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cambio 5 marchas

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  • Re: cambio 5 marchas

    Postado originalmente por FUSQUETA
    Beleza Celojr, não sei se você já viu esse produto no mercado livre.
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-5-marchas-_JM
    O vendedor diz que é um câmbio ap de cabeça pra baixo.
    Não Fusqueta, não tinha visto não, acho que o vendedor não colocou a foto do produto com medo da concorrência, ou seja, nós...hehehe.

    Mas bom demais vc ter posto o link, primeiro porque comprova que nós não estamos viajando na maionese, segundo porque até algumas dicas deu para pescar no texto... questão da flange e talz.

    Vamo ver no que vai dar.

    Abs.

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    • Re: cambio 5 marchas

      Me desculpem, mas os amigos estão ficando malucos?

      Porque colocar o cambio AP de cabeça para baixo?

      Comment


      • Re: cambio 5 marchas

        Postado originalmente por celojr
        ..................descobri que não foram projetados semi-eixos contendo as caixas d redução em associação as juntas homocinéticas nas Kombis.

        Segue esquema de semi-eixo para análise de como poderemos fazer para unir as duas peças. A junta homocinética é a peça 7.

        Abs
        Pelo desenho não dá para sacar como o movimento das planetárias do diferencial se tansmite ao semi-eixo (6), e deste a ponta (17).

        Parece faltar alguma coisa, uma tripoide (trizeta) ou um flange de transmissão do movimento.

        A peça (7) parece apenas uma "união" de borracha, nada que lembre uma homocinética.

        Que falta faz uma experiência "em campo".

        De qualquer forma toda informação é válida, mas devemos considerar tambem os semi-eixos articulados dos AP.
        Arquivos Anexos
        Last edited by ricardo groetaers; 18-11-2008, 06:34 PM.

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        • Re: cambio 5 marchas

          Postado originalmente por ricardo groetaers
          Me desculpem, mas os amigos estão ficando malucos?

          Porque colocar o cambio AP de cabeça para baixo?
          Ricardo,
          Essa idéia surgiu de pegar o cambio AP inteiro, sem nenhuma adaptação, colcoar de cabela para baixo no chassis do fusca, com as devias adaptações para usar as homocinéticas do AP(leia-se, adaptação de IRS ou outro tipo de suspensão) e colocar o motor de fusca no cambio(sendo o cambio de cabeça para baixo).
          Assim, consegue-se 5 marchas para frente e uma a ré!
          Sacou a idéia do pessoal?

          O Vader já tinha comentado essa possibilidade em algum tópico...mas foi só uma idéia que ele jogou mei oque por cima....hehehe

          Quanto ao motor de partida, basta olhar um motor AP e um motor de Fusca, ambos de frente, funcionando. Se ambos tiverem o mesmo sentido d erotação, não haverá necessidade de iverter a polaridade do motor de partida. Digo isso pois, ao igirar a caixa de marchas(tendo como eiro de rotação o eixo primário) a rotação do motor de partiada não seá "ivnertida"(o sentido da inversão de rotação só é aplicado aos semi-eixos).
          É isso...
          essa idéia tá ficano bonita!!!!
          Aos que não atualizaram ...

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          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

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          • Re: cambio 5 marchas

            Postado originalmente por MARCOS DURÃES
            Consegui umas fotos de um camarada que adaptou estas reduções em uma gaiola 4x4, com o objetivo de elevar o vão livre. seguem algumas fotos.
            Boas fotos, parece que ele adaptou semi-eixos AP nessas caixas.

            Seriam as homocinéticas AP compatíveis com a engrenagem de entrada do movimento dessas caixas ?

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            • Re: cambio 5 marchas

              Postado originalmente por Rafael_MO
              Ricardo,
              Essa idéia surgiu de pegar o cambio AP inteiro, sem nenhuma adaptação, colcoar de cabela para baixo no chassis do fusca, com as devias adaptações para usar as homocinéticas do AP(leia-se, adaptação de IRS ou outro tipo de suspensão) e colocar o motor de fusca no cambio(sendo o cambio de cabeça para baixo).
              Assim, consegue-se 5 marchas para frente e uma a ré!
              Sacou a idéia do pessoal?

              O Vader já tinha comentado essa possibilidade em algum tópico...mas foi só uma idéia que ele jogou mei oque por cima....hehehe

              Epa!...............

              Não é que colocando o cambio de cabeça para baixo se inverte a coroa.

              Essa foi dificil de sacar, mas não é que é isso mesmo. Grande Rafael!
              Last edited by ricardo groetaers; 18-11-2008, 07:18 PM.

              Comment


              • Re: cambio 5 marchas

                Postado originalmente por ricardo groetaers
                Epa!...............

                Não é que colocando o cambio de cabeça para baixo se inverte a coroa.

                Essa foi dificil de sacar, mas não é que é isso mesmo. Grande Rafael!

                Grande eu, nada...
                Grande é quem teve a idéia! ;)
                Aos que não atualizaram ...

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                Comment


                • Re: cambio 5 marchas

                  Postado originalmente por ricardo groetaers
                  Epa!...............

                  Não é que colocando o cambio de cabeça para baixo se inverte a coroa.

                  Essa foi dificil de sacar, mas não é que é isso mesmo. Grande Rafael!
                  É Groetaers, para escapar da flange, vc vai ter que dar um jeito de virar seu motor de cabeça para baixo também...

                  Brincadeira... Até porque não funcionaria, alias, uma coisa que vc podia checar é se no seu caso, que tem motor AP, se vai precisar de flange, já pensou se a furação invertida combina?

