Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: cambio 5 marchas

    e ai celojr! de nada cara! maior prazer posta alguma coisa que seja util pra todos ai!
    tem cambio 5marchas cht sim! nao sei se so trizetas ou com homocineticas tambem! e as relações desse cambio nao tenho!
    sera que alguem consegue! ta dificil de achar!!
    acho que em mecanca tudo é possivel! e acho que talvez esse cambio cht seria mais facil pra adaptar que o ap! mas nao sei as relaçoes dele se seriam boas! quanto a suspençao dai é outro problema a ser resolvido
    vamos ver qual o progresso dessa ideia!!!

    Comment


    • Re: cambio 5 marchas

      Postado originalmente por celojr
      Fala, Kafinski,

      Belas fotos vc arrumou, se olharmos por cima da caixa, como nessa foto:

      podemos perceber que, de forma completamente diferente da caixa AP, a caixa CHT é composta por duas bandas exatamente iguais, isso me leva a crer seu interior seja simétrico, por conseguinte, tudo que cabe de um lado, pode caber do outro, se isso se confirmar, na prática, é meio caminho andado para conseguirmos o que queremos. Acho que consigo uma caixa CHT por aqui, falta somente confirmar se ela tem 5 marchas.

      Mesmo nessa caixa, realizar o duplo carpado é arriscado, pois também manterá os semieixos bastante inclinados.

      Abs.
      Na verdade não há a necessidade de utilizarmos o duplo carpado na caixa CHT. Como já foi discutido em outros tópicos, esta caixa permite a inversão da coroa. A dúvida que eu tenho é se na época da Autolatrina (escrevi assim de propósito...), a VW utilizou a "caixa do corcel" em seus carros com motor CHT ou:

      1-Confeccionou uma carcaça nova para adaptar o motor CHT, aproveitando o "miolo" VW;

      2-Simplesmente criou uma flange para adaptar o dito cujo na caixa VW.

      Eu acho pouco provável que a VW tenha utilizado a caixa Ford, pois o meu irmão já teve um golzinho 1991 CHT e o câmbio dele era tão preciso quanto de um gol AP. Eu tembém já dirigi um Gol bolinha 1000 com este motor e tive a mesma sensação. Eu tenho quase certeza que a Ford utilizou o "tem de força" completo VW nos Del Rey e Belina 1.8, pois o o engate das marchas era "100% Volks". Não foi a toa que a venda destes modelos aumentou consideravelmente...
      Last edited by MARCOS DURÃES; 06-05-2009, 07:45 AM.

      Comment


      • Re: cambio 5 marchas

        Postado originalmente por celojr
        Mas por que não mantermos as trizetas da caixa ford, no caso de ser possível sua utilização? De uma forma ou de outra as modificações na suspensão traseira serão imensas. Provavelmente até o entreeixos aumentará para podermos encaixar esse câmbio.

        E é isso que me assusta, a suspensão original traseira do fusca é algo inacreditável de rústica, ela guenta uma lenha que provavelmente vcs não fazem ideia, vejam uma amostra do meu dia-a-dia: http://forum.fusca4ever.com.br/showp...&postcount=221 e eu não alivio o pé não, do jeito que estiver, segue... daí isso é algo que tenho me perguntado, será que vale a pena modificar algo que tenho quase certeza que não me deixará na mão?

        Abs.
        Na minha opinião, se a intenção for instalar a "caixa de Corcel" (com trizetas ou homocinéticas), invariavelmente nos obrigará a abandonar o sistema de suspensão com braço oscilante, de longe o mais resistente de todos. Comento isto por que qualquer tentativa de adaptarmos este sistem nesta caixa poderá criar "atrocidades mecânicas" como a da primeira foto em anexo. Mas nem tudo está perdido! Basta utilizarmos o sistema IRS da Variant II/Kombi, que também é bastante robusto e relativamente fácil de ser adaptado (segunda foto).
        Arquivos Anexos
        Last edited by MARCOS DURÃES; 05-05-2009, 08:07 AM.

        Comment


        • Re: cambio 5 marchas

          Sou louco pra adaptar um IRS desses...com homocinéticas do omega/gol gti e coil overs!
          2100 aspro

          Comment


          • Re: cambio 5 marchas

            Olá amigos. Sou novo por aqui mas pretendo aprender com os mais antigos e fazer amizades. Ao assunto: Eu estou montando um VW Karmann Guia e ajudando a montar um Fusca 71 hot. Como estamos fazendo juntos os dois carros, tbem estamos tendo "idéias " juntos. Uma delas é justamente parar de maltratar nossos carros com a caixa do fuca original 4 marchas. Não vou postar fotos por enquanto, pois ainda não concluímos, mas pra adiantar estamos usando a caixa AP nos dois carros. Os carros passarão a ter 5 marcha do ap. Para tanto estamos usando 5 caixa de cambio, 2 de santana e 2 de fuca e engrenagens de uma terceira caixa. O tamanho será o mesmo e sem engrenagens ou adaptações grosseiras. Tem que ser eficiente e bonito.. Abraços

