamente nossos custos.

                Concluindo, acho que essas fotos foram inspiradoras e vc me lembrou delas no momento certo, porque com os cambios que já tenho desmontados, a visão geométrica da coisa fica bem mais fácil e quanto a adaptá-la no boxer, nosso amigo JRBento bem disse, anteriormente, flanges operam milagres.

                Agora vou organizar minhas idéias e depois mando notícias.

                Gde Abraço.
                Celojr

                Comment


                • Re: cambio 5 marchas

                  Postado originalmente por Rafael_MO
                  Celojr,

                  Isso mesmo, argumente com sue mecânico e tudo mais!
                  Fala aí Rafael.

                  Pode ter certeza que agora é a hora perfeita para argumentar com meu mecânico a esse respeito. Argumentos não me faltarão.

                  Manterei todos informados da evolução dos fatos.

                  Abs.

                  Comment


                  • Re: cambio 5 marchas

                    quanto a mudanca dos cambio pela ford , tenho certeza disso, a re o cambio cht e igual a do fusca , nos delrey 1.8 , ela fica pra frente , proximo a 1ª , so nao sei se foi questao de durabilidade ou custo.

                    quanto aos bracos adaptados , eles foram feitos para segurar os semi eixos , visto que o cambio cht nao tem as tulipas como o cambio do fusca , se desse para colocar as tulipas , nem mesmo os bracos seriam nescessarios.

                    continuo na torcida.;)
                    black hot metal

                    http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

                    Comment


                    • Re: cambio 5 marchas

                      Muito bem, acabei de conversar com meu mecânico por telefone a respeito do cambio CHT, ele disse que podemos tentar para ver no que vai dar, hj a tarde, se der, passarei lá para conversar melhor.

                      Uma dificuldade, antes mesmo de começarmos a desmontar o câmbio é que o eixo piloto do CHT é mais fino que o do fusca e do AP, então acho que não vai ter jeito de fugir de alongamentos de eixo com solda.

                      Novidades que surgirem, os mantenho informados.

                      Abs.

                      Comment


                      • Re: cambio 5 marchas

                        Muito bem, dando seguimento a minha odisséia com a busca de um câmbio de 5 marchas para fusca que seja confiável, vamos as novidades.

                        Então, hj a tarde estivamos analisando a questão do cambio CHT, realmente é perfeitamente viável a inversão da coroa para transformá-lo em um câmbio para tração trasseira, o que está realmente nos preocupando é em relação a confiabilidade do conjunto. Vou explicar; levei as fotos que o Fabrício postou aqui para o mecânico olhar, analisando-as percebemos que foram feitas diversas adaptações para que o câmbio coubesse no fusca, inclusive em relação ao chassis, suportes de câmbio e coxins e semi-eixos, daí nossa preocupação em relação a confiabilidade do conjunto, diz o jargão que o adaptado não é o original, o fusca não foi projetado para esse câmbio (peso, dimensões etc), e, certamente, o conjunto perderia em relação a robustez; colocamos esse plano na geladeira por enquanto.

                        Mas, como depois da tempestade vem a bonança...

                        Continua...

                        Comment


                        • Re: cambio 5 marchas

                          Continuando...

                          Hoje, finalmente conseguimos o bendito do gabarito para desmontar a caixa do fusca.

                          Seguiremos essa linha até seu final, pois é a melhor opção que se apresenta.

                          Desmontamos a bendita da caixa, seguem fotos...

                          Parte anterior com o final do pinhão acima, eixo piloto abaixo e garfos seletores a esquerda

                          Lateral da caixa encaixada no gabarito

                          Eixo piloto já devidamente sacado da caixa, fiquei tão emocionado que a foto saiu tremida... hehehe

                          Pinhão, o patrocínio da Petrobras foi sem querer...


                          Amigos, por enquanto é isso, amanhã faremos algumas checagens em relação a compatibilidade das peças, tô um pouco mais confiante que saia alguma coisa.

                          Gde Abs.
                          Arquivos Anexos

                          Comment


                          • Re: cambio 5 marchas

                            e isso ai cara, to na torcida para vc e sua equipe consigam o tao sonhado fusca 5 marchas ala fusca4ever, abraços.
                            Enfim falta pouco, aff...

                            Comment


                            • Re: cambio 5 marchas

                              Postado originalmente por Joelmuz
                              e isso ai cara, to na torcida para vc e sua equipe consigam o tao sonhado fusca 5 marchas ala fusca4ever, abraços.
                              Valeu Mano

                              Confesso que tb tou numa torcida danada pra que de certo...

                              Gde Abs

                              Comment


                              • Re: cambio 5 marchas

                                eu nem tô opinando mas tô aqui só acompanhando de longe esse empreitada...

                                muito show hein celojr...
                                Fernando / German Look 74
                                2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                                Comment

                                Working...
                                X