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Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

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  • Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

    Há algum tempo eu me lembrei de um fato que havia me escapado, como sempre fui fã do Paris-Dakar, me lembrei de uma coisa: dos buggys Renault!

    Aí me lembrei que eles eram mesmo um buggy, tração e motor traseiros. E se eram com essa concepção, deveriam usar uma mecânica (leia-se transmissão) Renault, claro.

    Pensando nisso procurei um cara que conheço aqui que tem oficina autorizada Renault, e para minha surpresa, ele disse que o Renault 21 e aquela perua que não lembro o nome, usaram um câmbio muito semelhante aos câmbios VW.

    De posse desta informação comecei uma pequena pesquisa e achei um bom material, inclusive um manual de serviços desse câmbio (em anexo)!

    Portanto eu lhes apresento a caixa Renault UN1:







    Pra vocês terem uma idéia da resistência dessa caixa, olha os motores que elas são montadas, na Inglaterra se usa muito em réplicas de GT40, Lamborghinis, além de que ela foi usada como item de série em alguns Lotus e Alpines!





    Agora imaginem essa caixa num Fusca turbo!? Será que aguentaria!?

    Além de ser 5 marchas, ainda tem opção de mais de uma relação de diferencial. Segundo um site inglês, a UN1 foi usada nos Renault 21 e 25 turbo (no Brasil tivemos o 21, o carro e a perua, agora o 25 não sei dizer) e hoje existe uma chamada UN5, que é usada nas peruas (as grandes) e que a única diferença são as coroas/pinhão maiores. Semana passada achei uma caixa dessas no Mercado Livre, o sujeito pedia 900 reais, mas creio que saia bem mais barata se negociar, afinal quem vai querer isso!?
    Arquivos Anexos

  • #2
    Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

    Pesquisando achei também um fórum português, com alguns bons detalhes sobre ela, vou copiar abaixo o que estava lá:

    "Sem ser para um carocha, mas sim para uma carrinha (por acaso é de 3ª geração) encontrei um excelente artigo sobre a aplicação da caixa do Renault 25 (é em Alemão, mas dá para ver as fotos).

    http://home.arcor.de/stefani-m/bilder/unigetriebe.pdf

    Já traduzi parte do texto para Português (parte dele ainda só converti de Alemão para Inglês):


    Aplicação de caixa de 5 velocidades Renault UN1 a um VW Transporter T3

    21 Turbo UN1-013
    25 GTX UN 1-03
    25V6 UN 1-04
    Alpine GTA * UN1-05
    25 Blindee UN 1-06
    Alpine Turbo UN1-07
    25V6 Turbo UN1-08
    30TX 369-01/06/017
    30TS 369-01/06/014
    Alpine A310V6 369-02
    Espace UN1 (frühe Mod.)
    DeLorean 369
    Lotus Esprit UN1-25/26/27

    Ao montar motores mais potentes nas carrinhas VW T3 podem surgir problemas com a resistência das caixas de velocidades.
    Mesmo a versão melhorada da caixa que era montada na África do Sul (com motores 2.3 e 2.5 de 5 cilindros) só é adequada par um binário até 200Nm.
    Os motores diesel mais potentes rápidamente destroem a caixa devido ao maior binário e vibração.
    No caso de motores a gasolina mais potentes, é a elevada velocidade que leva ao desgaste.
    Para além dos problemas referidos há o facto de a caixa ter uma relação curta.
    A caixa Renault UN1 é uma solução barata para o problema. Foi usada nos Renault 25, 21 Turbo, Espace, e também nos Alpine A310-V6, no DeLorean, e no Lotus Esprit V8. Os motores V6 chegavam aos 250Cv e 350Nm. No Lotus o V8 chegava a ter mais de 300Cv.
    A mesma caixa era usada em carros com o motor à frente ou atrás, trocando-se a posição da roda de coroa do diferencial para inverter o sentido, consoante a caixa ficava à frente ou atrás do motor.
    As cloches desta caixa Renault são aparafusadas à caixa, tal como nas carrinhas VW (T2 ou T3).
    A seguinte tabela apresenta as relações das várias caixas, e os carros em que eram usadas:

    Caixa 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª Dif. Carro
    UN1-00 11x37 17x35 21x29 27x28 39x32 9x35 B29E
    UN1-01 28x27 41x31 9x35 B298
    UN1-03 27x28 39x32 9x35 B29E
    UN1-04 28x27 41x31 9x35 B29A,B298,B29F,B293
    UN1-05 27x28 39x32 9x31 D500
    UN1-06 28x27 41x31 9x37 B298,B293
    UN1-07 28x27 41x31 9x31 D501
    UN1-08 28x27 41x31 9x35 B295
    UN1-13 27x28 39x32 9x31 L485
    UN1-15 27x28 39x32 9x35 (igual à UN1-03)