                  Agora sério, parabéns, vc estava duplamente com a razão, primeiro quando disse que a solução estava debaixo de nossos olhos e não estavamos enxergando e, segundo, é muito bom trabalharmos em grupo.

                  Abraço.
                  Last edited by celojr; 18-11-2008, 09:38 PM.

                  Comment


                  • Re: cambio 5 marchas

                    Muito bem, Senhores,

                    Fora a furação que é completamente diferente, juntamente com o desenho do encaixe que também é um pouco diferente, de resto, acredito não haver nada mais a ser feito que despenda grandes esforços.

                    Vejamos,

                    O motor de arranque é do mesmo lado que o do fusca, o acionamento da engrenagem pode ser virado de cabeça para baixo também, o dreno do óleo pode ser furado no local do suspiro da caixa, o suspiro vai para o local do dreno e a alavanca de marchas na cabine do carro também pode facilmente ser configurada para essa situação de 5 marchas + ré, talvez tenhamos que adquirir um conjunto que seja compatível com o trambulador da caixa AP, mas em vista do que passamos, companheiros, isso é o de menos.

                    Daí vem suspensão IRS, freio a disco na traseira e tudo o mais, só que isso é outra história...

                    Mas como diz nosso sábio amigo Groetaers, quase plug'n'play não é plug'n'play e ainda pode se tornar plug, plug, plug and not to play, vamos aguardar os próximos eventos com nossas barbas de molho, para evitar novas decepções.

                    A caixa AP já está sendo devidamente remontada para tentarmos sua inserção no AirCooled sem dó nem anestesia.

                    Não acredito que tudo sejam flores, dificuldades ainda ocorrerão, vamos aguardar.

                    Abs.

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                    • Re: cambio 5 marchas

                      Postado originalmente por Rafael_MO
                      Grande eu, nada...
                      Grande é quem teve a idéia! ;)
                      Na verdade, o câmbio sofre um giro de 180 graus em relação ao eixo piloto e outros 180 em relação a um eixo imaginário, perpendicular ao eixo piloto (este último para poder ser instalado na traseira do Fusca). Um verdadeiro duplo carpado a lá Fusca 4 ever...

                      Seria interessante verificar no interior da carcaça do câmbio AP se existem aletas de direcionamento de óleo lubrificante, pois quando o Posseidom estiver de cabeça para baixo, talvez ocorra a falta de lubrificação em algum lugar. Quem sabe até colocando mais óleo do que o original resolva este problema.
                      Last edited by MARCOS DURÃES; 19-11-2008, 06:32 AM.

                      Comment


                      • Re: cambio 5 marchas

                        Postado originalmente por MARCOS DURÃES
                        Na verdade, o câmbio sofre um giro de 180 graus em relação ao eixo piloto e outro 180 graus em relação a um eixo imaginário, perpendicular ao eixo piloto (este último para poder ser instalado na traseira do Fusca). Um verdadeiro duplo carpado a lá Fusca 4 ever...

                        Seria interessante verificar no interior da carcaça do câmbio AP se existem aletas de direcionamento de óleo lubrificante, pois quando o Posseidom estiver de cabeça para baixo, talvez ocorra a falta de lubrificação em algum lugar. Quem sabe até colocando mais óleo do que o original resolva este problema.
                        Ben pensado, amanhã, se der, checo isso.

                        Gostei do posseidom...KKKKKKK

                        Abs.

                        Comment


                        • Re: cambio 5 marchas

                          Postado originalmente por ricardo groetaers
                          Boas fotos, parece que ele adaptou semi-eixos AP nessas caixas.

                          Seriam as homocinéticas AP compatíveis com a engrenagem de entrada do movimento dessas caixas ?
                          Ricardo, se o duplo carpado da caixa AP não funcionar, dou uma olhada nisso.

                          Abs.

                          Comment


                          • Re: cambio 5 marchas

                            Postado originalmente por Rafael_MO
                            Grande eu, nada...
                            Grande é quem teve a idéia! ;)
                            Méritos para o Sr Marcos Durães...

                            Postado originalmente por MARCOS DURÃES
                            Senhores,

                            É impressão minha, ou este câmbio Hewland está de cabeça para baixo?
                            Caso esteja, por que não fazer a mesma coisa com o câmbio AP?
                            As nossa únicas preocupações seriam a flange, suportes do câmbio, parafuso do dreno para o óleo, trambulador e arranque (invertendo a polaridade), coisas muito mais fáceis de encontrar soluções.
                            Parabéns e
                            Gde Abraço aos Dois

                            Comment


                            • Re: cambio 5 marchas

                              Postado originalmente por celojr
                              Méritos para o Sr Marcos Durães...



                              Parabéns e
                              Gde Abraço aos Dois


                              GENIOO
                              black hot metal

                              http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

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                              • Re: cambio 5 marchas

                                Postado originalmente por fabricio.vergetti

                                GENIOO
                                Que isto pessoal... gênios somos todos nós, que estamos pensando exaustivamente com o objetivo de conquistarmos um dos "Santo Graal" dos aircooled.

                                Parabéns a todos.

                                Mesmo assim... recomendaria que fosse feita uma simulação da seguinte forma: pegar uma caixa completa (tanto faz se for AP ou a ar) realizar o "Duplo Carpado" (gostei desta...), arranjar um jeito de girar o eixo primário no sentido de rotação do motor e ver para que lado as rodas irão girar, sempre lembrando que o resultado deverá ser o inverso da caixa original.

                                Um abraço a todos,

                                Comment

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