            Comment


            • Re: cambio 5 marchas

              Postado originalmente por gouvea
              Olá amigos. Sou novo por aqui mas pretendo aprender com os mais antigos e fazer amizades. Ao assunto: Eu estou montando um VW Karmann Guia e ajudando a montar um Fusca 71 hot. Como estamos fazendo juntos os dois carros, tbem estamos tendo "idéias " juntos. Uma delas é justamente parar de maltratar nossos carros com a caixa do fuca original 4 marchas. Não vou postar fotos por enquanto, pois ainda não concluímos, mas pra adiantar estamos usando a caixa AP nos dois carros. Os carros passarão a ter 5 marcha do ap. Para tanto estamos usando 5 caixa de cambio, 2 de santana e 2 de fuca e engrenagens de uma terceira caixa. O tamanho será o mesmo e sem engrenagens ou adaptações grosseiras. Tem que ser eficiente e bonito.. Abraços
              Fala Gouvea,

              Interessante, qual será a terceira caixa?

              Quando puder, coloca imagens para entendermos melhor como será feito o processo, só não entendi uma coisa, o tamanho será o mesmo da caixa AP ou da caixa do fusca?

              Não sei se vc leu o tópico inteiro, caso não tenha lido... compreendo, pois o tópico está realmente bem grande, sugiro que de uma passada de vista pelos posts com imagens anexadas, tem muita informação legal e pode te ajudar com suas idéias.

              Seja bem vindo ao clube dos que estão atras da caixa de 5 marchas pro fusca... te desejo sorte...

              Abs.

              Comment


              • Re: cambio 5 marchas

                e ai gouvea!
                bacana a tua caixa ! estamos matutando essa ideia a tempos aqui no forum! estou curioso pra saber como vç fez!
                tem como vç nos explicar melhor! vç ta usando o cambio ap e o fusca!
                estou chutando!! se ta usando o cambio fusca e eixos do ap! e uma nova capa final pro cambio! ou algo assim!
                ou to viajando legal!
                o cara deixou todo mundo com a pulga atras da orelha!!
                explica ai que vç fez!! hehehehe!! faz esse favor!!
                obrigado!

                Comment


                • Re: cambio 5 marchas

                  heheh a montagem tipo um passo a passo seria bem interessante tbém p/ vermos....

                  seja bem vindo gouvea....
                  Fernando / German Look 74
                  2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                  Comment


                  • Re: cambio 5 marchas

                    Postado originalmente por sedan74turbo
                    heheh a montagem tipo um passo a passo seria bem interessante tbém p/ vermos....

                    seja bem vindo gouvea....
                    Será que da para usar só a 5° do ap? a 5° do kadett não era para fora do cambio? será que não dava para fazer um esquema desses ? Tipo iri ficar bom se dér certo pq teriamos 1°,2°,3°,4° mais agressivas e a 5° bem longa , ontem tava debulhando a net atras de alguma ideias para o topico e encontrei alguma coisas interesantes feitas pela Gurgel tipo um jeep que eles usavam motor dianteiro 1.8 ap e combio traseiro (Kombi provavelmente) maior viagem o motor lá na frente com um eixo tipo cardan ligando no cambio lá tras , tinha tambem um ap e um boxer com cambio do chevett 5 marchas , sem duvida a gurgel foi uma pioneira na ganbs de alta precisão kkkk a noite vou ver se consigo achar o site ai v 6 dam uma olhada !
                    Digão Osasco S.P

                    Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

                    Comment


                    • Re: cambio 5 marchas

                      Gouvea,

                      Mostra pra gente aí como que vc tá fazendo cara! Tô curioso!!!

                      Fusca64,
                      Esse tipo de sistema do gurgel (do cardã ligando o motor ao campio) não é novidade hj em dia...O Nissan 350Z e os Porsche 924(e derivados, com motor refrigerado a agua, em linha, na dianteira, e tração trazeira). Ajuda e muito na distribuição de peso. Show de bola!

                      Abraço.
                      Aos que não atualizaram ...

                      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                      Megasquirting

                      284º

                      Comment


                      • A 5a. é solda!

                        Pessoal, conheci hoje um camarada que só mexe com câmbio, e perguntei pra ele pra por a 5a bendita marcha no nosso câmbio.

                        Ele disse: xiiii.... essa semana mexi numa caixa 5 marchas que o cara comprou em São Paulo, mas é a maior gambiarra...

                        Então, (não sei quem fabricou)mas ele disse que o eixo é alongado (soldado), e a tal da quinta, é a terceira montada ao contrário.

                        Disse ainda que é bem mal feitinha, fraca, e ruim de moantar de volta, não tem guias, uma gambiarra verdadeira.


                        Taí... o mistério dos fabricantes dos câmbios 5 marchas para fusca...

                        Comment


                        • Re: A 5a. é solda!