    Marcha atrás
    Diff

    21Turbo
    UN1-013
    3.36
    2.05
    1.38
    1.03
    0.82
    3.54
    3.44

    25GTX
    UN1-13
    3.36
    2.05
    1.38
    1.04
    0.82
    3.55
    3.89

    25V6
    UN1-04
    3.36
    2.05
    1.38
    0.96
    0.76
    3.55
    3.89

    Alpine GTA *
    UN1-05
    3.36
    2.05
    1.38
    1.04
    0.82
    3.55
    3.44

    25 Blindee
    UN1-06
    3.36
    2.05
    1.38
    0.96
    0.76
    3.55
    4.11

    Alpine Turbo
    UN1-07
    3.36
    2.05
    1.38
    0.96
    0.76
    3.55
    3.44

    25V6 Turbo
    UN1-08
    3.36
    2.05
    1.38
    0.96
    0.76
    3.55
    3.778

    Alpine A310V6
    369-02
    3.36
    2.06
    1.38
    1.06
    0.87
    ?
    3.44 ...continua...

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    • #3
      Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

      ...continuação...



      Preparação da carrinha
      A caixa Renault é mais comprida do que a caixa VW. Por isso o motor vai recuar 7cm na carrinha.
      Isso consegue-se recuando o motor relativamente à travessa que o suporta (ver foto):

      Após posicionar o motor para trás, os tubos da refrigeração a água (caso de um Waterboxes ou um Diesel) ficam curtos, bem como as cabelagens eléctricas (que ficam um pouco tensas).
      That should be examined and addressed. The cables are long enough, maybe something to be postponed. The timing belt cover is now even further behind, and proposes to the body. There must be something more room to be (with a big hammer z.B)
      -
      And yet the need for oil filling otherwise be bent. The exhaust no longer fits, so it builds a new muffler with a smaller diameter, or leads the exhaust to the front and let him in front of the left rear wheel to finish.


      Preparação da caixa:
      Se conseguiu encontrar uma caixa com as relações pretendidas, esta deverá ser desmontada e verificada relativamente a desgastes. Isto é bastante simples, sem quaisquer ferramentas especiais. Depois de remover a cloche, é recomendável que se considere o que terá que ser removido na placa adaptadora, para não haver interferência com a roda de coroa do diferencial.
      Perfectionists may use a gauge, but it goes well with the hands to feel and to remember the game, so that after turning a comparison of the differential value. The tooth flank after the game should rotate about the same. Since the gearbox is built symmetrically should automatically be the case. If not we must handle with washers (complicated because the stock to be pressed) or kloppt cautious on the stock shells around


      After cutting find the following parts:



      It should now be in the enclosure for the opening Tacho impulse closed, as it is not used in the bus. In the case of the 5th Ganges is also a thread for the lock of reversing course. This should also be closed. After turning the wheel, the plate in front of the gearbox assembly as follows:



      Are the innards well oiled and the gearbox is not loaded with two courses simultaneously locked, the case is closed. Abgedichtet it by applying a liquid mass silikonartigen (Easy Gasket) on the planar surfaces. If everything is assembled, and the courses can still switch, so is the gearbox for the further reorganization.



      Placa adaptadora:
      The Renault gearbox with the help of a simple adapter plate steel to the Busgetriebeglocke mounted. This can flywheel, clutch, clutch actuation and starter unchanged. The plate has a thickness of about 15mm and looks like this:



      A 15mm thick adapter plate is not enough to completely cover the crown wheel. With a thicker plate, the engine-gearbox unit but still longer, so you need something material to expose the bell. This is on the photo above.

      Veio primário:
      The input shaft is at Renault as with VW, and has even put the same teeth! It can also be used to Buseingangswelle. It must, however, be reduced. How much depends on the thickness of the adapter plate. The shaft must in any of the bell by about 5mm concealed. Also gearing to clutch on the input shaft should be lowered somewhat, because the shaft otherwise not deep enough into the needle bearings in the shaft plunge.



