Re: cambio 5 marchas
Exatamente, é mais simples, eficiente e exeqüível.
Não se preocupe com a ré, pois a tranmissão de força neste caso não será pelas engrenagens da 5ª marcha, as quais girarão, mas uma delas rodará boba no eixo visto que seu sincronizador nela não estará engatado.
Sugiro colocar a engrenagem primária (condutora) de 5ª marcha solidária ao eixo primário e a engrenagem secundária (conduzida) boba no eixo secundário, sendo nela que o sincronizador vai atuar.
Isso fará com que a engrenagem primária sempre gire no sentido anti horario (mesmo sentido do eixo primario) e a engrenagem secundaria sempre no sentido horario, sempre!, independente da marcha a frente ou a ré e conseqüente sentido de giro do eixo secundário.
(sentidos horario e anti horário em relação a fig, claro!). Desta forma o insignificante atrito entre a engrenagem secundaria e seu eixo, quando a 5ª não estiver engatada (comparável a um pedal de bicicleta) sempre tenderá a apertar os prolongamentos de eixo.
Acredito tambem que esse arranjo pode permitir melhor distribuição de hastes e garfos no espaço disponível (verifique).
A sua dúvida quanto a ré foi motivada por eu ter enviado a msg antes de terminar de escrevê-la.
Postado originalmente por celojr
Não se preocupe com a ré, pois a tranmissão de força neste caso não será pelas engrenagens da 5ª marcha, as quais girarão, mas uma delas rodará boba no eixo visto que seu sincronizador nela não estará engatado.
Sugiro colocar a engrenagem primária (condutora) de 5ª marcha solidária ao eixo primário e a engrenagem secundária (conduzida) boba no eixo secundário, sendo nela que o sincronizador vai atuar.
Isso fará com que a engrenagem primária sempre gire no sentido anti horario (mesmo sentido do eixo primario) e a engrenagem secundaria sempre no sentido horario, sempre!, independente da marcha a frente ou a ré e conseqüente sentido de giro do eixo secundário.
(sentidos horario e anti horário em relação a fig, claro!). Desta forma o insignificante atrito entre a engrenagem secundaria e seu eixo, quando a 5ª não estiver engatada (comparável a um pedal de bicicleta) sempre tenderá a apertar os prolongamentos de eixo.
Acredito tambem que esse arranjo pode permitir melhor distribuição de hastes e garfos no espaço disponível (verifique).
A sua dúvida quanto a ré foi motivada por eu ter enviado a msg antes de terminar de escrevê-la.
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