                          Postado originalmente por Leonardo Goulart
                          Pessoal, conheci hoje um camarada que só mexe com câmbio, e perguntei pra ele pra por a 5a bendita marcha no nosso câmbio.

                          Ele disse: xiiii.... essa semana mexi numa caixa 5 marchas que o cara comprou em São Paulo, mas é a maior gambiarra...

                          Então, (não sei quem fabricou)mas ele disse que o eixo é alongado (soldado), e a tal da quinta, é a terceira montada ao contrário.

                          Disse ainda que é bem mal feitinha, fraca, e ruim de moantar de volta, não tem guias, uma gambiarra verdadeira.


                          Taí... o mistério dos fabricantes dos câmbios 5 marchas para fusca...

                          Leonardo,

                          É...tenta ver se consegue o contato do cara que vendeu esses cambios..Seria até uma ajuda à possíveis compradores.
                          Tem mais informações desse cambio?

                          Abraço.
                          Aos que não atualizaram ...

                          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                          Megasquirting

                          284º

                          Comment


                          • Re: A 5a. é solda!

                            Postado originalmente por Rafael_MO
                            Leonardo,

                            É...tenta ver se consegue o contato do cara que vendeu esses cambios..Seria até uma ajuda à possíveis compradores.
                            Tem mais informações desse cambio?

                            Abraço.
                            Provavelmente foi aquele cara do mercado livre! Sempre tem um idiota pra comprar o produto de um espertalhão! ;)

                            Postado originalmente por Leonardo Goulart
                            Pessoal, conheci hoje um camarada que só mexe com câmbio, e perguntei pra ele pra por a 5a bendita marcha no nosso câmbio.

                            Ele disse: xiiii.... essa semana mexi numa caixa 5 marchas que o cara comprou em São Paulo, mas é a maior gambiarra...

                            Então, (não sei quem fabricou)mas ele disse que o eixo é alongado (soldado), e a tal da quinta, é a terceira montada ao contrário.

                            Disse ainda que é bem mal feitinha, fraca, e ruim de moantar de volta, não tem guias, uma gambiarra verdadeira.


                            Taí... o mistério dos fabricantes dos câmbios 5 marchas para fusca...
                            O pior é que todo mundo que visita fóruns já sabe disso! Hehehehe
                            2100 aspro

                            Comment


                            • Re: cambio 5 marchas

                              Caros amigos,

                              Tive mais uma idéia para enfim conseguirmos nosso tão desejado cambio dark five, trata-se de ua manobra, digamos assim, meio fora dos padrões... vai depender muito de ser verdade o fato de ser possível inverter a coroa dentro do diferencial cht e de algmas medições que ainda terei que realizar...hehehe

                              Reparem nessa imagem:


                              Agora comparem com essa:


                              Não existem muitas semelhanças, mas a carcaça é bem similiar, a de cima parece que o aprimoramento da de baixo. Curioso é que a de cima é produzida na Austrália e a de baixo é a finada CHT, a de cima tem de cinco a seis marchas e a de baixo, qautro a cinco marchas.

                              Algumas aferições serão necessárias, mas o caso é o seguinte, tentarei produzir um flange semelhante ao da tampa dos semieixos da caixa australiana, só que similar a tampa dos semieixos do fusca para adaptar no mesmo local, na caixa CHT, com isso pretendo utilizar a coroa do fusca em conjunto com o pinhão do CHT.

                              Antes que alguem fale que não é prudente descasar coroa e pinhão, adianto que sei disso, mas é uma alternativa que pode dar certo, além disso, não sei como é a coroa do cambio CHT, caso ela siga o mesmo princípio da imagem abaixo:

                              Basta desparafusar uma e parafusar a outra, reparem que a coroa esta fixada a caixa satélite por parafusos e roscas, conforme indica o local da seta.

                              Por esse motivo que medidas preliminares precisam ser tomadas. Noc caso de tudo que coloquei ser possível, desse ponto pra frente teremos uma nova caixa, mesclando o cambio CHT com os semeixos do fusca ou, quem sabe, pelo semieixo do AP (no caso de funcionar, bastando apenas, modificar o desenho do flange), apesar de a minha preferência atual recair pela suspensão do fusca, pelo menor número de adaptações necessárias e por sua comprovadíssima robustez.

                              Arrumei uma CHT para as verificações, ainda não tenho certeza se de 4 ou 5 marchas, mas para aferir medidas, esse detalhe é indiferente, pois a largura e o encaixe dos semieixos é o mesmo, tanto na de 4 como na de 5 marchas.

                              mais detalhes sobre o primeiro cambio em:http://www.albinsgear.com.au/

                              Abs.
                              Last edited by celojr; 09-05-2009, 11:23 PM.

                              Comment


                              • Re: cambio 5 marchas

                                Bem, Senhores,

                                Só não prometo que será muito rápido que verei essas coisas... me envolvi em outro projeto pro fusca que já vai próximo de seu final daí que todos por aqui estão focados nele, mas logo em seguida começo a ver essas coisas.

                                Abs.

                                Comment

                                Working...
                                X