      Veios de transmissão:
      The Renault drive shafts have the particularity that drive shaft, flange joint and a single unit. We should gear with the same drive shafts forget, as they are absolutely necessary reconstruction. The flange has an inner toothing, on the axes of the differentials and covered with a clamping pin secured. There are now two possibilities shafts for the bus to build. It separates one Renault, and a bus drive shaft in the middle and weld them together. The other possibility is the construction of matching flanges. They can decompose the Renault joint and married it with a Busflansch:



      On the left is the image and a Renault articulated Busflansch to see. They are suitably truncated, pressed into each other and shrink-wrapped. On the right picture shows the results. The flanges are not symmetrical! This is because the Busgetriebe unlike Renault gearbox is not symmetrically built. Man Builds now a Renault gearbox to a Busglocke, it is not exactly in the middle. That must be with the flanges again compensated.





      Gear Holders
      The gear holder is in the image below. Two parallel tracks run under the gearbox. The distance is 8cm (width of Busgummilagers). As described above is the gearbox is not centered under the bus. Also, the holder is not centered under the car and not fit onto the rubber bearings. That does nothing but! By a happy coincidence is the rubber bearings also puts something on the body mount. The required threads are already there (probably for the automatic transmission? ? ?) And the holder fits so perfectly.





      Gear
      Is the gearbox now under the bus, there is still the sound. This is the fummeligste part of the whole renovation and can be hard to describe. First, the pictures:



      The rods must be reduced, so that a reasonable idle position and gets cracked in the pole closer to the front. Otherwise, in front of the gear to remove the guides and gear so that backward and 5th gear. Has it brought extent, then the others will also switch gears. If you want, you could get new guides to the shifting build circuitry is as follows:




      Finally, still missing is the holder for the hydraulic clutch




      Conclusion
      Overall, I agree with the reorganization until now very happy. The gearbox attached to a AFN TDI engine. Through the long 1st gear can finally start without the same sense in the second turn to. Vmax is the 4th. In the 5th can be comfortable on the highway. At 130 km / h turns the engine only about 3000 r / min. In future, the 5te slightly shortened and the leadership of the courses built. How well the gear to cope with TDI remains to be seen. Finally, a velocity-speed graph (created with my computer gear) "

      Comment


      • #4
        Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

        O cara que falou isso está fazendo um Fusca para ralis, com motor Porsche!!! Quem quiser ver mais: http://garagemvw.com/forum/viewtopic...8721ba6ea8e868

        Detalhe: nesse fórum português achei um tópico com o simulador de preparação do Vader! hehe ...Fusca4ever rompendo fronteiras!

        Portanto acho que apesar de ser algo de um carro importado seria uma boa opção (barata!) para motores muito fortes, apesar também de ser 7 cm mais comprida e claro, não ser "plug and play", ainda seria uma boa escolha, e que ainda não vi nenhuma montada por aí num Fusca.

        É um caso a se pensar!

        Comment


        • #5
          Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

          muito interessante isso, pelo que lí é possivel a instalação nos aircooled né !! desde que feita uma flange...mas teria que colocar a IRS tbém ...???

          parabéns Marcelo show de pesquisa e de informação....
          Fernando / German Look 74
          2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

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          • #6
            Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

            Putz cara !!! Show de bola!!! Os primeiros Renault Dauphine/Gordini tb tinham motor traseiro. Este câmbio deve ser uma evolução destes carros. A Machiordi não eskeci de vc não, eu num to conseguindo contato com o cara do motor Subaru mesmo, vou se sexta eu passo lá e acho o cara ok?





            André Torneiro

            Comment


            • #7
              Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

              Fernando, é possível sim a adaptação de um câmbio desses num aircooled, basta arregaçar as mangas e adaptar, teria sim que ser IRS, não teria como escapar disso, mas de repente seria interessante inclusive usar um conjunto de homocinética/semi eixo das peruas Renault, ainda estou pesquisando isso, mas pelo que já sei são ainda mais fortes que os de Omega (que tenho um par pra usar no meu projeto).

              Formariam um conjunto muito bom, tanto para rua quanto para off-road!!!
              Last edited by Marcelo A. Marchiodi; 29-07-2008, 01:24 PM.

              Comment


              • #8
                Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

                Postado originalmente por André
                Putz cara !!! Show de bola!!! Os primeiros Renault Dauphine/Gordini tb tinham motor traseiro. Este câmbio deve ser uma evolução destes carros. A Machiordi não eskeci de vc não, eu num to conseguindo contato com o cara do motor Subaru mesmo, vou se sexta eu passo lá e acho o cara ok?





                André Torneiro
                André, eu acabei me interessando por este câmbio quando me toquei que com um desses poderia usar pneus maiores, tipo uns 33"!!!!!!!!!!
                Vamos ver, vou verificar melhor essas possibilidades e ter certeza, e ficarei de olho pra ver se encontro um desses barato!

                Quanto ao motor, já encontrei, não um, mas dois! Dê uma olhada lá na seção off-road! Mas de qualquer maneira obrigado!

                Comment


                • #9
                  Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

                  Postado originalmente por sedan74turbo
                  muito interessante isso, pelo que lí é possivel a instalação nos aircooled né !! desde que feita uma flange...mas teria que colocar a IRS tbém ...???

                  parabéns Marcelo show de pesquisa e de informação....
                  Com flange vc faz milagres!

                  Mas com crtz terá que mudar a suspensão traseira, afinal, essa caixa funciona com homocinéticas.

                  Vcs querem saber? Como estou para mudar minha suspensão para IRS, quem sabe não tropeço numa caixa dessas?

                  Vou atrás com crtz... Pergunta: essa caixa é para ser usada em motores traseiros? com a frente do motor voltada para a traseira no carro? Quem sabe encurtando o chassi e alongando os braços da suspensão (IRS), com semi-eixos mais compridos, não mantenhamos a linha original dos fuke?

                  Comment


                  • #10
                    Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

                    Bento, essa caixa era usada nos Renault 21, tanto o carro quanto a perua e as vans Trafic (descobri o nome da danada!:mrgreen::







                    Esses carros tinham o motor longitudinal, o que vai ocorrer ao se usar no Fusca é que teremos que virá-lo pra ser usado ao contrário, mas a sua coroa pode ser invertida o lado, como nos VW!

                    Comment


                    • #11
                      Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

                      Pra quem quiser fuçar á fundo no assunto, esse site (em inglês): http://www.gt40s.com/forum/search.php?searchid=508553 tem uma busca que fiz com as citações dessa caixa, é um forum sobre réplicas de GT40 (pra ver as fotos tem que se registrar), foi nele que achei o manual que postei na primeira mensagem.

                      Mas na internet em geral tem muita coisa sobre ele, vamos ver que vai ser a primeira cobaia!

                      Quem se habilita!? Bento!??? :mrgreen:

                      Comment


                      • #12
                        Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

                        Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi
                        Mas na internet em geral tem muita coisa sobre ele, vamos ver que vai ser a primeira cobaia!

                        Quem se habilita!? Bento!??? :mrgreen:
                        Provavelmente não... mas não por falta de vontade, por falta de $$$ mesmo... huahuahuahuahua se dependesse só da minha vontade, já tava de 5m! huahuahuahua :mrgreen:

                        mas que vou correr atrás desse asssunto, ah, isso vou...

                        a propósito: que beleza de material hein cara?!?!?!

                        grde abrax!
                        Last edited by JRBENTO; 29-07-2008, 08:46 PM.

                        Comment


                        • #13
                          Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

                          Mas Me Tirem Umas Duvidas....

                          No Caso Desse Cambio O Motor Vai Ficar Mais Perto Tah Tampa Ou O Contrario???

                          E Sobre As Homocineticas Elas Encaxariam Nas Pontas De Eixo Do Fusca???

                          Vlw
                          Fusca 1985 - iniciado

                          http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5380

                          Fortaleza - Ce

                          Comment


                          • #14
                            Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

                            Tava Pensando Dava Pra Fazer Um Fusca Motor Central....
                            Jah Foi Postado Aki Uma Gaiola Com Motor Central Agora Fusca Eu Soh Vi Um Na Net
                            Fusca 1985 - iniciado

                            http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5380

                            Fortaleza - Ce

                            Comment


                            • #15
                              Re: Câmbio Renault, 5 marchas e muito forte!

                              Postado originalmente por fernandost
                              Mas Me Tirem Umas Duvidas....

                              No Caso Desse Cambio O Motor Vai Ficar Mais Perto Tah Tampa Ou O Contrario???

                              E Sobre As Homocineticas Elas Encaxariam Nas Pontas De Eixo Do Fusca???

                              Vlw
                              Fernando, esse câmbio seria usado no mesmo lugar do original, o motor não mudaria de posição. Até pode-se montar central, depende claro da amplitude de alterações que você queira fazer! Mas ele pode ser montado no lugar original mesmo.
                              E quanto às homocinéticas teria de ser usada uma suspensão IRS obrigatoriamente e adaptar umas que dessem certo ou fazer uma flange pra encaixar algumahomocinética específica, não daria pra aproveitar nada do Fusca, talvez uma suspensão de Variant 2 (com coilovers!), ou algo customizado tipo um braço duplo A traseiro ou braços arrastados.

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